Henri Wallon - Educar para Crescer
Segundo a teoria de Wallon, as emoções dependem fundamentalmente da organização dos espaços para se manifestarem. A motricidade, portanto, tem caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua representação. Por que, então, a disposição do espaço não pode ser diferente? Não é o caso de quebrar a rigidez e a imobilidade adaptando a sala de aula para que as crianças possam se movimentar mais? Mais que isso, que tipo de material é disponibilizado para os alunos numa atividade lúdica ou pedagógica? Conforme as idéias de Wallon, a escola infelizmente insiste em imobilizar a criança numa carteira, limitando justamente a fluidez das emoções e do pensamento, tão necessária para o desenvolvimento completo da pessoa.
para ler o texto na integra clique aqui
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
N1 – PROVA PRESENCIAL – PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA. QUESTÃO (1) O PERIODO DENOMINADO CORPO HABIL É MARCADO: I - POR...
-
AS l, ll,lll,lV,V,Vl pratica de leitura escrita AS ll Pergunta 1 0,15 em 0,15 pontos Identifique quais dentre as questões a seguir dev...
-
O ambiente de aprendizado pode fazer muita diferença para os estudos e motivação. Por isso resolvi começar alguns posts sobre organização...
Olá colegas...
ResponderExcluirEstou estudando a materia e resolvi colocar uma questão que achei na net para iniciarmos uma discussão onde todos possam dar sua opinião.
Segue a quaestão:
Para pensar
A teoria de Henri Wallon ainda é um desafio para muitos pais, escolas e professores. Sua obra faz uma resistência contumaz aos métodos pedagógicos tradicionais. Numa época de crises, guerras, separações e individualismos como a nossa, não seria melhor começar a pôr em prática nas escolas idéias mais humanistas, que valorizem desde cedo a importância das emoções?