domingo, agosto 29, 2010

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO *** PROVA N1****

Prova enviada pela colega Rosemeire
 
1 ) Com relação à educação praticada na Idade Média, descreva suas principais características, com relação ao público a que esta educação era destinada, sua forma de trabalho, e se a educação praticada nos dia de hoje ainda guarda características deste período.

2 ) Descreva de forma sucinta as principais caracteristicas presente nos ideais de Educação, nas cidades estado de Esparta e Atenas da Grécia Antiga.

3 ) A partir do texto retirado do livro Hist. da Educ. “ Mantinha-se até a década de 1940-1950 um “ padrão dualista” de ensino de expressão cunhada por Anísio Teixeira. O que implica em uma educação p/ o povo, iniciando-se nas escolas primárias e continuando nas escassas escolas profissionais de nível médio, e uma educação p/ a elite q. tb. era iniciada no primário e continuava na escola secundária.” Faça uma relação sobre a educ. descrita acima, e a educ. atual no Br., apontando se este “padrão dualista” ainda persiste na nossa educação dando um exemplo concreto.

4 ) Segundo os princípios fundamentais propostos p/ a educ. de “ Gentleman” cavalheiro, proposta por John Locke, descritos no Livro Hist. da Educ., a saber:
a ) mente são em corpo são;
b ) raciocinar com as crianças como meio de ensino;
c ) priorizar a formação prático-moral em relação à intelectual tendo em vista a utilidade das disciplinas a serem ensinadas;
d ) centralidade das experiências - despertar a curiosidade da criança através do jogo e do trabalho. Para promover tais princípios o recptor deveria ter boa educação, seriedade e conhecimento do mundo, dando bom exemplo.
Estabeleça uma relação de cada um destes itens com a educ. pública brasileira praticada atualmente.

8 comentários:

  1. gostaria de saber as respostas dessas perguntas?

    ResponderExcluir
  2. tbm gostaria de obter as resposta dessa prova !

    ResponderExcluir
  3. gostaria de obter a resposta da 3

    ResponderExcluir
  4. Meninas como já postado anteriormente tudo o que recebo está postado, caso não tenha encontrado é por que já mudei de matéria e não tive tempo para colocar mais conteúdos ou seimplesmente por que ninguém enviou estas respostas.
    Sinto Muito.
    Abraços e Bons estudos a Todos!.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber a resposta desta pergunta - .. Considerado o método de ensino colocado em prática pelos jesuitas nas escolas do período colonial brasileiro e o que foi proposto pela escola nova, conforme o pensamento de John Dewey .aponte e comente o papel previsto para o professor e para o aluno,é possível observar ainda hoje permanências da pedagogia jesuitas no ensino no nosso pais? Em caso positivo indique os aspectos

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber a resposta desta pergunta - .. Considerado o método de ensino colocado em prática pelos jesuitas nas escolas do período colonial brasileiro e o que foi proposto pela escola nova, conforme o pensamento de John Dewey .aponte e comente o papel previsto para o professor e para o aluno,é possível observar ainda hoje permanências da pedagogia jesuitas no ensino no nosso pais? Em caso positivo indique os aspectos

    ResponderExcluir
  7. Considerado o método de ensino colocado em prática pelos jesuitas nas escolas do período colonial brasileiro e o que foi proposto pela escola nova, conforme o pensamento de John Dewey .aponte e comente o papel previsto para o professor e para o aluno,é possível observar ainda hoje permanências da pedagogia jesuitas no ensino no nosso pais? Em caso positivo indique os aspectos

    ResponderExcluir
  8. A educação recebida pelo indivíduo no período renascentista variava muito conforme suas origens. Marque a alternativa mais coerente sobre este tópico...
    alguém sabe a resposta?
    Eu coloquei..."Os jovens de classe alta eram educados nas dioceses, junto de estudantes humildes, a fim de que pudessem aprender humildade na tradição medieval." mas não sei se está correta.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...