quarta-feira, setembro 08, 2010

Afinal, o que é Psicologia?

(MOREIRA, 1994, p. 13-14)
A Psicologia é uma ciência, o que significa a utilização de um certo método para estudar o seu objeto. Esse método cientíico procura superar as afirmações supericiais do senso comum, utilizando a observação atenta e controlada dos fenômenos psicológicos com o objetivo de chegar a conclusões gerais a respeito deles.
O objeto da Psicologia é o homem, ser tão complexo que sempre escapa e ultrapassa as definições que dele se fazem. O homem é objeto também de outras ciências: Biologia, Antropologia e Sociologia.
Através de seu objeto de estudo, a Psicologia se defronta com uma variedade de teorias explicativas sobre o homem e sobre os fenômenos que o cercam. Apresenta, por isso mesmo, perspectivas teóricas e técnicas que chegam a ser opostas. Apesar dessa divergência, o que caracteriza sua especiicidade é que ela trata de uma dimensão especial de fenômenos – o fato psíquico – que não se confunde com manifestações puramente isiológicas ou sociais.
Ao longo do tempo, a Psicologia procurou se colocar de maneira autônoma, definindo claramente seu objeto de estudo, sua história, um campo de pesquisas e um conceito de homem. Enifm, uma área de conhecimento cuja especificidade é dada pela possibilidade de um ponto de vista teórico e de uma prática sobre o comportamento. Sua metodologia exibe características peculiares, já que aqui, o observador é, ao mesmo tempo, sujeito e objeto da pesquisa.
Esta situação é sua grandeza e seu “calcanhar de Aquiles”, gerando uma permanente crise de identidade, pois é impossível separar o método e o sujeito que observa. Esse dilema põe em xeque toda a construção teórica da Psicologia e atinge também o seu objeto de estudo: o homem. A resposta a tais questões nos remete a um impasse histórico entre objetividade e subjetividade que coloca, de um lado, as origens da Psicologia, a partir dos filósofos gregos, e a Psicologia atual, de cunho cientíico. Para os gregos, a Psicologia se deinia a partir de sua etimologia (psyche = mente e logos = estudo, ciência), unindo vida mental e comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...