ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
N1 – PROVA PRESENCIAL – PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA. QUESTÃO (1) O PERIODO DENOMINADO CORPO HABIL É MARCADO: I - POR...
-
AS l, ll,lll,lV,V,Vl pratica de leitura escrita AS ll Pergunta 1 0,15 em 0,15 pontos Identifique quais dentre as questões a seguir dev...
-
O ambiente de aprendizado pode fazer muita diferença para os estudos e motivação. Por isso resolvi começar alguns posts sobre organização...
Boa tarde!
ResponderExcluirComo faço para obter a apostila de Alfabetização e Letramento?
Obrigada!
Virna Gomes procure o site da IESD se quiser comprar, caso queria em PDF no portal ava têm.
ResponderExcluirAbraços
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
LETRAMENTO NO BRASIL
1. As etapas que compõem uma atividade de estudos são:
• compromisso, envolvimento e autoestima.
• controle, obediência e cópia.
• planejamento, monitoração e revisão/correção. CORRETA
• inspiração, descontração e prazer.
2. Observe:
A ideia de que uma sociedade leitora é também solidária constitui um dos mitos correntes sobre leitura, o qual é facilmente desmontado quando se percebe que
• as pessoas que mais gostam de ler são exatamente aquelas que são mais caridosas e compreensivas.
• os países que mais lêem são exatamente aqueles em que mais se percebe a preocupação em ajudar os pobres.
• os governantes mais justos e equilibrados são aqueles que mais se interessam em ler.
• os maiores consumidores de livros são os mais ricos, e nem por isso são mais solidários e altruístas. CORRETA
3. O CARÁTER BIDIMENSIONAL DA ESCRITA PERMITE:
• reproduzir com exatidão as formas como as frases são enunciadas, ajudando na sua compreensão.
• escrever textos longos e de difícil memorização, principalmente documentos oficiais e tratados acadêmicos.
• criar novas palavras e frases, tornando a língua nacional mais rica e dinâmica e de melhor compreensão.
• construir quadros, tabelas, esquemas e mapas, permitindo a apreensão da realidade de outras formas. CORRETA
4. Instâncias de produção do conhecimento podem ser caracterizadas como
• instituições de diferentes características e funções que compõem a organização social. CORRETA
• situações de vida em que as pessoas estudam ou trabalham de forma organizada.
• o momento em que uma pessoa ou um grupo de pessoas cria novas ideias.
• grupos políticos que querem influir no pensamento das pessoas.
Desculpe pela demora.
ExcluirMuito obrigada por sua colaboração!.
Abraços e bons estudos.
Obrigada chegou em boa hora. Agora preciso de questoes sobre pratica educativa da lingua portuguesa em eja. Desde ja agradeco. abracos.
ExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
PRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA
1. [QuestãoID 36962] Leia o excerto abaixo.
"Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer o café e abro a porta do apartamento - mas não encontro o pão costumeiro. No mesmo instante me lembro de ter lido alguma coisa nos jornais de véspera sobre a greve do pão dormido [...]"
Rubem Braga
Pelas características que aparecem no fragmento acima, pode-se afirmar que é um texto
narrativo. CORRETO
descritivo.
informativo.
dissertativo.
2. [QuestãoID 36976] A seleção do texto de leitura e interpretação obedece a alguns critérios.
I. Qualidade textual e riqueza vocabular.
II. Conteúdo relevante e atrativo para a faixa etária.
III. Nível de complexidade/dificuldade compatível com a capacidade de compreensão/interpretação dos alunos.
São corretas as afirmativas:
I e III.
I e II.
I, II e III. CORRETA
II e III.
3. [QuestãoID 36973] Sinais gráficos da escrita, como a convenção espacial da direção da escrita, embora conteúdo aparentemente simples,
precisam ser explicados para o aluno, pois a sequência dos signos sonoros da oralidade não serve de referência gráfico-visual da escrita. CORRETA
não precisam ser explicados para o aluno, pois sua aprendizagem pode se dar espontaneamente.
não precisam ser explicados para o aluno, basta seguir as sequências apresentadas nos modelos dos livros didáticos.
precisam ser explicados para o aluno somente uma única vez, o qual deverá empregá-lo sem ajuda do professor.
4. [QuestãoID 36975] Assinale a alternativa correta.
Para que os alunos não gravem os erros, é importante que o professor não utilize, na prática pedagógica, os textos dos próprios alunos, pois eles geralmente apresentam muitos erros.
O professor deve proceder às correções dos textos dos alunos e apresentar-lhes o texto já reescrito.
Não convém discutir com os alunos os problemas de inadequação de seus textos, pois os alunos tendem a gravar o erro.
Na linguagem oral existem variedades dialetais que não correspondem à norma-padrão, mas são igualmente válidas, do ponto de vista linguístico. Já o ensino da escrita deve orientar-se pela norma-padrão, mas sem desqualificar preconceituosamente a expressão dialetal dos alunos.CORRETA
Obrigada pela visita e colaboração!!.
ExcluirSê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
Abraços e bons estudos!
ADOREI MUITO BOM PARABENSSSS
ResponderExcluirObrigada pela visita em meu blog!.
ExcluirBons estudos
Abraços
Os métodos tradicionais de alfabetização, que objetivam apenas ensinar a ler e escrever textos simples, concentram a prática pedagógica no reconhecimento dos elementos
ResponderExcluira ) que constituem a textualidade.
b ) mais simples da escrita: sílabas, letras e fonemas.
c ) da escrita e na reflexão sobre a textualidade
d ) mais simples da escrita e alguma reflexão textual.
Alguem me ajude por favor?
a letra B
Excluir
ResponderExcluirQUESTÃO 1
Segundo o conceito atual da Unesco, a pessoa alfabetizada é aquela que
a )
estudou pelo menos até o quinto ano do Ensino Fundamental.
b ) é capaz de escrever e ler um texto simples com assunto do cotidiano.
c ) reconhece as letras do alfabeto e as enuncia em voz alta.
d ) se mostra capaz de escrever e reconhecer o próprio nome.
QUESTÃO 2
A simples posse de uma informação não significa maior capacidade de compreensão do mundo. Isso porque
a ) para que a informação faça sentido, ela deve estar relacionada a um modo interpretativo.
b ) o que vale é o que a pessoa pensa do mundo e não a informação que ela possa ter.
c ) o que vale é apenas a experiência prática adquirida no dia a dia de cada pessoa.
d ) a capacidade de compreensão do mundo não depende da posse da informação.
QUESTÃO 3
Os padrões atuais de alfabetismo, em que se verificam grandes desigualdades, são uma expressão
a ) da desorganização do sistema escolar contemporâneo e do desinteresse e indisciplina dos alunos.
b ) do interesse dos políticos em manter a população ignorante, para que votem conforme seu comando.
c ) das necessidades produtivas do sistema econômico e da desigualdade de distribuição dos bens econômicos e culturais em nossa sociedade.
d ) da falta de políticas de atenção às pessoas pobres e da baixa produção da indústria gráfica brasileira.
QUESTÃO 4
ResponderExcluirA sociedade de cultura escrita se caracteriza por ser uma sociedade em que
a ) a organização jurídica, comercial, cultural e científica é mediada pela escrita.
b ) toda a população é necessariamente alfabetizada.
c ) as pessoas dispõem de grande quantidade de livros e outros impressos em suas casas.
d ) todas as interlocuções são feitas por meio de textos escritos.
QUESTÃO 5
O ensino da leitura, da escrita e do conhecimento linguístico baseado nas práticas, implica a
a ) utilização de questionários bem elaborados para cada leitura e um roteiro consistente de produção de texto.
b ) definição de objetos precisos por parte do professor e uma sequência bem definida de leitura e de redação.
c ) avaliação rigorosa da atividade e a repetição e correção das tarefas para que o aluno fixe o conteúdo.
d ) indagação de um tema pelos alunos, gerando a busca e leitura de textos, escritas concomitantes e reflexão permanente sobre as produções.
QUESTÃO 6
Entre as formas de controle da leitura, um instrumento de poder que tem sido exercido ao longo da história, estão
a ) o incentivo fiscal à indústria editorial e a projetos educativos.
b ) a promoção da produção artística e cultural dos vários setores sociais.
c )
o investimento no aumento do nível de analfabetismo da população.
d ) a apreensão de livros, a censura e o poder econômico.
QUESTÃO 7
Instâncias de produção do conhecimento podem ser caracterizadas como
a ) instituições de diferentes características e funções que compõem a organização social.
b ) grupos políticos que querem influir no pensamento das pessoas.
c )
situações de vida em que as pessoas estudam ou trabalham de forma organizada.
d ) o momento em que uma pessoa ou um grupo de pessoas cria novas ideias.
QUESTÃO 8
O ensino da leitura e da escrita, a partir das práticas de linguagem,
a ) propõe que se deve deixar o aluno escrever da forma que achar melhor.
b ) valoriza o ensino da gramática e dos modelos preestabelecidos de redação.
c ) considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo e reflexivo da linguagem.
d ) incentiva programas de ensino que utilizem as mídias eletrônicas.
QUESTÃO 9
As preferências literárias pessoais resultam principalmente
a ) da disponibilidade de livros em bibliotecas, livrarias e bancas de jornal.
b ) das campanhas de incentivo à leitura e da propaganda das editoras.
c ) das experiências constitutivas da personalidade e das formas de relação social.
d ) da divulgação da ideia de que ler é bom e quem lê se torna uma pessoa culta.
QUESTÃO 10
As etapas que compõem uma atividade de estudos são:
a ) compromisso, envolvimento e autoestima.
b ) inspiração, descontração e prazer.
c ) planejamento, monitoração e revisão/correção.
d ) controle, obediência e cópia.
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
ResponderExcluirQUESTÃO 1
A produção social da necessidade de universalização do domínio da leitura e da escrita pela via do ensino escolar, na nossa cultura ocidental, tem suas raízes no período histórico da
a ) feudalidade.
b ) modernidade. (correta)
c ) contemporaneidade.
d ) antiguidade greco-romana.
QUESTÃO 2
A prática pedagógica da análise linguística é constituída por
a ) exercícios de aplicação da gramática em frases.
b ) estudos dos princípios e regras gramaticais.
c ) descobrimento de princípios e regras gramaticais.
d ) atividades de reflexão sobre a própria língua.(correta)
QUESTÃO 3
Quando as crianças realizam tentativas de escrita, de acordo com a prática da produção de texto, qual deve ser o ponto de vista pedagógico?
a ) É aceitável que apresentem inicialmente muitos erros.(correta)
b ) Não é aceitável que apresentem inicialmente muitos erros.
c ) Não é, absolutamente, aceitável que apresentem inicialmente muitos erros.
d ) É aceitável, em parte, que apresentem inicialmente muitos erros.
QUESTÃO 4
Marque a alternativa que traz uma característica correta da linguagem formal.
a ) Não permite acessar o patrimônio científico e cultural da sociedade.
b ) É aceita pelo conjunto da sociedade como modalidade linguística legítima.(correta)
c ) É empregada entre pessoas com certa intimidade ou familiaridade.
d ) Tem seu uso, muitas vezes, socialmente discriminado.
QUESTÃO 5
A reescrita do texto é um procedimento pedagógico
a ) que demanda exercícios de fixação gramatical fora do contexto da produção escrita.
b ) norteado apenas pelos erros, e não pelos acertos que os alunos possam apresentar.
c ) que requer a aprendizagem prévia das regras e princípios gramaticais pelos alunos.
d ) norteado pelos problemas e questões concretas que aparecem nos textos dos alunos.(correta)
QUESTÃO 6
A leitura com intervenção pedagógica é uma estratégia de ensino-aprendizagem que visa
a ) disponibilizar várias opções de textos para livre escolha dos alunos.
b ) criar um clima agradável em torno do ambiente de leitura
c ) não fazer cobranças sobre as leituras realizadas ou sobre as que serão feitas.
d ) desenvolver aspectos da função social do texto, interpretação e outras reflexões.(correta)
QUESTÃO 7
Os métodos tradicionais de alfabetização, que objetivam apenas ensinar a ler e escrever textos simples, concentram a prática pedagógica no reconhecimento dos elementos
a ) mais simples da escrita e alguma reflexão textual.
b ) da escrita e na reflexão sobre a textualidade
c ) mais simples da escrita: sílabas, letras e fonemas.(correta)
d ) que constituem a textualidade.
QUESTÃO 8
O processo de ensino-aprendizagem para o domínio de diferentes recursos da linguagem oral objetiva pode tornar o aluno
a ) incapaz de falar com estranhos.
b ) incapaz de conversar.
c ) capaz de falar bastante e o tempo todo.
d ) capaz de dotar sua fala de argumentos.(correta)
questões ja corrigidas <3