sábado, outubro 16, 2010

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO **prova**

1. Assinale a alternativa que corresponde a um trabalho produtivo de revisão lingüística.


  • É norteado pelos problemas e questões concretas que aparecem nos textos dos alunos.
  • Demanda exercícios de fixação fora do contexto de produção escrita dos alunos.
  • Demanda exercícios que promovam a memorização de conteúdos da gramática.
  • Pressupõe o ensino prévio de regras gramaticais.

2. Com relação ao trabalho de revisão de texto, é possível afirmar que:


  • o processo de reescrita não permite que as crianças retirem ou acrescentem elementos para modificar o texto.
  • esta atividade é melhor compreendida quando feita individualmente pela criança sem o intermédio do professor.
  • por meio da revisão textual, o professor ensina a gramática de forma tradicional, centrada em exercícios repetitivos.
  • reescrever ajuda a criança a ser um interlocutor que se afirma ao produzir seu texto para o outro ler, entender, questionar, aceitar ou recusar.

3. O nível da forma do conteúdo diz respeito


  • às relações entre as unidades significantes orais e as correspondentes unidades significantes escritas, que operam como sinônimas.
  • à materialidade linguística e considera a correspondência entre letra e som.
  • aos signos falados e escritos na língua materna ou dialeto.
  • às realizações linguísticas que se equivalem do ponto de vista pragmático.

4. O trabalho da revisão lingüística,


  • no que se refere à gramática e aos demais aspectos discursivos, é norteado pelos problemas que aparecem nos textos das crianças. O professor deve adotar alguns procedimentos no trabalho de reescrita do texto do aluno. Assinale a alternativa que apresenta uma ação que não deve ser seguida pelo professor quando se trabalha a reescrita de texto.

  • Escrever o texto no quadro-de-giz e efetuar a correção propondo questões aos alunos.
  • Selecionar o texto do aluno que apresenta dificuldades comuns para a maioria da classe.
  • Selecionar previamente as questões pesquisadas somente de conteúdos da gramática.
  • Reescrever o texto na presença dos alunos, com as correções discutidas e complementações indicadas na discussão desenvolvida com eles.

Enviado pela colega Daniela DINIZ

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO modelo01

1. Um dos procedimentos pedagógicos abaixo não deve ser utilizado para a sistematização de domínio do código. Assinale a alternativa que apresenta esse procedimento.

  • Apresentar as palavras listadas utilizando apenas o recurso do quadro-de-giz.
  • Escolher palavras no texto com bom teor referencial: a mais repetida, a que chamou a atenção dos alunos, a que faz parte do título do texto.
  • Insistir na apresentação até perceber que os alunos já fazem uma leitura globalizada das palavras, fazendo a correspondência entre aquele grafismo e a expressão oral.
  • Decompor as palavras em sílabas e fazer a relação oralidade/escrita, escrita/oralidade com cada sílaba.

2. A escrita alfabética é um

  • sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência exata.
  • sistema de representação de ideias através de desenhos estilizados.
  • modelo de organização e transmissão dos pensamentos e dos sentimentos.
  • código de transcrição da fala, que a reproduz em todos os seus aspectos.

3. Com relação ao trabalho de revisão de texto, é possível afirmar que:

  • esta atividade é melhor compreendida quando feita individualmente pela criança sem o intermédio do professor.
  • o processo de reescrita não permite que as crianças retirem ou acrescentem elementos para modificar o texto.
  • por meio da revisão textual, o professor ensina a gramática de forma tradicional, centrada em exercícios repetitivos.
  • reescrever ajuda a criança a ser um interlocutor que se afirma ao produzir seu texto para o outro ler, entender, questionar, aceitar ou recusar.

4. Quanto à ficha de avaliação, utilizada para a avaliação em ensino de Língua Portuguesa, uma alternativa não é coerente. Assinale-a.

  • Os conteúdos relacionados na ficha não devem ser trabalhados e avaliados de forma seqüencial.
  • É necessário fazer anotações diárias sobre cada aluno, além de sempre ter de se observar algum progresso realizado por um aluno determinado.
  • Permite uma visão detalhada do progresso da cada aluno e, ao mesmo tempo, da classe inteira.
  • Privilegia o aprendizado em lugar de ressaltar o erro.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO modelo 02

1. Leia abaixo:

O trabalho da revisão linguística, no que se refere à gramática e aos demais aspectos discursivos, é norteado pelos problemas que aparecem nos textos das crianças. O professor deve adotar alguns procedimentos no trabalho de reescrita do texto do aluno. Assinale a alternativa que apresenta uma ação que não deve ser seguida pelo professor quando se trabalha reescrita de texto.
  •  Escrever o texto no quadro de giz e efetuar a correção propondo questões aos alunos.
  • Selecionar previamente as questões pesquisadas somente dos conteúdos da gramática.
  • Selecionar o texto do aluno que apresenta dificuldades comuns para a maioria da classe.
  • Reescrever o texto na presença dos alunos, com as correções discutidas e complementações indicadas na discussão desenvolvida.

2. Os padrões atuais de alfabetismo, em que se verificam grandes desigualdades, são uma expressão

  • do interesse dos políticos em manter a população ignorante, para que votem conforme seu comando.
  • da desorganização do sistema escolar contemporâneo e do desinteresse e indisciplina dos alunos.
  • das necessidades produtivas do sistema econômico e da desigualdade de distribuição dos bens econômicos e culturais em nossa sociedade.
  • da falta de políticas de atenção às pessoas pobres e da baixa produção da indústria gráfica brasileira.

3. A principal característica da análise lingüística é:

  • aquisição da estrutura formal de prestígio social.
  • busca de maior aproximação em relação à linguagem coloquial.
  • correção de questões gramaticais.
  • atividade de reflexão sobre a Língua Portuguesa.

4. O nível da forma do conteúdo diz respeito

  • às realizações linguísticas que se equivalem do ponto de vista pragmático.
  • à materialidade linguística e considera a correspondência entre letra e som.
  • aos signos falados e escritos na língua materna ou dialeto.
  • às relações entre as unidades significantes orais e as correspondentes unidades significantes escritas, que operam como sinônimas.

7 comentários:

  1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
    1. [QuestãoID 65163] Há coerência textual quando o texto não apresenta


    *sentidos contraditórios.(CORRETA)

    *ideias distintas.

    * sentido unitário.

    * ideias divergentes.
    2. [QuestãoID 65072] Observe abaixo

    A função conativa está centrada no destinatário. A intenção do produtor da mensagem é influenciar, envolver e persuadir o destinatário. A mensagem se organiza em forma de uma ordem, de um chamamento, de um apelo.


    Em qual frase abaixo predomina essa função?


    * Do mar revolto, a fúria em espuma se transforma.

    * O substantivo é a classe de palavras que nomeia os seres em geral.

    *Poxa, fiquei furioso!

    *Por favor, pare com isso!(CORRETA)
    3. [QuestãoID 65051] Assinale a alternativa que corresponde à concepção histórico-social.


    *Entende que a linguagem é atividade humana subordinada a uma dupla interação: a interação dos homens com a natureza e a interação dos homens entre si, ou seja, da sociedade.(CORRETA)

    *Concebe a linguagem como uma função da consciência e pressupõe a sua origem biológica.

    *Concebe a linguagem como uma qualidade natural do homem.

    *Concebe a consciência como um dom primário direto, como uma experiência psíquica inerente ao sujeito.

    4. [QuestãoID 65134] Com relação às determinações sociais na produção do texto, assinale a alternativa correta.


    *Distinguimos, no texto, duas facetas que se excluem, não se complementam: a dimensão relativa à situação de produção do texto (condições histórico-sociais de produção) e a dimensão linguística (relativa aos recursos linguísticos).
    * O uso da língua independe da condição dos falantes, pois as palavras apresentam um sentido fixo, igualmente válido para todos os falantes da língua, em qualquer contexto.

    * Embora cada palavra apresente um campo significativo comum aos falantes da língua, tal sentido não é neutro nem fixo: seu conteúdo, no processo real de interlocução, reveste-se de significações determinadas pelo repertório cultural, pelas condições concretas e pelos papéis sociais que os sujeitos assumem na teia das relações sociais. (CORRETA)

    * A elaboração do texto (oral ou escrito) é uma prática socialmente condicionada: está regida pelas intenções do autor, determinada por uma situação de produção - também de natureza social -, mas não requer o domínio de um conjunto de recursos linguísticos socialmente instituídos.

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  2. Olá obrigada por sua colaboração.
    Boa Sorte e bons estudos!.

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  3. Oi como posto minhas provas, alguém pode me ajudar?

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  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO
    1. [QuestãoID 61178] A coerência textual busca encontrar nexo entre as ideias com emprego de

    recursos coesivos e de oração complementar que expliquem a oração anterior. correta
    repetição reiterada da mesma coisa, dita de forma igual ou diferente.
    recursos gramaticais que conferem estilo criativo ao texto.
    repetição das mesmas frases que insistem na afirmação de uma ideia.
    2. [QuestãoID 61117] Os métodos tradicionais de alfabetização, conhecidos como marcha sintética, fônicos e silábicos, caracterizam-se por iniciar o processo por

    palavras, frases ou até mesmo por uma história.
    silabação, mas, ao mesmo tempo, lendo frases inteiras.
    partes menores da língua: letras, sílabas e palavras.correta
    frases e palavras, mas, ao mesmo tempo, soletrando.
    3. [QuestãoID 61116] Segue abaixo:


    A concepção de alfabetização, que supera a aquisição da escrita centrada exclusivamente sobre o domínio do código, considera alfabetizado o sujeito capaz de

    decodificar frases simples de um texto curto, com certa fluência.
    realizar uma interlocução discursiva por meio da leitura e da escrita.correta
    reconhecer e escrever corretamente as letras do alfabeto.
    escrever frases simples e ortograficamente corretas.
    4. [QuestãoID 61173] A produção da clareza e qualidade do texto requer que se recorra aos elementos gramaticais levando-se em conta:

    o grau de instrução e de erudição dos interlocutores que se comunicam.
    a forma mais conhecida da linguagem usual e coloquial.
    a estrutura textual veiculada pelos meios de comunicação de massa.
    o que se quer dizer, para quem se quer dizer e o que se quer dizer.correta

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