domingo, outubro 24, 2010

N2 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

1. Nessa sala de aula, o professor age como orientador, conselheiro e catalisador junto ao grupo, visando a uma reflexão em comum.

A relação professor-aluno é não-diretiva, sem nenhuma forma de poder, obrigação e ameaça. É valorizada a vivência grupal, na forma de autogestão. As matérias escolares são vistas como instrumentos complementares colocados à disposição do aluno, mas não são exigidas, pois o importante são os conhecimentos resultantes das experiências vividas pelo grupo.
Essa descrição relaciona-se com qual das pedagogias propostas por Libâneo?



  • Pedagogia Liberal Renovada Progressivista.
  • Pedagogia Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.
  • Pedagogia Progressista Libertadora.
  • Pedagogia Progressista Libertária.

2. Como é o ensino na Tendência Pedagógica Relacional?


  • O professor decide como vai trabalhar.
  • O aluno decide por si mesmo, definindo o lugar que irá estudar.
  • O professor ensina para que o aluno aprenda.
  • O conteúdo é completamente interativo.

3. Os projetos de trabalho nas séries iniciais estão sempre


  • prontos.
  • inacabados.
  • constituídos de saberes mínimos.
  • acabados.

4. Para se estruturar um currículo, é importante a apropriada administração do tempo

  • da escola, dos alunos e dos professores.
  • da escola, dos alunos e do ambiente escolar.
  • do ambiente escolar, do ano letivo e dos alunos.
  • da escola, do ano letivo e dos alunos.

PROVA 02



ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Parte superior do formulário
1. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, os PCN e os temas transversais reforçam e institucionalizam
  • o intercâmbio entre as diferentes culturas.
  • uma prática consciente e problematizadora.
  • a transmissão de conteúdos.
  • a transmissão de conteúdos e uma única cultura.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Leia a descrição abaixo.
  • Não há comunicação entre professor e aluno, o educador faz "comunicados" e depósitos que os educandos recebem pacientemente, memorizam e repetem; nessa distorção da visão de educação não há saber.

    Essa tendência pedagógica relaciona-se com a concepção de
  • Pedagogia Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.
  • Educação Problematizadora.
  • Pedagogia Liberal Tecnicista.
  • Educação Bancária.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Leia o depoimento a seguir:
  • As aulas são expositivas e nelas tudo é sintetizado e explicado de forma que possam, passivamente, receber as informações e anotá-las, pensando que suas anotações, uma vez memorizadas, podem ser transformadas em notas. Triste realidade.

    Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas?
  • Abordagem Humanista.
  • Abordagem Sociocultural.
  • Pedagogia Relacional.
  • Pedagogia Diretiva.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Sobre a relação entre a tecnologia da informação e o letramento o que é correto afirmar?
  • Projetos devem ser estruturados para que os alunos percebam a realidade social retratada pela tecnologia.
  • Não é necessário que os alunos sejam direcionados para que exista um desenvolvimento adequado.
  • O hipertexto não está disponível para qualquer aluno, só aqueles que possuem softwares.
  • É importante que os alunos tenham liberdade para perceber o que há de precioso na internet.



PROVA03


ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

1. PARA HALL, A IDENTIDADE PLENAMENTE UNIFICADA, COMPLETA, SEGURA E COERENTE É:



  •  possível de ser alcançada.
  •  uma realidade.
  •  uma construção individual.
  •  uma fantasia.

2. O DOCUMENTO QUE PROPICIA UMA VISÃO CLARA DO QUE,



  • de quando e por quanto tempo vai ser estudado, assim como quais os objetivos, conteúdos e a profundidade do estudo, é o:


  •  Plano de estudos.
  •  Plano de aula.
  •  Projeto Político-pedagógico.
  •  Plano de trabalho do professor.

3. CONSIDERANDO AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR, NÓVOA ENUMERA E VALORIZA DUAS COMPETÊNCIAS, QUE SÃO:



  •  reconhecer o impacto das tecnologias e saber como aplicá-las.
  •  ser decidido e estar em segurança.
  •  ensinar a pensar criticamente e desenvolver comportamento ético.
  •  organizar e compreender o conhecimento.

4. NEIL POSTMAN AFIRMOU QUE, ASSIM COMO A INFÂNCIA FOI INVENTADA, ELA PODERIA DEIXAR DE EXISTIR.


  • Quais são as questões sociais, segundo esse autor, que contribuiriam para a atual mudança da infância vivida pelas crianças?

  •  A televisão, as relações sociedade-criança, pais-filhos, o processo de escolarização e, principalmente, a homogeneização.
  •  A influência de um novo modelo educacional nas escolas e nas famílias, perpassado pela sociedade.
  •  Processo de escolarização e a televisão.
  •  As relações sociais e o processo de escolarização.


PROVA04

1. OS PCN BUSCAM SALIENTAR QUE A ESCOLA É SOCIALMENTE ONIPOTENTE E QUE FRACASSA NA SUA MISSÃO EDUCATIVA DEVIDO, EXCLUSIVAMENTE, AOS SEUS PROBLEMAS:

internos e externos.
com alunos.
internos.
externos.

2. LEIA O DEPOIMENTO A SEGUIR:
"Esta abordagem consiste nas tendências ou enfoques que ressaltam o sujeito, dando ênfase a relações interpessoais e à vida psicológica e emocional do indivíduo. É o chamado 'ensino centrado no aluno."
Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas?

Abordagem Comportamentalista.
Abordagem Tradicional.
Pedagogia Não-Diretiva.
Abordagem Humanista.

3. COM OS PROJETOS DE TRABALHO, PRETENDE-SE PERCORRER O CAMINHO QUE VAI DA INFORMAÇÃO AO(S):

conhecimento.
desconhecido.
conteúdos mínimos.
inesperado.

4. O PLANO DE AULA CONSTITUI-SE DA PROPOSTA DE TRABALHO DO PROFESSOR PARA UMA DETERMINADA AULA, OU CONJUNTO DE AULAS. ISSO SIGNIFICA QUE O PLANO DE AULA:

e o Projeto Político-pedagógico podem ser tomados como sinônimos.
configura o maior detalhamento e objetividade do planejamento do professor.
relaciona-se a projeto de trabalho.
é indicado para os professores que não possuem experiência docente.



PROVA05


ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Parte superior do formulário
1. A AVALIAÇÃO SERÁ FORMATIVA QUANDO:

·          concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo.
·          classificar os alunos por notas.
·          preocupar-se com os conteúdos que o professor deve trabalhar em sala de aula.
·          apenas relacionar os conteúdos científicos às experiências dos sujeitos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. LEIA O DEPOIMENTO A SEGUIR:



·         "Esta abordagem consiste nas tendências ou enfoques que ressaltam o sujeito, dando ênfase a relações interpessoais e à vida psicológica e emocional do indivíduo. É o chamado 'ensino centrado no aluno'."

Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas?

·          Pedagogia Não-Diretiva.
·          Abordagem Comportamentalista.
·          Abordagem Humanista.
·          Abordagem Tradicional.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. PARA HALL, A IDENTIDADE PLENAMENTE UNIFICADA, COMPLETA, SEGURA E COERENTE É:

·          uma realidade.
·          possível de ser alcançada.
·          uma construção individual.
·          uma fantasia.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. LEIA A DESCRIÇÃO ABAIXO.

·         Não há comunicação entre professor e aluno, o educador faz "comunicados" e depósitos que os educandos recebem pacientemente, memorizam e repetem; nessa distorção da visão de educação não há saber.

Essa tendência pedagógica relaciona-se com a concepção de:

·          Pedagogia Liberal Tecnicista.
·          Educação Bancária.
·          Pedagogia Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.
·          Educação Problematizadora.



PROVA 06
 
1. Nessa sala de aula, o professor age como orientador, conselheiro e catalisador junto ao grupo, visando a uma reflexão em comum.
A relação professor-aluno é não-diretiva, sem nenhuma forma de poder, obrigação e ameaça. É valorizada a vivência grupal, na forma de autogestão. As matérias escolares são vistas como instrumentos complementares colocados à disposição do aluno, mas não são exigidas, pois o importante são os conhecimentos resultantes das experiências vividas pelo grupo.
Essa descrição relaciona-se com qual das pedagogias propostas por Libâneo?
  • Pedagogia Progressista Libertária.
  • Pedagogia Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.
  • Pedagogia Progressista Libertadora.
  • Pedagogia Liberal Renovada Progressivista.

2. Segue abaixo:
As tendências pedagógicas definem o papel da Educação e do homem no mundo, na sociedade e na escola, o que repercute na prática docente em sala de aula através dos elementos constitutivos que envolvem o ato de ensinar e de aprender. Leia o parágrafo abaixo e assinale a qual pedagogia ele se refere.

A escola modela o comportamento humano através de técnicas específicas que organizam o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos para que os indivíduos se integrem no sistema social global.
  • Pedagogia Liberal Tradicional.
  • Pedagogia Liberal Renovada Progressivista.
  • Pedagogia Liberal Tecnicista.
  • Pedagogia Liberal Renovada Não-Diretiva.

3. A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática como condição para sua realização.
Marque a alternativa que corresponde à prática pedagógica repetitiva.
  • Propicia um caráter criador à prática social, o qual define e orienta a ação pedagógica.
  • Tem por base leis e normas estabelecidas, bastando ao professor subordinar-se a elas.
  • Não aplica sobre a realidade em que atua um modelo previamente elaborado.
  • Visa a compreender a realidade sobre a qual vai atuar, refletindo sobre a transformação desta.

4. Para se estruturar um currículo, é importante a apropriada administração do tempo
  • da escola, do ano letivo e dos alunos.
  • do ambiente escolar, do ano letivo e dos alunos.
  • da escola, dos alunos e do ambiente escolar.
  • da escola, dos alunos e dos professores.
  •  
  •  
PROVA 07

1. Com os projetos de trabalho, pretende-se percorrer o caminho que vai da informação ao(s)


  • desconhecido.
  • inesperado.
  • conhecimento.
  • conteúdos mínimos.

2. Leia abaixo:



  • Partindo do princípio de que o sentido filosófico dá sentido à prática docente e o sentido político direciona sua ação pedagógica, Luckesi configura a Educação em três funções: Educação redentora, Educação reprodutora e Educação transformadora.

    A concepção teórica de Educação redentora está presente quando a Educação

  • redime a sociedade, investindo na formação das mentes das novas gerações.
  • contribui para a transformação da sociedade em seus aspectos sociais e políticos.
  • submete-se aos condicionantes econômicos e culturais da sociedade onde se insere.
  • reproduz o modelo social vigente em seus aspectos sociais e econômicos.

3. Segue abaixo:



  • Documento construído a partir do relacionamento entre os níveis de ensino, das áreas do conhecimento e dos aspectos da vida cidadã, e tem como pano de fundo os princípios e fins da Educação Nacional, é (são)

  • as Diretrizes Curriculares Nacionais.
  • o plano de trabalho.
  • os Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • o Projeto Político Pedagógico.

4. O que nos revela a pós-modernidade?


  • Alterações na sociedade consumista.
  • Conceitos harmoniosos.
  • Cultura individualizada.
  • Ideologias produtivas.

PROVA 08

  Sobre a Pedagogia Progressista, assinale a alternativa correta:


  • A Pedagogia Progressista Libertária prepara o aluno para o mundo adulto e suas contradições.
  • A Pedagogia Progressista tem a preocupação com as questões sociopolíticas da educação.
  • A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos visa às relações humanas, com a intenção de transformálas
  • A Pedagogia Progressista Libertadora pretende resistir à burocracia como instrumento de controle do estado.

3. Sobre os PCN e suas propostas para as séries iniciais do Ensino Fundamental, o que é correto afirmar?


  • Matemática - há uma visão interdisciplinar bem definida nas propostas teóricas analisadas.
  • Arte - produção cultural e apreciação estética são expressões recorrentes do eixo.
  • Língua Portuguesa - apresentam atividades reflexivas e abertas para que possam ocorrer alterações.
  • Ciências naturais - há uma grande preocupação com a educação ambiental.

4. O que caracteriza a construção da identidade profissional do professor?


  • Significação e revisão social da profissão, revisão das tradições, reafirmação das práticas consagradas culturalmente, significação da visão de mundo do professor e rede de relações.
  • Significação social da profissão e da atividade docente, significação de práticas culturais, afirmação das tradições consagradas e rede de relações com outros professores.
  • Revisão de situações de cunho técnico e prático, significação e revisão social da tradição, verificação da cultura atual, revisão constante dos significados sociais da profissão.
  • Significação das tradições, reafirmação das redes de relações entre pessoas, revisão social da profissão e das tradições e afirmação das práticas tradicionais.

8 comentários:

  1. Prova concluida com sucesso!!!
    Resultado final : 2

    ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
    1. A avaliação será formativa quando

    • concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo.(CORRETA)
    • preocupar-se com os conteúdos que o professor deve trabalhar em sala de aula.
    • classificar os alunos por notas.
    • apenas relacionar os conteúdos científicos às experiências dos sujeitos.

    2. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, os PCN e os temas transversais reforçam e institucionalizam

    • a transmissão de conteúdos e uma única cultura.(CORRETA)
    • a transmissão de conteúdos.
    • uma prática consciente e problematizadora.
    • o intercâmbio entre as diferentes culturas.

    3. Segundo Foucault, as relações de poder em uma sociedade estão associados

    • aos sujeitos que são formados pelas práticas que lhe foram impostas.
    • ao poder que é absorvido pela alma.
    • a um poder estático.
    • ao sujeito histórico, subjetivado.(CORRETA)

    4. Planejar

    • é uma atividade cotidiana que não interfere na realidade da sociedade.
    • é perceber que a realidade é imutável.
    • é perceber a necessidade de situar-se entre o teórico e o metodológico.(CORRETA)
    • não tem relação com a reprodução da sociedade.

    ResponderExcluir
  2. PESSOAL PODEM POR FAVOR ME PASSAR O LIVRO PDF ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO O MEU NÃO ABRE.

    ResponderExcluir
  3. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 1.5
    ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
    1. Sobre o planejamento curricular, o planejamento educacional e o plano de ensino, assinale a alternativa verdadeira.

    • O plano de ensino é aquele que organiza o sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um campo de conhecimento.
    • Planejamento curricular é aquele tem como objetivo realizar um processo de abordagem de acordo com os níveis educacionais.
    • Planejamento educacional é o processo de abordagem racional e científica dos problemas de Educação. (CORRETA)
    • O planejamento curricular realiza a previsão de situações especificas entre aluno e professor.
    2. Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir.

    • Para Lévy, o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções __________ humanas.

    • sociais.
    • cognitivas. (CORRETA)
    • culturais.
    • lingüísticas.
    3. O que é correto afirmar sobre o ensino em uma concepção construtivista?

    • Considerar apenas as relações diretas da prática e seus problemas.
    • O aluno deve vivenciar, de perto, a realidade na qual está inserido.
    • As situações de ensino devem ter coerência com todas as áreas.
    • O ensino deve se adequar ao momento contemporâneo. (CORRETA)
    4. Leia abaixo:

    • O documento que propicia uma visão clara do que, de quando e por quanto tempo vai ser estudado, assim como quais os objetivos, conteúdos e a profundidade do estudo, é o

    • Projeto Político Pedagógico.
    • plano de estudos. (CORRETA)
    • plano de trabalho do professor.
    • plano de aula.

    ResponderExcluir
  4. DIDÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
    1. No processo de representação, para os Estudos Culturais, a construção discursiva faz-se necessária. Os discursos, deste modo, são constituídos


    .a partir de inúmeras vozes, porém a voz dos governantes se sobressai às vozes dos oprimidos.
    .a partir das vozes dos governantes, que constroem e produzem um único discurso com vistas a manter uma única visão, calcada em um modo de agir e de pensar sobre o mundo.
    .por nenhum sujeito, na realidade os discursos são reproduzidos pelos sujeitos, apenas, estando presentes há várias décadas.
    .a partir de inúmeras vozes, que concorrem entre si para construir e posicionar os sujeitos, produzindo diferentes efeitos em cada um de nós.

    ResponderExcluir
  5. Prova concluída com sucesso!
    Didática - Pós graduação EAD - Gestão Escolar - Orientação e Supervisão

    QUESTÃO 1
    Assinale a alternativa correta sobre o processo de ensino na perspectiva de Mizukami.
    a ) Na Abordagem Sociocultural, o homem é o sujeito da educação. ( correta)
    b ) A Abordagem Tradicional é caracterizada pelo primado do objeto.
    c ) Na Abordagem Humanista são investigados os processos do indivíduo.
    d ) A Abordagem Cognitivista é um produto com transmissão de ideias.

    QUESTÃO 2
    Atualmente, a preocupação elementar da Didática diz respeito às condições e aos modos de melhorar e
    potencializar a aprendizagem dos alunos. Na concepção de Libâneo, a Didática baseia-se na

    a ) concepção de homem e sociedade. (correta)
    b ) concretização da concepção teórica de educação.
    c ) articulação das proposições teóricas com a prática escolar.
    d ) transformação da teoria pedagógica em prática pedagógica.

    QUESTÃO 3

    Para Hall, a identidade plenamente unificada, completa, segura e coerente é
    a ) uma construção individual.
    b ) possível de ser alcançada.
    c ) uma realidade.
    d ) uma fantasia. (correta)

    QUESTÃO 4

    A avaliação será formativa quando

    a ) classificar os alunos por notas.
    b ) preocupar-se com os conteúdos que o professor deve trabalhar em sala de aula.
    c ) apenas relacionar os conteúdos científicos às experiências dos sujeitos.
    d ) concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo. (correta)

    QUESTÃO 5

    Sobre as implicações didático-pedagógicas da escola, assinale a alternativa correta.

    a ) A fragmentação disciplinar auxilia no entendimento dos conteúdos específicos.
    b ) Ensinar consiste em dominar os conteúdos e adequar métodos e estratégias de ensino para que o
    aluno aprenda.

    c ) As ações do professor junto aos alunos são permeadas por crenças e valores. (correta)
    d ) É importante que professores e funcionários da escola discutam sobre as concepções individuais de
    cada educando.

    ResponderExcluir
  6. QUESTÃO 6

    Sobre o planejamento curricular, o planejamento educacional e o plano de ensino, assinale a alternativa
    verdadeira.

    a ) Planejamento curricular é aquele tem como objetivo realizar um processo de abordagem de acordo
    com os níveis educacionais.

    b ) Planejamento educacional é o processo de abordagem racional e científica dos problemas de Educação. (correta)
    c ) O plano de ensino é aquele que organiza o sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um
    campo de conhecimento.

    d ) O planejamento curricular realiza a previsão de situações especificas entre aluno e professor.

    QUESTÃO 7

    O plano de aula constitui-se da proposta de trabalho do professor para uma determinada aula, ou conjunto
    de aulas. Isso significa que o plano de aula

    a ) relaciona-se com o projeto de trabalho.
    b ) é indicado para os professores que não possuem experiência docente.
    c ) e o Projeto Político Pedagógico podem ser tomados como sinônimos.
    d ) configura o maior detalhamento e objetividade do planejamento do professor. (correta)

    QUESTÃO 8

    Quais características e qualidades do professor progressista são construídas na prática pedagógica?

    a ) Paciência e impaciência, humildade, tolerância, ensinar a ouvir e respeito.
    b ) Humildade, respeito, impaciência, firmeza, comprometimento, amorosidade e alegria.
    c ) Humildade, amorosidade, tolerância, tensão entre paciência e impaciência, coragem, decisão, segurança
    e alegria. (correta)

    d ) Humildade, tolerância, respeito, impaciência, comprometimento, amorosidade e firmeza.

    QUESTÃO 9

    Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais, o que é correto afirmar?

    a ) São fundamentos e procedimentos na Educação Fundamental, segundo a CEB 4/98, expressas pelo
    Conselho Nacional de Educação.

    b ) Possuem como pano de fundo, alguns princípios e fins da Educação regional.
    c ) São construídas a partir de níveis de ensino, das áreas do conhecimento e dos aspectos da vida cidadã. (correta)
    d ) São as organizações das práticas pedagógicas e de seus planejamentos educacionais.

    QUESTÃO 10

    Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir.

    Para Lévy, o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções __________ humanas.

    a ) cognitivas. (correta)
    b ) sociais.
    c ) culturais.
    d ) lingüísticas.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...