sexta-feira, novembro 19, 2010

Conferência: Um Caso de Amor com a Vida

Pessoal estou colocando aqui meu relatório para ajudar os colegas lembrando que copiar não vale nê!

Aluno: Raquel Luciana Maschetti da Silva
Módulo: 3 Data de Entrega:30/10/2010
Conferência: Um Caso de Amor com a Vida
Conferencista: Rubem Alves
Rubem Alves aponta algumas questões fundamentais que devem ser discutidas em educação. Quais são elas? Comente-as.

O professor não deve dar as respostas pois somente as perguntas faz agente conhecer”
Rubens Alves aponta algumas questões fundamentais para a educação, uma das questões inicias é a “leitura” que é um ponto chave da educação, segundo Rubens Alves é através dela que adquirimos conhecimentos e vontade para adquirir mais e mais conhecimento. Outra questão importante é o currículo escolar, que em sua opinião é ineficiente e sem sentido por tratar de assuntos que não estão em nosso cotidiano e nem no de nossas crianças, são conhecimentos que em muitas vezes não serão colocados em pratica no dia a dia. Para ele os professores precisam usar exemplos presentes na vida diária das crianças onde elas encontrarão sentido para estar aprendendo determinado assunto. Esse novo modelo segundo ele é baseado em “Piaget’.
Outro ponto discutido por ele é a questão da criação de novas Leis de Diretrizes e Bases –LDB, para a educação, ele acredita que é necessário mudar a mente dos professores e não criar novas estruturas, Rubens Alves não tem interesse em mudar as estruturas da educação mas sim a mentalidade dos professores.
Um outro ponto é a questão da alfabetização, que segundo ele não existe um momento determinado para que as crianças venham a aprender a ler e a escrever, este momento pode variar de uma criança para outra.
Ele defende que a alfabetização se dá no momento em que a criança fica curiosa por desvendar o mistério de um livro, por exemplo, ao ouvir a professora ler um livro e querer fazer isto também. Para ele os professores precisam ser contadores de histórias, pois desta forma ele irá despertar o gosto pela leitura de seus alunos.

8 comentários:

  1. OI RAQUEL SEI QUERER EU CANCELEI MINHA PARTICIPÇAO NO GRUPO POR FAVO ME ICLUI NOVAMENTE

    ResponderExcluir
  2. Precisamos do seu e-mail, mas vc pode solicitar novamente pela barra do grupo na lateral do blog.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. bom dia raquel gostaria de postar um documento é muito importante e ajudará muitas professoras que ja estaõ dando aulas ,como faço?

    ResponderExcluir
  4. obrigada este é o meu email adrisa77@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...