Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, novembro 19, 2010

provas n2

PESQUISA EM EDUCAÇÃO


1. PARA O CAMPO DOS ESTUDOS CULTURAIS, O CONCEITO DE CULTURA REFERE-SE ESPECIALMENTE:

à quantidade de conhecimentos que uma pessoa possui.

ao grau de instrução de uma pessoa.

aos saberes clássicos adquiridos por alguém.

às formas de vida das pessoas.

2. É RECOMENDÁVEL QUE A REDAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA:

sugira brevemente três ou quatro focos de problematização, já que isso será definido apenas posteriormente.

apresente hipóteses iniciais que poderão ou não ser confirmadas no desenvolvimento da pesquisa.

expresse consistência na argumentação, apresentando os resultados definitivos da pesquisa.

siga as normas técnicas de trabalhos científicos, mas sem situar o domínio teórico-conceitual em que se inscreve.

3. NO CONTEXTO DE UMA SOCIEDADE CARACTERIZADA COMO DIGITAL, O PAPEL DA PROFESSORA E DO PROFESSOR SE AMPLIA. ISSO OCORRE PORQUE:

as informações que os alunos adquirem fora da escola são confusas e algumas vezes equivocadas, fazendo com que a escola fortaleça sua função de transmissora legítima do saber.

os episódios tecnológicos recentes exigem que a professora e o professor sejam detentores do conhecimento a ser ensinado aos alunos de forma genérica.

é necessário que a escola apresente uma única visão da realidade, considerando que a internet possui um conteúdo desorganizado e contraditório.

os modos de vida contemporâneos demandam que o professor assuma uma postura de pesquisador, em vez de simplesmente transmitir o conteúdo.

4. O CONCEITO DE INFÂNCIA FOI UMA INVENÇÃO DA MODERNIDADE. ANTES DISSO, AS CRIANÇAS ERAM REPRESENTADAS TRATADAS DA SEGUINTE MANEIRA:

as crianças apareciam como adultos em miniatura, sem distinção de vestuário e práticas sociais.

as crianças eram entendidas como inocentes, ingênuas e necessitadas de proteção por parte dos adultos.

havia espaços específicos para as crianças, fazendo-se respeitar sua individualidade.

as crianças estavam separadas do imaginário adulto e a escola tinha papel preponderante na sua educação.



ESTA QUESTÃO É DA PROVA DE UMA AMIGA....



3. A ÁREA DE ESTUDOS E PESQUISAS CONHECIDA COMO SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA FOI CONSOLIDADA A PARTIR DE ALGUMAS PREOCUPAÇÕES, DENTRE AS QUAIS SE DESTACA:

as crianças nunca foram ignoradas, pois desde a Idade Média recebem a atenção dos seus pais e professores.

já está na hora de os adultos começarem a proteger as crianças, sendo os seus porta-vozes e falando por elas de suas necessidades, suas carências e seus desejos.

o estudo da infância não deve ser comparado ao estudo de outras minorias, como no caso das relações de gênero, etnia e classe.

é indispensável, nos dias de hoje, que as crianças sejam entendidas e tratadas como atores e participantes ativos da sociedade. CERTO

PROVA DE FUNDAMENTOS



FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

1. OBSERVE.

Kant expôs suas idéias sobre a educação nas Aulas sobre Pedagogia. Nelas, defende que o homem é o único ser vivo que pode e deve ser educado. Acredita na diferenciação das práticas pedagógicas conforme a idade do educando. Tem a instrução como um processo de socialização e a formação cultural como um processo de moldagem.



Sobre essa proposição, é correto afirmar que o ideal pedagógico de Kant assemelha-se:

ao ideal pedagógico romano, somado às teses de Espinosa.

ao ideal pedagógico latino, enriquecido com os conhecimentos de Platão.

ao ideal pedagógico grego, enriquecido com as teses de Rosseau.

ao ideal pedagógico aristotélico, desenvolvido por Marx.



2. COM BASE NA CONCEPÇÃO DE "MUNDO DAS IDÉIAS", DE PLATÃO, PODEMOS AFIRMAR QUE:

I. os conceitos e idéias da filosofia são fruto da imaginação humana.

II. as formas e modelos espirituais são cópias do mundo das idéias.

III. os conceitos ou idéias que temos em nossa malha intelectiva são eternos e imutáveis.



De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.



A afirmativa I está correta.

A afirmativa II está correta.

As afirmativas I, II e III estão corretas.

A afirmativa III está correta.

3. O PRINCIPAL OBJETIVO DO MÉTODO SOCRÁTICO ERA MOSTRAR AO INTERLOCUTOR QUE:

Sócrates era o modelo a ser seguido.

a noção de humildade precisava ser ultrapassada.

na verdade, ignorava o que julgava conhecer. ( resposta certa_)

Sócrates era o verdadeiro mestre, o sábio.



4. TENDO COMO BASE AS IDÉIAS DE ARISTÓTELES, A ÉTICA DEVE:

estabelecer que o educando deve obedecer aos professores.

estabelecer o princípio da ação virtuosa.

enfatizar que a educação vem das ações do professor.

preparar o indivíduo para relacionar-se com colegas

PROVA DE FUNDAMENTOS DA MINHA AMIGA.....

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Parte superior do formulário

1. NO MITO DA CAVERNA, DE PLATÃO, UMA DAS POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES PARA A “CAVERNA” É O:



conhecimento filosófico.

mundo inteligível.

mundo das idéias.

mundo dos sentidos.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

2. CONFORME O EXISTENCIALISMO DE JEAN-PAUL SARTRE, A PARTIR DAS PRÓPRIAS ESCOLHAS, O SER HUMANO PODE SER UM "EM-SI" OU UM "SER-PARA-SI".





O “ser-para-si” se caracteriza quando o ser humano:



se forma em um curso superior e passa a refletir.

decide ter autonomia, com a coragem das escolhas conscientes.

se convence da importância de obedecer à “autoridade”.

se acomoda à moral exterior, ao já estabelecido.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

3. O PENSAMENTO FILOSÓFICO MEDIEVAL FICOU ATRELADO AO PENSAMENTO:



grego.

político.

socrático.

teológico.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

4. COLOQUE V PARA VERDADEIRO OU F PARA FALSO NAS AFIRMATIVAS ABAIXO.





( ) Educar é conduzir de um estado a outro, conduzindo em uma certa direção o que é suscetível da Educação.

( ) O ponto de chegada e o ponto de partida da ação pedagógica é o contexto histórico e social.

( ) A relação entre Ética e educação faz parte das reflexões da Filosofia da Educação.

( ) A Filosofia da Educação é uma disciplina a ser suprimida da formação do educador.



De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.



F, F, V, V.

V, F, V, F.

V, V, F, F.

V, V, V, F.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário!