sábado, novembro 27, 2010

Questões provas N1

LINGUAGENS E CÓDIGOS

**** COM RESPOSTAS ****
(Enviado por Istael)


1) O que significa a sigla UNESCO? Qual o seu objetivo?
UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e cultura, seu objetivo é acompanhar o desenvolvimento mundial e, ao mesmo tempo, auxiliar os Estados membros na busca de soluções para os problemas que desafiam a nossa sociedade, encontra-se envolvida em um vasto campo de atividades. Suas áreas de atuação compreendem os seguintes temas: educação, ciências naturais, humanas e sociais, cultura, comunicação e informação. Ela posiciona no sentido de superar os obstáculos à comunicação, empreendendo na disseminação da tecnologia pelo mundo, principalmente no ambiente mais carentes de meios para o seu acesso.


2) Pierre Levy chama o docente de” animador da inteligência”, num novo estilo pedagógico. Contextualiza.
A atividade do docente terá como centro o acompanhamento e o gerenciamento dos aprendizados, incitação ao intercâmbio dos saberes, mediação relacional e simbólica, pilotagem personalizada dos percursos de aprendizado.
Sua competência deve deslocar-se para o lado do incentivo para aprender e pensar. Ele deixa de ser um fornecedor direto do conhecimento, executada doravante com uma eficácia maior por outros meios.


3) Segundo Pierri Levy, o ciberespaço amplia, exterioriza e altera funções cognitivas humanas de que forma? Cite ex.
O ciberespaço, suporta tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e alteram, muitas funções cognitivas humanas como: a memória – Bancos de dados, hipertextos;
A imaginação – simulações; a percepção – sensores digitais; os raciocínios – inteligência artificial. O uso que se faz, por exemplo da memória é bastante diferente de antes do invento da calculadora. É possível, neste instante, saber o que está se passando do outro lado do mundo.


4) Conforme Pierre Levy, os currículos escolares não podem mais ser precisamente definidos. O que sugere o autor quanto a construção de novos modelos do espaço dos conhecimentos.
É necessário doravante preferir a imagem de espaços de conhecimentos emergentes, abertos, contínuos, em fluxos, não lineares, que se reorganizam conforme os objetos ou contexto e nos quais cada um ocupa uma posição singular e evolutiva, torna-se necessário duas grandes reformas dos sistemas de educação e formação: 1- a adaptação dos dispositivos e do espírito do aprendizado aberto e a distância no cotidiano e no ordinário da educação a 2- envolve o reconhecimento do aprendido.


5) Discorra sobre o pensamento de Pierre Levy de que espaço cibernético emerge a inteligência coletiva e “que toda leitura é uma escrita em potencial”.
A inteligencia coletiva é a troca do conhecimento coletivo, varias pessoas pensando e formando cada vez mais a aprender, transmitir saberes e produzir conhecimentos.


6) Considerando a necessidade de transformação nas instituições de uma pedagogia “lenta e pesada” para uma “rápida e leve”, qual o papel das novas tecnologias?
Com as novas tecnologias cria se um novo estilo de pedagogia baseado na participação, cooperação e multiplicidade de conexões entre os atores envolvidos no processo de construção do conhecimento e da própria comunicação.


7) Explique o que é Unitermo.
UNITERMO é nada mais que a palavra chave que usamos nos sites de busca!!


8) O ambiente escolar vem sendo pressionado a ceder terreno ao espaço virtual, quais as resistências e como ocorrem/
A oferta de tecnologia, que tem sido o grande fator de transformação do ambiente . Este processo convive coma a resistência à mudanças, que é uma atitude comum e compreensível, pois envolve a quebra de paradigmas e a necessidade de adaptação tecnológica dos seus agentes, sob influência das pressões exercidas pela oferta de tecnologia e o apelo da sociedade para o seu pleno aproveitamento .


10) Disserte sobre o domínio do saber:
Saber é poder, as elites investiram no saber para poder dominar. Os filhos da elite e os nobres com melhor qualidade de ensino usavam para dominar
A rede capacidade de todos, podem utilizar esse ambiente virtual, o fim do monopólio do saber.


11) O que pose se dizer, sobre o ensino virtual e o ensino presencial? De exemplos.
O ensino virtual é aquele que o aluno pode acessar através da internet, DVD, e outro da tecnologia da informação no lugar e hora que ele puder. Ex. As Universidades com EAD, onde estudamos a hora e local que podemos. O ensino presencial é aquele que tem local, dia e hora para ser colocado as aulas.Ex O ensino nas escolas publicas.


12) O que passa a ser o computador em uma sala de aula.Exemplifique:
O computador em sala de aula passa a ser de suma importância na formação do estudante para a sua vida profissional. O acesso a informação liberta o jovem, dando a possibilidade de estender sua visão sobre o universo infinito de possibilidades. Ex Pode pesquisar um assunto histórico.



**** SEM RESPOSTAS ****


1. Descreva sobre os sistemas que atingem a comunidade de forma irrestrito: Exemplifique:

2. Considerando a necessidade de transformações nas instituições de uma pedagogia "lenta e pesada" para uma "rápida e leve", qual o papel das novas tecnologias?

3. Discorra sobre o pensamento de Pierre Levy de que espaço cibermético emerge a inteligência coletiva e " que toda leitura é uma escrita em potencial".

4. O ambiente escolar vem sendo pressionado a ceder terreno ao espaço virtual, quais as resistências e como ocorrem?

5. O Que Pode Se Dizer, Sobre O Ensino Virtual E O Ensino Presencial? De Exemplos.

6. O Que Passa Ser O Computador Em Uma Sala De Aula, Explique!

7. O "monopólio do saber" assumido por uma pedagogia tradicional defende que a presença do aluno em sala de aula é indispensável. O que podemos observar nesse posicionamento?

8. Pierre Lévy nos diz que as mensagens no cyberspace saem da interação de "Um e Um" para o "Um e Todo", dando origem ao "Todos e Todos", explique.

9. Conforme Gonzaga Junior, há uma única maneira de promover paz entre os povos. Que maneira é essa e como pode ser alcançada?

10. O "ensino tradicional" e o "ensino virtual" partem do mesmo princípio, o uso do conhecimento pelos meios de comunicação disponíveis. O que os diferencia?

11. De acordo com Gonzaga Jr (2008), o ambiente escolar vem sendo pressionado a ceder terreno ao espaço virtual, devido a crescente oferta de tecnologia. No entanto, essa expansão encontra uma grande resistência, a resistência à mudança. Disserte, com suas palavras, sobre os fatores que levam a criação dessas resistência.

12. Gonzaga Junior (2008) declara que uma das distancias difíceis de serem superadas é a cultural. Disserte sobre o porquê dessa dificuldade

13. Nunes-(Gonzaga Junior-2008) declara que em um processo de informatização muitas escolas podem sentir-se frustadas se seu plano de implementação não bem definido. Disserte os fatores que podem levar os gestores à frustação em um processo de informatização de sua escola.

14. Aire Geus-Declara que o sucesso de uma organização está relacionado com a eficácia do seu aprendizado sobre as consequências do encorajamento à aprendizagem em uma empresa.

15. Quais são as vantagens e desvantagens de se usar um cd room?

16. Gonzaga Junior 2008 disserte sobre o papel do aluno na era da comunicação

17. Disserte com suas palavras como a internet pode ser usada positiva ou negativa na sociedade.

18. Na era da comunicação os educadores precisam mudar de conduta para se adequarem, disserte sobre esta mudança usando suas palavras.

19. Descreva sobre os sistemas que atingem a comunidade de forma irestrito. Exemplifique

20. O que pode se dizer, sobre o ensino virtual e o ensino presencial? De exemplos.

21. O que passa ser o computador em uma sala de aula, explique!

22. Quais os impactos do uso da internet para a construção do conhecimento e a divulgação das informações? Existe realmente uma globalização?

23. Segundo porto (2006) novas formas de pensar, de agir e de comunicar-se são introduzidas como hábitos corriqueiros. Nunca tivemos tantas alterações no cotidiano, mediadas por múltiplas e sofisticadas tecnologias. Defina as tecnologias instrumentais, intelectuais e educacionais.

24. Discuta a respeito do uso das tecnologias na educação desde o rádio, televisão e computadores e suas implicações na prática pedagógica. Descreva duas atividades utilizando uma dessas tecnologias.

25. As três ondas propostas por Alvin Toffler (1995) e apresentadas pela autora no livro texto dizem respeito a quis tipos de alterações na vida cotidiana dos seres humanos?

26. Para Gonzaga júnior, há uma única maneira de promover paz entre os povos. Mas que maneira é essa e como pode ser alcançada?

2 comentários:

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...