Enviado pela colega Eliane Pereira
Obrigada!.
1. LEIA ABAIXO:
“Ao lado da chamada literatura adulta, Monteiro Lobato deixou extensa obra voltada para o público infantil, justamente um campo até então mal explorado em nossas letras.”
Sobre Monteiro Lobato, assinale a alternativa correta.
Sobre Monteiro Lobato, assinale a alternativa correta.
- Criou um universo para a criança, “num cenário natural, enriquecido pelo folclore de seu povo, aspecto indispensável à obra infantil”.
- Buscou o internacionalismo na criação de personagens que refletiam a brasilidade na linguagem, nos comportamentos, na afetividade, na relação com a natureza.
- Sua literatura não tinha um caráter moralista nem pedagógico, seus personagens em nada lembravam o povo brasileiro.
- Publicou em 1937, Narizinho Arrebitado, que já apresentava um apelo à imaginação, movimentação dos diálogos, enredo, linguagem visual, humor e graça na expressão lingüística.
2. OBSERVE ABAIXO:
Os estudos recentes de Lingüística e da Análise do Discurso afirmam que os significados das palavras são flutuantes e variáveis; portanto, o sujeito leitor projeta, sobre a materialidade das palavras, significados que variam de leitor para leitor, detalhes, pequenas distinções, que são frutos da individualidade de cada leitor.
O professor pode comprovar esses estudos em sala de aula:
O professor pode comprovar esses estudos em sala de aula:
- lendo o mesmo texto em situações diferentes de sala de aula, em momentos diferentes do ano, ou até mesmo em anos diferentes. Certamente, as interpretações de um mesmo leitor serão diferentes.
- apresentando o texto em situações diferentes perceberá que, se a leitura foi realizada de forma adequada, certamente as interpretações de leitores diferentes serão iguais, pois, com a leitura correta, perceberão as idéias do autor.
- apresentando o texto apenas uma vez em sala de aula, pois ler é questionar o mundo e ser questionado por ele; assim se forma um leitor competente.
- lendo sempre textos diferentes nas situações de sala de aula; jamais se recomenda ler o mesmo texto, pois isso certamente passará aos alunos a idéia de que o professor não teve tempo de organizar sua aula.
3. EXISTEM PROCEDIMENTOS QUE CONTRIBUEM PARA INTENSIFICAR A AFINIDADE ENTRE CONTADOR E OUVINTE:
I. As fórmulas conhecidas de início de contos: era uma vez, num lugar distante, um belo dia”, entre tantas outras.
II. Quando o texto, objeto da contação, desencadeia a memória afetiva ligada às histórias ouvidas na infância.
III. A entonação do relato, a sonoridade das palavras, os gestos do contador.
São corretas as afirmações:
II. Quando o texto, objeto da contação, desencadeia a memória afetiva ligada às histórias ouvidas na infância.
III. A entonação do relato, a sonoridade das palavras, os gestos do contador.
São corretas as afirmações:
- I e III.
- I e II.
- I, II e III.
- II e III.
4. COM RELAÇÃO AO SURGIMENTO DA LITERATURA INFANTIL, PODE-SE AFIRMAR QUE:
- no período medieval as crianças nobres liam as histórias de aventuras de autores consagrados.
- surgiu, particularmente, com a tradição escrita. Suas fontes estão no folclore, lendas, mitos e narrativas exemplares.
- a princípio não visava a fins moralizantes, somente depois do século XV é que ela foi utilizada para esse fim.
- surgiu com o próprio homem que, ao sentir necessidade de transmitir idéias e acontecimentos, buscou na ficção uma maneira de transmitir cultura
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