domingo, janeiro 23, 2011

Linguagens e códigos [Questionário para revisão]


Caso algum colega tenha alguma questão com resposta que não esteja aqui podem me enviar que irei acrescentando, mediante o recebimento.

BONS ESTUDOS A TODOS!.

1) O que significa a sigla UNESCO? Qual o seu objetivo?
UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e cultura, seu objetivo é acompanhar o desenvolvimento mundial e, ao mesmo tempo, auxiliar os Estados membros na busca de soluções para os problemas que desafiam a nossa sociedade, encontra-se envolvida em um vasto campo de atividades. Suas áreas de atuação compreendem os seguintes temas: educação, ciências naturais, humanas e sociais, cultura, comunicação e informação. Ela posiciona no sentido de superar os obstáculos à comunicação, empreendendo na disseminação da tecnologia pelo mundo, principalmente no ambiente mais carentes de meios para o seu acesso.

2) Pierre Levy chama o docente de” animador da inteligência”, num novo estilo pedagógico. Contextualiza.
A atividade do docente terá como centro o acompanhamento e o gerenciamento dos aprendizados, incitação ao intercâmbio dos saberes, mediação relacional e simbólica, pilotagem personalizada dos percursos de aprendizado.
Sua competência deve deslocar-se para o lado do incentivo para aprender e pensar. Ele deixa de ser um fornecedor direto do conhecimento, executada doravante com uma eficácia maior por outros meios.

3) Segundo Pierri Levy, o ciberespaço amplia, exterioriza e altera funções cognitivas humanas de que forma? Cite exemplos.
O ciberespaço, suporta tecnologias intelectuais que ampliam, exteriorizam e alteram, muitas funções cognitivas humanas como: a memória – Bancos de dados, hipertextos;
A imaginação – simulações; a percepção – sensores digitais; os raciocínios – inteligência artificial. O uso que se faz, por exemplo da memória é bastante diferente de antes do invento da calculadora. É possível, neste instante, saber o que está se passando do outro lado do mundo.

4) Conforme Pierre Levy, os currículos escolares não podem mais ser precisamente definidos. O que sugere o autor quanto a construção de novos modelos do espaço dos conhecimentos.
É necessário doravante preferir a imagem de espaços de conhecimentos emergentes, abertos, contínuos, em fluxos, não lineares, que se reorganizam conforme os objetos ou contexto e nos quais cada um ocupa uma posição singular e evolutiva, torna-se necessário duas grandes reformas dos sistemas de educação e formação: 1- a adaptação dos dispositivos e do espírito do aprendizado aberto e a distância no cotidiano e no ordinário da educação a 2- envolve o reconhecimento do aprendido.

5) Discorra sobre o pensamento de Pierre Levy de que espaço cibernético emerge a inteligência coletiva e “que toda leitura é uma escrita em potencial”.
A inteligência coletiva é a troca do conhecimento coletivo, varias pessoas pensando e formando cada vez mais a aprender, transmitir saberes e produzir conhecimentos.

6) Considerando a necessidade de transformação nas instituições de uma pedagogia “lenta e pesada” para uma “rápida e leve”, qual o papel das novas tecnologias?
Com as novas tecnologias cria se um novo estilo de pedagogia baseado na participação, cooperação e multiplicidade de conexões entre os atores envolvidos no processo de construção do conhecimento e da própria comunicação.


7) Explique o que é Unitermo.
UNITERMO é nada mais que a palavra chave que usamos nos sites de busca!!

 
8) O ambiente escolar vem sendo pressionado a ceder terreno ao espaço virtual, quais as resistências e como ocorrem?
A oferta de tecnologia, que tem sido o grande fator de transformação do ambiente . Este processo convive coma a resistência à mudanças, que é uma atitude comum e compreensível, pois envolve a quebra de paradigmas e a necessidade de adaptação tecnológica dos seus agentes, sob influência das pressões exercidas pela oferta de tecnologia e o apelo da sociedade para o seu pleno aproveitamento .

9) Disserte sobre o domínio do saber:
Saber é poder, as elites investiram no saber para poder dominar. Os filhos da elite e os nobres com melhor qualidade de ensino usavam para dominar
A rede capacidade de todos, podem utilizar esse ambiente virtual, o fim do monopólio do saber.

10) O que pose se dizer, sobre o ensino virtual e o ensino presencial? De exemplos.
O ensino virtual é aquele que o aluno pode acessar através da internet, DVD, e outro da tecnologia da informação no lugar e hora que ele puder. Ex. As Universidades com EAD, onde estudamos a hora e local que podemos.
O ensino presencial é aquele que tem local, dia e hora para ser colocado as aulas.Ex O ensino nas escolas publicas.

11) O que passa a ser o computador em uma sala de aula. Exemplifique:
O computador em sala de aula passa a ser de suma importância na formação do estudante para a sua vida profissional. O acesso a informação liberta o jovem, dando a possibilidade de estender sua visão sobre o universo infinito de possibilidades. Ex Pode pesquisar um assunto histórico.

12) Porque as distâncias sociais são as mais difíceis a serem transpostas?
As distancias sociais é a junção da distancia econômica, física, etc. por isso que está é a mais difícil de ser transposta, pois um indivíduo pode morar ao lado de uma lan house e não ter dinheiro para o acesso a internet, quem dirá a ter um equipamento em sua residência com acesso a internet.

13) Porque a educação é a atividade social que mais sofre com a incapacidade da superação das distâncias?
A educação infelizmente ainda não é tratada como prioridade total em nossa sociedade, por isso ela ainda tem muitos obstáculos a ultrapassar frente a conquista dos meios de comunicação e tecnologia para sua expansão.

14) O que são sistemas abertos de aprendizagem?
A internet é um exemplo de sistemas abertos de aprendizagem, assim como DVD´S, CD´S e etc., esses sistemas abertos são riquíssimos de recursos pedagógicos para a aprendizagem, entretanto eles ainda não utilizados em grande escala em prol da educação devido a questões políticas e financeiras, como por exemplo a falta de equipamento para a construção de laboratórios de informática em toda a rede publica de ensino.

15) “Sociedade da Informação”. O que acontece na década de 1960? Qual a intensificação do desenvolvimento tecnológico? O que acontece com a informação?
Na década de “60”, a informação passou cada vez mais a ser vista como um produto de grande valor e influência do desenvolvimento tecnológico e do mercado competitivo, automaticamente de grande importância nas relações sociais. Com tudo isso o “capital intelectual” passa a ser de grande importância entre os indivíduos e as organizações em processo de desenvolvimento.
  
16) O que é exclusão digital?
Exclusão digital, infoexclusão ou Apartheid digital, são alkguns dos termos utilizados para denominar toda e qualquer falta de acesso as tecnologias da informação e comunicação o que também resulta na falta de oportunidades. Segundo Pierry levy, toda nova tecnologia cria seus excluídos, exemplos: Escrita = Analfabetos; Telefone = sem telefone. Além de mencionarmos que na atualidade o mercado de trabalho procura por um novo tipo de trabalhador, que deve ser alguém com capacidade de aprendizagem constante, que se adapte a mudanças com facilidade, que saiba trabalhar em grupo e que domine a linguagem das novas tecnologias de comunicação e informação. Dessa forma, o profissional hoje requerido deve ser alfabetizado não apenas nas letras, mas também do ponto de vista digital.

17-      Por que a tentativa de monopólio das comunicações por meio da tecnologia pelo poder econômico provoca reações em segmentos da sociedade?
Pois este monopólio só beneficiaria as camadas mais favorecidas (ricas) uma vez que as menos favorecidas ficariam excluídas devido aos custos de acesso.

18) Qual a nova forma de aprender com a universalidade do conhecimento?
A nova forma de saber exclui a idéia de que apenas o “mestre” possui conhecimentos, por exemplo, um aluno com determinando conhecimento pode acrescentar a uma determinada área da educação seus conhecimentos, por exemplo: No estudo de uma área de informática onde o professora (o) fala sobre um software da Microsoft, e na sala existe um estagiário desta empresa, ele obviamente poderá acrescentar um conhecimento diferente porém muito rico.

19) Explique a expansão do espaço e o espaço virtual.
Através das TIC´S percebemos uma nova forma de ver o processo de ensino aprendizagem, pois o conhecimento não é exclusivo dos "mestres" esta nova configuração de educação proporciona que alunos também levam seus conhecimentos para a sala de aula, a internet é uma grande ferramenta de aprendizagem, encontrada através da tecnologia. Com isto surge o crescimento do espaço virtual, onde existe a possibilidade de uma pessoa ensinar outra mesmo estando em países diferentes, além do grande número de registros que estão armazenados na internet (espaço virtual).

20) O que o autor quer dizer com “O Brasil na Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação”?
Acredito que trata-se dos esforços para popularizar a tecnologia da informação e tirá-la da mão dos governantes e grandes organizações comerciais.

21) Em relação a necessidade da expansão das presença. “O corpo verte fora de si as suas funções que vão tentar sua sorte pelo mundo”. Explique.
Pelo que entendo desta afirmação ela diz respeito sobre a possibilidade de viajarmos virtualmente por lugares que não podemos ir fisicamente, por exemplo o ensino a distância fazendo uma faculdade sem irmos a faculdade através do ensino a distância.

22) O que são tecnologias integradas pelo acesso às TICs?
São varias formas de recursos tecnológicos que juntos promovem a comunicação a longas distâncias por exemplo: rádio, televisão, computadores e etc.

23) Faça um breve relato  entre comunicação e cidadania.
Em minha opinião a comunicação ainda não é direito de todo cidadão, pois vemos pessoas em diversos estados e municípios que não possuem um telefone, por falta de recursos, sem falar nas pessoas que ficam sempre a margem em nossa sociedade pela falta de informação, pois hoje a comunicação deve ser encarada como uma necessidade da sociedade. Para que a cidadania hoje seja plena na era das TIC´s é necessário que todos usufruam das mais diversas tecnologias ou seja, que os governantes promovam a disseminação das TIC´s a todos, ou seja que todos os cidadão tenham acessos aos mais diversos recursos tecnológicos independente de sua classe social.

24) Que fator foi fundamental para a chegada da era da informação?
O desenvolvimento tecnológico, pois através dela as informações quebraram o limite de tempo e espaço.

25) Explique o desenvolvimento da sociedade da informação?
A sociedade da informação tem novas e mais oportunidade, pois através dos recursos tecnológicos ela quebra todas as barreiras encontradas anteriormente, como tempo, espaço e etc., com exceções de camadas menos favorecida principalmente economicamente que encontram dificuldades de acesso a essa informação.

26) O que é Formação Profissional da Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)?
Formação profissional da educação, trata-se a da formação de cada professor/educador, trata-se do nível de conhecimento e acesso as tecnologias da informação para agregar recursos ao seu ensino em sala de aula, infelizmente muitos professores não possuem acessos a estes recursos como por exemplo computadores e uso da internet, uma vez que eles são os disseminadores deste conhecimento, fica difícil uma vez que muitos não possuem formação e nem conhecimento destas tecnologias.

24)  Por que o ensino não deve estar atrelado às estruturas físicas?
Com o ensino a distancia, através da internet, dvd´s e etc a escola (ensino de uma forma geral) não está mais restrito ao ambiente acadêmico podendo ser acessado de qualquer local e horário. Através do espaço virtual há uma libertação de estruturas físicas na construção do conhecimento.

25) O que nos mostram as antigas instituições com relação à existência das redes?
A necessidade de expansão da comunicação, a criação de uma tecnologia que quebrasse com as barreiras de tempo e espaço na conclusão de negócios assim como na forma de levar o conhecimento pelo mundo.

26)  O que é Capital Intelectual baseado no conhecimento?
Segundo SVEIBY, o capital intelectual é baseado em três aspectos:
Nossos clientes (fidelidade do clientes para com a empresa); Nossa organização (trabalho em si, criação, desenvolvimento e publicidade de nossa organização) e Nossas pessoas ( funcionários) o capital intelectual é adquirido e expandido por pessoas, trata-se dos conhecimentos agregados formando um conhecimento maior, que para muitas organizações trata-se do seu diferencial no mundo globalizado.

27) Qual é o papel do Gestor?
Gestor é uma profissional que ajuda as organizações a administrar melhor seus ativos intangíveis. Ele é um elemento da estrutura de trabalho que atua nas áreas que necessita assegurar, desempenho especial para atingir os objetivos das organizações, de acordo com seus conhecimentos e habilidades, ele atua nas áreas de gestão de negócios, gestão estratégica, gestão de TIC´s, entre outras áreas, em miúdos e o profissional que faz acontecer. 

28) Por que as organizações começaram a investir em informação como fonte de recurso?
A informação e o principal ingrediente para o sucesso em nossa era, por isso para que as empresas alcancem o 1º lugar no mercado competitivo, eles precisam estar sempre a frente dos seus concorrentes e isto só é possível com informação e tecnologia.

29) Por que o conhecimento é considerado ativo das organizações?
Pois é o bem mais importante dentro das organizações atualmente.

30) Explique os novos paradigmas do conhecimento?
Com a virtualização do ensino os alunos deixam de terem tanto contato físico com outros colegas uma vez que o ensino virtual dispensa a presença de alunos em uma sala de aula, cada um pode aprender quando e onde quiser. Entretanto com o uso das tecnologias a educação passar a ser mais dinâmico.

31) O que é cultura corporativa-ativo intangível?
Antigamente as empresas se preocupavam com o ativo intagivel, bens palpáveis como imóveis, bens de consumo e etc. agora surge uma nova cultura do ativo intagível o “conhecimento” ou “capital intelectual”, este é um bem que não é palpável pois está dentro das pessoas, com esta nova cultura o empregado passa a escolher com maior critério seu emprego, uma vez que seu capital intelectual é seu diferencial, diferencial este que é objeto de desejo das grandes organizações.

32) Qual  a principal característica das organizações bem-sucessidas?
As organizações que investem em conhecimento buscam estar preparadas para as mudanças que ocorrem nos ambientes de negócios. Quando os mercados mudam, as tecnologias avançam e os concorrentes se multiplicam e os produtos se tornam absoletos do dia para a noite, as organizações tem que estar preparadas para criar novos conhecimentos disseminando-os amplamente pelas organizações e integrando-os as novas tecnologias de produção.

33) Qual é o objetivo principal da aprendizagem organizacional?
Desenvolver os conhecimentos e habilidades de seus empregados para que ao aplicá-los em seu cotidiano de trabalho possam alcançar os objetivos. Levar através de estratégias a empresa ao sucesso.  

34) Que recursos dispomos para preservar a qualidade do material veiculado na internet, no que diz respeito à integridade dos direitos individuais a corporativos?
O principal instrumento de controle é a legislação vigente, que se aplica a todos os meios de comunicação. Uma outra forma de controle é a responsabilização pela autoria do material vinculado, que é um desafio para os gestores dos meios de acesso a internet.

35)   Qual a finalidade da linguagem HTML?
A web utiliza um protocolo especial chamado HTTP – Protocolo de Transferência de Hipertexto para viabilizar o tráfego de documentos na linguagem HTML na internet, que é usada para criar documentos que permite inserir imagens e hyperlinks em um arquivo de texto.

36) Como a educação tem contribuído com o processo de globalização por meio da internet?
A troca de informação para a construção do conhecimento é uma necessidade básica das organizações de ensino. Antes da propagação da internet, este intercâmbio tinha que superar distâncias geográficas, envolvendo maiores custos e tempo, logo, a educação tem sido uma das áreas de atividades mais beneficiadas pelo desenvolvimento da rede mundial de computadores e, como importante usuária, contribuindo pára a sua missão natural, que é a globalização.    

37) Por que os grupos de notícias ou newsgroups foram considerados inovações para o ensino, utilizando a internet?
Pois através deste grupo há trocas de informações e duvidas como em uma sala de aula ou um grupo físico de estudos.

38) Qual a principal função do chat?
Bate papo com pessoal em lugares distantes.

39) O que é um grupo de interesse?
São grupos montados para a discussão e estudo de um determinado assunto, seja ele em qualquer área de conhecimento.

40) Quais as vantagens oferecidas pelo comércio eletrônico?
A “carta” ou qualquer outro arquivo (fotos, relatórios e etc) chegam com maior rapidez até mesmo questão de segundos.

41) O entende-se por FTP – File Transfer Protocol?
Protocolo de transferência usado pela internet. Por meio de uma pasta  ou diretório que pode ser acessado por senha, em um provedor de acesso, podemos transferir arquivos para outros computadores ou trazer para o nosso computador arquivos gravados em outros computadores.

42) O que é estações diskless?
Para preservar a estrutura da rede, protegendo-a da contaminação pelo uso de programas indesejáveis, podem ser instalados computadores sem disco rígido – HD, usando o servidor de rede para armazenar programas e dados.

43) Explique a importância da escola como articulador dos primeiros contatos com o computador.
Para que o cidadão tire o melhor proveito do contato com a tecnologia da informação é muito importante que ele seja educado para fazer bom uso das possibilidades disponíveis. Por isto a escola é o melhor lugar para adquirir a formação necessária para que este conhecimento venha a contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida.

44) Por que é importante selecionar previamente, o conteúdo disponível na mídia para aplicá-lo no ensino?
Por serem produções de conteúdo livre é muito importante selecionar os materiais de interesse escolar antes de disponibilizá-los para o uso como material de apoio.

45) Por que o educador deve ser responsável por identificar a fase certa da inserção do computador em um determinado grupo?
O educador é o profissional com formação didática para avaliar o conteúdo dos materiais disponibilizados na mídia, para a sua utilização na atividade acadêmica, selecionando os conteúdos de acordo com o grau de desenvolvimento de cada grupo de estudantes.

46)  Como a tecnologia da informação participa na condução das funções básicas da organização?
O desenvolvimento da informática tem contribuído de forma determinante para o desempenho das funções básicas da organização, principalmente com o desenvolvimento de software específicos para a área financeira, comercial, administrativa, tecnológica e para a área da produção de bens e serviços.

47) Como a tecnologia da informação contribui no nível estratégico das organizações?
A informação é o principal ingrediente para a elaboração das estratégias organizacionais, possibilitando a produção de indicadores que dão consistência às conclusões que devem orientar a tomada de decisões e o planejamentos das ações.

48) Como a tecnologia da informação vem transformando as relações comerciais entre produtor e consumidor?
Anteriormente ao atual estágio do desenvolvimento tecnológico da informação, as empresas competiam com concorrentes na sua praça. Hoje a concorrenci9a tornou-se global, com a possibilidade do consumidor estabelecer contato com fornecedores no espaço virtual, independente da sua posição geográfica, e usufruir de uma oferta infinitamente maior de possibilidades.

49) Como a Tecnologia da Informação contribui no nível estratégico das organizações?
A conquista do cliente, atualmente, passa pela possibilidade da produção de bens de consumo e serviços que atendem às suas expectativas, como um padrão de qualidade que elimine a possibilidade de transtornos na obtenção dos benefícios esperados. A informática contribui para o controle de qualidade de produção de forma a reduzir ao máximo a possibilidade de um produto chegar ao cliente sem que esteja seguro para atender as suas necessidades, sem contratempos.

50) Por que é importante a participação de um profissional na avaliação das necessidades de informatização da organização?
Dependendo da atividade fim da organização a informática pode ficar muito distante das prioridades para a construção e manutenção do seu capital intelectual, necessário para a manutenção e desenvolvimento do negocio. Nestes casos, pode ser mais interessante a contratação de um suporte externo para fornecer as soluções na área da tecnologia da informação, por ser mais econômico contratar serviços do que arcar com o custo de uma infraestrutura própria.

51) O que significa a Sigal w.w.w.?
R: World Wide Web – Rede Mundial de Computadores.

52) O que significa a sigla HTML?
HTML ou ( Hyper Text Markup Language) é a linguagem padrão utilizada para construir os documentos na WEB( Websites). 

53) Como podemos localizar informações através da internet?
Há diversos mecanismos de busca na Internet e todos eles contêm um número grande de sites cadastrados em sua base de dados. Para fazer uma consulta, basta digitar algumas poucas palavras de descrição na caixa de pesquisa e logo será gerada uma lista de resultados relevantes. Um grande exemplo é o GOOGLE, um dos sites mais conhecidos de busca mundial.

54) Quais os benefícios do uso de computadores em sala de aula?
Ao utilizar o computador no processo de ensino-aprendizagem, destaca-se a maneira como esses computadores são utilizados, quanto à originalidade, à criatividade, à inovação, que serão empregadas em cada sala de aula. Para o trabalho direto com essa geração, que anseia muito ter um "contato" direto com as máquinas, é necessário também um novo tipo de profissional de ensino. Que esse profissional não seja apenas reprodutor de conhecimento já estabelecido, mas que esteja voltado ao uso dessas novas tecnologias. Não basta que as escolas e o governo façam com a multimédia o que vem fazendo com os livros didáticos, tornando-os a panacéia da atividade do professor.
A utilização da Internet leva a acreditar numa nova dimensão qualitativa para o ensino, através da qual se coloca o ato educativo voltado para a visão cooperativa. Além do que, o uso das redes traz à prática pedagógica um ambiente atrativo, onde o aluno se torna capaz, através da autoaprendizagem e de seus professores, de poder tirar proveito dessa tecnologia para sua vida.

55) Quais são os benefícios do uso da internet para a educação?
O uso das redes como uma nova forma de interação no processo educativo amplia a ação de comunicação entre aluno e professor e o intercâmbio educacional e cultural. Desta forma, o ato de educar com o auxílio da Internet proporciona a quebra de barreiras, de fronteiras e remove o isolamento da sala de aula, acelerando a autonomia da aprendizagem dos alunos em seus próprios ritmos. Assim, a educação pode assumir um caráter coletivo e tornar-se acessível a todos, embora ainda exista a barreira do preço e o analfabetismo tecnológico.
Ao utilizar o computador no processo de ensino-aprendizagem, destaca-se a maneira como esses computadores são utilizados, quanto à originalidade, à criatividade, à inovação, que serão empregadas em cada sala de aula. A utilização da Internet leva a acreditar numa nova dimensão qualitativa para o ensino, através da qual se coloca o ato educativo voltado para a visão cooperativa. Além do que, o uso das redes traz à prática pedagógica um ambiente atrativo, onde o aluno se torna capaz, através da auto-aprendizagens e de seus professores, de poder tirar proveito dessa tecnologia para sua vida. A preocupação de tornar cada vez mais dinâmico o processo de ensino e aprendizagem, com projetos interativos que usem a rede eletrônica, mostra que todos os processos são realizados por pessoas. Portanto, elas são o centro de tudo, e não as máquinas. Consequentemente, não se pode perder isto de vista e tentarmos fazer mudanças no ensino sem passar pelos professores, e sem proporcionar uma preparação para este novo mundo que esta surgindo.

56) Expliquei o que significa a globalização do conhecimento?
Simplesmente que hoje o conhecimento não é mais local, por exemplo, no Brasil e possível conhecermos toda a tradição e costumes do Japão simplesmente através da rede de internet, ou seja, hoje o conhecimento tem se tornado cada vez mais global, é possível ter noticias de uma guerra mesmo a milhares de quilômetros de distancia.

57) Para que serve um site de internet?
A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.

58) Quais os tipos de softwares (programas) que podemos usar em sala de aula?
Recorrendo ao histórico do uso de softwares educativos observamos que o uso de computadores em sala de aula insere se no contexto do próprio avanço da sociedade, ou ainda de forma mais especifica na própria era digital na qual vivemos.
As primeiras experiências do uso do computador em sala de aula mostra a tentativa de se fazer uma versão computadorizada dos atuais métodos de ensino, busca-se inicialmente imitar as atividades da sala de aula, para que se possa minimizar os impactos das mudanças que se propõem. Somente através da disseminação do uso dos computadores espera-se buscar novas modalidades de aplicação em sala de aula.
A utilização dos computadores traz um aspecto reflexivo sobre o papel da escola e do professor. No primeiro momento instala-se a duvida de se a maquina seria capaz de substituir o professor, mas se o homem e quem manipula o computador será dele o direcionamento para a utilização dos computadores seja ele de um ponto de vista conservador, centrado no ensino,e utilizado como mera peca de sala de aula ou noutro aspecto sob uma forma inovadora ,centrada no aprendizado,através do compartilhamento da produção do conhecimento.E deve-se da ênfase muito mais na produção do que meramente no compartilhamento, pois sobre a perspectiva da produção do conhecimento renasce a esperança de um uso realmente inovador sem limites de tempo nem espaço. O que devemos observar e que não há como seguir uma ordem cronológica (tao organizada) como se ver nos métodos de ensino ate hoje usados pois, através dos computadores dilata-se extraordinariamente os limites de espaço físico na busca de conhecimento.
Fazendo claramente essa distinção entre as finalidades no uso dos computadores seremos capazes de identificar e entender os diversos tipos de softwares existentes, e apenas por uma questão didática vamos dissociá-los em dois grandes grupos.
O COMPUTADOR COMO MAQUINA DE ENSINAR
Dentro desse grupo identificamos quatro tipos principais que em muitas vezes não se encontram hermeticamente dissociados muito pelo contrario misturam um a um de maneira muito dinamica.São eles.
-programas tutoriais
-programas de exercicio e pratica
-jogos educacionais
-simulacao
O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA
Nesse outro grupo as variaveis do ensino –aprendizagem confudem-se drasticamente trazendo uma discussao muito grande sobre objetivos a serem alcancados pois sua aplicacao possibilita utilizacoes quase que ilimitadas.Os principais tipos identificados nesse grupo são.
-aplicativos para uso do aluno e do professor
-resolucao dee problemas atraves do computador
-programas de controle de processo
-computador como comunicador
A analise ou avaliacao de qualquer um desses tipos de softwares deve levar em conta as caracteristicas proprias de cada programa com o objetivo não apenas de rotular o bom e o ruim mas acima de tudo conhece-lo para que possa identificar qual a situacao de ensino-aprendizagem que se adequa aos objetivos de cada programa.

59) Como podemos justificar o uso da informatização no mundo do trabalho e na educação, quais são os benefícios e os malefícios de seu uso no ambiente corporativo?
O informatização assim como as mais diversificadas tecnologias surgem para criar novas formar de ensinar, vender, comprar, dividir compartilhar e etc, pois através destas tecnologias quebra os obstáculos de tempo e espaço o que usando adequadamente estes recursos não há malefícios, uma vez que trazem apenas maior conforto, rapidez e a possibilidade de contato com pessoas em outros lugares distantes de nós.
  

Um comentário:

  1. Na visão de Pierry Lévi de que forma a EAD contribui para a formação das pessoas ?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...