segunda-feira, janeiro 24, 2011

Resumo de Linguages e Códigos


Linguagens e Códigos
Aula 1 – O Homem, a Sociedade e a Comunicação

Resumo Elaborado por Nanci Fachini


►A Tecnologia diminuindo as distâncias
    Distância Geográfica
        Distância passiva → distância ativa. Ex.: Telégrafo (1º processo de tecnologia de comunicação).
        ● Telefonia
        ● Comunicação via satélite
        ● Comunicação de som e imagem
        ● Distância passa a ser irrelevante
        ● Filme: !Mensagem para você” – com Tom Hanks.
    ■ Distância Social
        ● Elas ocorrem, principalmente, devido ao aspecto econômico.
        ● A informação tem sido privilégio das classes mais favorecidas.
    ■ Distância Financeira
        Todo processo de acesso a tecnologia, diminui a distância financeira. Ex.: celulares com preços
            acessíveis a toda população.
    ■ Distância Cultural
        ● Internet → culturas totalmente diferentes podem se comunicar e fazer um intercâmbio de
                              conhecimentos e experiências.
        ● Comunicação em tempo real. Por Ex.: Uma guerra que esteja acontecendo, em qualquer parte
           do mundo, e você ter a imagem digital, via internet.
    ■ Distância Lingüística
        ● Via internet, as pessoas fazem amizade pelo mundo inteiro, porque os provedores oferecem os
           tradutores de texto.
    ■ Outras distâncias
        ● Comerciais, medicina, etc.

►Os obstáculos frente ao saber
    ■ O percurso de “longas distâncias” como principal obstáculo da pedagogia.
    ■ A tecnologia da informação e comunicação → desbloqueando espaços.

►Os sistemas que atingem a comunidade de forma irrestrita
    ■ Podem ser sistemas em redes, programas, arquivos.
        ● Ex.: Estações de rádio, televisão aberta, transmissão de TV a cabo, telefone/modem (surge a
           internet), redes digitais, computadores.

►Os materiais pedagógicos
    ■ Fitas cassetes de áudio e vídeo.
    ■ CDs/HDs
    ■ Softwares.
Linguagens e Códigos
Aula 2 – O Domínio do Saber
Resumo Elaborado por Nanci Fachini


► O Domínio do Saber
      ■ “Saber é poder”.
      ■ A história da educação mostra que ao longo do tempo, a sociedade vem evoluindo na busca da
         democratização do conhecimento. Mas, historicamente, o conhecimento tem sido usado como
         instrumento de poder para os grupos mis privilegiados, dentro da sociedade.
      ■ “O saber  é a parte mais considerável da felicidade”. – Sófocles.

► UNESCO
      ■ Ela surge perto da 2ª Guerra Mundial, numa ação das Nações Unidas. Surgiu com o seguinte
          pensamento: “Já que a guerra nasce da mente humana, as defesas para a paz também, devem
          surgir da mente humana”.
      ■ Hoje ela agrega mais de 190 países, e tem como finalidade, o desenvolvimento da educação, por
          meio da tecnologia.
      ■ A UNESCO tem como paradigma: “A educação não pode ser somente considerada importante,
         ela precisa ser prioritária”.
      ■ Ela atua como uma instância aberta e universal.

► A Informação criando o real
      ■ O marketing é uma área de conhecimento que estuda o comportamento humano, e utiliza a
          tecnologia de informação e comunicação como um canal para criar o real, criar necessidade geral.
      ■ A informação cria o real quando não existe o espaço para contestação.
      Temos 2 processos distintos:
          ● Mídia informativa → direcionando determinado conhecimento, comportamento e conduta.
          ● Mídia como construtora de conhecimento → buscando fazer com a a sociedade, com que o receptor
             da informação, possa ter um espaço de discussão, construindo com o seu conhecimento, um
             processo mais sólido e eficaz.
      ■ A informação criando o real, põe em risco culturas, quando ela é direcionada e ignora outras áreas de
         Conhecimento.
      ■ O poder dos canais de comunicação → Filme: “O quarto poder” – com John Travolta.

► Aprender com integração simétrica
      ■ “Ninguém efetivamente sabe mais do que qualquer outro, pelo menos sempre e em todas as coisas”. –
           Michel Serres.
      ■ É a partir do saber cultural que se constrói a personalidade, comportamento, uma cultura.
      ■ Devemos respeitar os conhecimentos diversos, como fontes ricas e que podem contribuir para a
         construção de um conhecimento maior.
      ■ Os saberes, desde o mais simples até o mais elaborado, devem se completar, porque todos eles
         contribuem para o surgimento de um saber maior.
      ■ “Docente e discente no mesmo modo, aprendemos um com o outro, iguais de direito”. – Serres.
      ■ “O intercâmbio supõe que todos os saberes, práticos ou teóricos se equivalem”. – Serres.
      ■ A construção do conhecimento, a partir da prática sem os fundamentos teóricos, fica sujeito a não se
         perpetuar, porque a importância do desenvolvimento do conhecimento é construir teorias.
      ■ A prática e teoria formam um conjunto indissociável.
      ■ “Muito sabe quem conhece a própria ignorância”. – Confúcio.

► A expansão do espaço e o espaço virtual
      ■ Desde o início da antiguidade, observamos mensagens gravadas em pergaminhos, sobre a vida das
         pessoas. Monumentos, estátuas, bustos foram construídos, ao longo do tempo, para perpetuar sua
         existência. Hoje, o homem superou o tempo. Ele consegue estar em um largo espaço, independente do
         tempo. Ele pode não só ser ouvido, como ser visto, por meio da tecnologia digital, em tempo real.
      ■ “Só sei que nada sei”. – Sócrates.
      ■ Obras de músicas.
      ■ Entrelaçamento de duas escolas, sendo a nova mais antiga do que se julga.
      ■ Conferência visual, com três ou quatro interlocutores, espalhados pelo globo.
  


Linguagens e Códigos
Aula 3 – O Espaço Virtual
Resumo Elaborado por Nanci Fachini



► A necessidade de expansão da presença
     ■ Ferramentas para a expansão → invenção de ferramentas: martelo, lança.
     ■ Espaço virtual → espaço do conhecimento. Ex.: livros, bibliotecas, tecnologias.
     ■ O espaço virtual proporciona, tanto ao ser humano como instituições, expandirem seus espaços
        presentes.
     ■ “O corpo verte para fora de si, as suas funções que vão tentar a sua sorte pelo mundo”. – Serres
     ■ Todas as técnicas, advêm dessa capacidade individual e social de distanciamento e extração de si.
     ■ O espaço virtual não tem as mesmas relações com o tempo que o espaço do mundo.
     ■ No espaço virtual, fazemos no presente o que os nossos pais só podiam fazer com a história.
     ■ O tempo como matéria-prima do trabalho e do ensino.
         ● Com a tecnologia da informação e o espaço virtual, o tempo passou a ser um fator não determinante,
            mas importante.

► As distâncias e o espaço virtual
    ■ A escola mais flexível é aquela que utiliza a tecnologia da informação e o espaço virtual.
    ■ A anulação “relativa” das distâncias, faz o espaço virtual o melhor dos lugares de formação ou a mais
       flexível das escolas.
    ■ Há uma mudança no cenário estimulado pela valorização do conhecimento.
    ■ Capacidade social ou coletiva de se reunir num local definido ou cartografável. Ex: salas de bate-papo.
    ■ Os espaços sociais deslizam para o virtual.
    ■ Mudanças no modo de ensinar e nas instituições.
    



Linguagens e Códigos
 Aula 4 – O Ensino Virtual

Resumo Elaborado por Nanci Fachini



O Ensino Virtual
      ■ “O perfil móvel, volátil do mapa mundi das comunicações, vale para todas as instituições virtuais”. –
          Michel Serres.
      ■ Ambiente virtual é aquele que não tem um local fixo estabelecido. Ex.: Bancos, livrarias, bibliotecas,
         escolas, negócios → via internet.
      ■ O mapa mundi do ensino virtual.
      ■ Com o ensino virtual, torna-se mais fácil o acesso dos profissionais, das pessoas que estão no mercado
         de trabalho e, que precisam do desenvolvimento  intelectual.
      ■ O poder pertence a quem domina o volátil.
      ■ O volátil no ambiente da tecnologia da informação e comunicação é uma condição que não depende de
          tempo e espaço.
      ■ O ambiente virtual são serviços, produtos que chegam ao consumidor de uma forma mais barata, menos
          custoso.
      ■ O ambiente virtual propicia aos investidores, executar suas tarefas, com um custo menor.

► A rede única (internet) e o fim dos monopólios.
      ■ Quem detinha o saber tinha o poder.
      ■ A internet (rede única) surge como um avanço da tecnologia. Ela foi um resultado natural da evolução
         tecnológica.
      ■ Empresas buscam constantemente, dominar esse espaço (internet) tecnológico, numa competição
         aberta.
      ■ O fim do monopólio do saber.

► A rede
      A rede – capacidade de todos.
          ● As ferramentas estão disponíveis. É uma questão de quebrar barreiras, investir em desenvolvimento.
          ● A rede é bastante utilizada nas instituições de ensino, no que diz respeito à notas, matrículas,
             declarações, etc.
          ● Vemos as redes substituindo as antigas instâncias ou instituições nas áreas: jurídicas, dos estados,
             das escolas e instituições, do comércio, das igrejas.
          ● Filme: “2001 – Uma Odisséias no Espaço”.
          ● Portanto, as pessoas precisam se desenvolverem, aprimorarem, assumirem uma outra posição, para
             ocuparem os espaços abertos da tecnologia.



Linguagens e Códigos
Aula 5 – Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual
Resumo Elaborado por Nanci Fachini


► O capital intelectual baseado no conhecimento
      ■ Hoje, as organizações valorizam mais os conhecimentos do que outros capitais.
      ■ Atualmente, a organização é muito mais medida pelo seu capital intelectual (conhecimento) do que pelo
         seu ativo contabilizado. É o chamado ativo intangível das organizações.
      ■ O conhecimento, agregado a organização, constitui o seu capital intelectual.
      ■ Onde está o conhecimento?
          ● A gestão do conhecimento passa pela informação, pelo treinamento, pela definição de objetivos, pela
             direção desses conhecimentos, para a conclusão de seus objetivos.
          ● Ela é a captação do conhecimento de diversas formas: informação, treinamento, contratação.
          ● A gestão do conhecimento é basicamente o aproveitamento do potencial de conhecimento que tem na
             Organização.
          ● Ativo intangível envolve o capital intelectual.
          ● Uma boa marca, produto, é um bom ativo intangível.
          ● O ativo intangível está também, relacionado com fornecedores, funcionários, ou seja, sua imagem no
             mercado.
          ● A valorização do capital intelectual como ativo intangível.
          ● O ativo intangível, segundo Sveiby, é composto por:
Ø  Nossa organização.
Ø  Nossos clientes.
Ø  Nossas pessoas.
● Ativos tangíveis → contabilidade tradicional → moeda financeira.
● Ativos intangíveis → moeda intelectual.

► Educação corporativa
     ■ Esse processo de educação acontece dentro das organizações.
     ■ O investimento no conhecimento das pessoas como diferencial organizacional.
     ■ Universidade corporativa → é o espaço virtual → não acontece dentro das organizações, fisicamente.
     ■ Oportunidade de aprendizagem.
     ■ Currículo fundamentado nos 3Cs.
     ■ Cidadania corporativa.
     ■ Contexto situacional.
     ■ Competências básicas.
     ■ Treinar a cadeia de valor.
     ■ Treinamento conduzido X diferentes formas de aprendizado.
     ■ Os líderes e o aprendizado.
     ■ Foco global e as soluções para o aprendizado.

► As organizações que aprendem
     As 5 disciplinas da aprendizagem organizacional, segundo Peter Senge:
1.     Domínio pessoal → valoração para as pessoas.
2.     Modelos mentais → voltados para a formação de uma consciência dentro da organização.
3.     Visão compartilhada → visão global dentro da organização.
4.     Aprendizagem de equipe → motivação para trabalhar em equipe.
5.     Pensamento sistêmico → visão total da organização.
  Aprendizagem
     ● Principal vantagem competitiva.



Linguagens e Códigos
Aula 6 –  A Aprendizagem Organizacional
Resumo Elaborado por Nanci Fachini



► As organizações e a aprendizagem
     ■ Segundo Aires de Geus – “As organizações bem-sucedidas são aquelas que aprendem eficazmente”.
         Eficiência é fazer a coisa certa no tempo certo.
         ● Eficácia é fazer a coisa certa no tempo certo e atingir o objetivo esperado.
     Fatores que envolvem a aprendizagem organizacional:
·         Desenvolver novas competências.
·         Adquirir novos insights → as pessoas percebem outra possibilidades dentro da organização.
·         Visualizar novos horizontes.
·         Levar o funcionário a sentir-se recompensado em seu trabalho.
  ■ Conhecimento → única fonte certa de vantagem competitiva.
  O caso Duke Universit → reconhecida mundialmente.
·         Comunicação como ferramenta crítica para gestão da informação.
·         A videoconferência no compartilhamento e intercâmbio de informações.
·         O ensino a distância e a atividade de tele-medicina.
·         A tele-consulta e a tele-radiografia proporcionando acesso imediato ao conhecimento médico.
  ■ “O conhecimento visto como o recurso mais estratégico e o aprendizado como o processo mais
       importante”. – Cruz.
  ■ “Aprendizado como um processo que envolve experiência, reflexão, formação de conceitos e
      experimentação”. – Cruz

► O novo paradigma do conhecimento
     Novo desafio para a educação
·         O conhecimento e o conjunto das atividades humanas.
·         A pressão por um nível mais elevado de conhecimento.
·         Aprender a “aprender” em todas as fases da vida.
·         Reorganizar a educação em função do novo universo.
·          
► As tecnologias de informação e comunicação (TICs)
     ■ Cresce o papel da educação, área especializada em conhecimento.
     ■ As novas tecnologias transformando as formas de trabalhar o conhecimento.
     ■ Nas escolas, um universo mais descentralizado.

► Novos paradigmas da educação
     ■ A nova sociedade da informação e comunicação e a escola.
     ■ Novas tecnologias X calor humano.
     ■ A responsabilidade do professor frente à introdução das novas tecnologias.
     ■ A formação do corpo docente.
     ■ Infra-estrutura escolar e novas tecnologias.
     ■ As “TICs” como instrumentos de educação, recreação e comunicação, no ambiente escolar.
     Duas ações simultâneas nas escolas:
1.     Trabalhar a expansão dos recursos informáticos.
2.     Promover transformações no ambiente organizacional das escolas.

    



Linguagens e Códigos
Aula 7 –  WWW e a Internet
Resumo Elaborado por Nanci Fachini



► A World Wide Web
     ■ Esse sistema surge em rede, como forma de substituição de formas de comunicações, à base de
        documentos, surgindo o correio eletrônico (70/80) o e-mail.
     ■ Ela passa a ser utilizado pelas áreas de conhecimento científico, universidades.
     ■ Posteriormente, surge a World Wide Web → rede mundial de computadores.
     ■ A Web é uma ferramente que foi concebida de foram a globalizar o processo de comunicação em rede.
     Algumas outras ferramentas são:
·         HTML → Hypertext Markup Language → Linguagem de Marcação de Hipertexto.
·         HTTP → HYpertext Transfer Protocol → Protocolo de Transferência de Hipertexto.
- É o protocolo de utilização dos endereços Web.
·         BROWSER → navegador.
·         Filme: “A Rede” – com Sandra Bullock.
·          
► Usando a rede WWW
     Rede de troca de conhecimentos
·         Disponibilizando e acessando informações.
·         O uso comercial do web → Ex.: bancos virtuais.
·         Acesso à serviços.
·         Divulgando informações.
·         Disponibilidade gratuita a acervos culturais.
·          
► Localizando informações
     ■ Palavras-chaves.
     ■ Busca por assunto.
     ■ URL – Endereço Eletrônico.
     ■ Programas de busca.




Linguagens e Códigos
Aula 8 –  A Internet e a Educação
Resumo Elaborado por Nanci Fachini 


► A Internet
     ■ Grupos de pesquisadores de diferentes universidades se integram a esse meio de comunicação como
        alternativa, que faltava para superar, no processo de desenvolvimento científico, a barreira da
        comunicação à distância da informação.

► Troca de arquivos de texto, fotos e software
     ■ Sistema FTP → File Transfer Protocol → Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP://).
         ● São arquivos que só podem ser acessados através de código, autorização.
     ■ GOPHER → Grandes arquivos de texto (GOPHER://).
         ● Possibilita o acesso a uma rede chamada “Verônica”, que são grandes arquivos, geralmente, de
            interesse científico.

► A popularização da www
     ■ Surge naturalmente a partir da década de 70/80, onde várias áreas (comerciais, educacionais) voltaram
         seus interesses para a rede de computadores, como alternativa de melhoria de problemas, que vinham
         enfrentando a muito tempo do tipo distância, custos, etc.
     ■ A internet facilitando o acesso a informação na educação.
     ■ Programas de busca.
     As homepages pessoais
         ● Elas são acessadas a partir dos sites de busca: palavras-chaves ou endereços eletrônicos.
     A qualidade do material disponível na internet.
         ● Internet Society → instituição não oficial.
         ● INPI → Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

► Projetos inovadores nas salas de aula
     ■ Existem várias ferramentas para utilização nos projetos em sala de aula, que estão disponíveis no
        ambiente web. Dessas ferramentas podemos destacar:
         ● Os newgroups → espaço na internet onde são acessados, por área de interesse, servidores
            acumulados de informações.
         ● Outras ferramentas, cuja utilização é em tempo real → salas de bate-papo, videoconferências.
     Globalização da Educação
         ● “Novas maneiras de pensar e de conviver, estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações
             e da informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência, dependem na
             verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita,
             leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são capturados por uma informática cada vez mais
             avançada. Não se pode mais conceber a pesquisa científica sem uma aparelhagem complexa que
             redistribui as antigas divisões entre experiência e teoria”. – Pierre Lévy.


Linguagens e Códigos
Aula 9 –  Trabalhos em Equipe na Internet
Resumo Elaborado por Nanci Fachini


 
► Existem 3 segmentos fundamentais para os trabalhos em equipe nas escolas:
1.     Corpo acadêmico (pedagogos).
2.     Profissionais da área de tecnologia da informação.
3.     A disciplina (profissional especializado).
      ■ Existem também os ambientes tecnológicos e seus serviços:
·         Grupos de servidores chamados : new serves → usenet.
·         Os newgroups. Como são agrupados?
# Biz → negócios
# Comp → computação.
# SCI → ciências.
# MISC → miscelânea.
# SOC → Social – Amizade.
# TALK → conversa, assuntos diversos.
# NEWS → notícias.
# REC → recreativos.
ALT → alternativo.

► CHAT – conversando em tempo real
     ■ Ele é produzido para ser trabalhado num ambiente em tempo real, permitindo desenvolver um processo
        educacional.
     ■ Ele possibilita um trabalho em grupo, em tempo real, pela internet.

► Site na internet
     ■ Eles são a porta da comunicação, onde o trabalho em grupo começa a acontecer, de fato.
     Para se ter uma página na internet é necessário:
·         Provedor de acesso → grande servidor → ativo 24 horas.
·         Necessidade de um profissional para a elaboração de um site.
  Objetivo de um site
·         Transmitir a sua finalidade.



Linguagens e Códigos
Aula 10 –  Utilizando a Internet

Resumo Elaborado por Nanci Fachini


► A internet
     ■ A internet, através da web, oferece a possibilidade do trabalho com texto, imagem, hiperlink.
     ■ Ela também oferece alternativa de apoio a educação.

► A multimídia na internet
     ■ Os recursos da multimídia apresenta seu desempenho, de acordo com a capacidade de seu
         Computador.
     Problemas da multimídia na internet
·         O principal problema é a capacidade da rede em transmitir, transferir esses dados.
·         O fluxo da rede pede uma capacidade maior → largura da banda.
·         Capacidade maior → informações mais rápidas.
  Tecnologia Jawa
·         Active X e VBScript.
  Outras tecnologias
·         VRML – Virtual Reality Modeling Language (muito utilizado em jogos).
·         Shockwave – processo interativo de multimídia.
·         Real áudio – possibilidade de transmissão em tempo real.
  Outros serviços na internet
·         O FTP – File Transfer Protocol → possibilita acesso a arquivos, diretamente, através de senha.
·         O GOPHER – Rede de Servidores Verônica → serviços de pesquisas científicas, teses → disponibiliza grandes textos.
·         TELNET → é para uso restrito.
·         Bancos de Solftware.
·          
► Negócios na internet
     A web e o marketing
·          Fazer negócios, compras pela internet.
  A web e os negócios
·         Sistemas bancários → operações através da internet.
·         Escolas → processos administrativos (matrículas, notas, contatos com alunos).
  ■ O futuro da web.



Linguagens e Códigos
Aula 11 –  O Computador e a Escola
Resumo Elaborado por Nanci Fachini



► O computador
      ■ O computador na sala de aula passa a ser o primeiro passa de acesso, para o ambiente da tecnologia
         da informação e do conhecimento.
      ■ É necessário que haja educação para esse novo meio de conhecimento, e a escola seria o ambiente
         adequado.
      ■ “A direção mais promissora, que aliás traduz a perspectiva da inteligência coletiva no campo educativo,
          é a do aprendizado cooperativo.
          Certos dispositivos informatizados de aprendizado de grupo, foram especialmente concebidos para a
          partilha de diversos bancos de dados e o uso de conferências e mensagens eletrônicas. Fala-se,
          então, em aprendizado cooperativo assistido por computador.
          Nos novos ‘campos virtuais’, professores e estudantes põe em comum os recursos matérias e
          informacionais a sua disposição.
          Os professores aprendem ao mesmo tempo que os estudantes e atualizam continuamente tanto seus
          saberes ‘disciplinares’ quanto suas competências pedagógicas.
          A formação contínua dos docentes é uma das aplicações mais evidentes dos métodos do aprendizado
          aberto e a distância” – Pierre Lévy.

► Programas utilizados nas atividades escolares
     Podem ser classificados em 3 grupos:
1.     Aplicativos auxiliares no ensino ↔ Aplicativos em geral.
2.     Programas didáticos ↔ aplicativos didáticos.
3.     Baixando arquivos para o computador via internet.

► Estratégias de implantação
     ■ Integração da área técnica com a área pedagógica.
     ■ Criação do laboratório de informática.
     ■ Implantação de rede local – LAN.
     ■ Computadores equipados com kit multimídia.
     ■ Controle antivírus.
     ■ Situação ideal → 2 alunos por computador.
     ■ Espaço para reuniões de equipe em torno de um computador.

► Otimização dos meios
     ■ Proporcionar o melhor aproveitamento no investimento da tecnologia.
     Estratégias para a otimização dos meios
·         Como utilizar a rede local – LAN.
·         Como utilizar software de vídeo conferência pela LAN.

► Outras atividades estratégicas
     ■ Rede interna de TV.
     ■ Conexão com a internet.
     ■ Servidor para a rede local.
     ■ Biblioteca de CDs no laboratório.
     ■ Equipe de suporte técnico.
     ■ Estação evitando contaminações – diskless.


Linguagens e Códigos
Aula 12 –  A Multimídia na Sala de Aula

Resumo Elaborado por Nanci Fachini

► Tecnologia da informação
      ■ “As universidades, cada vez mais, as escolas de 1º e 2º graus oferecem aos estudantes a 
         possibilidade de navegar sobre o oceano de informação e conhecimento acessível pela internet.
         Programas educativos podem ser seguidos a distância pela world wide web. Os correios e as
         conferências eletrônicas sevem para monitorização inteligente e são postos ao serviço de dispositivos
         de aprendizado cooperativo. Os suportes hipermídia, como CD-ROM, bancos de dados multimídia
         interativos, permitem acessos intuitivos rápidos e atrativos a grandes conjuntos de informação”.   
         Pierre  Lévy.
► O CD-ROM
      ■ Sua grande vantagem é a alta capacidade de informação porém um CD-ROM mal elaborado, a busca
          torna-se difícil.
      ■ A elaboração de um CD-ROM deve ser uma ferramenta facilitadora para o usuário, e que não ofereça o
         mínimo de dificuldade.
      ■ CD-ROM para o uso educacional, requer qualidade na elaboração desse conteúdo e passa a ser um
         instrumento facilitador no processo de ensino do conhecimento.
      ■ Aspectos a serem considerados:
·         Método de instalação.
·         Instituições → infra-estrutura.
·         Facilidade de navegação.
·         Espaço de introdução.
·         Conteúdo e espaço exigido.
·          
► O produto educativo e o Público-alvo
      ■ As vezes esses produtos não correspondem a realidade educativa para determinada fixa etária, para
         aquele segmento de estrutura educacional.
      Produtos educativos infantis
·         Se está dentro da faixa etária adequada.
·         Quem vai avaliar é o educador.
# Qualidade do conteúdo didático.
■ Obras sobre temas específicos, são ricas e oferecem ótimos suportes para consulta.

► Criação de material didático
      ■ Tem que reunir várias áreas de conhecimento, com técnicos especializados.
      ■ Criando títulos em CD-ROM e sites na web.
      ■ Ensino a distância.
      ■ Reforço de ensino.
      ■ Marketing.
·         Valorização da instituição de ensino.
Qual seria o melhor método para se trabalhar em multimídia: CD-ROM ou Web?
                                                           CD-ROM
                               Vantagens                                                                        Desvantagens
   - É mais rápido na exibição de vídeos                                        - É menos ágil para correções e
     e animações.                                                                               Atualizações
   - Contém grande quantidade de informações                             - O alcance é limitado pela
     prontamente acessíveis.                                                              Distribuição física.
   - Gera receita com mais facilidade para cobrir
     os próprios custos

                                                                             WEB
                     Vantagens                                                                          Desvantagens
- Mais dinâmica na atualização.                                                  – Limitação da largura da banda
                                                                                                       Torna lento o acesso a                                                 
                                                                                                                    Multimídia
             - Pode facilmente conter links para outros                                   - As vezes, o usuário precisa
               Sites.                                                                                             Baixar da internet plug-ins
                                                                                                        Ou programas auxiliares
             - Tem alcance mundial, sem custos de
               Distribuição física

Linguagens e Códigos
Aula 13 –  A  TI no Ambiente Organizacional

Resumo Elaborado por Nanci Fachini


► A informática nas empresas
     ■ Com o advento do processo de informatização, iniciando com o processamento de dados, as
        organizações começaram a transformar os seus métodos de trabalho, como a área financeira, logística,
        bancária, interferindo de forma determinante nos processos, tanto administrativos, quanto de produção
        e controle.
     ■ Algumas áreas sofreram dramaticamente com esse processo de informatização, como a ares de gestão
        de materiais, tornando-se toda informatizada e mão mais através de papéis.
     ■ “As simulações gráficas interativas impuseram-se como indispensáveis ferramentas da imaginação,
         auxiliada por computador.
         Nem experiência, nem tória, a simulação – verdadeira industrialização da experiência do pensamento –
         abriu a terceira via à descoberta e à aprendizagem, desconhecida dos epistemólogos”. - Pierre Lévy.

► A informática e as funções básicas da organização
     A gestão da informação para a segurança do empreendimento
·         Todo empreendedor busca um negócio que seja seguro por isso ele investe numa assessoria de marketing para verificar se seu produto terá passagem no mercado e se, o investimento terá o resultado esperado , no tempo previsto.
  Sistemas informatizados para a gestão financeira
·         Segurança é fundamental, para se ter a certeza ou expectativa favorável de que o negócio é viável.
·         Desempenho financeiro → sistema logístico → informática.
  ■ Desenvolvimento tecnológico
·         Todo negócio tem um desenvolvimento técnico, seja na área educacional, produção de bens de consumo, serviços. É a partir desse desenvolvimento tecnológico, que se produz um produto competitivo e com qualidade no seu produto.
  Atividade comercial Marketing
·         É outra função básica da organização comercial.
·         Ela começa na visão estratégica do produto → consulta de opinião → visão de mercado.
  Controle contábil Custos
·         A área contábil tem que informar a gestão, sobre seu desempenho e desenvolvimento.
  Processo administrativo
·         Também é uma das funções básicas da organização.
·         É ela quem faz a ligação das diversas áreas de atividades, fazendo com que elas funcionem de maneira integrada e que consiga o desempenho desejado.
·          
► A informática e as funções administrativas
     ■ As funções administrativas é que determinam  o desempenho de uma organização. Esse desempenho
        é composto por atividades que podem ser classificadas em:
·         Eficiência
# Executar no tempo certo.
·         Eficácia
# Executar no tempo certo e atingir o objetivo.
·         Efetividade
# Determina que o evento deve acontecer naquele determinado instante.
·         Economia
# É conseguir ser eficiente, eficaz e efetivo, dentro de uma previsão orçamentária..
  Filme: “Minority Report – A Nova Lei” – com Tom Cruse.



Linguagens e Códigos
Aula 14 –  A  Informática e o  Ambiente de Negócios
Resumo Elaborado por Nanci Fachini


A informática interfere no mundo dos negócios, desde a cadeia de produção até a
    comercialização do produto final.

► A TI e o processo produtivo
     ■ O processo produtivo vem passando por transformações desde a Revolução Industrial.
     Ele, ainda hoje, pode ser percebido sobre 2 aspectos:
·         Tradicional → atendimento ao cliente.
·         Processo produtivo em andamento → onde se verifica a qualidade do produto no decorrer do processo produtivo → visão moderna.
·          
► O Marketing e a TI
     ■ Desenvolvimento do produto
·         Conhecer a estratégia do produto concorrente, para saber o grau de aceitação do seu negócio , no mercado
·         Busca de redução de custos → material mais barato com maior durabilidade.
  Divulgação do produto
·         A propaganda → levar o produto ao conhecimento do consumidor.
  ■ Distribuição do produto

► A TI, a comunicação e a sociedade de consumo
     ■ O marketing é um dos estímulos ao consumo.
     ■ A tecnologia transformando os produtos.
     Sobre os bens de consumo
·         Eletrodomésticos, alimentação, etc.
·         São bens materiais que não são duráveis.
·         São comprados e consumidos.
·         A propaganda (marketing) faz com que o consumidor adquira outros hábitos de consumo.
  Sobre os bens de serviços
·         São oferecidos cada vez mais com a tecnologia, tornado-se muito mais fácil, viável e eficiente.


Linguagens e Códigos
Aula 15 –  A  Gestão da Tecnologia de Informação e Comunicação na Sociedade
Resumo Elaborado por Nanci Fachini


► A relação custo-benefício no processo de informatização
     ■ A relação custo-benefício, hoje, é bem trabalhada e consciente, tanto por parte dos usuários, quanto
        dos negociantes (produtores).
     ■ Fatores que deve ser avaliados:
·         O planejamento da informática deve estar de acordo com a visão da organização.
·         Que tipo de equipamento vai ser investido na organização.
·         Programas que permitam desenvolvimento.
·         A informatização de processos operacionais X o ganho de desempenho.
·          
► O avanço da viabilidade financeira para o processo de informatização
     ■ A competitividade está cada vez maior no mercado e com isso, favorece o consumidor.
     Disseminação do conhecimento técnico em informática.
·         O uso da internet é um dos fatores para o desenvolvimento do conhecimento.

► Critérios para o uso dos TICs
     Como surgiu a Internet
·         A internet surgiu nos EUA, na época da Guerra Fria, como um sistema de defesa para uma possível guerra nuclear.
·         Foi utilizada como um instrumento de guerra, voltado para a defesa.
·         A comunidade científica viu a internet como uma ferramenta muito importante para a troca de conhecimento passando então, a desenvolver pesquisas científicas, por meio da rede de computadores.
·         No Brasil, a internet  também chegou, através da comunidade científica (SP e RJ).
·         A EMBRATEL foi a 1ª empresa a desenvolver um projeto comercial na rede de computadores.
·         Posteriormente, a IBM e outras empresas, desenvolveram os primeiros provedores abertos (comerciais).
   Critérios para o uso
·         De forma adequada para o bem da sociedade.
·         A Internet Society (instituição não governamental), é voltada para o gerenciamento da internet, preocupada com o bom uso. Propaga linha de conduta
·         Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI → seu objetivo é de registrar e administrar a questão do direito autoral → funciona sobre uma legislação do Governo Federal (Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT).
·         As comunidades de software livre - a quadra do monopólio (microsolft) pelo saber.
# Profissionais do mundo inteiro desenvolvem um sistema operacional, o LINUX, como sendo
   um sistema aberto.
# Tem como objetivo, quebrar as barreiras do saber, ou seja, o saber trabalhado a favor do
   comércio, do negócio.

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