sexta-feira, janeiro 21, 2011

Semana pedagógica: o que não pode faltar

Semana pedagógica: o que não pode faltar

2 comentários:

  1. Conferência: Um Caso de Amor com a Vida
    Conferencista: Rubem Alves


    Rubem Alves aponta algumas questões fundamentais que devem ser discutidas em educação. Quais são elas? Comente-as.

    Usando de grande sabedoria e, bom humor e simplicidade, Rubem Alves, nos levou a repensar vários conceitos ou “pré conceitos” e teorias já apontados como verdadeiros e ideais na educação.
    Ao abordar sobre leitura e escrita ele nos remete a uma realidade, onde só quem lê consegue elaborar bons textos, o educador não pode exigir que o aluno dê aquilo que não possui.
    Enquanto falava em alfabetização na Educação Infantil, relembrei um fato onde antes do professor iniciar o trabalho de alfabetização um aluno já sabia ler, por interessar muito pelas histórias lidas pela professora e pelos pais. Ao encerrar o ano letivo, outros pais queriam saber, porque somente aquela criança sabia ler. Como Rubem disse, foi a hora e o interesse do aluno, e a professora soube respeitar a individualidade, não forçando o aprendizado dos outros só porque este já sabia.
    O conferencista se nega em descrever um modelo de “Escola Ideal”, ou “Escola Perfeita”, porém no decorrer da conversa acaba por revelar que a Escola Ideal é a que o Professor observando a realidade, cria o seu ambiente de ensino-aprendizagem, o papel do professor como protagonista de uma história que se inicia a cada nova turma que ele assume como educador. Como pudemos ver no exemplo da casa, é mais palpável para a criança falar de evaporação enquanto cozinha um alimento que ela vai comer.
    Hoje, fala-se muito em meio ambiente, natureza e usa-se muitos recursos multimídias para dar aula e ele vem com tanta simplicidade falar sobre esse assunto, dando uma aula dentro do banheiro. Percebo que esta arte de ensino aprendizagem com efetiva participação do aluno, diminui a teoria, aumenta o interesse pelo conhecimento e aprende para a vida inteira.
    È chegada a hora de nós professores apontarmos para uma nova realidade, onde nosso papel, às vezes pode-se se inverter, e não deixando de ser professores, mas podemos deixar de ensinar para muitas vezes aprender com nossos alunos,.

    ResponderExcluir
  2. como faço para receber provas e exercicios anteriores do modo moddle

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...