TEORIAS DE CURRÍCULO
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1. NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970, DESENCADEOU-SE UM CONJUNTO DE TRABALHOS CRÍTICOS SOBRE CURRÍCULO NA INGLATERRA E NOS ESTADOS UNIDOS
- consolidando o conceito no âmbito da Sociologia da Educação. Dentro dessa perspectiva crítica, destacou-se como a primeira corrente sociológica voltada para a problematização do currículo a:
- Escola Dualista.
- Teoria Crítica Sociológica.
- Escola Única.
- Nova Sociologia da Educação.
2. O DIVISOR DE ÁGUAS QUANTO À POLÍTICA CURRICULAR DO BRASIL É A REFORMA DE ENSINO DE 1.° E 2.° GRAUS, OCORRIDA EM 1971 – LEI 5.692/71
- De acordo com essa Lei, assim ficou definido o currículo:
- um núcleo comum obrigatório em nível nacional que seria suficiente para dar sustentação a todo o programa curricular brasileiro e que não levou em consideração as peculiaridades locais.
- cada estado ficava responsável por definir o que era obrigatório em termos curriculares.
- um núcleo comum obrigatório em nível nacional e uma parte diversificada cujas finalidades eram atender às particularidades locais, os planos do estabelecimento de ensino e as diferenças individuais do aluno.
- um currículo mínimo que se constituísse na base comum do ensino de 1.° grau, que deveria ter a durabilidade de nove anos.
3. A FORMA MAIS ANTIGA E TRADICIONAL DE ORGANIZAR O CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL É A ORGANIZAÇÃO
- interdisciplinar.
- por disciplinas.
- por centros de interesse.
- por temas.
4. O PEDAGOGO ALEMÃO FRIEDRICH FROEBEL RECONHECIA A INFÂNCIA COMO UMA ETAPA ESPACIAL DA VIDA HUMANA,
- compreendendo características e peculiaridades como a curiosidade espontânea, a necessidade de movimento, a capacidade de imitar, inventar e observar. Para que a criança pudesse se desenvolver melhor, ele propôs a criação de lugares especiais para as crianças pequenas, denominados:
- jardins-de-infância.
- pré-escolas.
- salas ambiente.
- creches.
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1. A INCLUSÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL TEM COMO OBJETIVO ARTICULAR AS ÁREAS DO CONHECIMENTO COM AS NOVAS DEMANDAS DA SOCIEDADE,PREOCUPANDO-SE COM A FORMAÇÃO DA CIDADANIA. DESSA FORMA, OS TEMAS TRANSVERSAIS SÃO:
- ética da identidade, política da igualdade e estética da sensibilidade.
- igualdade, fraternidade e solidariedade.
- ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde e orientação sexual.
- identidade social, cultura indígena, meio ambiente e saúde.
1C, 2A, 3D, 4A.
ResponderExcluirTEORIAS DE CURRÍCULO
1. O divisor de águas quanto à política curricular do Brasil é a Reforma de Ensino de 1.° e 2.° graus, ocorrida em 1971 - Lei 5.692/71.
De acordo com essa Lei, assim ficou definido o currículo:
cada estado ficava responsável por definir o que era obrigatório em termos curriculares.
um núcleo comum obrigatório em nível nacional que seria suficiente para dar sustentação a todo o programa curricular brasileiro e que não levou em consideração as peculiaridades locais.
um núcleo comum obrigatório em nível nacional e uma parte diversificada cujas finalidades eram atender às particularidades locais, os planos do estabelecimento de ensino e as diferenças individuais do aluno.
um currículo mínimo que se constituísse na base comum do ensino de 1.° grau, que deveria ter a durabilidade de nove anos.
2. De acordo com Contreras, o currículo é o conjunto das decisões educativas na escola.
Uma vez que diz respeito às decisões educativas para a escola, o currículo está mediado por problemas institucionais e pelas circunstâncias históricas e sociais nas quais foi pensado. Por isso, podemos dizer que ele não é somente um problema teórico ou acadêmico, mas também deve ser realizado. Portanto, a proposta do currículo é
problematizar as diferentes abordagens e leis sobre questões educativas.
apresentação do espaço físico escolar.
atividade neutra desenvolvida e elaborada pelo professor na sala de aula.
pensar a educação tendo em vista a questão dos conteúdos culturais.
3. Ao se considerarem as novas abordagens sobre a avaliação escolar, verifica-se que a avaliação deve servir
para a escola comparar o nível de aprendizagem de seus alunos com as demais escolas.
para o professor registrar o grau de aprendizagem dos alunos nos diferentes conteúdos trabalhados.
como instrumento para o professor orientar e reorientar a sua prática educativa, organizando os conteúdos curriculares de acordo com o ritmo de aprendizagem de cada aluno.
como instrumento de diagnóstico para que o professor verifique os resultados da aprendizagem e o rendimento dos alunos.
4. A função do currículo é
perpetuar a cultura como compromisso político com a aprendizagem dos alunos, ressignificando seus saberes e construindo novos conhecimentos.
ignorar a cultura, pois ela não faz parte da aprendizagem escolar.
evitar que o professor conduza o aluno a aprendizagens indevidas.
tornar o aluno dependente das suas proposições.
ExcluirTEORIAS DE CURRÍCULO
1. Com a consolidação e a expansão das redes municipais de creches e pré-escolas em todo o Brasil, na década de 1980,
surgiram várias propostas sistematizadas de currículo para a Educação Infantil, principalmente a pré-escola. Uma dessas propostas foi os Temas Geradores e seu significado era
articular, no trabalho pedagógico, a realidade sociocultural da criança, o desenvolvimento infantil e os interesses específicos que as crianças manifestam, bem como os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade ? a que todos têm direito de acesso.
trabalhar conhecimentos históricos dentro de sala.
articular problemas sociais brasileiros e as aulas de estudos sociais.
a realidade sociocultural das crianças, currículo, propostas dos professores, desde que essas propostas se relacionassem com os conteúdos de matemática.
2. No início da Primeira República,
observa-se que o currículo empregado no ensino primário tinha como característica básica, independente da disciplina e/ou área, um determinado modelo a seguir. A "decoreba" exacerbada de determinadas noções fez com que esse currículo ficasse conhecido como
currículo integrado.
currículo oculto.
currículo completo.
currículo enciclopédico.
3. Ensinar a Língua Portuguesa no Ensino Fundamental significa
desenvolver indivíduos cultos.
desenvolver a linguagem oral e escrita dos alunos, utilizando textos significativos.
exigir a criação de textos literários, conduzindo os alunos à apreciação da cultura brasileira.
apresentar aos alunos, prioritariamente, a forma correta de se escrever as palavras.
4. A inclusão dos temas transversais no Ensino Fundamental tem como objetivo articular as áreas do conhecimento com as novas demandas da sociedade, preocupando-se com a formação da cidadania.
Dessa forma, os temas transversais são:
igualdade, fraternidade e solidariedade.
ética da identidade, política da igualdade e estética da sensibilidade.
ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde e orientação sexual.
identidade social, cultura indígena, meio ambiente e saúde.
2. De acordo com Contreras, o currículo é o conjunto das decisões educativas na escola.
ExcluirUma vez que diz respeito às decisões educativas para a escola, o currículo está mediado por problemas institucionais e pelas circunstâncias históricas e sociais nas quais foi pensado. Por isso, podemos dizer que ele não é somente um problema teórico ou acadêmico, mas também deve ser realizado. Portanto, a proposta do currículo é
problematizar as diferentes abordagens e leis sobre questões educativas.
apresentação do espaço físico escolar.
atividade neutra desenvolvida e elaborada pelo professor na sala de aula.
pensar a educação tendo em vista a questão dos conteúdos culturais.
sabe qual alternativa é a certa?
Ola Raquel
ResponderExcluirpor favor ,a primeira prova q enviei deixei meu nome no perfil,mas por favor ,nao aceite só aceite o segundo envio da prova obrigado...bjux Leide Franco
ok, pode deixar
ExcluirObrigada pela sua colaboração bons estudos!.
Raquel, sou o Professor Rui, e questão 3)DE ACORDO COM O NOVO CURRÍCULO INSTITUÍDO COM A REFORMA DE 1971 E LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS INFLUÊNCIAS POLÍTICAS DO PERÍODO,
ResponderExcluirnovas disciplinas foram introduzidas, como a OSPB (Organização Social e Política Brasileira). Ficou definido como objetivo de Estudos Sociais:, a alternativa correta é )ajustamento crescente do educando ao meio, enfatizando o conhecimento do Brasil na perspectiva atual de seu crescimento.