segunda-feira, fevereiro 07, 2011

QUESTIONÁRIO (PERGUNTAS DE PROVAS)


Questionário 1


1-A organização do espaço na Educação Infantil é fundamental para que as propostas pedagógicas atinjam seus objetivos. Os aspectos que condicionam os educadores na sua tomada de decisões nessa organização são classificados em elementos contextuais e pessoais.
         Elementos contextuais: o ambiente, a escola e a sala de aula.
Elementos pessoais: as crianças e os professores.
Escreva sobre elemento contextual-------Sala de aula.
 
Deve-se levar em conta os elementos estruturais de uma sala se aula, por exemplo: a dimensão da sala de aula que deve seguir os padrões determinados por lei tomando cuidado com os mobiliários para que a sala não se torne opressiva,, posição das janelas que vão determinar as áreas que precisam de boa iluminação e deve permitir que as crianças possam ver o que acontece fora da sala de aula, presença de armários embutidos ou estantes fixas para deixar espaço livre nos corredores e evitarem acidentes, tipo do piso que pode determinar o tipo de tarefa a ser realizada entre outros.


2-João Batista Libâneo escreveu o livro A arte de formar-se, inspirado nos quatro pilares da educação proposta pela UNESCO, esses pilares nortearão também a formação dos professores neste século. São eles: aprender a conhecer e a pensar,aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.Explique como o professor deve aprender a ser.
 
Aprender a ser é a mais difícil tarefa educativa, implica uma concepção integral do ser humano e o desenvolvimento de todas as suas dimensões.
Aprender a ser inclui um cultivo as expressões de beleza. Na educação, deveria haver uma preocupação para que tudo que cercasse a criança fosse o mais belo possível, mesmo em situação de pobreza.
(Resposta incompleta)



3-Faça uma reflexão sobre as regras de convivência na Educação Infantil baseado nas opiniões e estudos de Lenice Frazatto.

As regras são importantes pois auxiliam as crianças a compreender o modo correto de agir no seu dia a dia. É responsabilidade do professor explicar as regras para os seus alunos, nos momento de conversa com o grupo em uma roda por exemplo, pode ser um bom momento para definir algumas regras como por exemplo respeitar a vez do outro de falar. Após discutir as regras como o grupo é importante que as regras sejam registradas e disponibilizadas a todos, assim elas poderão se necessário recorrer ao que foi determinado. Quando a criança ajuda na elaboração das regras ela aprende tanto a fazer parte de um grupo como a desenvolver sua autonomia, isso é importante,pois, regras e convivência e obediência nos acompanham por toda a vida desde a infância até a idade adulta.
 
4-Acessibilidade e utilização dos serviços, ambiente físico, atividades de aprendizagem, sistemas de ralações, ponto de vista dos pais alguns dos indicadores de qualidade que determinam aspectos dos serviços de uma creche escola e permitem a análise do nível de qualidade da instituição. Eles servem como parâmetros para planejamento e intervenção. Escreva sobre “Atividades de aprendizagem”, relacionando três critérios.

Atividades de aprendizagem são aquelas que favorecem o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, Portanto todas as atividades realizadas na creche são atividades de aprendizagem, inclusive as ações de rotina.
É preciso reconhecer a importância de uma programação educativa devido ser o espaço de desenvolvimento da criança, alguns indicadores que se apresentam em uma boa programação educativa são: permanência e mudança, privacidade e sociabilidade, seqüencialidade e imprevisibilidade.



Questionário 2

 ** 1 Faça uma reflexão sobre o papel do professor em relação às brincadeiras infantis baseando nas suas opiniões na concepção de Vera Lucia dos Santos?

O professor em seu papel ele tem a responsabilidade de entender e representar as necessidades de seu aluno, ou sala de aula, portanto cada brincadeira deverá ter seu critério, seu planejamento, objetivo, e compromisso com a sua realidade propiciando ao educando em suas elaborações lúdicas, uma relação do mundo, real e o mundo simbólico. O professor deverá estar atento nas respostas dadas nessas interações bem como ser observador, catalisado e participante. Concordo com a concepção de Vera Lucia, quando ela expressa que brincar que brincar é investigação e construção do conhecimento sobre si mesma e o mundo, ela coloca a relação entre interesse X necessidade com a realidade do mundo desconhecido. Pois brincadeira expressa, forma de reflexão organização, desorganização, construção reconstrução, simboliza seus desejos, medos, sentimentos agressivos e revela os conhecimentos que constrói das experiências que vivem.


** 2)João Batista Libâneo escreveu o livro “A arte de formar-se” inspirado nos quatros pilares da educação proposta pela UNESCO. Esses pilares nortearão a formação dos professores neste século. São eles: aprender a conhecer e a pensar, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Explique como o professor deve aprender a conhecer e a pensar?

Exercitando a atenção, a memória e o pensamento são atributos que o professor necessita para aprender a conhecer e a pensar através da memória faz-se um exercício de defesa, contra as submersas das informações instantâneas difundidas pelos meios de comunicação social com a enorme capacidade de armazenamento e difusão das informações de que dispomos, seria perigoso imaginar, que a memória pode vir a tornar-se inútil, a aprender de “cor”, e a faculdade humana de memorizar associativa que não é redutível, a um automatismo, devemos cultivá-la cuidadosamente. Todos os especialistas concordam em que a memória deve ser treinada desde a infância e que é errado suprimir da pratica escolar certos exercícios tradicionais,. O exercício do pensamento ao qual a criança é iniciada em 1 ª lugar, pelos pais e depois pelos professores, deve comportar avanços e recursos entre o concreto e o abstrato. O processo de aprendizagem do conhecimento nunca está acabado ele pode enriquecer-se com qualquer experiência.



** 3) A organização do espaço na educação infantil é fundamental para que as propostas pedagógicas atinjam sua objetivos. Os aspectos que condicionam os educadores na sua tomada de decisão nessa organização são classificados em elementos contextuais e pessoais. Eles são distribuídos assim: elementos contextuais: o ambiente, a escola e a sala de aula. Elementos pessoais: as crianças e os professores.
Escreva sobre elemento contextual “escola”

Entendemos que a escola possui um padrão a ser seguido por lei, bem como os mobiliários , assim como materiais que serão utilizados diariamente, não podem ser cortantes e pontiagudos os mesmos não devem colocar as crianças em risco.
Recepção, administração, cozinha, banheiro, sala de reunião, sala de aula, sala de vídeo, sala para cada atividade a qual será utilizado no dia a dia, sem esquecer da parte externa que deverá oferecer brinquedos coma intenção de integração, um espaço para atividade fora da sala de aula como playground, enfim oferecer um ambiente com segurança e brinquedos dirigidos para cada idade onde as mesmo se sintam bem.


4 ) Acessibilidade e utilização dos serviços, ambiente físico, atividades de aprendizagem, sistema de relação, ponto de vista dos pais são alguns dos indicadores de qualidade que determinam aspectos dos serviços de uma creche/escola e permitem a analise do nível de qualidade da instituição. Eles servem como parâmetros para o planejamento e intervenção. Escreva sobre o indicador “ambiente Físico”, relacionando três critérios que proporcionam condições de desenvolvimento e segurança da criança.

A análise do ambiente físico considera as questões de luminosidade e arejamento, a estética, a segurança, a adequação e a funcionalidade dos ambientes de serviço e aspectos da promoção da saúde infantil.
Podemos relacionar alguns critérios para que o ambiente possa proporcionar condições de desenvolvimento e segurança da criança como dimensão das salas, organização dos materiais e dos espaços, espaço individual para as crianças guardarem seus pertences, ser rico em estímulos e propostas.

Questionário 3

1) Faça uma reflexão sobre castigos e recompensas na vida das crianças baseado nas suas opiniões e na concepção de Constance Kamii

Segundo Constance Kamii, se quisermos desenvolver nas crianças autonomia moral deveríamos parar de utilizar os métodos de castigos e recompensas e passar a encorajá-la a construir por si mesmas seus valores morais. Uma forma de fazer isso seria fazer a criança pensar em suas atitudes para ver a importância de agir de uma determinada maneira.
Sabemos que na vida é impossível abolir completamente os castigos já que em alguns aspectos uma desobediência pode lidar com a vida da criança, mas precisamos faze-la entender o porque ela não pode agir de uma determinada maneira e quais as conseqüências que ela teria. Também é preciso tomar cuidado com as recompensas, devemos mostrar para criança que só o fato de ter feito o que é correto já lhe sirva de recompensa e ela possa ficar feliz com isso.

2) João Batista Libâneo escreveu o livro “A Arte de Formar-se” inspirado nos quatro pilares da educação proposta pela Unesco. Esses pilares nortearão também a formação de professores neste século. São eles: aprender a conviver e aprender a ser. Escolha um deles e escreva uma reflexão sobre ele.

Aprender a conviver com os outros é a superação do individualismo, o declínio da violência e dos conflitos, permitindo vivermos juntos. Aprender a conviver é também manter um olhar crítico, vigilante, lúcido sobre si e sobre outros, na dupla faceta de reconhecimento dos valores e das limitações. 
O lugar de aprender a conviver é por meio da vida em grupo, em equipe, em comunidade, a começar pela família, essas experiências estão ameaças por conta do individualismo que cresce a cada dia.
(Rever resposta, provavelmente está incompleta)

3) Acessibilidade e utilização dos serviços, ambiente físico, atividades de aprendizagem, sistemas de relações, ponto de vista dos pais, são alguns dos indicadores de qualidade que determinam aspectos dos serviços de uma creche/escola e permitem a análise do nível de qualidade da instituição. Eles servem como parâmetro para o planejamento e intervenção. Escreva sobre o indicador “Sistemas de relações”

A criança desde pequena é capaz de estabelecer relações com o ambiente em que vivem, sendo assim quanto mais rico for o ambiente mais a criança terá a oportunidade de crescer e aprender. A creche é um ambiente complexo para esse tipo de relação, sendo assim a relação criança – adulto não pode ocorrer de forma casual, é preciso ser considerada e prevista já que o adulto é uma figura significativa, um ponto de referência para a criança e precisa ser um interlocutor ativo.
A relação criança-criança também precisa ser considerada visto que nas relações das crianças normalmente ocorrem conflitos elas aprendem com as diferenças e as similaridades.


4) A organização dos espaços na educação infantil é fundamental para que as propostas pedagógicas atinjam seus objetivos. Os aspectos que condicionam os educadores na sua tomada de decisão para essa organização, são classificados em elementos contextuais e pessoais. Eles são distribuídos assim: Elementos contextuais, o ambiente, a escola e a sala de aula. Elementos pessoais: as crianças e os professores. Escreva sobre o elemento pessoal “Professor”

O modelo educativo que os professores irão adotar vai ser percebido por meio da sua prática pedagógica.
- Valores e Ideologia: é o conjunto de características , que faz parte da sensibilidade de cada um e que, certamente, será reconhecido na sua proposta de trabalho.
- Experiência profissional anterior: cada professor traz consigo as suas experiências anteriores e, muitas vezes, torna-se difícil romper com hábitos antigos.
- Criatividade: maior ou menor criatividade
- Aspectos pessoais: a organização do espaço vai depender também das características específicas e pessoais de cada professor.

7 comentários:

  1. resposta dessa pergunta a formaçao de agrupamento homogenio adotada pelas instituiçoes de educaçao infantil esta relacionada mais a nessecidade do adulto que a necessidade das crianças ao optar por formaçao de agrupamento homogenio ou heterogenio e necessario que

    ResponderExcluir
  2. oque seria educação de Dentro para Fora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora.
      Em que contexto é sua pergunta?
      Muito obrigada por sua visita.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  3. a teoria humanística e relate como seria a interação professor/aluno sob a perspectiva dessa teoria:

    ResponderExcluir
  4. No seu processo de formação inicial e continuada o educador precisa compreender que: I- Para superarmos o ato mecânico de ensinar para uma ação educativa, reflexiva, crítica e consciente este contexto e a sociedade do seu tempo e de outro tempo histórico, situada em espaços diversos
    II- A sua atuação crítica, consciente e cidadã depende do seu compromisso político
    III- Não há necessidade de mudarrmos o ato mecânico de ensinar, precisa continuar aplicando sempre que necessario

    ResponderExcluir
  5. No seu processo de formação inicial e continuada o educador precisa compreender que: I- Para superarmos o ato mecânico de ensinar para uma ação educativa, reflexiva, crítica e consciente este contexto e a sociedade do seu tempo e de outro tempo histórico, situada em espaços diversos
    II- A sua atuação crítica, consciente e cidadã depende do seu compromisso político
    III- Não há necessidade de mudarrmos o ato mecânico de ensinar, precisa continuar aplicando sempre que necessario

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...