sábado, março 05, 2011

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO


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1. O ensino da leitura, da escrita e do conhecimento linguístico baseado nas práticas, implica a

  • indagação de um tema pelos alunos, gerando a busca e leitura de textos, escritas concomitantes e reflexão permanente sobre as produções.
  • definição de objetos precisos por parte do professor e uma sequência bem-definida de leitura e de redação.
  • avaliação rigorosa da atividade e a repetição e correção das tarefas para que o aluno fixe o conteúdo.
  • utilização de questionários bem-elaborados para cada leitura e um roteiro consistente de produção de texto.
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2. No trecho da música de Brasinha e A. Cavalcanti "Todos eles estão errados, a lua é dos namorados. Lua que no céu flutua, lua que nos dá o luar! [...]"


  • a função de linguagem predominante é a

  • poética.
  • referencial.
  • conotativa.
  • emotiva.
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3. A principal característica da análise lingüística é:

  • aquisição da estrutura formal de prestígio social.
  • busca de maior aproximação em relação à linguagem coloquial.
  • correção de questões gramaticais.
  • atividade de reflexão sobre a Língua Portuguesa.
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4. Assinale a alternativa que corresponde à concepção de articulação entre as práticas da alfabetização.

  • A compreensão gradativa dos fundamentos da língua não permite uma avaliação processual.
  • No processo de alfabetização, o trabalho com o texto antecede ao estudo do código. Isso implica a compreensão de alguns princípios que norteiam as quatro práticas pedagógicas da alfabetização.
  • O trabalho com as quatro práticas de alfabetização possibilita ao aluno oportunidades de repetir o mesmo conteúdo, várias vezes, num processo gradativo e fragmentado.
  • O trabalho permanente com textos, baseado nas quatro práticas articuladas, permite que, em cada nova situação discursiva, repitam-se os fundamentos da língua escrita, explicitando o sentido de seus recursos
  •  
obrigada Eliana  

2 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO
    1. O processo de ensino-aprendizagem para o domínio de diferentes recursos da linguagem oral objetiva pode tornar o aluno

    capaz de dotar sua fala de argumentos.
    incapaz de falar com estranhos.
    capaz de falar bastante e o tempo todo.
    incapaz de conversar.

    2. O domínio da argumentação na comunicação oral objetiva capacitar o aluno para

    ir ao cinema, ir ao teatro, assistir aos programas de televisão e ouvir o rádio.
    ouvir uma palestra, assistir a uma aula e participar da audição de conferências.
    estabelecer uma conversa, responder uma entrevista e participar de um debate.
    assistir a uma partida de futebol e presenciar a disputa das torcidas dos clubes.

    3. A leitura com intervenção pedagógica é uma estratégia de ensino-aprendizagem que visa

    criar um clima agradável em torno do ambiente de leitura.
    não fazer cobranças sobre as leituras realizadas ou sobre as que serão feitas.
    desenvolver aspectos da função social do texto, interpretação e outras reflexões.
    disponibilizar várias opções de textos para livre escolha dos alunos.

    4. A coerência textual busca encontrar nexo entre as ideias com emprego de

    recursos coesivos e de oração complementar que expliquem a oração anterior.
    recursos gramaticais que conferem estilo criativo ao texto.
    repetição das mesmas frases que insistem na afirmação de uma ideia.
    repetição reiterada da mesma coisa, dita de forma igual ou diferente.

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    Respostas
    1. Por favor, onde estao as respostas ?

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