segunda-feira, março 14, 2011

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO

PROVAS N1
OBRIGADA SAMIRA!


N1 Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização.

1-Quais são os fatores determinantes da ampliação dos índices de alfabetismo no Brasil.justifique.

2-Quais as recomendações que o autor Luiz Percival L. de Brito faz quanto ao livro didático e aos demais materiais industrializados?

3-A palavra humana faz homens e mulheres,inspirados na ingenuidade de uma criança ,serem capazes de rir ,de conhecer-se,comunicar-se de partilhar e disputar .justifique o papel da linguagem para o ser humano.

4-Atualmente o que implica dizer que uma pessoa é alfabetizada?

 5 - Luiz Percival Leme Brito cita, que são três as praticas de uso da linguagem que devem ser compreendidas como complementares. Quais são essas praticas, e que recomendações ele faz?

 6 -  O texto literário por suas características é aquele em cuja forma há, normalmente, maior investimento subjetivo por parte do autor e sua leitura é instrutiva tanto do ponto de vista da descoberta como do conhecimento de mundo, o que justifica sua inserção no universo escolar.Justifique a inserção de textos literários ao estudante, desde as séries iniciais.
 
7-João Wanderley Geraldi postulou uma concepção de ensino de uma lingua-leitura e de escrita centrada em praticas lingüísticas, abandonando por completo a perspectiva de uma aprendizagem passiva e mecânica de um sistema e de um conjunto de regras. Explique como se deve dar a aprendizagem de uma língua.
 
8 - O texto literário por suas características é aquele em cuja forma há, normalmente, maior investimento subjetivo por parte do autor e sua leitura é instrutiva tanto do ponto de vista da descoberta como do conhecimento de mundo, o que justifica sua inserção no universo escolar.Justifique a inserção de textos literários ao estudante, desde as séries iniciais.

9 - A correção lingüística é eficiente não porque defende a língua contra o que chamam de agressões ao idioma, mas porque sustenta uma concepção de língua e um valor lingüístico. Justifique essa citação.

10– Brito,apresenta alguns equívocos em relação a leitura e escrita que ainda possuem em nossos dias.Como ele classifica o ato de Ler? Justifique. 


AJUDA DA PAULA 

A correção lingüística é eficiente não porque defende a língua contra o que chamam de agressões ao idioma, mas porque sustenta uma concepção de língua e um valor lingüístico. Justifique essa citação.
Sua eficiência não esta em manter a unidade de lingüística nacional nem em contribuir para o uso eficiente das formas lingüística, mas sim em criar um padrão que reforça uma ideologia cultural que sustenta e reproduz privilégios.
Não existe uma língua perfeita, cada região tem característica própria de sua língua.

Brito,apresenta alguns equívocos em relação a leitura e escrita que ainda possuem em nossos dias.Como ele classifica o ato de Ler? Justifique.
Ler é, acima de tudo interagir com discursos elaborados dentro de regras especificas, com sintaxe, léxico e universo de referencia. A criança ou qualquer outra pessoa mesmo que não consiga ler com seus próprios olhos ela faz uso da leitura quando alguém com maior conhecimento e domínio da leitura lê para ela um texto em voz alta, uma pessoa pode entrar no mundo da leitura apenas ouvindo um texto.
 Atualmente o que implica dizer que uma pessoa é alfabetizada?
O conceito de pessoa alfabetizada foi mudando ao longo do tempo. Antes bastava saber ler e escrever, mesmo que de uma forma limitada para que a pessoa fosse considerada alfabetizada. Hoje em dia para que uma pessoa seja considerada alfabetizada ela precisa de algo a mais, a pessoa precisa ser capaz de compreender os textos que participem do seu cotidiano, e seu conhecimento de leitura e escrita deve lhe possibilitar atuar na sociedade de cultura escrita, tem que saber ler e compreender os textos de um jornal ou revista, se sabe utilizar com finalidade diversos tipos de textos, enfim se consegue fazer uso da leitura e da escrita nas diversas situações em que isso lhe é requisitado.
 O texto literário por suas características é aquele em cuja forma há, normalmente, maior investimento subjetivo por parte do autor e sua leitura é instrutiva tanto do ponto de vista da descoberta como do conhecimento de mundo, o que justifica sua inserção no universo escolar.Justifique a inserção de textos literários ao estudante, desde as séries iniciais.
Desde que nascemos já estamos em contato com a escrita, os textos e já realizamos leitura do mundo mesmo antes de sabermos ler. È muito importante que as escolas ofereçam o contato com os mais variados e tipos de textos para que as crianças possam ampliar seus conhecimentos sobre o sistema de escrita e sejam mais que alfabetizados sejam letrados, para que saibam aprender a interagir com todos os textos da vida moderna e se tornarem pessoas capazes de interpretá-los. Deve-se oferecer ao estudante textos que vão além do seu universo imediato.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...