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terça-feira, março 29, 2011

Material para estudar para a PROVA DE CULTURA DA INFÂNCIA

Cultura da Infância
Anotações

1-A organização do espaço na Educação Infantil é fundamental para que as propostas pedagógicas atinjam seus objetivos. Os aspectos que condicionam os educadores na sua tomada de decisões nessa organização são classificados em elementos contextuais e pessoais. Elementos contextuais: o ambiente, a escola e a sala de aula. Elementos pessoais: as crianças e os professores. Escreva sobre elemento contextual Sala de aula.

Deve-se levar em conta os elementos estruturais de uma sala se aula, por exemplo: a dimensão da sala de aula que deve seguir os padrões determinados por lei tomando cuidado com os mobiliários para que a sala não se torne opressiva, Existência apenas da sala de aula ou de algum outro espaço anexo, possibilita a montagem de outros ambientes, como por exemplo a área de arte, posição das janelas que vão determinar as áreas que precisam de boa iluminação e deve permitir que as crianças possam ver o que acontece fora da sala de aula, presença de armários embutidos ou estantes fixas para deixar espaço livre nos corredores e evitarem acidentes, tipo do piso que pode determinar o tipo de tarefa a ser realizada entre outros.

2 - A organização dos espaços na educação infantil é fundamental para que as propostas pedagógicas atinjam seus objetivos. Os aspectos que condicionam os educadores na sua tomada de decisão para essa organização são classificados em elementos contextuais e pessoais. Eles são distribuídos assim: elementos contextuais: o ambiente, a escola, e a sala de aula. Elementos pessoais: as crianças e os professores. Escreva sobre o elemento pessoal: “professor”.
O modelo educativo que o professor irá adotar vai ser percebido por meio da sua prática pedagógica.
- Valores e Ideologia: é o conjunto de características, que faz parte da sensibilidade de cada um e que, certamente, será reconhecido na sua proposta de trabalho.
- Experiência profissional anterior: cada professor traz consigo as suas experiências anteriores e, muitas vezes, torna-se difícil romper com hábitos antigos.
- Criatividade: maior ou menor criatividade
- Aspectos pessoais: a organização do espaço vai depender também das características específicas e pessoais de cada professor.

3 - A organização do espaço na educação infantil é fundamental para que as propostas pedagógicas atinjam seus objetivos. Os aspectos que condicionam os educadores na sua tomada de decisão nessa organização são classificados em elementos contextuais e pessoais. Eles são distribuídos assim: Elementos contextuais: o ambiente, a escola e a sala de aula. Elementos pessoais: as crianças e os professores. Escreva sobre elemento contextual “escola”
Entendemos que a escola possui um padrão a ser seguido por lei, bem como os mobiliários, imóveis que muitas vezes por serem muito antigos impossibilitam mudanças e adequações necessárias, assim como materiais que serão utilizados diariamente, não podem ser cortantes e pontiagudos os mesmos não devem colocar as crianças em risco. Recepção, administração, cozinha, banheiro, sala de reunião, sala de aula, sala de vídeo, sala para cada atividade a qual será utilizado no dia a dia, sem esquecer da parte externa que deverá oferecer brinquedos coma  intenção de integração, um espaço para atividade fora da sala de aula como playground... enfim  oferecer um ambiente com segurança e brinquedos dirigidos para cada idade onde as mesmas se sintam bem e não se esquecer dos espaços de intersecção que são os espaços de encontro de crianças de diversos grupos.


4-João Batista Libaneo escreveu o livro Ä arte de formar-se, inspirado nos quatro pilares da educação proposta pela UNESCO ,esses pilares nortearão também a formação dos professores neste século. São eles: aprender a conhecer e a pensar, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Explique como o professor deve aprender a ser.
Não há uma formula mágica para aprender a ser, a aprendizagem deve focar a coerência entre a conduta e os princípios que se defendem, para que não haja contradição entre ambos, aprender a ser é uma resposta a procura do desenvolvimento integral, total da pessoa humana: espírito e corpo. Aprender a ser é a mais difícil tarefa educativa, implica uma concepção integral do ser humano e como já dito anteriormente o desenvolvimento de todas as suas dimensões. Aprender a ser inclui um cultivo as expressões de beleza. Na educação, deveria haver uma preocupação para que tudo que cercasse a criança fosse o mais belo possível, mesmo em situação de pobreza.

5 - João Batista Libanio escreveu o livro “a arte de formar-se” inspirado nos quatro pilares da educação proposta pela UNESCO. Esses pilares nortearão também a formação de professores neste século. São eles; aprender a conviver e aprender a ser, escolha um deles e escreva uma reflexão sobre ele. (PERGUNTA PODE SER RESPONDIDA COM RESPOSTA DA ANTERIOR)
Aprender a conviver com os outros é a superação do individualismo, o declínio da violência e dos conflitos, permitindo vivermos juntos. Aprender a conviver é também manter um olhar crítico, vigilante, lúcido sobre si e sobre outros, na dupla faceta de reconhecimento dos valores e das limitações. 
O lugar de aprender a conviver é por meio da vida em grupo, em equipe, em comunidade, a começar pela família, essas experiências estão ameaças por conta do individualismo que cresce a cada dia.


6 - João Batista Libanio escreveu o livro "A arte de forma-se", inspirado nos quatros pilares da Educação proposta pelo UNESCO. esses pilares nortearão também a formação dos professores neste século. São eles: aprender a conhecer e a pensar, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Explique como o professor deve aprender a conhecer e a pensar?
Exercitando a atenção, a memória e o pensamento são atributos que o professor necessita para aprender a conhecer e a pensar através da memória faz-se um exercício de defesa, contra a submersa das informações instantânea difundidas pelos meios de comunicação social com a enorme capacidade de armazenamento e difusão das informações de que dispomos, seria perigoso imaginar, que a memória pode vir a tornar- se inútil, a aprender de “cor”, e a faculdade humana de memorizar associativa que não é redutível, a um automatismo, devemos cultivá-la cuidadosamente. Todo os especialistas concordam em que a memória deve ser treinada desde a infância e que é errado suprimir da pratica escolar certos exercícios tradicionais. O exercício do pensamento ao qual a criança é iniciada em 1ª lugar, pelos pais e depois pelos professores, deve comportar avanços e recursos entre o concreto e o abstrato. O processo de aprendizagem do conhecimento nunca está acabado ele pode enriquecer-se com qualquer experiência.
Aprender a conhecer
Esse tipo de aprendizagem tem como finalidade e fundamento o prazer de compreender, de conhecer e de descobrir. Para isso a educação deverá criar formas para que a escolaridade tenha seu tempo prolongado. Ou seja, o adulto após concluir seus estudos possa prosseguir com vontade de fazer novos cursos, pesquisa etc., fazendo-o perceber que o aumento do saber o faz compreender melhor o ambiente, sob os seus diversos aspectos, com isso ser mais crítico e atualizado.
Na criança, despertá-la e aguçá-la para que tenha mais prazer de estudar, mas é essencial que ela possa ter acesso às metodologias científicas, com isso possa ser “amiga da ciência”. É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento. É bom valorizar a curiosidade, a autonomia e a atenção. É preciso aprender a pensar, pensar também o novo.
Enfim aprender a conhecer. Antes de tudo o indivíduo deve aprender a aprender, para isso deverá, até o final de sua vida, estar sempre atualizado, fazer cursos de especialização na sua profissão exercitar a leitura e as pesquisas, pois assim ele terá mais facilidade para encarar todas as situações e com isso ser competitivo dentro da sociedade em que vive. Também o indivíduo deverá exercitar a memória, pois a criança aprende o exercício do pensamento com os pais, depois com os professores.
7-Faça uma reflexão sobre as regras de convivência na Educação Infantil baseado nas opiniões e estudos de Lenice Frazatto.
As regras são importantes, pois auxiliam as crianças a compreenderem o modo correto de agir no seu dia a dia. É responsabilidade de o professor explicar as regras para os seus alunos, nos momento de conversa com o grupo em uma roda, por exemplo, pode ser um bom momento para definir algumas regras, por exemplo respeitar a vez do outro falar. Após discutir as regras com o grupo é importante que as regras sejam registradas e disponibilizadas a todos, assim elas poderão se necessário recorrer ao que foi determinado. Quando a criança ajuda na elaboração das regras ela aprende tanto a fazer parte de um grupo como a desenvolver sua autonomia, isso é importante, pois, regras e convivência e obediência nos acompanham por toda a vida desde a infância até a idade adulta.

8-Faça uma reflexão sobre castigos e recompensas na vida das crianças baseado nas suas opiniões e na concepção de Constance Kamii
Segundo Constance Kamii, se quisermos desenvolver nas crianças autonomia moral deveríamos parar de utilizar os métodos de castigos e recompensas e passar a encorajá-la a construir por si mesmas seus valores morais. Uma forma de fazer isso seria fazer a criança pensar em suas atitudes para ver a importância de agir de uma determinada maneira.
Sabemos que na vida é impossível abolir completamente os castigos já que em alguns aspectos uma desobediência pode lidar com a vida da criança, mas precisamos fazê-la entender o porquê ela não pode agir de uma determinada maneira e quais as conseqüências que ela teria. Também é preciso tomar cuidado com as recompensas, devemos mostrar para criança que só o fato de ter feito o que é correto já lhe sirva de recompensa e ela possa ficar feliz com isso.
O ideal é que não precisemos punir a criança e sim, consigamos fazê-la compreender o porquê da proibição.
9 - Faça uma reflexão sobre o papel do professor em relação às brincadeiras infantis baseando nas suas opiniões e na concepção de Vera Lucia dos Santos.
O professor em seu papel ele tem a responsabilidade de entender e representar as necessidades de seu aluno, ou sala de aula, portanto cada brincadeira deverá ter seu critério, seu planejamento, objetivo, e compromisso com a sua realidade propiciando ao educando em suas elaborações lúdicas, uma relação do mundo, real e o mundo simbólico. O professor deverá estar atento nas respostas dadas nessas interações bem como ser observador, catalisado e participante. Concordo com a concepção de Vera Lucia, quando ela expressa que brincar é investigação e construção do conhecimento sobre si mesma e o mundo, ela coloca a relação entre interesse X necessidade com a realidade do mundo desconhecido. Pois brincadeira expressa, forma de reflexão organização, desorganização, construção reconstrução, simboliza seus desejos, medos, sentimentos agressivos e revela os conhecimentos que constrói das experiências que vive . A brincadeira é para a criança um espaço de investigação e construção de conhecimentos sobre si mesma e sobre o mundo. Brincar é uma forma de a criança exercitar sua imaginação. A imaginação é uma forma que permite às  crianças relacionarem seus interesses e suas necessidades com a realidade de um mundo que pouco conhecem.

10- Acessibilidade e utilização dos serviços, ambiente físico, atividades de aprendizagem, sistemas de relações, ponto de vista dos pais, são alguns dos indicadores de qualidade que determinam aspectos dos serviços de uma creche/escola e permitem a análise do nível de qualidade da insttuição. Eles servem como parâmetros para o planejamento e intervenção. Escreva sobre o indicador “sistemas de relações”.
A criança desde pequena é capaz de estabelecer relações com o ambiente em que vivem, sendo assim quanto mais rico for o ambiente mais a criança terá a oportunidade de crescer e aprender. A creche é um ambiente complexo para esse tipo de relação, sendo assim a relação criança – adulto não pode ocorrer de forma casual, é preciso ser considerada e prevista já que o adulto é uma figura significativa, um ponto de referência para a criança e precisa ser um interlocutor ativo.
A relação criança-criança também precisa ser considerada visto que nas relações das crianças normalmente ocorrem conflitos elas aprendem com as diferenças e as similaridades.


11-Acessibilidade e utilização dos serviços, ambiente físico, atividades de aprendizagem, sistemas de relações, ponto de vista dos pais alguns dos indicadores de qualidade que determinam aspectos dos serviços de uma creche escola e permitem a análise do nível de qualidade da instituição. Eles servem como parâmetros para planejamento e intervenção. Escreva sobre “Atividades de aprendizagem”, relacionando três critérios.
Atividades de aprendizagem são aquelas que favorecem o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, Portanto todas as atividades realizadas na creche são atividades de aprendizagem, inclusive as ações de rotina.É preciso reconhecer a importância de uma programação educativa devido ser o espaço de desenvolvimento da criança, alguns indicadores que se apresentam em uma boa programação educativa são: permanência e mudança, privacidade e sociabilidade, seqüencialidade e imprevisibilidade.

12 - Acessibilidade e utilização dos serviços, ambiente físico, atividades de aprendizagem, sistema de relação, ponto de vista dos pais são alguns dos indicadores de qualidade que determinam aspectos dos serviços de uma creche/escola e permitem a analise do nível de qualidade da instituição. Eles servem como parâmetros para o planejamento e intervenção. Escreva sobre o indicador “ambiente Físico”, relacionando três critérios que proporcionam condições de desenvolvimento e segurança da criança.
A análise do ambiente físico considera as questões de luminosidade e arejamento, a estética, a segurança, a adequação e a funcionalidade dos ambientes de serviço e aspectos da promoção da saúde infantil.
Podemos relacionar alguns critérios para que o ambiente possa proporcionar condições de desenvolvimento e segurança da criança como dimensão das salas, organização dos materiais e dos espaços, espaço individual para as crianças guardarem seus pertences, ser rico em estímulos e propostas.

13 - Acessibilidade e utilização dos serviços, ambiente físico, atividades de aprendizagem, sistemas de relações, ponto de vista dos pais alguns dos indicadores de qualidade que determinam aspectos dos serviços de uma creche escola e permitem a análise do nível de qualidade da instituição. Eles servem como parâmetros para o planejamento e intervenção. Escreva sobre o indicador sistemas de relações ponto de vista dos pais?


14 - Entre as experiências pioneiras na Europa e nos EUA, que foram citadas nesta aula, escolha as três que você achou mais interessante e descreva.
O aluno irá escolher três das seguintes experiências: Escola do Tricô,fundada em 1767 pelo Padre Oberlin, na França. Estava voltada ao atendimento de crianças a partir de dois anos de idade e atendia filhos de pais trabalhadores e que não tinham onde deixá-las durante o horário do trabalho. A Escola Infantil, criada na Escócia 'por Robert Owen, que se preocupava com as  condições de vida dos seus empregados, uma vez que alguns deles tinham apenas seis anos de idade. Frõbel, na Alemanha, criou os Jardins de Infância que tinha uma visão única sobre a natureza da infância. Na Itália, Maria Montessori criou para filhos de operários a Casa dei Bambini e, na Inglaterra, as irmãs MacMillan organizaram um programa de atendimento às crianças que levavam uma vida pouco saudável.

15-O que era a Teoria da Privação Cultural?
A Teoria da Privação Cultural, ou também chamada de Educação Compensatória, baseava-se na ideia de que só a criança de classe média poderia ser considerada como modelo. Como conseqüência, as crianças de origem econômica e social mais baixa, eram vistas como "carentes': "inferiores" e portadoras de uma privação cultural. A solução para esse "mal" seria a Educação Compensatória, que passaria a ser oferecida nas creches/pré-escolas.

16-Por que a organização do espaço físico na Educação Infantil é tão importante?
Porque ao influenciar o comportamento das pessoas, define como o educa-
dor irá organizar os ambientes de acordo com os objetivos que ele pretende atingir. É possível perceber traços de uma proposta pedagógica através da organização dos espaços.

17 - Segundo a educadora Lina Iglesias Forneiro, para a organização dos espaços na creche/pré-escola leva-se em consideração  dois aspectos:  os elementos  contextuais  e  os  elementos pessoais.  Como cada um deles pode ser subdividido?
Elementos contextuais: o ambiente, a escola e a sala de aula. Elementos pessoais: as crianças e os professores.

18 - Como deve ser feita a decoração da sala de aula?
A sala de aula deve ser decorada de tal forma que eduque a sensibilidade
estética das crianças. Isto é, a decoração deve ser compreendida como conteúdo de aprendizagem, através da harmonia das cores, das formas, e do
sentido que existirá naqueles materiais e objetos para as crianças.

19 - Quais são os principais critérios para a  organização  dos espaços da sala de aula?
Os principais critérios são: estruturação por áreas, delimitação clara das áreas, transformação ou conversibilidade, favorecimento da autonomia da criança,segurança, diversidade, polivalência, sensibilidade estética e pluralidade.

20 -Através de pesquisas, verificou-se  que  as  interações  entre crianças  podem variar de acordo com os tipos de arranjos espaciais. Descreva, de forma sucinta, como as crianças costumam reagir quando a sala está organizada em espaços semiabertos, abertos e fechados.
Espaços semiabertos - as crianças gostam de ficar em subgrupos e preferem
os ambientes delimitados e com divisões baixas. Interagem com as outras
crianças e procuram os adultos para solicitar algum apoio. Espaços abertos: as interações entre crianças são raras e elas tendem a permanecer em volta do adulto, porém com pouca interação com ele. Espaço fechado: as crianças temem ficar em lugares onde não conseguem ver o adulto, assim, optam por ficar ao seu redor. Quase não há interação com outras crianças.

21 - Porque a Rotina é importante para a criança?
A rotina diária é importante para a criança porque sabemos que ela é capaz de se situar no tempo e no espaço, e assim, poderá distinguir os diferentes momentos que acontecem na creche/pré-escola. Quando há em uma instituição educacional a estrutura de uma rotina, a criança pode se apropriar desse conhecimento e participar mais ativamente das atividades, isto é, ela pode dar sugestões, propor mudanças, esperar e se organizar para o início da atividade etc. Isso significa que uma rotina adequada auxilia no desenvolvimento infantil, permitindo que ela estruture sua independência, sua autonomia e estimula a socialização.

22- No livro Creches: criança faz de conta & Cia, os autores organizam as atividades que são desenvolvidas durante o dia na creche/pré-escola em quatro grupos. Diga quais são esses grupos e explique de forma sucinta cada um deles.
Os quatro grupos são:
atividades de organização coletiva: são os momentos de atividades organizados coletivamente e acontecem de forma diferente de acordo com a
faixa etária das crianças. Para as menores, a interferência do adulto é fundamental, pois, é ele quem deve planejar as atividades que serão desenvolvidas e organizar o ambiente de forma adequada. Já as crianças maiores podem participar e interferir na organização das atividades coletivas e,em muitos casos, atuar diretamente, assumindo funções que geralmente só os adultos fazem.
atividades de cuidado pessoal: trata-se da não divisão entre cuidar e educar. É fundamental compreendermos que todas as atividades voltadas ao
cuidado das crianças são também atividades pedagógicas/educativas.
atividades dirigidas: são as atividades em que é responsabilidade do professor definir e encaminhar o seu desenvolvimento. À medida que aumenta a idade das crianças, aumenta também a possibilidade de atividades dirigidas e a porcentagem de tempo voltada para a sua realização.
atividades livres: não devem ser compreendidas como atividades em que
não há interferência do professor. Trata-se de momentos pré-estabelecidos
no planejamento do professor, isto é, pensados e preparados previamente
por ele. As atividades livres devem fazer parte da programação diária das
crianças que frequentam creches/pré-escolas.

23 - O que é uma proposta pedagógica?
Segundo a educadora Sonia Kramer, a proposta pedagógica é um convite, um desafio, uma aposta. Uma aposta, porque sendo ou não parte de uma Política pública, contém sempre um projeto político de sociedade e um conceito de cidadania, de educação e cultura. É um caminho a ser construído e, portanto, contém valores e subjetividade, o que a torna sempre única.

24 - Com base nas orientações do MEC, como deve ser a estrutura básica de uma proposta pedagógica?
Em uma sugestão de modelo de roteiro elaborado pelo MEC, uma proposta pedagógica deve ter as seguintes partes: as condições de produção do documento; os fundamentos teóricos das propostas; a estrutura, organização e funcionamento da Educação Infantil, a política de valorização e profissionalização dos recursos humanos e também a articulação com outras instâncias educacionais e culturais.

25 - Explique o que é Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Trata-se de um documento elaborado pelo Ministério da Educação (MEC)
em 1998, como material de referência para a estruturação de currículo da
Educação Infantil em todo o território brasileiro.

25 - Como foi estruturado o referencial?
O Referencial foi organizado em três volumes: o primeiro, denominado "Introdução': o segundo, intitulado"Formação Pessoal e Social" e o terceiro, chamado de "Conhecimento de Mundo'

26 - Segundo o Referencial, como deve ser o professor da Educação Infantil?
O professor deve estar comprometido com a prática educacional para que
ele possa responder de forma satisfatória às demandas das famílias e das
crianças. Precisa também ser capaz de trabalhar com questões específicas
relativas aos cuidados e aprendizagens infantis. Para que isso aconteça, é necessário que o professor tenha uma formação inicial sólida e consistente, acompanhada de adequada e permanente atualização em serviço.

27 - Como deve ser entendido o planejamento na Educação Infantil?
O planejamento na Educação Infantil é um instrumento que auxilia na ordenação e na organização de um ensino de qualidade. É uma reflexão sobre o que se pretende, sobre como se faz e como se avalia. O planejamento não pode ser considerado como uma rotina que precisa ser elaborada e seguida estritamente, sem poder ser alterada. Também não deve ser considerado como algo meramente formal, que se elabora e depois, guarda-se na gaveta.

28 - O planejamento de uma forma simplificada envolve três fases. Quais são estas fases?
As fases são: previsão, realização e avaliação. Essas etapas não precisam ocorrer separadamente; elas podem acontecer simultaneamente ou não.

29 - O que é um planejamento participativo?
É quando o planejamento envolve direção, coordenação, professores, funcionários, pais e alunos. Isso faz com que todos se sintam responsáveis e, portanto, ativos, no processo de realização e avaliação.

30 - O que significa trabalhar com projetos?
Significa que o professor quer desenvolver com seus alunos estudos em profundidade. Estes trabalhos poderão ser realizados por pequenos grupos de crianças. Trata-se de uma forma de trabalhar que envolve diferentes conteúdos e que costuma ser organizado em torno de um tema.

31 - Escreva alguns dos objetivos do trabalho com projetos.
Ajudar as crianças a encontrarem um sentido mais profundo e completo dos
acontecimentos do seu próprio ambiente e das expe
riências que mereçam a
sua atenção. Durante o desenvolvimento de um projeto as crianças vão ser encorajadas a tomarem suas próprias decisões e a fazerem suas próprias escolhas sobre a realização de um trabalho, sempre em interação/cooperação com os seus
colegas e professo
res, havendo um compartilhar de conhecimentos e descobertas. Além disso, o trabalho com projetos reforça na criança a sua autoestima, uma vez que ela passa a acreditar na sua capacidade de pensar, concluir e criar, além de estimular o seu desejo de aprender cada vez mais.

32-Por que a autora utilizou a palavra “inserção e não “adaptação”?
Porque a palavra adaptação está ligada ao sentido de acomodação, ajusta-
mento, isto é, aceitação e submissão. Esses conceitos não combinam com
educação e, por isso, é preferível falarmos em inserção, já que é o momento
em que a criança vai se inserir em um novo ambiente educacional.

33-Como propiciar a Inserção da criança na creche/pré-escola?”
A melhor forma de inserir uma criança na creche/pré-escola é através de um sistema gradativo. Isto é, a família ficará junto à criança na creche durante algumas horas e irá gradativamente, diminuindo a quantidade de tempo.

34 - Explique por que brincar é tão importante para a criança pequena.
Porque a brincadeira é um espaço privilegiado de aprendizagem. É também
um espaço de investigação e construção de conhecimentos sobre si mesma
e sobre o mundo. Brincar é uma forma de a criança exercitar sua imaginação e a imaginação é uma forma que permite às crianças relacionarem seus interesses e suas necessidades com a realidade de um mundo que pouco conhecem.
 

35 - De uma forma sucinta explique o papel do professor com relação aos jogos e brincadeiras na Educação Infantil.
O professor que compreender a importância dos jogos e das brincadeiras no
desenvolvimento infantil irá elaborar propostas de trabalho que incorporem atividades lúdicas. É preciso porém, que o professor procure sempre estabelecer para si mesmo, qual será o seu papel, sua função, enquanto as crianças brincam. A intervenção do professor deve se dar no sentido de mediar possíveis conflitos, de abrir e socializar os espaços e os objetos de uso comum, de estimular a entrada de novas crianças em um jogo, ou como árbitro das' regras acordadas.

36 - No que o professor precisa pensar para trabalhar a disciplina na Educação Infantil?
É preciso que o professor primeiramente pense na idade específica das
crianças, quais são as suas capacidades e como ele pretende organizar as
atividades que deseja realizar. Também é importante que o professor defina algumas regras de convivência com as crianças.

37 - É impossível definirmos limites para crianças pequenas? Como fazê-lo?
Sim, é possível definirmos para as crianças - mesmo que pequenas =, o que
ela
pode e o que não pode fazer de acordo com a situação (é bom lembrar
q
ue a criança deve ter possibilidade de cumprir tais limites). Porém, não há uma receita a ser seguida; mas, bom senso, equilíbrio, segurança e clareza são fundamentais na hora de explicarmos para a criança os limites e os motivos pelos quais permite-se ou não uma determinada coisa.

38 - O que diz a LDB sobre a formação de professores da Educação Infantil?
A LDB em seu artigo 62 determina que liA formação de docentes para atuar
na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação
infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em vel médio, na modalidade Normal': Já no artigo 87, § 4.°, nas Disposições Transitórias, a LDB diz: "até o fim da década da Educação somente serão admitidos professores habilitados em nível superior ou formados por treinamento em serviço':

39 - Em dezembro de 1997, o Mec apresenta para discussão com a Comunidade educacional um documento sobre a formação de professores. Qual é esse documento e sobre o que ele trata?
O documento em questão foi intitulado de "Referencial Pedagógico-Curricular para a Formação de Professores da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental': Foi organizado em quatro partes com as seguintes abordagens: análise da situação atual da formação de professores; repensar a formação de professores; delineamento de uma proposta de referencial pedagógico-curricular para a formação inicial de professores e critérios para a organização institucional e curricular da formação de professores.

40 - Por que o autor do livro A arte de Forma-se, Joao Batista Libanio, escolheu o verbo formar-se?
O autor explica que no termo"forma" ou "fôrma': está implícito que existe um molde anterior a ser aplicado ao aluno. Assim, ele tentou corrigir um pouco esta carga etimológica da palavra formar, transformando-a em "formar-se". Segundo ele, o pronome reflexivo se, ajuda a acabar com a ideia de passividade. Formar-se é, portanto, um processo educativo que está nas mãos do próprio formando, que respeita a sua singularidade e que busca ampliar as suas qualidades na intenção de transformar a sociedade em que vive .

41 - Quais são os quatro pilares da formação apresentados pela Unesco no relatório de J. Delors e os seus significados?  
Os quatro pilares são:
aprender a conhecer e a pensar: significa formar uma inteligência crítica, bem-estruturada e não apenas ter um grande número de informações; aprender a fazer: o processo de aprender a conhecer e a pensar implica em consequências práticas, isto é, é preciso saber fazer;
aprender a conviver com os outros: é a superação do individualismo, o
declínio da violência e dos conflitos
, permitindo vivermos juntos;
aprender a ser: é a mais difícil tarefa educativa; implica uma concepção integral do ser humano e o desenvolvimento de todas as suas dimensões.

A participação da família
A participação da família é importante primeiramente porque para essa
faixa etária das crianças o contato entre pais, mães e professores costuma ser mais frequente. Esse relacionamento é fundamental para o desenvolvimento infantil e para a evolução da imagem das instituições de Educação Infantil. Ao mesmo tempo, trata-se de uma relação que envolve a tarefa de educar uma mesma criança de forma compartilhada e a partir de contextos tão diferentes como a casa e a creche; isso acaba, de uma maneira geral, por gerar dificuldades e conflitos.
Existem diferentes formas de se trabalhar com as famílias das crianças. Podemos dizer que há formas individuais e coletivas. Individualmente podemos realizar entrevistas com os pais antes da inserção da criança na instituição; podemos ter contatos informais no dia a dia da creche; além de organizarmos entrevistas previamente solicitadas, seja pela creche, seja pela família.
Já de forma coletiva, os pais podem participar de reuniões e palestras; par
ticipar dos Conselhos ou Associações; podem conhecer melhor o trabalho
da creche através da leitura de mura
is; participando das festas e de projetos especiais.

A gestão social
É quando um grupo de pessoas torna-se responsável pela condução dos
serviços oferecidos em uma determinada instituição. No caso das creches e
p
ré-escolas trata-se da participação mais direta dos pais, dos profissionais e da comunidade na administração dessas instituições. A gestão social é uma concepção de prática educacional, é um valor ético que envolve todos os aspectos da experiência educativa que valoriza uma intensa relação comunicativa entre educadores, pais e sociedade.
Apesar de ser possível ser feita gestão social em instituições privadas, o mais comum é elas acontecerem em instituições públicas, principalmente devido aos aspectos financeiros. Através da gestão social, isto é, trabalhando de forma participativa, é maior a possibilidade de oferecer serviços mais adequados às necessidades das famílias, dos educadores e dos cidadãos em geral. Também, com o envolvimento de todos, em especial da comunidade, cria-se um reconhecimento social, ou seja, a creche/pré-escola é vista como parte essencial da vida daquelas famílias e como resposta positiva às suas expectativas.
Educação de crianças com necessidades especiais
Para que o projeto seja realmente integrado, o professor precisa elaborá-Io
dentro da programação normal. Esse projeto visa ao alcance da autonomia
e
da identidade da criança e sua aquisição de competências nos setores motor, perceptivo, linguístico e intelectual. A implantação do projeto acontecepor meio da organização prévia de metodologias específicas e estratégias que permitem a individualização dos percursos educativos.
A reestruturação de ordem organizativo-estrutural requer que a instituição de Educação Infantil tenha equipamentos adequados para que a criança possa ter uma boa ambientação; que estabeleça relações com as instituições sociais e de saúde da região para planejar um trabalho "contínuo"; que estabeleça relações com as famílias a fim de ajudá-Ias e apoiá-Ias na educação; e que torne flexíveis os tempos e os espaços de trabalho para que haja uma diversificação das intervenções educativas e de reabilitação. Para a reestruturação pedagógico-didática, o fundamental é que a creche/pré-escola consiga desenvolver um projeto integrado, e para isso é preciso que sejam previstos momentos de entrosamento entre família, professores de turmas, professores de apoio, profissionais especializados, dirigentes escolares, pessoal não docente e pessoal auxiliar.

Transformação da prática pedagógica
A indissociabilidade do educar e do cuidar; a organização do espaço físico; a função do professor; a compreensão do papel da família na educação das crianças pequenas; a formação do professor e a necessidade de se ter muito mais. As diferentes formas de se pensar os espaços externos das creches/pré-escolas; a estruturação da sala de aula (que permitam à criança escolher suas atividades ou se ela quer trabalhar sozinha ou em grupo etc.); atenção e cuidado com
a deco
ração da sala de aula (evitar desenhos de personagens que as crianças já conhecem); e as janelas da sala de aula (permitir que as crianças vejam o que se passa fora da sala).

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