Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, março 29, 2011

Material para estudar para a PROVA DE TEORIAS DE CURRÍCULOS


TEORIA DE CURRÍCULOS.

1 - Explique a dimensão conceptual e concepção pragmática que rege a compreensão do currículo.
Conceptual é aquela dimensão que diz respeito a idéia, é a elaboração do currículo respeitando as normas, leis, diretrizes e políticas vigentes de educação, já a pragmática é a pratica deste currículo elaborado, ou seja, é o currículo em ação, ele leva em conta a experiência de campo do professor.

2 - A definição da seleção curricular é substancialmente política. Como
ela pode acontecer de forma democrática na escola?
Através da participação dos alunos, pais, funcionários, comunidade e sociedade civil e do poder publico.

3 - Partindo do pressuposto que a Escola é responsável pela transmissão
de cultura, pode-se afirmar que apenas alguns elementos de determinada
cultura são selecionados para compor o currículo de uma escola ou
sistema de ensino, quem seleciona estes elementos?
O estado que representada  a classe dominante.

4 - Quais as argumentações sustentam a afirmação de Sacristian (1998) de
que o currículo é o Centro do processo educativo?
O currículo e o centro da prática pedagógica é através dele que elaboramos e planejamos nosso fazer pedagógico, sem ele não há ensino, e nem por que os alunos irem a escola, assim como não se justifica o trabalho do professor, e necessário que este currículo se adéqüe as necessidades da escola e de sua comunidade.

5 – Explique a frase: “O termo currículo é impreciso em sua concepção”.
Mesmo os que pesquisam e escrevem sobre o currículo dão várias definições sobre ele, alguns o definem como sendo a grade curricular da escola (quantidade de horas de cada matéria) e outros como os conteúdos disciplinares, adotados pela escola. Essa pluralidade de concepções/idéias torna imprecisa sua idéia.

6 – Comente sobre a afirmação: A nova Sociologia da Informação pôs em discussão todos os pressupostos do currículo, questionando suas dimensões sócias e suas relações com a estrutura de poder na sociedade incidindo o foco de análise sobre o funcionamento interno das escolas” (Forquin, 1993)
Esse movimento foi muito importante para que se  repensasse o currículo, levou a pesquisa sobre o mesmo, passando a considerar as experiências dos alunos como primordial na elaboração do mesmo, passando o aluno a ser o foco do processo de ensino/aprendizagem o que foi uma grande e valiosa mudança.

7 – Aponte e comente pelo menos três motivos pelos quais se afirma que é de fundamental importância uma reflexão sistemática sobre currículo nos cursos de formação de professores.
1. O currículo é a matéria-prima do trabalho do professor, portanto ele precisa se apropriar dele para desempenhar um bom trabalho.
2. Através de suas pesquisas e estudos para elaborar o currículo, o professor se profissionaliza cada vez mais, se atualiza se recicla aprimora a sua prática.
3. O currículo faz parte das competências do professor, portanto, ele deve ser preparado em suas formações para que saiba elaborá-lo adequadamente.

8 – O currículo deve ser entendido como uma ferramenta conceitual que supõe sempre, de forma explicita ou tácita, uma resposta as perguntas: o que ensinar, como e porquê? A partir dessa afirmação descreva 03 tipos de decisão educativa que compõem um currículo de uma determinada escola.
1. O que ensinar? Levando em conta a realidade da escola e dos alunos
2. Como ensinar? Quais as metodologias mais adequadas para atingir os objetivos propostos para que os alunos desenvolvam suas competências e habilidades.
3. Como avaliar? Todo o processo envolvido no ensino aprendizagem dos conteúdos trabalhados no período. Quais as ferramentas mais adequadas para avaliar devidamente.

9 - Faça uma breve defesa pela importância do currículo em ação.
O currículo e o centro da prática pedagógica é através dele que elaboramos e planejamos nosso fazer pedagógico, ele é a matéria prima para o dia a dia escolar, e o currículo em ação é nada mais do que efetivar e concretizar tudo aquilo que foi planejado e pensado em busca da melhor educação possível para nossos alunos.

10 - Fale sobre a importância da educação de valores para as crianças em idade escolar.
A educação de valores é aquela feita através da inclusão dos temas transversais na educação, inserindo temas como cidadania, respeito, sexualidade, objetivando o desenvolvimento integral do aluno.

11 - Sob seu ponto de vista quais são as principais dificuldades para consolidação de uma prática mais participativa e coletiva dentro da escola?

 
12 - Qual a relação que existe entre as formas de avaliação adotadas por uma escola e o seu currículo?
A avaliação é vista como elemento indissociável do processo educativo, que deve se dar de forma sistemática e continua. Tendo como objetivo a melhoria da ação educativa, envolvendo a criança, o educador e a instituição.



Um comentário :

Deixe seu comentário!