quarta-feira, março 30, 2011

Modulo 04


RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Aluno: Rosemeire Martins Ferreira
Conferência: Como Fazer Televisão de Qualidade para Crianças
Conferencista: Beatriz Rosemberg
Carga horária validada: ___horas.

Quais são os elementos que caracterizam um trabalho de qualidade na programação televisiva para crianças? Comente.
Beatriz Rosemberg,  atua na TV Cultura desde que era estagiária, é Coord. de Núcleo  Infanto Juvenis, Consultora  de Entretenimento do Núcleo Infanto Juvenil da TV Cultura, Consultora de Entretenimento Educativos de Crianças e Jovens, Faz parte do Júri Coca-Cola e Vencedora de vários Prêmios de Programação Infantil.
São muitos os elementos, envolve desde a escolha de programas internacionais e nacionais aos profissionais envolvidos. Não precisa ser divertido ou educativo, cada programa tem um objetivo principal, por  exemplo o XTudo, é uma revista para crianças de 07 a 10 anos, é um programa educativo tem ciência, as experiências agradam muito as crianças, além de ser um complemento para a escola ( fazer experiência em casa e ler ), nesse programa exibido foi mostrado como fazer um submarino passo a passo, tudo agrada as crianças nessa faixa estaria.
No programa do Cocoricó, por exemplo, usa bonecos como a indiazinha que traz a cultura indígena para as crianças, mostrando a quantidade de palavras indígenas que temos na nossa língua, como por  exemplo abacaxi, pipoca, maracujá, jabuticaba, jacaré, caju, etc.,tudo isso através da música TU TU TU TUPI TUPI  GUARANY, fala que “ todo mundo tem um pouco de índio dentro de si ” isso faz com que a criança treine o olhar. Ou no programa onde, de forma bem clara, foi passado para as crianças sobre o processo digestivo, sobre o Cocô, sem deixar que a criança se encante com o que está assistindo, dando um resultado bom, onde a criança  aprende, diverti e interage.É uma educação disfarçada, para Beatriz, as escolas poderiam estar levando mais desse universo para as salas de aula.
O Castelo Ra Tim Bum, é feito para uma outra faixa etária, enfim tudo é feito visando todas faixas etárias, e na grade de programação da TV Cultura entre um e outro programa essas faixas etárias são visíveis, fazendo assim, com que a criança não fique tanto tempo na frente da TV, pois essa é uma grande preocupação dos pais que vão as Conferências de Beatriz Rosemberg.
A qualidade é uma verdade política dela, pois para fazer esses programas ou escolhe-los estão envolvidos profissionais de todos as áreas, como pedagogos, músicos, nutricionistas, professores de todas as áreas, bons atores, maquiadores etc., sempre com um objetivo comum.
Muitos dos que trabalham na TV Cultura já tem dentro de si um mundo infantil, e isso ajuda no desenvolvimento infantil.
A identificação da criança é muito grande com esses programas e seu universo,  poucas vezes são feitos testes para saber a aceitação, muitas vezes esses programas são feitos no sentimentos e são exibidos.
A programação da Cultura tem a preocupação de passar a criança a noção de si própria e do mundo que a cerca.
 Fazer com que a criança se interesse por programas mais saudáveis  é uma preocupação da TV Cultura, por isso dos cuidados quando falam de sentimentos, resolver conflitos, violências, para que isso possa ser trabalhados isso nelas, através das estórias é passado para a criança que muitas vezes atos doem, isso as leva a uma reflexão.
O parâmetro para saber a qualidade  dos programas são: ser divertido, ter bom cenário, forma, qualidade, ganhando em vantagens nos conteúdos dos programas tanto nacionais como internacionais.
Programa de qualidade, “ dão audiência para as crianças ”, enfatiza Beatriz,  as crianças gostam de coisas que são boas, que são legais, que são bem feitas .
Quanto as premiações, ela diz que quem escolhe são profissionais da área, que são qualificados para isso.
Ela finaliza, falando de seu livro que fala de Dieta de TV , são dicas para os pais e não receitas .

Um comentário:

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...