TEORIAS DE CURRÍCULO
1. DURANTE A DÉCADA DE 1970, A NOVA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZOU AS QUESTÕES CURRICULARES PROPONDO UMA RELAÇÃO ENTRE ELAS, A SOCIEDADE E O PODER.
- Um dos enfoques centrais foi elaborado por Michael Young, tendo como questão principal:
- a maneira como a organização curricular pode afetar na formação social e econômica de uma comunidade e/ou sociedade.
- o fato de escola e currículo não se relacionarem, uma vez que vida cotidiana e conhecimento acadêmico não têm relação.
- a atribuição de valores diferentes às matérias ou disciplinas e quais os critérios utilizados para isso.
- conteúdos que devem ser elaborados a partir de estudos sociológicos.
1. DE ACORDO COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS, O CURRÍCULO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DEVE SER FUNDAMENTADO:
- na realidade expressa nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
- nos interesses dos professores e da equipe técnica, tornando a proposta mais próxima da realidade da escola.
- na Base Nacional Comum (áreas de conhecimento) e nos Temas Transversais (aspectos da vida cidadã).
- nos interesses e necessidades dos alunos.
pessoal vou deixar a minha N1 de T.C, espero que ajude.
ResponderExcluir1- Explique o a influência Norte -Americana na transformação do campo do currículo
2- Relacione descrevendo exemplo prático :Currículo.sociedade e poder.
3-define currículo oculto e descrevendo como se figura.
4- Alguns autores de verdece critica a educação afirma que o currículo estratifica e que existe uma relação deste estratificação.Você concorda?
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 2
CURRÍCULO ESTRUTURADO: IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS PEDAGÓGICOS
1. Falar em diversidade e currículo é falar de
diferença, subjetividade e singularidade. X
hierarquia, desigualdade e poder.
predisposição, exercício e reforçamento.
gênero, planejamento e avaliação.
2. A frase "Poderás levar o cavalo à água, mas não poderás fazê-lo beber" pode ser entendida quando pensamos na educação como
o professor é o cavalo e deve beber água.
não há como fazer uma correlação com a educação ou a aprendizagem escolar.
o professor não pode fazer nada para incentivar a aprendizagem do aluno.
uma pessoa não pode aprender pela outra, mas pode facilitar o seu aprendizado. X
3. A função social da escola é desenvolver o processo de socialização do aluno. Nesta perspectiva, são dois os objetivos prioritários deste processo
incorporação do aluno no mundo do trabalho e formação do cidadão para intervenção na vida pública. X
proporcionar interação com os demais no contexto escolar e melhorar as relações familiares.
incorporação da família na escola e na atitude política.
promover melhoria geral de seu comportamento e ingresso no mercado de trabalho.
4. O projeto político-pedagógico caracteriza ou identifica
o governo.
a escola. X
as dificuldades na política.
a pobreza.
a ESCOLA COM CERTEZA
ExcluirBoa tarde!!Irei realizar PROVA Do Curso PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL das disciplinas: Fundamentos Biológicos do Desenvolvimento Infantil, Teorias e Práticas da Psicopedagogia Institucional, Intervenção Da Psicopedagogia na escola. Alguém tem alguma prova dessas disciplinas?
ResponderExcluirSe alguém puder me ajudar eu agradeço!
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 2
CURRÍCULO ESTRUTURADO: IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS PEDAGÓGICOS
1. Qual a função do currículo?
Tornar o aluno dependente das suas proposições.
Evitar que o professor conduza o aluno a aprendizagens indevidas.
Ignorar a cultura, pois ela não faz parte da aprendizagem escolar.
Perpetuar a cultura como compromisso político com a aprendizagem dos alunos, ressignificando seus saberes e construindo novos conhecimentos.
2. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), a escola deve
valorizar os aspectos cognitivos do aluno, com ênfase na memorização.
organizar o ambiente escolar de modo a colaborar para a inserção do aluno na sociedade.
só se preocupar com a transmissão dos conteúdos pedagógicos ao alunado.
organizar o ambiente escolar de modo a atender às camadas sociais mais favorecidas do seu alunado.
3. De que forma a escola repassa as ideias, os conhecimentos, os valores e as formas de conduta que a sociedade exige?
Por meio do currículo, da organização pedagógica, bem como dos conteúdos.
Organizando gincanas e feiras de ciências.
Elaborando provas que cobrem os conteúdos apresentados no bimestre.
Promovendo palestras e grupos de estudo devidamente organizados, com ou sem a participação dos pais.
4. Falar em diversidade e currículo é falar de
gênero, planejamento e avaliação.
predisposição, exercício e reforçamento.
diferença, subjetividade e singularidade.
hierarquia, desigualdade e pode
Obrigada
Excluir1=4,2=2,3=2,4=3.
Excluiro desafio dos educadores atuais é o de desmontar a escola funil.Com isso, entendemos que uma nova escola deve :
Excluira) preparar-se paraa acolher os alunos e suas diversidades.
b)exigir que osalunos se adptem á escola , pois a escola, com sua grandiosidade ,nao podera se adpatar ao aluno.
c)flexibilidade conteudos para atender á elite do alunado.
d) atender somente aos que possam ser vitoriosos no futuro.
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMPREENDE:
ExcluirA)apenas o que o aluno já aprendeu sem ajuda.
b)as aprendizagens vivenciadas pelo aluno no cotidino escolar, que ele consegue relacionar com os conhecimentos previamente construidos por ele.
c) o que o aluno precisa aprender.
d) tudo que o aluno consegue decorar e depois escrever na prova
Prova online realizada em janeiro 2014
ResponderExcluirObrigada pela visita, não entendi sua solicitação!
Excluir:)
QUESTÃO 1
ExcluirO currículo tradicional caracteriza-se por enfatizar
a ) metodologia, eficiência e planejamento.
QUESTÃO 2
O projeto pedagógico inclui
a ) a observância, não apenas do currículo como também de um projeto global de cultura e educação.
QUESTÃO 3
O que são adaptações curriculares?
d )
Procedimentos de ajuste no currículo para facilitar a resposta educativa, o que poderá desembocar ou não num programa individual.
QUESTÃO 4
Qual a função do currículo?
c )
Perpetuar a cultura como compromisso político com a aprendizagem dos alunos, ressignificando seus saberes e construindo novos conhecimentos.
QUESTÃO 5
A frase "Poderás levar o cavalo à água, mas não poderás fazê-lo beber" pode ser entendida quando pensamos na educação como:
b ) uma pessoa não pode aprender pela outra, mas pode facilitar o seu aprendizado.
QUESTÃO 6
O desafio dos educadores atuais é o de desmontar a ?escola funil?. Com isso, entendemos que uma nova escola deve
c ) preparar-se para acolher os alunos e suas diversidades.
QUESTÃO 7
A inclusão exige que se considere
a )
a parceria entre professor, aluno, pais e, em alguns casos, com os profissionais especializados, entre outros.
QUESTÃO 8
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), a escola deve
b ) organizar o ambiente escolar de modo a colaborar para a inserção do aluno na sociedade.
QUESTÃO 9
A frase "O currículo deve preocupar-se com a sua implicação subjetiva na constituição de cada ser humano" quer dizer que currículo é uma questão de
b ) identidade.
QUESTÃO 10
A função social da escola é desenvolver o processo de socialização do aluno. Nessa perspectiva, são dois os objetivos prioritários desse processo:
a ) incorporação do aluno no mundo do trabalho e formação do cidadão para intervenção na vida pública.
Resultado final : 5.0
ResponderExcluirTEORIAS DE CURRÍCULO
1. A abordagem processual ou prática do currículo
representa uma crítica profunda à sociologia do currículo, uma vez que rejeita as implicações políticas na definição dos conteúdos. <<<< CORRETA
considera o currículo em sua relação dialética com a atividade do professor em sala de aula.
destaca o abismo que separa a teoria da prática.
define o trabalho do professor como mera reprodução dos conteúdos curriculares.
2. Para as aulas de História no Ensino Fundamental, é possível organizar os conteúdos curriculares de forma que se
priorize o debate dos principais acontecimentos históricos.
adote um livro didático, facilitando o acesso dos alunos às informações mais relevantes.
trabalhe com fontes diversificadas, permitindo aos alunos estabelecer relação entre o presente e o passado, favorecendo a problematização. <<< CORRETA
resgate a história de vida particular dos alunos enquanto única forma de garantir a igualdade e a democratização da educação.
3. Sobre o conceito de currículo prescrito, assinale a alternativa correta.
Sistema curricular que determina a seleção dos elementos da cultura a serem transmitidos exclusivamente nas instâncias de ensino superiores.
Planejamento das atividades escolares aliado à formação de professores. <<<<<< CORRETA
Todo o sistema educativo estabelece um conjunto de normas, indicando os conteúdos e orientações gerais que devem nortear a escolaridade obrigatória.
Normas e regulamentos que orientam a prática educacional dentro de uma escola, ou regimento interno.
4. Com a consolidação e a expansão das redes municipais de creches e pré-escolas em todo o Brasil, na década de 1980,
surgiram várias propostas sistematizadas de currículo para a Educação Infantil, principalmente a pré-escola. Uma dessas propostas foi os Temas Geradores e seu significado era
a realidade sociocultural das crianças, currículo, propostas dos professores, desde que essas propostas se relacionassem com os conteúdos de matemática.
articular problemas sociais brasileiros e as aulas de estudos sociais.
articular, no trabalho pedagógico, a realidade sociocultural da criança, o desenvolvimento infantil e os interesses específicos que as crianças manifestam, bem como os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade ? a que todos têm direito de acesso.
trabalhar conhecimentos históricos dentro de sala. <<<<<<<<< CORRETA