sexta-feira, março 18, 2011

Provas diversas

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

1. NOS PRIMEIROS TEMPOS DA COLONIZAÇÃO DO BRASIL, A INSTRUÇÃO DISPENSADA AOS INDÍGENAS COM INTUITO DE CATEQUIZÁ-LOS CONSISTIA EM INSERI-LOS:

  nas universidades européias.
  •  nos rituais cristãos.
  •  nas escolas públicas.
  •  nas universidades brasileiras.

2. O HUMANISMO RENASCENTISTA MARCA A VOLTA DO HOMEM PARA O PALCO DA HISTÓRIA. A PRINCIPAL MUDANÇA OCORRIDA NESSE PERÍODO FOI A SUBSTITUIÇÃO:


  •  do antropocentrismo pela psicologia científica.
  •  da monarquia pela república.
  •  da filosofia racional pela filosofia positivista.
  •  do teocentrismo pelo antropocentrismo.

3. A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE MEDIEVAL FOI MARCADA:


  •  pelos princípios do cristianismo.
  •  pelos princípios do evolucionismo.
  •  pelos princípios do construtivismo.
  •  pelos princípios socráticos.

4. SOBRE A EDUCAÇÃO NO PERÍODO SETECENTISTA DO BRASIL, É CORRETO AFIRMAR QUE:


  •  no colégio-seminário estudavam principalmente os jovens das classes populares.
  •  era dada igual oportunidade de estudo para brancos, negros, índios e judeus.
  •  não havia interferência da elite na organização colonial, pois era mantida pela Coroa sem dificuldades.
  •  a população colonial pobre ou de "menor qualidade" dava escassa valorização à escola.

Prova de Psicologia do Desenvolvimento

1. A ANALOGIA ENTRE A MENTE E O COMPUTADOR É PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO:


  • ao uso de instruções mentais fornecidas mecanicamente.
  • ao predomínio da consciência.
  • ao processamento de informações.
  • às transformações tecnológicas maturacionais.

2. SÃO GRUPOS DE PESQUISADORES DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS:



  • psicanalistas e fenomenologistas.
  • neuropsicólogos e cientistas cognitivos.
  • anatomistas e fisiologistas.
  • médicos e bioquímicos.

3. O DESENVOLVIMENTO CAMINHA DO SOCIAL PARA O INDIVIDUAL. ISSO SIGNIFICA QUE AO NASCER A CRIANÇA:



  • já produz conhecimentos inatos.
  • elabora os processos inatos.
  • está imersa num mundo cultural.
  • reproduz conteúdos armazenados.

4. EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA:



  • o conhecimento é absorvido passivamente.
  • pela educação, o professor libera a criança para aprender sozinha.
  • o professor planeja o desenvolvimento racional do aluno.
  • as relações de conhecimento são intencionais e planejadas.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

1. Sobre a Didática, assinale a alternativa correta.

  • Define-se como a ciência do estudo, que se volta apenas para a criação de novos procedimentos de ensino.
  • É uma forma de facilitar o trabalho do educador e a aprendizagem do educando.
  • Segundo Libâneo, a didática possui núcleo próprio de estudos: a relação ensino-aprendizagem.
  • Segundo Garcia e Garcia, é uma área do conhecimento que tem o objeto de estudo voltado principalmente para outras áreas de ensino.

2. Os projetos de trabalho nas séries iniciais estão sempre

  • prontos.
  • inacabados.
  • constituídos de saberes mínimos.
  • acabados.

3. Sobre o planejamento curricular, o planejamento educacional e o plano de ensino, assinale a alternativa verdadeira.

  • O plano de ensino é aquele que organiza o sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um campo de conhecimento.
  • Planejamento educacional é o processo de abordagem racional e científica dos problemas de Educação.
  • O planejamento curricular realiza a previsão de situações especificas entre aluno e professor.
  • Planejamento curricular é aquele tem como objetivo realizar um processo de abordagem de acordo com os níveis educacionais.

4. Segundo Foucault, as relações de poder em uma sociedade estão associados

  • ao sujeito histórico, subjetivado.
  • aos sujeitos que são formados pelas práticas que lhe foram impostas.
  • ao poder que é absorvido pela alma.
  • a um poder estático.


FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

1. OBSERVE.

  • Kant expôs suas idéias sobre a educação nas Aulas sobre Pedagogia. Nelas, defende que o homem é o único ser vivo que pode e deve ser educado. Acredita na diferenciação das práticas pedagógicas conforme a idade do educando. Tem a instrução como um processo de socialização e a formação cultural como um processo de moldagem.

    Sobre essa proposição, é correto afirmar que o ideal pedagógico de Kant assemelha-se:


  • ao ideal pedagógico romano, somado às teses de Espinosa.
  • ao ideal pedagógico latino, enriquecido com os conhecimentos de Platão.
  • ao ideal pedagógico grego, enriquecido com as teses de Rosseau.
  • ao ideal pedagógico aristotélico, desenvolvido por Marx.

2. COM BASE NA CONCEPÇÃO DE "MUNDO DAS IDÉIAS", DE PLATÃO, PODEMOS AFIRMAR QUE:



  • I. os conceitos e idéias da filosofia são fruto da imaginação humana.
    II. as formas e modelos espirituais são cópias do mundo das idéias.
    III. os conceitos ou idéias que temos em nossa malha intelectiva são eternos e imutáveis.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


  • A afirmativa I está correta.
  • A afirmativa II está correta.
  • As afirmativas I, II e III estão corretas.
  • A afirmativa III está correta.

3. O PRINCIPAL OBJETIVO DO MÉTODO SOCRÁTICO ERA MOSTRAR AO INTERLOCUTOR QUE:



  • Sócrates era o modelo a ser seguido.
  • a noção de humildade precisava ser ultrapassada.
  • na verdade, ignorava o que julgava conhecer.
  • Sócrates era o verdadeiro mestre, o sábio.

4. TENDO COMO BASE AS IDÉIAS DE ARISTÓTELES, A ÉTICA DEVE:



  • estabelecer que o educando deve obedecer aos professores.
  • estabelecer o princípio da ação virtuosa.
  • enfatizar que a educação vem das ações do professor.
  • preparar o indivíduo para relacionar-se com colegas.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

1. NOS PRIMEIROS TEMPOS DA COLONIZAÇÃO DO BRASIL, A INSTRUÇÃO DISPENSADA AOS INDÍGENAS COM INTUITO DE CATEQUIZÁ-LOS CONSISTIA EM INSERI-LOS:


  •  nas universidades européias.
  •  nos rituais cristãos.
  •  nas escolas públicas.
  •  nas universidades brasileiras.

2. O HUMANISMO RENASCENTISTA MARCA A VOLTA DO HOMEM PARA O PALCO DA HISTÓRIA. A PRINCIPAL MUDANÇA OCORRIDA NESSE PERÍODO FOI A SUBSTITUIÇÃO:


  •  do antropocentrismo pela psicologia científica.
  •  da monarquia pela república.
  •  da filosofia racional pela filosofia positivista.
  •  do teocentrismo pelo antropocentrismo.

3. A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE MEDIEVAL FOI MARCADA:


  •  pelos princípios do cristianismo.
  •  pelos princípios do evolucionismo.
  •  pelos princípios do construtivismo.
  •  pelos princípios socráticos.

4. SOBRE A EDUCAÇÃO NO PERÍODO SETECENTISTA DO BRASIL, É CORRETO AFIRMAR QUE:


  •  no colégio-seminário estudavam principalmente os jovens das classes populares.
  •  era dada igual oportunidade de estudo para brancos, negros, índios e judeus.
  •  não havia interferência da elite na organização colonial, pois era mantida pela Coroa sem dificuldades.
  •  a população colonial pobre ou de "menor qualidade" dava escassa valorização à escola.


FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

1. NO MITO DA CAVERNA, DE PLATÃO, UMA DAS POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES PARA A “CAVERNA” É O:

  • conhecimento filosófico.
  • mundo inteligível.
  • mundo das idéias.
  • mundo dos sentidos.

2. CONFORME O EXISTENCIALISMO DE JEAN-PAUL SARTRE, A PARTIR DAS PRÓPRIAS ESCOLHAS, O SER HUMANO PODE SER UM "EM-SI" OU UM "SER-PARA-SI". 

  • O “ser-para-si” se caracteriza quando o ser humano:

  • se forma em um curso superior e passa a refletir.
  • decide ter autonomia, com a coragem das escolhas conscientes.
  • se convence da importância de obedecer à “autoridade”.
  • se acomoda à moral exterior, ao já estabelecido.

3. O PENSAMENTO FILOSÓFICO MEDIEVAL FICOU ATRELADO AO PENSAMENTO: 
  • grego.
  • político.
  • socrático.
  • teológico.

4. COLOQUE V PARA VERDADEIRO OU F PARA FALSO NAS AFIRMATIVAS ABAIXO.


  • ( ) Educar é conduzir de um estado a outro, conduzindo em uma certa direção o que é suscetível da Educação.
    ( ) O ponto de chegada e o ponto de partida da ação pedagógica é o contexto histórico e social.
    ( ) A relação entre Ética e educação faz parte das reflexões da Filosofia da Educação.
    ( ) A Filosofia da Educação é uma disciplina a ser suprimida da formação do educador.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

  • F, F, V, V.
  • V, F, V, F.
  • V, V, F, F.
  • V, V, V, F.

Prova de Alfabetização e Letramento
1. PARA QUE OS ALUNOS ADQUIRAM COMPETÊNCIA COMO ESCRITORES,
isto é, sejam capazes de escrever com qualidade verbal e correção linguística, o ensino da língua escrita tem como eixo central as atividades com o texto. Com relação à produção de texto escrito, é correto afirmar que:

I. os alunos só devem escrever textos quando forem capazes de não cometerem mais erros.
II. é importante que o professor organize discussões sobre o tema que será trabalhado na produção textual.
III. para se produzir bons escritores na escola é cabível permitir que as crianças realizem tentativas de escrita que, inicialmente, apresentam muitos erros.

São corretas as afirmativas:
II e III.
certa I e II.
I, II e III.
I e III.
2. QUAL DOS PRINCÍPIOS NORTEIA A PRÁTICA DE SISTEMATIZAÇÃO DO CÓDIGO?
Prática herdada do método orientado pelo uso da cartilha. certa Prática que demanda analisar, comparar, memorizar letras, sílabas e famílias silábicas.
Prática que enseja a reflexão sobre o sistema gráfico da Língua Portuguesa.
Prática específica da alfabetização.
3. A ANÁLISE LINGUÍSTICA É UMA DAS QUATRO PRÁTICAS QUE NORTEIAM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. SOBRE ELA, É CORRETO AFIRMAR QUE:
o trabalho de análise linguística consiste na memorização mecânica de regras gramaticais por meio dos textos.
é uma atividade paralela às atividades de leitura e produção textual que objetiva assimilar os mecanismos de constituição de sentido do texto.
certa na análise linguística, o texto é apenas um pretexto para identificar as classes de palavras. Por meio da análise, não é abordada a constituição de sentido do texto, tais como: concordância, regência e clareza.
a reescrita de texto não é uma atividade recomendada para desenvolver a análise linguística, já que, por meio dela, não se apreende os mecanismos próprios da análise.
4. A EMERGÊNCIA DO CONCEITO DE LETRAMENTO RESULTA, ENTRE OUTROS FATORES,
da inclusão das mídias eletrônicas na educação escolar.
das propostas de modificação da ortografia oficial do português.
das campanhas de alfabetização desenvolvidas pelos governos.
do aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.
certa 5. O PROCESSO INICIAL DE APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA ASSUME,
nos primeiros níveis de educação escolar, um papel fundamental ao instrumentalizar a criança para a inserção na cultura letrada. Sobre a relação entre aprendizagem da língua escrita e desenvolvimento do pensamento, é correto afirmar que:
a apropriação da linguagem, quer oral, quer escrita, não é natural ou espontânea: exige a inserção do aluno na realidade histórico-social pela mediação do professor, que desenvolve um processo pedagógico com encaminhamentos metodológicos bem-definidos.
certa não se pode considerar o texto oral e escrito como o elemento norteador do ensino e da aprendizagem no processo de alfabetização.
nesse processo de aprendizagem, o texto é um pretexto para a apresentação da palavra-chave ou de famílias silábicas, letras e fonemas.
o processo de aquisição da escrita só se inicia a partir do momento em que a criança ingressa na escola. O contato que a criança tem com a escrita pela interação com pessoas que leem e escrevem, e pela manipulação de material escrito não é relevante.
6. O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM,
propõe que se deve deixar o aluno escrever da forma que achar melhor.
considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo reflexivo da linguagem.
certa incentiva programas de ensino que utilizem as mídias eletrônicas.
valoriza o ensino da gramática e dos modelos pré-estabelecidos de redação.
7. COM RELAÇÃO AO CONCEITO DA ESCRITA COMO REPRESENTAÇÃO DA ORALIDADE, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
A forma visual da coisa que é fonetizada guarda relação com sua representação escrita. certa Para decodificar os sinais da escrita, precisamos conhecer sua relação com os fonemas.
A escrita se relaciona com a fala, isto é, representa com sinais gráficos, que denominamos fonemas, os sons da voz humana.
A escrita é o "desenho" da fala humana, para isso utilizamos as letras e os sinais gráficos próprios do código escrito.
8. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ESTÁ CENTRADO EM QUATRO PRÁTICAS. INDIQUE-AS:
interpretação; decodificação; análise linguística; codificação.
produção de textos; análise linguística; sistematização do código; decodificação.
leitura e interpretação; produção de textos; análise linguística; sistematização do código.
certa codificação; leitura; produção textual; sistematização do código. 9. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE SE REFERE À SISTEMATIZAÇÃO PARA O DOMÍNIO DO CÓDIGO.
Objetiva apreender os mecanismos de constituição de sentido do texto, tais como: concordância, regência, organização e ambiguidade.
Envolve, desde a simples denominação de elementos de desenho do próprio aluno até relatos que supõem textos narrativos, narrativos-descritivos, informativos, dissertativos e de correspondência.
certa Compreende as relações entre fonemas e letras, percebendo a existência de relações permanentes, cruzadas e arbitrárias, identificando as letras e seus diferentes valores fonéticos, e reconhecendo a exigência de uma única forma de grafia para uma dada palavra.
Contempla uma tipologia variada de textos, buscando promover o conhecimento da função social e dos mecanismos constitutivos de cada tipo.
10. QUAIS DAS ALTERNATIVAS ABAIXO SE REFEREM ÀS CARACTERÍSTICAS DOS "TEXTOS" DAS CARTILHAS?
Inadequação para sistemas reais de interlocutor.
Estrutura textual dotada de coerência e consistência argumentativa.
certa Elaborada com a preocupação didática de iniciação à leitura.
Composição simples e estereotipada.



Obrigada Karen! 

74 comentários:

  1. Qual a utilidade educacional da proposta de Robert Sternberg?


    (1) Ajuda a entender o que é cognição, mas não se aplica à escola.
    (2) A possibilidade de analisar as potencialidades e as fraquezas dos alunos e dimensionar os desafios e as tarefas cognitivas que eles podem enfrentar.correta
    (4) Tornar os professores mais inteligentes enquanto profissionais.
    (3) O aprendizado sobre a lógica infantil.
    2. Leia:




    O sujeito como um sujeito/indivíduo possui uma faculdade mental independente, sendo constituído da intencionalidade que marca a autonomia de cada um: esse pressuposto é da psicologia:


    (4) estruturalista.
    (1) behaviorista.
    (3) do processamento da informação.correto
    (2) inatista.
    3. A primeira teoria do aparelho psíquico de Freud é constituída pelos seguintes conceitos:


    (2) fase oral, fase anal e fase fálica.
    (3) libido, pulsão e desejo.
    (1) id, ego e superego.
    (4) consciente, inconsciente e pré-consciente.correto
    4. São grupos de pesquisadores das ciências cognitivas:


    (4) neuropsicólogos e cientistas cognitivos.correto
    (3) psicanalistas e fenomenologistas.
    (2) médicos e bioquímicos.
    (1) anatomistas e fisiologistas.

    ResponderExcluir
  2. Letramento no Brasil , não tem as questões desta matéria ?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. fundamentos teoricis e metodologicos da alfabetizaçao tem ?

      Excluir
    2. QUESTÃO 1
      O ensino da leitura e da escrita, a partir das práticas de linguagem,
      a ) propõe que se deve deixar o aluno escrever da forma que achar melhor.
      b ) valoriza o ensino da gramática e dos modelos preestabelecidos de redação.
      x c ) considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo e reflexivo da linguagem.
      d ) incentiva programas de ensino que utilizem as mídias eletrônicas.
      QUESTÃO 2
      Costuma-se ouvir que a língua é uma instituição social e um meio de comunicação, mas a língua é, para a pessoa, a manifestação mais evidente de sua subjetividade, constituída na história e na relação
      x a ) com os outros.
      b ) um instrumento de trabalho que se adquire pelo treinamento e pelo conhecimento das regras.
      c ) um processo eficiente de ascensão social e de crescimento pessoal e profissional.
      d ) um instrumento para poder se comunicar e se fazer entender, quando utilizada corretamente.
      QUESTÃO 3
      Os padrões atuais de alfabetismo, em que se verificam grandes desigualdades, são uma expressão
      a ) do interesse dos políticos em manter a população ignorante, para que votem conforme seu comando.
      b ) da falta de políticas de atenção às pessoas pobres e da baixa produção da indústria gráfica brasileira.
      x c ) das necessidades produtivas do sistema econômico e da desigualdade de distribuição dos bens econômicos e culturais em nossa sociedade.
      d ) da desorganização do sistema escolar contemporâneo e do desinteresse e indisciplina dos alunos.
      QUESTÃO 4
      Educação realizada numa perspectiva transdisciplinar é aquela que
      a ) se organiza de modo que o ensino de cada uma das matérias pressupõe o conhecimento das outras.
      b ) usa como exemplo para a fixação do conteúdo informações práticas e de fácil compreensão.
      x c ) se faz em função de problematizações, cujas respostas virão do estudo e da pesquisa, com o apoio de várias disciplinas.
      d )

      (1) garante que os alunos incorporem corretamente os conceitos e as informações das matérias ensinadas.

      Excluir
  4. Vou postar minha prova de Letramento no Brasil espero que ajude.
    1-A principal razão da origem da escrita nas sociedades humanas se relaciona com:
    Resp:o desenvolvimento econômico e a necessidade de registro e documentação.

    2-Os conceitos de letramento e alfabetização são:
    Resp:complementares,de modo que a alfabetização faz parte do letramento.

    3-Segundo o conceito atual da UNESCO,a pessoa alfabetizada é aquela que:
    Resp:é capaz de escrever e ler um texto simples com assunto do cotidiano.

    4-O caráter bidimensional da escrita permite:
    Resp:construir quadros,tabelas,esquemas e mapas,permitindo a apreensão da realidade de outras formas.

    5-Um dos maiores problemas na recepção de uma informação no mundo moderno é considerá-la:
    Resp:uma verdade constituída,independentemente da fonte que a enuncia.

    6-A sociedade de cultura escrita se caracteriza por ser uma sociedade em que:
    Resp:a organização jurídica,comercial,cultural e científica é mediada pela escrita.

    7-O processo sobre a emergência do conceito de letramento resulta de três ordens de fatores,sendo um deles:
    Resp:aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.

    8-Instâncias de produção do conhecimento podem ser caracterizadas como:
    Resp:instituicões de diferentes características e funções que compõem a organização social.

    9-A redução dos índices de analfabetismo resulta,principalmente:
    Resp:do desenvolvimento econômico,da urbanização e ampliação da demanda pelo escrito.

    10-Os padrões de alfabetismo,em que se verificam grandes desigualdades,são uma expressão:
    Resp:das necessidades produtivas do sistema econômico e da desigualdade de distribuição dos bens econômicos e culturais em nossa sociedade.

    11-A escrita alfabética é um:
    Resp:sistema de representação da fala,sem que haja uma correspondência exata.

    12-Costuma-se ouvir que a língua é uma instituição social e um meio de comunicação,mas a língua é,para a pessoa:
    Resp:a manifestação mais evidente de sua subjetividade,constituída na história e na relação com os outros.

    ResponderExcluir
  5. 1. Nos primeiros tempos da colonização do Brasil, a instrução dispensada aos indígenas com intuito de catequizá- los consistia em inseri-los
    Resposta: nos rituais cristãos.

    2. A concepção de paideia, de formação humana livre e nutrida de experiências diversas, valoriza o indivíduo e suas capacidades de construção do próprio
    Resposta: em Atenas.

    3. A educação espartana estava voltada especialmente para a
    Resposta: guerra.

    4. O ideal de educação desenvolvido em uma perspectiva militarista de formação de cidadãos guerreiros, dentro da ideologia de uma sociedade fechada e com
    Resposta: em Esparta.

    ResponderExcluir
  6. Literatura, leitura, e aprendizagem, alguém tem questões dessa matéria??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora em responder mas final de ano é difícil.
      No blog deve ter material é necessário pesquisar.
      Boa Sorte
      :)

      Excluir
  7. LETRAMENTO NO BRASIL
    1. A redução dos índices de analfabetismo resulta, principalmente,
    MINHA PROVA LETRAMENTO NO BRASIL

    A )do desenvolvimento econômico, da urbanização e ampliação da demanda pelo escrito. CORRETA
    B ) das campanhas de alfabetização desenvolvidas ao longo do século XX.
    C ) da melhoria dos métodos de ensino e dos livros didáticos.
    D ) do esforço pessoal dos interessados porque perceberam sua necessidade.
    2. OS CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO SÃO:

    A ) ***complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento. CORRETA
    B ) termos contraditórios, que implicam métodos de ensino opostos.
    C) novas formas de promover e ensinar a leitura e a escrita.
    D ) expressões sinônimas, que indicam os métodos de ensino da escrita na escola.

    3. O CARÁTER BIDIMENSIONAL DA ESCRITA PERMITE:

    A ) con struir quadros, tabelas, esquemas e mapas, permitindo a apreensão da realidade de outras formas . CORRETA
    B) reproduzir com exatidão as formas como as frases são enunciadas, ajudando na sua compreensão.
    C )criar novas palavras e frases, tornando a língua nacional mais rica e dinâmica e de melhor compreensão. D )escrever textos longos e de difícil memorização, principalmente documentos oficiais e tratados acadêmicos.
    4. A escrita alfabética é um

    A ) código de transcrição da fala, que a reproduz em todos os seus aspectos.
    B) modelo de organização e transmissão dos pensamentos e dos sentimentos.
    C ) sistema de representação de ideias através de desenhos estilizados.
    D )sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência exata. CORRETA

    ResponderExcluir
  8. LETRAMENTO NO BRASIL
    1. A redução dos índices de analfabetismo resulta, principalmente,

    A ) do desenvolvimento econômico, da urbanização e ampliação da demanda pelo escrito. CORRETO
    B) das campanhas de alfabetização desenvolvidas ao longo do século XX.
    C) da melhoria dos métodos de ensino e dos livros didáticos.
    D )do esforço pessoal dos interessados porque perceberam sua necessidade.
    2. OS CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO SÃO:

    A )complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento. CORRETA
    B ) termos contraditórios, que implicam métodos de ensino opostos.
    C ) novas formas de promover e ensinar a leitura e a escrita.
    D) expressões sinônimas, que indicam os métodos de ensino da escrita na escola.
    3. O CARÁTER BIDIMENSIONAL DA ESCRITA PERMITE:

    A) construir quadros, tabelas, esquemas e mapas, permitindo a apreensão da realidade de outras formas. CORRETA
    B )reproduzir com exatidão as formas como as frases são enunciadas, ajudando na sua compreensão.
    C) criar novas palavras e frases, tornando a língua nacional mais rica e dinâmica e de melhor compreensão.
    D )escrever textos longos e de difícil memorização, principalmente documentos oficiais e tratados acadêmicos.
    4. A escrita alfabética é um

    A) código de transcrição da fala, que a reproduz em todos os seus aspectos.
    B ) modelo de organização e transmissão dos pensamentos e dos sentimentos.
    C )sistema de representação de ideias através de desenhos estilizados.
    D 0 sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência exata. CORRETA

    ResponderExcluir
  9. 1. Observe


    A ideia de que uma sociedade leitora é também solidária constitui um dos mitos correntes sobre leitura, o qual é facilmente desmontado quando se percebe que


    os governantes mais justos e equilibrados são aqueles que mais se interessam em ler.
    os países que mais lêem são exatamente aqueles em que mais se percebe a preocupação em ajudar os pobres.
    os maiores consumidores de livros são os mais ricos, e nem por isso são mais solidários e altruístas.
    as pessoas que mais gostam de ler são exatamente aquelas que são mais caridosas e compreensivas.

    2. O processo sobre a emergência do conceito de letramento resulta de três ordens de fatores, sendo um deles:

    inclusão das mídias eletrônicas na educação escolar.
    propostas de modificação da ortografia oficial do português.
    aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.
    campanhas de alfabetização desenvolvidas pelos governos.

    3. A sociedade de cultura escrita se caracteriza por ser uma sociedade em que

    toda a população é necessariamente alfabetizada.
    as pessoas dispõem de grande quantidade de livros e outros impressos em suas casas.
    todas as interlocuções são feitas por meio de textos escritos.
    a organização jurídica, comercial, cultural e científica é mediada pela escrita.

    4. A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:

    obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
    implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
    o interessado faz quando e se quiser.
    é realizada mais freqüentemente no tempo livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. implica num maior grau de monitoramentoe de disciplina

      Excluir
  10. 1. Observe


    A ideia de que uma sociedade leitora é também solidária constitui um dos mitos correntes sobre leitura, o qual é facilmente desmontado quando se percebe que


    os governantes mais justos e equilibrados são aqueles que mais se interessam em ler.
    os países que mais lêem são exatamente aqueles em que mais se percebe a preocupação em ajudar os pobres.
    os maiores consumidores de livros são os mais ricos, e nem por isso são mais solidários e altruístas.
    as pessoas que mais gostam de ler são exatamente aquelas que são mais caridosas e compreensivas.

    2. O processo sobre a emergência do conceito de letramento resulta de três ordens de fatores, sendo um deles:

    inclusão das mídias eletrônicas na educação escolar.
    propostas de modificação da ortografia oficial do português.
    aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.
    campanhas de alfabetização desenvolvidas pelos governos.

    3. A sociedade de cultura escrita se caracteriza por ser uma sociedade em que

    toda a população é necessariamente alfabetizada.
    as pessoas dispõem de grande quantidade de livros e outros impressos em suas casas.
    todas as interlocuções são feitas por meio de textos escritos.
    a organização jurídica, comercial, cultural e científica é mediada pela escrita.

    4. A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:

    obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
    implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
    o interessado faz quando e se quiser.
    é realizada mais freqüentemente no tempo livre.

    ResponderExcluir
  11. Prova concluída com sucesso!!!

    LETRAMENTO NO BRASIL

    1. A escrita alfabética é um

    modelo de organização e transmissão dos pensamentos e dos sentimentos.
    código de transcrição da fala, que a reproduz em todos os seus aspectos.
    * sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência exata.
    sistema de representação de ideias através de desenhos estilizados.

    2. A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:

    obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
    o interessado faz quando e se quiser.
    implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
    * *é realizada mais freqüentemente no tempo livre.

    3. A simples posse de uma informação não significa maior capacidade de compreensão do mundo. Isso porque

    o que vale é apenas a experiência prática adquirida no dia a dia de cada pessoa.
    ** para que a informação faça sentido, ela deve estar relacionada a um modo interpretativo.
    a capacidade de compreensão do mundo não depende da posse da informação.
    o que vale é o que a pessoa pensa do mundo e não a informação que ela possa ter.

    4. As preferências literárias pessoais resultam principalmente

    da divulgação da ideia de que ler é bom e quem lê se torna uma pessoa culta.
    das campanhas de incentivo à leitura e da propaganda das editoras.
    da disponibilidade de livros em bibliotecas, livrarias e bancas de jornal.
    ** das experiências constitutivas da personalidade e das formas de relação social.

    ResponderExcluir
  12. provas de literatura, leitura e aprendizagem alguem tem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prova concluída com sucesso!!!
      Resultado final : 4.0
      LETRAMENTO NO BRASIL
      1. [QuestãoID 21773] A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:

      obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
      implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
      é realizada mais freqüentemente no tempo livre.
      o interessado faz quando e se quiser.
      2. [QuestãoID 61555] Costuma-se ouvir que a língua é uma instituição social e um meio de comunicação, mas a língua é, para a pessoa,

      um instrumento de trabalho que se adquire pelo treinamento e pelo conhecimento das regras.
      um instrumento para poder se comunicar e se fazer entender, quando utilizada corretamente.
      um processo eficiente de ascensão social e de crescimento pessoal e profissional.
      a manifestação mais evidente de sua subjetividade, constituída na história e na relação com os outros.
      3. [QuestãoID 21767] OS CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO SÃO:

      novas formas de promover e ensinar a leitura e a escrita.
      termos contraditórios, que implicam métodos de ensino opostos.
      complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento.
      expressões sinônimas, que indicam os métodos de ensino da escrita na escola.
      4. [QuestãoID 61538] O caráter escrito do espaço urbano se manifesta, entre outras coisas, pela

      diversidade de raças e tipos que o habitam.
      comercialização de produtos agrícolas em mercados abertos.
      organização geométrica em que se verifica a intervenção planejada.
      pouca relação de amizade que as pessoas têm entre si.

      Excluir
  13. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    LETRAMENTO NO BRASIL
    1. [QuestãoID 21773] A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:

    obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
    implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
    é realizada mais freqüentemente no tempo livre.
    o interessado faz quando e se quiser.
    2. [QuestãoID 61555] Costuma-se ouvir que a língua é uma instituição social e um meio de comunicação, mas a língua é, para a pessoa,

    um instrumento de trabalho que se adquire pelo treinamento e pelo conhecimento das regras.
    um instrumento para poder se comunicar e se fazer entender, quando utilizada corretamente.
    um processo eficiente de ascensão social e de crescimento pessoal e profissional.
    a manifestação mais evidente de sua subjetividade, constituída na história e na relação com os outros.
    3. [QuestãoID 21767] OS CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO SÃO:

    novas formas de promover e ensinar a leitura e a escrita.
    termos contraditórios, que implicam métodos de ensino opostos.
    complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento.
    expressões sinônimas, que indicam os métodos de ensino da escrita na escola.
    4. [QuestãoID 61538] O caráter escrito do espaço urbano se manifesta, entre outras coisas, pela

    diversidade de raças e tipos que o habitam.
    comercialização de produtos agrícolas em mercados abertos.
    organização geométrica em que se verifica a intervenção planejada.
    pouca relação de amizade que as pessoas têm entre si.

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigada pela colaboração de todos!.
    Abraços e bons estudos.

    ResponderExcluir
  15. Agradeço a todos os colegas que postaram suas provas sobre Letramento no Brasil, e se alguém tiver mais alguma prova para me ajudar, agradeço. Assim que fizer a minha posto tbm. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por sua visita ano nosso blog
      Abraços e bons estudos!.

      Excluir
  16. cade a resposta dessa?
    4. [QuestãoID 61538] O caráter escrito do espaço urbano se manifesta, entre outras coisas, pela

    diversidade de raças e tipos que o habitam.
    comercialização de produtos agrícolas em mercados abertos.
    organização geométrica em que se verifica a intervenção planejada.
    pouca relação de amizade que as pessoas têm entre si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diversidade de raças e tipos que o habitam

      Excluir
    2. a resposta correta é: organização geométrica em que se verifica a intervenção planejada.

      Excluir
  17. BOA TARDE! alguém pode me ajudar com a prova EAD Contabilidade Geral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem estou precisando de ajuda em contabilidade geral ead Barão de Maua

      Excluir
    2. eu tambem estou precisando de ajuda em contabilidade geral ead Barão de Maua

      Excluir
    3. Seria interessante procurar um grupo de estudos da área.
      Att.

      Excluir
    4. Olá gostaria d ajuda com a prova de recuperação de artes visuais da Uninter 1 fase.

      Excluir
  18. a resposta é : organização geométrica em que se verifica a intervenção planejada.

    ResponderExcluir
  19. 4. [QuestãoID 61538] O caráter escrito do espaço urbano se manifesta, entre outras coisas, pela

    diversidade de raças e tipos que o habitam.
    comercialização de produtos agrícolas em mercados abertos.
    organização geométrica em que se verifica a intervenção planejada. resposta certa
    pouca relação de amizade que as pessoas têm entre si.

    Responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir
  20. raquel queria por favor que alguem me falasse sobre a prova presencial do 1 semestre de pedagogia da unip eu nao vou as aulas pois é a distancia mais nao vou porque nao tenho tempo trabalho e faço magisterio a noite e tenhos um filho e marido pra cuidar e a casa nao quero respostas mais como é mmuito conteudo se alguem puder me ajudar sobre os principais pontos eu agradeço beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, sugiro que entre em nosso grupo de estudos e verifique se alguém estuda na mesma faculdade que você, assim poderão trocar informações.
      Segue o link para entrar no grupo:https://groups.google.com/forum/#!forum/pedagogiaonlineead
      Abraços e bons estudos!

      Excluir
  21. Olá, preciso de repostas das provas de libas por gentileza!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neguinha tudo o que tenho está postado no blog.
      Abçs e bons estudos!.

      Excluir
  22. quem ficou pra exame em pedagogia do 5º semestre e já fez a prova poderiam me ajudar por favor

    ResponderExcluir
  23. preciso da prova fundamentos e metodologia de lingua portuguesa

    ResponderExcluir
  24. 1. EDUCAÇÃO REALIZADA NUMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR É AQUELA QUE:

    VERDADEIRO se faz em função de problematizações, cujas respostas virão do estudo e da pesquisa, com o apoio de várias disciplinas.
    usa como exemplo para a fixação do conteúdo informações práticas e de fácil compreensão.
    se organiza de modo que o ensino de cada uma das matérias pressupõe o conhecimento das outras.
    garante que os alunos incorporem corretamente os conceitos e as informações das matérias ensinadas.
    2. O processo sobre a emergência do conceito de letramento resulta de três ordens de fatores, sendo um deles:

    inclusão das mídias eletrônicas na educação escolar.
    propostas de modificação da ortografia oficial do português.
    campanhas de alfabetização desenvolvidas pelos governos.
    VERDADEIRO aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.
    3. O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM,

    VERDADEIRA considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo reflexivo da linguagem.
    valoriza o ensino da gramática e dos modelos preestabelecidos de redação.
    incentiva programas de ensino que utilizem as mídias eletrônicas.
    propõe que se deve deixar o aluno escrever da forma que achar melhor.
    4. O CARÁTER BIDIMENSIONAL DA ESCRITA PERMITE:

    criar novas palavras e frases, tornando a língua nacional mais rica e dinâmica e de melhor compreensão.
    reproduzir com exatidão as formas como as frases são enunciadas, ajudando na sua compreensão.
    escrever textos longos e de difícil memorização, principalmente documentos oficiais e tratados acadêmicos.
    VERDADEIRO construir quadros, tabelas, esquemas e mapas, permitindo a apreensão da realidade de outras formas.
    5. A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:

    VERDADEIRO implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
    obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
    é realizada mais freqüentemente no tempo livre.
    o interessado faz quando e se quiser.
    6. UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA LEITURA DE TEXTOS IMPRESSOS É QUE:

    o impresso não tem permanência, podendo ser facilmente modificado.
    VERDADEIRO o leitor pode determinar o ritmo da atividade, controlando a ação intelectiva.
    permite que o leitor possa conversar com o autor dos textos no instante em que lê.
    a atividade é ligeira e não exige maiores conhecimentos por parte da pessoa que lê.
    7. Entre as formas de controle da leitura, um instrumento de poder que tem sido exercido ao longo da história, estão:

    o incentivo fiscal à indústria editorial e a projetos educativos.
    o investimento no aumento do nível de analfabetismo da população.
    a promoção da produção artística e cultural dos vários setores sociais.
    VERDADEIRO a apreensão de livros, a censura e o poder econômico.
    8. A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DA SOCIEDADE MODERNA SE DÁ POR MEIO DA:

    relação com o núcleo familiar imediato, fundamentalmente.
    constituição genética que cada um de nós herda dos pais.
    personalidade com que nascemos e suas características.
    VERDADEIRO totalidade dos vínculos que estabelecemos em função das formas de inserção social.
    9. SEGUNDO O CONCEITO ATUAL DA UNESCO, A PESSOA ALFABETIZADA É AQUELA QUE:

    mostra-se capaz de escrever e reconhecer o próprio nome.
    reconhece as letras do alfabeto e as enuncia em voz alta.
    estudou pelo menos até a quarta série do Ensino Fundamental.
    VERDADEIRO é capaz de escrever e ler um texto simples com assunto do cotidiano.
    10. EDUCAÇÃO REALIZADA NUMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR É AQUELA QUE:

    garante que os alunos incorporem corretamente os conceitos e as informações das matérias ensinadas.
    VERDADEIRO se faz em função de problematizações, cujas respostas virão do estudo e da pesquisa, com o apoio de várias disciplinas.
    usa como exemplo para a fixação do conteúdo informações práticas e de fácil compreensão.
    organiza-se de modo que o ensino de cada uma das matérias pressupõe o conhecimento das outras.

    ResponderExcluir
  25. 1. EDUCAÇÃO REALIZADA NUMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR É AQUELA QUE:

    VERDADEIRO se faz em função de problematizações, cujas respostas virão do estudo e da pesquisa, com o apoio de várias disciplinas.
    usa como exemplo para a fixação do conteúdo informações práticas e de fácil compreensão.
    se organiza de modo que o ensino de cada uma das matérias pressupõe o conhecimento das outras.
    garante que os alunos incorporem corretamente os conceitos e as informações das matérias ensinadas.
    2. O processo sobre a emergência do conceito de letramento resulta de três ordens de fatores, sendo um deles:

    inclusão das mídias eletrônicas na educação escolar.
    propostas de modificação da ortografia oficial do português.
    campanhas de alfabetização desenvolvidas pelos governos.
    VERDADEIRO aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.
    3. O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM,

    VERDADEIRA considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo reflexivo da linguagem.
    valoriza o ensino da gramática e dos modelos preestabelecidos de redação.
    incentiva programas de ensino que utilizem as mídias eletrônicas.
    propõe que se deve deixar o aluno escrever da forma que achar melhor.
    4. O CARÁTER BIDIMENSIONAL DA ESCRITA PERMITE:

    criar novas palavras e frases, tornando a língua nacional mais rica e dinâmica e de melhor compreensão.
    reproduzir com exatidão as formas como as frases são enunciadas, ajudando na sua compreensão.
    escrever textos longos e de difícil memorização, principalmente documentos oficiais e tratados acadêmicos.
    VERDADEIRO construir quadros, tabelas, esquemas e mapas, permitindo a apreensão da realidade de outras formas.
    5. A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:

    VERDADEIRO implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
    obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
    é realizada mais freqüentemente no tempo livre.
    o interessado faz quando e se quiser.
    6. UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA LEITURA DE TEXTOS IMPRESSOS É QUE:

    o impresso não tem permanência, podendo ser facilmente modificado.
    VERDADEIRO o leitor pode determinar o ritmo da atividade, controlando a ação intelectiva.
    permite que o leitor possa conversar com o autor dos textos no instante em que lê.
    a atividade é ligeira e não exige maiores conhecimentos por parte da pessoa que lê.
    7. Entre as formas de controle da leitura, um instrumento de poder que tem sido exercido ao longo da história, estão:

    o incentivo fiscal à indústria editorial e a projetos educativos.
    o investimento no aumento do nível de analfabetismo da população.
    a promoção da produção artística e cultural dos vários setores sociais.
    VERDADEIRO a apreensão de livros, a censura e o poder econômico.
    8. A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DA SOCIEDADE MODERNA SE DÁ POR MEIO DA:

    relação com o núcleo familiar imediato, fundamentalmente.
    constituição genética que cada um de nós herda dos pais.
    personalidade com que nascemos e suas características.
    VERDADEIRO totalidade dos vínculos que estabelecemos em função das formas de inserção social.
    9. SEGUNDO O CONCEITO ATUAL DA UNESCO, A PESSOA ALFABETIZADA É AQUELA QUE:

    mostra-se capaz de escrever e reconhecer o próprio nome.
    reconhece as letras do alfabeto e as enuncia em voz alta.
    estudou pelo menos até a quarta série do Ensino Fundamental.
    VERDADEIRO é capaz de escrever e ler um texto simples com assunto do cotidiano.
    10. EDUCAÇÃO REALIZADA NUMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR É AQUELA QUE:

    garante que os alunos incorporem corretamente os conceitos e as informações das matérias ensinadas.
    VERDADEIRO se faz em função de problematizações, cujas respostas virão do estudo e da pesquisa, com o apoio de várias disciplinas.
    usa como exemplo para a fixação do conteúdo informações práticas e de fácil compreensão.
    organiza-se de modo que o ensino de cada uma das matérias pressupõe o conhecimento das outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prova: letramento no Brasil
      Costuma-se ouvir que a língua é uma instituição Social e um meio de comunicação, mas a língua é, para a pessoa, a manifestação mais evidente de sua subjetividade, constituída na historia e na relação.
      Um instrumento para poder se comunicar e se fazer entender,quando utilizada corretamente.
      Um instrumento de trabalho que se adquire pelo treinamento pelo conhecimento das regras.
      Com os outros ( CORRETA)
      Um processo eficiente com ascensão Sociale de crescimento pessoal e profissional.

      Excluir
  26. Alguém poderia me ajudar,com a prova de pedagogia 5
    de Literatura infanto juvenal.

    ResponderExcluir
  27. Gente muito boa tarde alguém ja fez a prova de leitura infanto juvenal pedagogia 5 peri udo

    ResponderExcluir
  28. boa tarde alguem poderia me ajudar com a prova Leitura e produçao de texto (pedagogia)


    ResponderExcluir
  29. alguem fez a prova fundamentos filosoficos e sociologicos da educaçaão, pela faculdade anhaguera no mes de junho de 2017? se tiver posta pra mim por favor. preciso pra amanha.

    ResponderExcluir
  30. Disciplina: 27 - INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    Sobre os elementos do sistema escolar, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao seu conceito.
    c )
    A programação consiste na previsão das atividades a serem realizadas e das inter-relações a serem
    mantidas para que os objetivos sejam alcançados.

    QUESTÃO 2
    Segundo Estrela, a escola como instituição pode ser caracterizada por uma pirâmide quadrangular, que em
    sua base é representada a estrutura da instituição e nas suas faces a dinâmica dessa instituição. Qual a relação
    desse esquema com o processo de aprendizagem, alvo da atuação psicopedagógica?

    a )
    As relações estabelecidas entre a estrutura e a dinâmica caracterizam o clima institucional que, por
    sua vez, reflete o posicionamento da escola diante do processo de aprendizagem.
    QUESTÃO 3
    O Esquema Evolutivo da Aprendizagem, proposto na Epistemologia Convergente, nos traz um conceito de
    Matriz de Aprendizagem. Qual sua importância para a aprendizagem?


    d )
    As primeiras aprendizagens, que se caracterizam na relação vincular com a função materna, configuram
    transformações que estabelecerão um molde relacional com o qual o sujeito vai iniciar suas
    relações e ampliar sua possibilidade de aprendizagem.

    QUESTÃO 4
    A ação interventiva do psicopedagogo se caracteriza pela possibilidade de incluir no instrumental do sujeito
    da aprendizagem a operatividade. A que se refere esse conceito?

    c )
    Refere-se a um processo de construção que se configura em um intercâmbio entre o interno e o externo,
    porém, nesse processo, o sujeito é passivo.

    Como é a contextualiação da família?
    c )
    A família é um sistema aberto, sendo sua relação com o processo de aprendizagem tanto assistemática
    como sistemática.

    QUESTÃO 6
    Sobre diagnóstico psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.
    a )
    A proposta do diagnóstico na instituição baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a
    compreensão de um fenômeno ? a aprendizagem.
    QUESTÃO 7
    Assinale a resposta correta em relação à ação psicopedagógica na instituição educacional, que caracteriza a
    ampliação dessa ação para além da instituição educacional.

    a )
    A ação psicopedagógica é direcionada para instituições onde o processo de aprendizagem do sujeito
    sofre uma transformação a partir das relações que se estabelecem entre sujeito e instituição.
    QUESTÃO 8
    Marque a afirmativa correta em relação à explicação do obstáculo funcional, descrito no Modelo Nosográfico
    proposto por Visca.

    b ) São funções e capacidades isoladas de um sujeito, como a memória, percepção e vocabulário.
    QUESTÃO 9
    O Esquema Evolutivo da Aprendizagem é um modelo apresentado por Visca para explicar a origem da
    aprendizagem. Quais são os níveis que ele estabelece para explicar esse processo?

    b ) Protoaprendizagem, deuteroaprendizagem, aprendizagem assistemática e sistemática.

    QUESTÃO 10
    Em relação às intervenções psicopedagógicas que podem ser utilizadas pelo psicopedagogo, assinale a
    alternativa correta..
    d ) Interpretação, problematização e informação.

    ResponderExcluir
  31. OLA ,ALGUEM FEZ AS PROVAS DE PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA ? Relações Étnico-Raciais no Brasil?
    E Filosofia, Comunicação e Ética?

    ResponderExcluir
  32. alguém pode me ajudar nessa de fundamentos teóricos do ensino de história?
    Sobre as propostas do RCNEI para a Educação Infantil: natureza e sociedade, é correto afirmar:


    Organização de grupos: como crianças estabelecem relação somente dentro da escola.
    O aluno fará análises sobre um mesmo conteúdo em diversos pontos de vista.
    O desenvolvimento de conteúdos nas ciências humanas e biológicas ou naturais é feito de forma reunida.
    O RCNEI propõe o desenvolvimento de três blocos de conteúdos para os estudos de ciências.

    ResponderExcluir
  33. OLÁ ESSA QUESTÃO ESTÁ ERRADA
    2. CONFORME O EXISTENCIALISMO DE JEAN-PAUL SARTRE, A PARTIR DAS PRÓPRIAS ESCOLHAS, O SER HUMANO PODE SER UM "EM-SI" OU UM "SER-PARA-SI".

    O “ser-para-si” se caracteriza quando o ser humano:

    se forma em um curso superior e passa a refletir.
    decide ter autonomia, com a coragem das escolhas conscientes.
    se convence da importância de obedecer à “autoridade”.
    se acomoda à moral exterior, ao já estabelecido.
    A RESPOSTA CORRETA É LETRA B

    ResponderExcluir
  34. alguém já fez a prova de gestão escolar na educação básica?

    ResponderExcluir
  35. QUESTÃO 1
    O uso dos elementos coesivos (pronomes, conjunções, advérbios, tempos verbais)
    a ) permite avaliar o texto, pois verifica a presença de recursos indispensáveis
    ***b ) confere maior precisão, produzindo articulação entre as partes do texto.
    c ) facilita a redação do texto, pois disponibiliza recursos textuais criativos
    d ) dá ao texto o padrão das regras prescritas pela gramática da língua portuguesa.
    QUESTÃO 2
    A prática pedagógica, que propõe superar o âmbito superficial da interpretação de texto, objetiva
    ***a ) reconhecer o "enredo"
    b ) identificar personagens.
    c ) explicitar o tema.
    d ) localizar informações
    QUESTÃO 3
    A leitura com objetivo de estudo do texto, articula-se a outra(s) prática(s) pedagógicas(s) como
    a ) exercícios no quadro de giz.
    b ) tarefas e exercícios para casa.
    ***c ) produções do texto escrito
    d ) exercícios do livro didático.
    QUESTÃO 4
    Conforme o sentido etimológico do termo, podemos definir alfabetização como:

    I. levar o sujeito à aquisição do alfabeto.

    II. ensinar o domínio da língua escrita.

    III. ensinar a técnica do ler e escrever.

    São corretas as afirmativas

    a ) I e III, apenas.
    b ) II e III, apenas.
    c ) I e II, apenas.
    ***d ) I, II e III.
    QUESTÃO 5
    Marque a alternativa que traz uma característica correta da linguagem formal.
    a ) Tem seu uso, muitas vezes, socialmente discriminado.
    ***b ) É aceita pelo conjunto da sociedade como modalidade linguística legítima.
    c ) É empregada entre pessoas com certa intimidade ou familiaridade.
    d ) Não permite acessar o patrimônio científico e cultural da sociedade.
    QUESTÃO 6
    O processo de ensino-aprendizagem para o domínio de diferentes recursos da linguagem oral objetiva pode tornar o aluno

    a ) capaz de falar bastante e o tempo todo.
    ***b ) capaz de dotar sua fala de argumentos.
    c ) incapaz de conversar.
    d ) incapaz de falar com estranhos.
    QUESTÃO 7
    A utilização de textos literários, como material de leitura na alfabetização, oportuniza selecionar textos
    a ) que as crianças gostam somente porque são veiculados na mídia.
    b ) recreativos, embora não contenham conteúdo cultural ou informativo.
    ***c ) próprios do universo infantil legados pela tradição cultural.
    d ) curtos e de fácil compreensão porque são bem conhecidos pelos alunos.
    QUESTÃO 8
    A alfabetização pelo método da cartilha privilegia a
    ***a ) aquisição, pelo aluno, das habilidades de ler e escrever.
    b ) produção, pelo aluno, do pensamento científico, cultural e ideológico.
    c ) produção, no âmbito da escola, do leitor e escritor competentes.
    d ) inserção do aluno nas práticas sociais de leitura e escrita.
    QUESTÃO 9
    A produção social da necessidade de universalização do domínio da leitura e da escrita pela via do ensino escolar, na nossa cultura ocidental, tem suas raízes no período histórico da

    a ) contemporaneidade.
    b ) feudalidade.

    ***c ) modernidade.
    d ) antiguidade greco-romana.
    QUESTÃO 10
    As práticas de novas formas de oralidade, diferentes daquelas exercidas pelo aluno no seu ambiente familiar, são realizadas por meio de

    a ) cartas, bilhetes, cartazes e avisos escritos.
    b ) desenhos, ilustrações, placas, grafites e murais.
    ***c ) debates, relatos, recontos, comentários e apresentações.
    d ) redações, cópias, ditados e exercícios no caderno.

    ResponderExcluir
  36. QUESTÃO 1
    A produção social da necessidade de universalização do domínio da leitura e da escrita pela via do ensino escolar, na nossa cultura ocidental, tem suas raízes no período histórico da

    a ) modernidade.CORRETA
    b ) antiguidade greco-romana.
    c ) contemporaneidade.
    d ) feudalidade.

    QUESTÃO 2
    A repetição de palavras, frases e/ou informações-marca da oralidade infantil-no texto escrito
    a ) deve ser mantida por respeito às características da fala do aluno.
    b ) pode ser evitada ou substituída por pronomes ou sinônimos.CORRETA
    c ) pode ser eliminada se houver concordância do aluno com a supressão.
    d ) deve ser mantida sem maiores problemas para a composição escrita.
    QUESTÃO 3
    As atividades de reflexão sobre o código caminham
    a ) da oralidade para a escrita, de preferência
    b ) sempre na mesma direção: da oralidade para a escrita.
    c ) sempre na mesma direção: da escrita para a oralidade.
    d ) sempre em duas direções: da oralidade para a escrita e da escrita para a oralidade. CORRETA
    QUESTÃO 4
    O letramento, na etapa inicial da aprendizagem da língua escrita, compreende:

    I. participação em eventos variados de leitura e de escrita.

    II. desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita nas práticas sociais que envolvam a língua
    escrita.

    III. desenvolvimento de atitudes positivas em relação às práticas sociais de leitura e escrita.

    São corretas as afirmativas

    a ) I e III, apenas
    b ) I e II, apenas

    c ) II e III, apenas
    d ) I, II e III.CORRETA
    QUESTÃO 5
    Os métodos tradicionais de alfabetização, que objetivam apenas ensinar a ler e escrever textos simples, concentram a prática pedagógica no reconhecimento dos elementos

    a ) que constituem a textualidade.
    b ) da escrita e na reflexão sobre a textualidade
    c ) mais simples da escrita: sílabas, letras e fonemas. CORRETA
    d ) mais simples da escrita e alguma reflexão textual.
    QUESTÃO 6
    A reescrita do texto é um procedimento pedagógico
    a ) que demanda exercícios de fixação gramatical fora do contexto da produção escrita.
    b ) norteado pelos problemas e questões concretas que aparecem nos textos dos alunos.CORRETA
    c ) que requer a aprendizagem prévia das regras e princípios gramaticais pelos alunos.
    d ) norteado apenas pelos erros, e não pelos acertos que os alunos possam apresentar.
    QUESTÃO 7
    A concepção de alfabetização, que supera a aquisição da escrita centrada exclusivamente sobre o domínio do código, considera alfabetizado o sujeito capaz de

    a ) reconhecer e escrever corretamente as letras do alfabeto
    b ) escrever frases simples e ortograficamente corretas.
    c ) decodificar frases simples de um texto curto, com certa fluência
    d ) realizar uma interlocução discursiva por meio da leitura e da escrita.CORRETA
    QUESTÃO 8
    A leitura com objetivo de estudo do texto, articula-se a outra(s) prática(s) pedagógicas(s) como
    a ) exercícios do livro didático.
    b ) tarefas e exercícios para casa.
    c ) produções do texto escrito CORRETA
    d ) exercícios no quadro de giz.

    ResponderExcluir
  37. Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    Os padrões atuais de alfabetismo, em que se verificam grandes desigualdades, são uma expressão
    a ) do interesse dos políticos em manter a população ignorante, para que votem conforme seu comando.
    b ) da desorganização do sistema escolar contemporâneo e do desinteresse e indisciplina dos alunos.
    c ) da falta de políticas de atenção às pessoas pobres e da baixa produção da indústria gráfica brasileira.
    d ) das necessidades produtivas do sistema econômico e da desigualdade de distribuição dos bens econômicos e culturais em nossa sociedade.
    QUESTÃO 2
    A redução dos índices de analfabetismo resulta, principalmente,
    a ) das campanhas de alfabetização desenvolvidas ao longo do século XX.
    b ) a melhoria dos métodos de ensino e dos livros didáticos.
    c ) do desenvolvimento econômico, da urbanização e ampliação da demanda pelo escrito.
    d ) do esforço pessoal dos interessados porque perceberam sua necessidade.
    QUESTÃO 3
    A leitura de estudo é uma modalidade de leitura que difere de outras porque
    a ) o interessado faz quando e se quiser.
    b ) obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
    c ) é realizada mais frequentemente no tempo livre.
    d ) implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
    QUESTÃO 4
    As etapas que compõem uma atividade de estudos são:
    a ) compromisso, envolvimento e autoestima.
    b ) controle, obediência e cópia.
    c ) inspiração, descontração e prazer.
    d ) planejamento, monitoração e revisão/correção.
    QUESTÃO 5
    A sociedade de cultura escrita se caracteriza por ser uma sociedade em que
    a ) a organização jurídica, comercial, cultural e científica é mediada pela escrita.
    b ) as pessoas dispõem de grande quantidade de livros e outros impressos em suas casas.
    c ) toda a população é necessariamente alfabetizada.
    d ) todas as interlocuções são feitas por meio de textos escritos.
    QUESTÃO 6
    O consumo de livros por habitante no Brasil (1,8 aproximadamente) é considerado baixo. Uma explicação consistente para esse fato seria que

    a ) o brasileiro não gosta de ler e, por isso, tem pouco interesse em comprar livros.
    b ) as publicações brasileiras são desinteressantes, se comparadas com a de outros países.
    c ) o poder aquisitivo da população é baixo e há poucas políticas de acesso ao livro.
    d )
    a oferta de livros em bibliotecas públicas é suficiente, tornando desnecessária a compra de livros pelas pessoas.

    QUESTÃO 7
    A ideia de que uma sociedade leitora é também solidária constitui um dos mitos correntes sobre leitura, o qual é facilmente desmontado quando se percebe que
    a ) os países que mais leem são exatamente aqueles em que mais se percebe a preocupação em ajudar os pobres.
    b ) as pessoas que mais gostam de ler são exatamente aquelas mais caridosas e compreensivas.
    c ) os maiores consumidores de livros são os mais ricos, e nem por isso mais solidários e altruístas.
    d ) os governantes mais justos e equilibrados são aqueles que mais se interessam em ler.
    QUESTÃO 8
    A constituição da identidade da sociedade moderna se dá por meio da
    a ) relação com o núcleo familiar imediato, fundamentalmente.
    b ) constituição genética que cada um de nós herda dos pais.
    c ) totalidade dos vínculos que estabelecemos em função das formas de inserção social.
    d ) personalidade com que nascemos e suas características.
    QUESTÃO 9
    Os conceitos de letramento e alfabetização são
    a ) expressões sinônimas, que indicam os métodos de ensino da escrita na escola.
    b ) complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento.
    c ) novas formas de promover e ensinar a leitura e a escrita.
    d ) termos contraditórios, que implicam métodos de ensino opostos.
    QUESTÃO 10
    Escrever ortograficamente significa
    a ) seguir a forma convencional, independentemente das várias pronúncias.
    b )
    organizar a língua falada, evitando as variações de pronúncia.

    c ) transcrever para o papel os sons da palavra enunciada.
    d ) escrever exatamente da forma como se deve falar.

    ResponderExcluir
  38. Alguém tem a prova do 1 semestre de Pedagogia da unimes?

    ResponderExcluir
  39. Alguém tem a prova do 1 semestre de Pedagogia da unimes?

    ResponderExcluir
  40. OLa segue algumas questoes de provas que fiz:

    No bojo das experiências apresentadas, é possível uma reflexão sobre a formação de professores. À medidaque o enfoque passa a ser centrado no professor, qual, entre as alternativas abaixo, corresponde a uma significativa mudança provocada na formação dos docentes?
    RESPOSTA: Os saberes próprios da profissão.

    Que aspectos se destacam quando pensamos na trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil?
    Resposta: Descontinuidade, desarticulação das ações e falta de políticas públicas específicas para o setor.

    Qual das alternativas abaixo relaciona fatores que concorrem para a permanência dos alunos adultos em sala de aula?
    Cumplicidade entre educador e educando, que percebe a importância do que está aprendendo.

    ResponderExcluir
  41. Por que as cartas podem ser uma boa estratégia metodológica?
    RESPOSTA: Por ser uma atividade cuja prática funciona como elemento facilitador no processo ensino-aprendizagem,pois envolve o ler, o escrever, o pensar, o criar; ou seja, estabelece relações que revelam o aluno e o seu universo.

    Em um processo de formação de jovens e adultos, os formadores devem aproveitar os diferentes aspectosculturais e a própria realidade dos formandos. Com isso, pretende-se
    RESPOSTA: criar ações provocadoras de aprendizagem e desenvolver os conceitos a serem transmitidos na escola.

    Qual das alternativas abaixo representa um resultado positivo do jornal Fala Comunidade e que está diretamenteligado à aprendizagem da língua escrita?
    Resposta: Ultrapassou os limites da sala de aula. Pôde-se perceber que ele contribuiu para a criação de umaambiência de letramento, e foi importante instrumento de valorização das comunidades envolvidas.

    Para aquele que está iniciando, o processo de alfabetização não é fácil, sendo de fundamental importânciao papel do professor como mediador. As pessoas, quando escrevem, colocam em jogo tudo o que sabemsobre
    RESPOSTA: a situação comunicativa, o sistema de representação de escrita alfabética e o processo de produção textual.

    ResponderExcluir
  42. Qual das alternativas abaixo corresponde às estratégias de leitura?
    RESPOSTA: Seleção, antecipação, inferência e verificação.

    Qual a base do pensamento freireano?
    RESPOSTA: A Educação como um processo de libertação do educando.

    Por que se acredita na inconveniência de afirmar que existe na sociedade indivíduo iletrado?
    RESPOSTA: Porque o contexto social possibilita diferentes práticas de leitura e escrita: em uma sociedade letrada,as pessoas estão em situações em que se usam a leitura e a escrita.

    ResponderExcluir
  43. Letramento no Brasil - Faculdade São Luís

    A constituição da identidade da sociedade moderna se dá por meio da
    totalidade dos vínculos que estabelecemos em função das formas de inserção social.

    Atividade metacognitiva é aquela que realizamos
    refletindo sobre a própria ação intelectual, verificando sua eficiência.

    A escrita alfabética é um
    sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência exata.

    Os conceitos de letramento e alfabetização são
    complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento.

    Uma boa definição de conhecimento seria:
    a compreensão dos processos pelos quais as coisas se organizam dentro de sistemas de valores e princípios.

    O caráter escrito do espaço urbano se manifesta, entre outras coisas, pela
    organização geométrica em que se verifica a intervenção planejada.

    Os padrões atuais de alfabetismo, em que se verificam grandes desigualdades, são uma expressão
    das necessidades produtivas do sistema econômico e da desigualdade de distribuição dos bens econômicos e culturais em nossa sociedade.

    A ideia de que uma sociedade leitora é também solidária constitui um dos mitos correntes sobre leitura, o qual é facilmente desmontado quando se percebe que
    os maiores consumidores de livros são os mais ricos, e nem por isso mais solidários e altruístas.

    Segundo o conceito atual da Unesco, a pessoa alfabetizada é aquela que
    é capaz de escrever e ler um texto simples com assunto do cotidiano.

    A sociedade de cultura escrita se caracteriza por ser uma sociedade em que
    a organização jurídica, comercial, cultural e científica é mediada pela escrita.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...