HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
1. NOS PRIMEIROS TEMPOS DA COLONIZAÇÃO DO BRASIL, A INSTRUÇÃO DISPENSADA AOS INDÍGENAS COM INTUITO DE CATEQUIZÁ-LOS CONSISTIA EM INSERI-LOS:
nas universidades européias.
2. O HUMANISMO RENASCENTISTA MARCA A VOLTA DO HOMEM PARA O PALCO DA HISTÓRIA. A PRINCIPAL MUDANÇA OCORRIDA NESSE PERÍODO FOI A SUBSTITUIÇÃO:
3. A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE MEDIEVAL FOI MARCADA:
4. SOBRE A EDUCAÇÃO NO PERÍODO SETECENTISTA DO BRASIL, É CORRETO AFIRMAR QUE:
Prova de Psicologia do Desenvolvimento
1. A ANALOGIA ENTRE A MENTE E O COMPUTADOR É PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO:
2. SÃO GRUPOS DE PESQUISADORES DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS:
3. O DESENVOLVIMENTO CAMINHA DO SOCIAL PARA O INDIVIDUAL. ISSO SIGNIFICA QUE AO NASCER A CRIANÇA:
4. EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA:
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
1. Sobre a Didática, assinale a alternativa correta.
2. Os projetos de trabalho nas séries iniciais estão sempre
3. Sobre o planejamento curricular, o planejamento educacional e o plano de ensino, assinale a alternativa verdadeira.
4. Segundo Foucault, as relações de poder em uma sociedade estão associados
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
1. OBSERVE.
- Kant expôs suas idéias sobre a educação nas Aulas sobre Pedagogia. Nelas, defende que o homem é o único ser vivo que pode e deve ser educado. Acredita na diferenciação das práticas pedagógicas conforme a idade do educando. Tem a instrução como um processo de socialização e a formação cultural como um processo de moldagem.
Sobre essa proposição, é correto afirmar que o ideal pedagógico de Kant assemelha-se:
2. COM BASE NA CONCEPÇÃO DE "MUNDO DAS IDÉIAS", DE PLATÃO, PODEMOS AFIRMAR QUE:
- I. os conceitos e idéias da filosofia são fruto da imaginação humana.
II. as formas e modelos espirituais são cópias do mundo das idéias.
III. os conceitos ou idéias que temos em nossa malha intelectiva são eternos e imutáveis.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
3. O PRINCIPAL OBJETIVO DO MÉTODO SOCRÁTICO ERA MOSTRAR AO INTERLOCUTOR QUE:
4. TENDO COMO BASE AS IDÉIAS DE ARISTÓTELES, A ÉTICA DEVE:
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
1. NOS PRIMEIROS TEMPOS DA COLONIZAÇÃO DO BRASIL, A INSTRUÇÃO DISPENSADA AOS INDÍGENAS COM INTUITO DE CATEQUIZÁ-LOS CONSISTIA EM INSERI-LOS:
- nas universidades européias.
- nos rituais cristãos.
- nas escolas públicas.
- nas universidades brasileiras.
2. O HUMANISMO RENASCENTISTA MARCA A VOLTA DO HOMEM PARA O PALCO DA HISTÓRIA. A PRINCIPAL MUDANÇA OCORRIDA NESSE PERÍODO FOI A SUBSTITUIÇÃO:
- do antropocentrismo pela psicologia científica.
- da monarquia pela república.
- da filosofia racional pela filosofia positivista.
- do teocentrismo pelo antropocentrismo.
3. A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE MEDIEVAL FOI MARCADA:
- pelos princípios do cristianismo.
- pelos princípios do evolucionismo.
- pelos princípios do construtivismo.
- pelos princípios socráticos.
4. SOBRE A EDUCAÇÃO NO PERÍODO SETECENTISTA DO BRASIL, É CORRETO AFIRMAR QUE:
- no colégio-seminário estudavam principalmente os jovens das classes populares.
- era dada igual oportunidade de estudo para brancos, negros, índios e judeus.
- não havia interferência da elite na organização colonial, pois era mantida pela Coroa sem dificuldades.
- a população colonial pobre ou de "menor qualidade" dava escassa valorização à escola.
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
1. NO MITO DA CAVERNA, DE PLATÃO, UMA DAS POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES PARA A “CAVERNA” É O:
- conhecimento filosófico.
- mundo inteligível.
- mundo das idéias.
- mundo dos sentidos.
2. CONFORME O EXISTENCIALISMO DE JEAN-PAUL SARTRE, A PARTIR DAS PRÓPRIAS ESCOLHAS, O SER HUMANO PODE SER UM "EM-SI" OU UM "SER-PARA-SI".
- O “ser-para-si” se caracteriza quando o ser humano:
- se forma em um curso superior e passa a refletir.
- decide ter autonomia, com a coragem das escolhas conscientes.
- se convence da importância de obedecer à “autoridade”.
- se acomoda à moral exterior, ao já estabelecido.
3. O PENSAMENTO FILOSÓFICO MEDIEVAL FICOU ATRELADO AO PENSAMENTO:
- grego.
- político.
- socrático.
- teológico.
4. COLOQUE V PARA VERDADEIRO OU F PARA FALSO NAS AFIRMATIVAS ABAIXO.
- ( ) Educar é conduzir de um estado a outro, conduzindo em uma certa direção o que é suscetível da Educação.
( ) O ponto de chegada e o ponto de partida da ação pedagógica é o contexto histórico e social.
( ) A relação entre Ética e educação faz parte das reflexões da Filosofia da Educação.
( ) A Filosofia da Educação é uma disciplina a ser suprimida da formação do educador.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
- F, F, V, V.
- V, F, V, F.
- V, V, F, F.
- V, V, V, F.
Prova de Alfabetização e Letramento
1. PARA QUE OS ALUNOS ADQUIRAM COMPETÊNCIA COMO ESCRITORES,I. os alunos só devem escrever textos quando forem capazes de não cometerem mais erros.
II. é importante que o professor organize discussões sobre o tema que será trabalhado na produção textual.
III. para se produzir bons escritores na escola é cabível permitir que as crianças realizem tentativas de escrita que, inicialmente, apresentam muitos erros.
São corretas as afirmativas:
II e III. certa I e II.
I, II e III.
I e III. 2. QUAL DOS PRINCÍPIOS NORTEIA A PRÁTICA DE SISTEMATIZAÇÃO DO CÓDIGO?
Prática que enseja a reflexão sobre o sistema gráfico da Língua Portuguesa.
Prática específica da alfabetização. 3. A ANÁLISE LINGUÍSTICA É UMA DAS QUATRO PRÁTICAS QUE NORTEIAM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. SOBRE ELA, É CORRETO AFIRMAR QUE:
é uma atividade paralela às atividades de leitura e produção textual que objetiva assimilar os mecanismos de constituição de sentido do texto. certa na análise linguística, o texto é apenas um pretexto para identificar as classes de palavras. Por meio da análise, não é abordada a constituição de sentido do texto, tais como: concordância, regência e clareza.
a reescrita de texto não é uma atividade recomendada para desenvolver a análise linguística, já que, por meio dela, não se apreende os mecanismos próprios da análise. 4. A EMERGÊNCIA DO CONCEITO DE LETRAMENTO RESULTA, ENTRE OUTROS FATORES,
das propostas de modificação da ortografia oficial do português.
das campanhas de alfabetização desenvolvidas pelos governos.
do aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita. certa 5. O PROCESSO INICIAL DE APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA ASSUME,
a apropriação da linguagem, quer oral, quer escrita, não é natural ou espontânea: exige a inserção do aluno na realidade histórico-social pela mediação do professor, que desenvolve um processo pedagógico com encaminhamentos metodológicos bem-definidos. certa não se pode considerar o texto oral e escrito como o elemento norteador do ensino e da aprendizagem no processo de alfabetização.
nesse processo de aprendizagem, o texto é um pretexto para a apresentação da palavra-chave ou de famílias silábicas, letras e fonemas.
o processo de aquisição da escrita só se inicia a partir do momento em que a criança ingressa na escola. O contato que a criança tem com a escrita pela interação com pessoas que leem e escrevem, e pela manipulação de material escrito não é relevante. 6. O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM,
considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo reflexivo da linguagem. certa incentiva programas de ensino que utilizem as mídias eletrônicas.
valoriza o ensino da gramática e dos modelos pré-estabelecidos de redação. 7. COM RELAÇÃO AO CONCEITO DA ESCRITA COMO REPRESENTAÇÃO DA ORALIDADE, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.
A escrita se relaciona com a fala, isto é, representa com sinais gráficos, que denominamos fonemas, os sons da voz humana.
A escrita é o "desenho" da fala humana, para isso utilizamos as letras e os sinais gráficos próprios do código escrito. 8. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ESTÁ CENTRADO EM QUATRO PRÁTICAS. INDIQUE-AS:
produção de textos; análise linguística; sistematização do código; decodificação.
leitura e interpretação; produção de textos; análise linguística; sistematização do código. certa codificação; leitura; produção textual; sistematização do código. 9. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE SE REFERE À SISTEMATIZAÇÃO PARA O DOMÍNIO DO CÓDIGO.
Envolve, desde a simples denominação de elementos de desenho do próprio aluno até relatos que supõem textos narrativos, narrativos-descritivos, informativos, dissertativos e de correspondência. certa Compreende as relações entre fonemas e letras, percebendo a existência de relações permanentes, cruzadas e arbitrárias, identificando as letras e seus diferentes valores fonéticos, e reconhecendo a exigência de uma única forma de grafia para uma dada palavra.
Contempla uma tipologia variada de textos, buscando promover o conhecimento da função social e dos mecanismos constitutivos de cada tipo. 10. QUAIS DAS ALTERNATIVAS ABAIXO SE REFEREM ÀS CARACTERÍSTICAS DOS "TEXTOS" DAS CARTILHAS?
Estrutura textual dotada de coerência e consistência argumentativa. certa Elaborada com a preocupação didática de iniciação à leitura.
Composição simples e estereotipada.
Obrigada Karen!
Qual a utilidade educacional da proposta de Robert Sternberg?
ResponderExcluir(1) Ajuda a entender o que é cognição, mas não se aplica à escola.
(2) A possibilidade de analisar as potencialidades e as fraquezas dos alunos e dimensionar os desafios e as tarefas cognitivas que eles podem enfrentar.correta
(4) Tornar os professores mais inteligentes enquanto profissionais.
(3) O aprendizado sobre a lógica infantil.
2. Leia:
O sujeito como um sujeito/indivíduo possui uma faculdade mental independente, sendo constituído da intencionalidade que marca a autonomia de cada um: esse pressuposto é da psicologia:
(4) estruturalista.
(1) behaviorista.
(3) do processamento da informação.correto
(2) inatista.
3. A primeira teoria do aparelho psíquico de Freud é constituída pelos seguintes conceitos:
(2) fase oral, fase anal e fase fálica.
(3) libido, pulsão e desejo.
(1) id, ego e superego.
(4) consciente, inconsciente e pré-consciente.correto
4. São grupos de pesquisadores das ciências cognitivas:
(4) neuropsicólogos e cientistas cognitivos.correto
(3) psicanalistas e fenomenologistas.
(2) médicos e bioquímicos.
(1) anatomistas e fisiologistas.
Obrigada pela colaboração.
ResponderExcluirLetramento no Brasil , não tem as questões desta matéria ?
ResponderExcluirInfelizmente NÃO.
ResponderExcluirBoa Sorte e bons estudos.
fundamentos teoricis e metodologicos da alfabetizaçao tem ?
ExcluirQUESTÃO 1
ExcluirO ensino da leitura e da escrita, a partir das práticas de linguagem,
a ) propõe que se deve deixar o aluno escrever da forma que achar melhor.
b ) valoriza o ensino da gramática e dos modelos preestabelecidos de redação.
x c ) considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo e reflexivo da linguagem.
d ) incentiva programas de ensino que utilizem as mídias eletrônicas.
QUESTÃO 2
Costuma-se ouvir que a língua é uma instituição social e um meio de comunicação, mas a língua é, para a pessoa, a manifestação mais evidente de sua subjetividade, constituída na história e na relação
x a ) com os outros.
b ) um instrumento de trabalho que se adquire pelo treinamento e pelo conhecimento das regras.
c ) um processo eficiente de ascensão social e de crescimento pessoal e profissional.
d ) um instrumento para poder se comunicar e se fazer entender, quando utilizada corretamente.
QUESTÃO 3
Os padrões atuais de alfabetismo, em que se verificam grandes desigualdades, são uma expressão
a ) do interesse dos políticos em manter a população ignorante, para que votem conforme seu comando.
b ) da falta de políticas de atenção às pessoas pobres e da baixa produção da indústria gráfica brasileira.
x c ) das necessidades produtivas do sistema econômico e da desigualdade de distribuição dos bens econômicos e culturais em nossa sociedade.
d ) da desorganização do sistema escolar contemporâneo e do desinteresse e indisciplina dos alunos.
QUESTÃO 4
Educação realizada numa perspectiva transdisciplinar é aquela que
a ) se organiza de modo que o ensino de cada uma das matérias pressupõe o conhecimento das outras.
b ) usa como exemplo para a fixação do conteúdo informações práticas e de fácil compreensão.
x c ) se faz em função de problematizações, cujas respostas virão do estudo e da pesquisa, com o apoio de várias disciplinas.
d )
(1) garante que os alunos incorporem corretamente os conceitos e as informações das matérias ensinadas.
Vou postar minha prova de Letramento no Brasil espero que ajude.
ResponderExcluir1-A principal razão da origem da escrita nas sociedades humanas se relaciona com:
Resp:o desenvolvimento econômico e a necessidade de registro e documentação.
2-Os conceitos de letramento e alfabetização são:
Resp:complementares,de modo que a alfabetização faz parte do letramento.
3-Segundo o conceito atual da UNESCO,a pessoa alfabetizada é aquela que:
Resp:é capaz de escrever e ler um texto simples com assunto do cotidiano.
4-O caráter bidimensional da escrita permite:
Resp:construir quadros,tabelas,esquemas e mapas,permitindo a apreensão da realidade de outras formas.
5-Um dos maiores problemas na recepção de uma informação no mundo moderno é considerá-la:
Resp:uma verdade constituída,independentemente da fonte que a enuncia.
6-A sociedade de cultura escrita se caracteriza por ser uma sociedade em que:
Resp:a organização jurídica,comercial,cultural e científica é mediada pela escrita.
7-O processo sobre a emergência do conceito de letramento resulta de três ordens de fatores,sendo um deles:
Resp:aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.
8-Instâncias de produção do conhecimento podem ser caracterizadas como:
Resp:instituicões de diferentes características e funções que compõem a organização social.
9-A redução dos índices de analfabetismo resulta,principalmente:
Resp:do desenvolvimento econômico,da urbanização e ampliação da demanda pelo escrito.
10-Os padrões de alfabetismo,em que se verificam grandes desigualdades,são uma expressão:
Resp:das necessidades produtivas do sistema econômico e da desigualdade de distribuição dos bens econômicos e culturais em nossa sociedade.
11-A escrita alfabética é um:
Resp:sistema de representação da fala,sem que haja uma correspondência exata.
12-Costuma-se ouvir que a língua é uma instituição social e um meio de comunicação,mas a língua é,para a pessoa:
Resp:a manifestação mais evidente de sua subjetividade,constituída na história e na relação com os outros.
Obrigada
ExcluirObrigada :)
ResponderExcluir1. Nos primeiros tempos da colonização do Brasil, a instrução dispensada aos indígenas com intuito de catequizá- los consistia em inseri-los
ResponderExcluirResposta: nos rituais cristãos.
2. A concepção de paideia, de formação humana livre e nutrida de experiências diversas, valoriza o indivíduo e suas capacidades de construção do próprio
Resposta: em Atenas.
3. A educação espartana estava voltada especialmente para a
Resposta: guerra.
4. O ideal de educação desenvolvido em uma perspectiva militarista de formação de cidadãos guerreiros, dentro da ideologia de uma sociedade fechada e com
Resposta: em Esparta.
Literatura, leitura, e aprendizagem, alguém tem questões dessa matéria??
ResponderExcluirDesculpe pela demora em responder mas final de ano é difícil.
ExcluirNo blog deve ter material é necessário pesquisar.
Boa Sorte
:)
LETRAMENTO NO BRASIL
ResponderExcluir1. A redução dos índices de analfabetismo resulta, principalmente,
MINHA PROVA LETRAMENTO NO BRASIL
A )do desenvolvimento econômico, da urbanização e ampliação da demanda pelo escrito. CORRETA
B ) das campanhas de alfabetização desenvolvidas ao longo do século XX.
C ) da melhoria dos métodos de ensino e dos livros didáticos.
D ) do esforço pessoal dos interessados porque perceberam sua necessidade.
2. OS CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO SÃO:
A ) ***complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento. CORRETA
B ) termos contraditórios, que implicam métodos de ensino opostos.
C) novas formas de promover e ensinar a leitura e a escrita.
D ) expressões sinônimas, que indicam os métodos de ensino da escrita na escola.
3. O CARÁTER BIDIMENSIONAL DA ESCRITA PERMITE:
A ) con struir quadros, tabelas, esquemas e mapas, permitindo a apreensão da realidade de outras formas . CORRETA
B) reproduzir com exatidão as formas como as frases são enunciadas, ajudando na sua compreensão.
C )criar novas palavras e frases, tornando a língua nacional mais rica e dinâmica e de melhor compreensão. D )escrever textos longos e de difícil memorização, principalmente documentos oficiais e tratados acadêmicos.
4. A escrita alfabética é um
A ) código de transcrição da fala, que a reproduz em todos os seus aspectos.
B) modelo de organização e transmissão dos pensamentos e dos sentimentos.
C ) sistema de representação de ideias através de desenhos estilizados.
D )sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência exata. CORRETA
LETRAMENTO NO BRASIL
ResponderExcluir1. A redução dos índices de analfabetismo resulta, principalmente,
A ) do desenvolvimento econômico, da urbanização e ampliação da demanda pelo escrito. CORRETO
B) das campanhas de alfabetização desenvolvidas ao longo do século XX.
C) da melhoria dos métodos de ensino e dos livros didáticos.
D )do esforço pessoal dos interessados porque perceberam sua necessidade.
2. OS CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO SÃO:
A )complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento. CORRETA
B ) termos contraditórios, que implicam métodos de ensino opostos.
C ) novas formas de promover e ensinar a leitura e a escrita.
D) expressões sinônimas, que indicam os métodos de ensino da escrita na escola.
3. O CARÁTER BIDIMENSIONAL DA ESCRITA PERMITE:
A) construir quadros, tabelas, esquemas e mapas, permitindo a apreensão da realidade de outras formas. CORRETA
B )reproduzir com exatidão as formas como as frases são enunciadas, ajudando na sua compreensão.
C) criar novas palavras e frases, tornando a língua nacional mais rica e dinâmica e de melhor compreensão.
D )escrever textos longos e de difícil memorização, principalmente documentos oficiais e tratados acadêmicos.
4. A escrita alfabética é um
A) código de transcrição da fala, que a reproduz em todos os seus aspectos.
B ) modelo de organização e transmissão dos pensamentos e dos sentimentos.
C )sistema de representação de ideias através de desenhos estilizados.
D 0 sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência exata. CORRETA
aonde tem a resposta?
ExcluirDEIXO AQUI A DICA..
ResponderExcluiraonde tem a resposta?
Excluir1. Observe
ResponderExcluirA ideia de que uma sociedade leitora é também solidária constitui um dos mitos correntes sobre leitura, o qual é facilmente desmontado quando se percebe que
os governantes mais justos e equilibrados são aqueles que mais se interessam em ler.
os países que mais lêem são exatamente aqueles em que mais se percebe a preocupação em ajudar os pobres.
os maiores consumidores de livros são os mais ricos, e nem por isso são mais solidários e altruístas.
as pessoas que mais gostam de ler são exatamente aquelas que são mais caridosas e compreensivas.
2. O processo sobre a emergência do conceito de letramento resulta de três ordens de fatores, sendo um deles:
inclusão das mídias eletrônicas na educação escolar.
propostas de modificação da ortografia oficial do português.
aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.
campanhas de alfabetização desenvolvidas pelos governos.
3. A sociedade de cultura escrita se caracteriza por ser uma sociedade em que
toda a população é necessariamente alfabetizada.
as pessoas dispõem de grande quantidade de livros e outros impressos em suas casas.
todas as interlocuções são feitas por meio de textos escritos.
a organização jurídica, comercial, cultural e científica é mediada pela escrita.
4. A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:
obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
o interessado faz quando e se quiser.
é realizada mais freqüentemente no tempo livre.
implica num maior grau de monitoramentoe de disciplina
Excluir1. Observe
ResponderExcluirA ideia de que uma sociedade leitora é também solidária constitui um dos mitos correntes sobre leitura, o qual é facilmente desmontado quando se percebe que
os governantes mais justos e equilibrados são aqueles que mais se interessam em ler.
os países que mais lêem são exatamente aqueles em que mais se percebe a preocupação em ajudar os pobres.
os maiores consumidores de livros são os mais ricos, e nem por isso são mais solidários e altruístas.
as pessoas que mais gostam de ler são exatamente aquelas que são mais caridosas e compreensivas.
2. O processo sobre a emergência do conceito de letramento resulta de três ordens de fatores, sendo um deles:
inclusão das mídias eletrônicas na educação escolar.
propostas de modificação da ortografia oficial do português.
aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.
campanhas de alfabetização desenvolvidas pelos governos.
3. A sociedade de cultura escrita se caracteriza por ser uma sociedade em que
toda a população é necessariamente alfabetizada.
as pessoas dispõem de grande quantidade de livros e outros impressos em suas casas.
todas as interlocuções são feitas por meio de textos escritos.
a organização jurídica, comercial, cultural e científica é mediada pela escrita.
4. A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:
obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
o interessado faz quando e se quiser.
é realizada mais freqüentemente no tempo livre.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirLETRAMENTO NO BRASIL
1. A escrita alfabética é um
modelo de organização e transmissão dos pensamentos e dos sentimentos.
código de transcrição da fala, que a reproduz em todos os seus aspectos.
* sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência exata.
sistema de representação de ideias através de desenhos estilizados.
2. A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:
obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
o interessado faz quando e se quiser.
implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
* *é realizada mais freqüentemente no tempo livre.
3. A simples posse de uma informação não significa maior capacidade de compreensão do mundo. Isso porque
o que vale é apenas a experiência prática adquirida no dia a dia de cada pessoa.
** para que a informação faça sentido, ela deve estar relacionada a um modo interpretativo.
a capacidade de compreensão do mundo não depende da posse da informação.
o que vale é o que a pessoa pensa do mundo e não a informação que ela possa ter.
4. As preferências literárias pessoais resultam principalmente
da divulgação da ideia de que ler é bom e quem lê se torna uma pessoa culta.
das campanhas de incentivo à leitura e da propaganda das editoras.
da disponibilidade de livros em bibliotecas, livrarias e bancas de jornal.
** das experiências constitutivas da personalidade e das formas de relação social.
provas de literatura, leitura e aprendizagem alguem tem
ResponderExcluirProva concluída com sucesso!!!
ExcluirResultado final : 4.0
LETRAMENTO NO BRASIL
1. [QuestãoID 21773] A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:
obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
é realizada mais freqüentemente no tempo livre.
o interessado faz quando e se quiser.
2. [QuestãoID 61555] Costuma-se ouvir que a língua é uma instituição social e um meio de comunicação, mas a língua é, para a pessoa,
um instrumento de trabalho que se adquire pelo treinamento e pelo conhecimento das regras.
um instrumento para poder se comunicar e se fazer entender, quando utilizada corretamente.
um processo eficiente de ascensão social e de crescimento pessoal e profissional.
a manifestação mais evidente de sua subjetividade, constituída na história e na relação com os outros.
3. [QuestãoID 21767] OS CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO SÃO:
novas formas de promover e ensinar a leitura e a escrita.
termos contraditórios, que implicam métodos de ensino opostos.
complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento.
expressões sinônimas, que indicam os métodos de ensino da escrita na escola.
4. [QuestãoID 61538] O caráter escrito do espaço urbano se manifesta, entre outras coisas, pela
diversidade de raças e tipos que o habitam.
comercialização de produtos agrícolas em mercados abertos.
organização geométrica em que se verifica a intervenção planejada.
pouca relação de amizade que as pessoas têm entre si.
b,c,a,a
ExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
LETRAMENTO NO BRASIL
1. [QuestãoID 21773] A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:
obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
é realizada mais freqüentemente no tempo livre.
o interessado faz quando e se quiser.
2. [QuestãoID 61555] Costuma-se ouvir que a língua é uma instituição social e um meio de comunicação, mas a língua é, para a pessoa,
um instrumento de trabalho que se adquire pelo treinamento e pelo conhecimento das regras.
um instrumento para poder se comunicar e se fazer entender, quando utilizada corretamente.
um processo eficiente de ascensão social e de crescimento pessoal e profissional.
a manifestação mais evidente de sua subjetividade, constituída na história e na relação com os outros.
3. [QuestãoID 21767] OS CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO SÃO:
novas formas de promover e ensinar a leitura e a escrita.
termos contraditórios, que implicam métodos de ensino opostos.
complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento.
expressões sinônimas, que indicam os métodos de ensino da escrita na escola.
4. [QuestãoID 61538] O caráter escrito do espaço urbano se manifesta, entre outras coisas, pela
diversidade de raças e tipos que o habitam.
comercialização de produtos agrícolas em mercados abertos.
organização geométrica em que se verifica a intervenção planejada.
pouca relação de amizade que as pessoas têm entre si.
kd a resposta?
ExcluirMuito obrigada pela colaboração de todos!.
ResponderExcluirAbraços e bons estudos.
Agradeço a todos os colegas que postaram suas provas sobre Letramento no Brasil, e se alguém tiver mais alguma prova para me ajudar, agradeço. Assim que fizer a minha posto tbm. Abraços a todos.
ResponderExcluirMuito obrigada por sua visita ano nosso blog
ExcluirAbraços e bons estudos!.
cade a resposta dessa?
ResponderExcluir4. [QuestãoID 61538] O caráter escrito do espaço urbano se manifesta, entre outras coisas, pela
diversidade de raças e tipos que o habitam.
comercialização de produtos agrícolas em mercados abertos.
organização geométrica em que se verifica a intervenção planejada.
pouca relação de amizade que as pessoas têm entre si.
Muito obrigado
ExcluirDiversidade de raças e tipos que o habitam
Excluira resposta correta é: organização geométrica em que se verifica a intervenção planejada.
ExcluirBOA TARDE! alguém pode me ajudar com a prova EAD Contabilidade Geral
ResponderExcluireu tambem estou precisando de ajuda em contabilidade geral ead Barão de Maua
Excluireu tambem estou precisando de ajuda em contabilidade geral ead Barão de Maua
ExcluirSeria interessante procurar um grupo de estudos da área.
ExcluirAtt.
Olá gostaria d ajuda com a prova de recuperação de artes visuais da Uninter 1 fase.
Excluira resposta é : organização geométrica em que se verifica a intervenção planejada.
ResponderExcluir4. [QuestãoID 61538] O caráter escrito do espaço urbano se manifesta, entre outras coisas, pela
ResponderExcluirdiversidade de raças e tipos que o habitam.
comercialização de produtos agrícolas em mercados abertos.
organização geométrica em que se verifica a intervenção planejada. resposta certa
pouca relação de amizade que as pessoas têm entre si.
Responder
Obrigada pela visita e colaboração!!.
ExcluirSê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
Abraços e bons estudos!
raquel queria por favor que alguem me falasse sobre a prova presencial do 1 semestre de pedagogia da unip eu nao vou as aulas pois é a distancia mais nao vou porque nao tenho tempo trabalho e faço magisterio a noite e tenhos um filho e marido pra cuidar e a casa nao quero respostas mais como é mmuito conteudo se alguem puder me ajudar sobre os principais pontos eu agradeço beijos
ResponderExcluirOlá Adriana, sugiro que entre em nosso grupo de estudos e verifique se alguém estuda na mesma faculdade que você, assim poderão trocar informações.
ExcluirSegue o link para entrar no grupo:https://groups.google.com/forum/#!forum/pedagogiaonlineead
Abraços e bons estudos!
Olá, preciso de repostas das provas de libas por gentileza!!
ResponderExcluirOlá Neguinha tudo o que tenho está postado no blog.
ExcluirAbçs e bons estudos!.
quem ficou pra exame em pedagogia do 5º semestre e já fez a prova poderiam me ajudar por favor
ResponderExcluirpreciso da prova fundamentos e metodologia de lingua portuguesa
ResponderExcluir1. EDUCAÇÃO REALIZADA NUMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR É AQUELA QUE:
ResponderExcluirVERDADEIRO se faz em função de problematizações, cujas respostas virão do estudo e da pesquisa, com o apoio de várias disciplinas.
usa como exemplo para a fixação do conteúdo informações práticas e de fácil compreensão.
se organiza de modo que o ensino de cada uma das matérias pressupõe o conhecimento das outras.
garante que os alunos incorporem corretamente os conceitos e as informações das matérias ensinadas.
2. O processo sobre a emergência do conceito de letramento resulta de três ordens de fatores, sendo um deles:
inclusão das mídias eletrônicas na educação escolar.
propostas de modificação da ortografia oficial do português.
campanhas de alfabetização desenvolvidas pelos governos.
VERDADEIRO aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.
3. O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM,
VERDADEIRA considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo reflexivo da linguagem.
valoriza o ensino da gramática e dos modelos preestabelecidos de redação.
incentiva programas de ensino que utilizem as mídias eletrônicas.
propõe que se deve deixar o aluno escrever da forma que achar melhor.
4. O CARÁTER BIDIMENSIONAL DA ESCRITA PERMITE:
criar novas palavras e frases, tornando a língua nacional mais rica e dinâmica e de melhor compreensão.
reproduzir com exatidão as formas como as frases são enunciadas, ajudando na sua compreensão.
escrever textos longos e de difícil memorização, principalmente documentos oficiais e tratados acadêmicos.
VERDADEIRO construir quadros, tabelas, esquemas e mapas, permitindo a apreensão da realidade de outras formas.
5. A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:
VERDADEIRO implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
é realizada mais freqüentemente no tempo livre.
o interessado faz quando e se quiser.
6. UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA LEITURA DE TEXTOS IMPRESSOS É QUE:
o impresso não tem permanência, podendo ser facilmente modificado.
VERDADEIRO o leitor pode determinar o ritmo da atividade, controlando a ação intelectiva.
permite que o leitor possa conversar com o autor dos textos no instante em que lê.
a atividade é ligeira e não exige maiores conhecimentos por parte da pessoa que lê.
7. Entre as formas de controle da leitura, um instrumento de poder que tem sido exercido ao longo da história, estão:
o incentivo fiscal à indústria editorial e a projetos educativos.
o investimento no aumento do nível de analfabetismo da população.
a promoção da produção artística e cultural dos vários setores sociais.
VERDADEIRO a apreensão de livros, a censura e o poder econômico.
8. A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DA SOCIEDADE MODERNA SE DÁ POR MEIO DA:
relação com o núcleo familiar imediato, fundamentalmente.
constituição genética que cada um de nós herda dos pais.
personalidade com que nascemos e suas características.
VERDADEIRO totalidade dos vínculos que estabelecemos em função das formas de inserção social.
9. SEGUNDO O CONCEITO ATUAL DA UNESCO, A PESSOA ALFABETIZADA É AQUELA QUE:
mostra-se capaz de escrever e reconhecer o próprio nome.
reconhece as letras do alfabeto e as enuncia em voz alta.
estudou pelo menos até a quarta série do Ensino Fundamental.
VERDADEIRO é capaz de escrever e ler um texto simples com assunto do cotidiano.
10. EDUCAÇÃO REALIZADA NUMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR É AQUELA QUE:
garante que os alunos incorporem corretamente os conceitos e as informações das matérias ensinadas.
VERDADEIRO se faz em função de problematizações, cujas respostas virão do estudo e da pesquisa, com o apoio de várias disciplinas.
usa como exemplo para a fixação do conteúdo informações práticas e de fácil compreensão.
organiza-se de modo que o ensino de cada uma das matérias pressupõe o conhecimento das outras.
qual e a resposta da pergunta 9?
Excluir1. EDUCAÇÃO REALIZADA NUMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR É AQUELA QUE:
ResponderExcluirVERDADEIRO se faz em função de problematizações, cujas respostas virão do estudo e da pesquisa, com o apoio de várias disciplinas.
usa como exemplo para a fixação do conteúdo informações práticas e de fácil compreensão.
se organiza de modo que o ensino de cada uma das matérias pressupõe o conhecimento das outras.
garante que os alunos incorporem corretamente os conceitos e as informações das matérias ensinadas.
2. O processo sobre a emergência do conceito de letramento resulta de três ordens de fatores, sendo um deles:
inclusão das mídias eletrônicas na educação escolar.
propostas de modificação da ortografia oficial do português.
campanhas de alfabetização desenvolvidas pelos governos.
VERDADEIRO aumento da demanda social pelo domínio operacional do sistema de escrita.
3. O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM,
VERDADEIRA considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo reflexivo da linguagem.
valoriza o ensino da gramática e dos modelos preestabelecidos de redação.
incentiva programas de ensino que utilizem as mídias eletrônicas.
propõe que se deve deixar o aluno escrever da forma que achar melhor.
4. O CARÁTER BIDIMENSIONAL DA ESCRITA PERMITE:
criar novas palavras e frases, tornando a língua nacional mais rica e dinâmica e de melhor compreensão.
reproduzir com exatidão as formas como as frases são enunciadas, ajudando na sua compreensão.
escrever textos longos e de difícil memorização, principalmente documentos oficiais e tratados acadêmicos.
VERDADEIRO construir quadros, tabelas, esquemas e mapas, permitindo a apreensão da realidade de outras formas.
5. A LEITURA DE ESTUDO É UMA MODALIDADE DE LEITURA QUE DIFERE DE OUTRAS PORQUE:
VERDADEIRO implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
é realizada mais freqüentemente no tempo livre.
o interessado faz quando e se quiser.
6. UMA IMPORTANTE CARACTERÍSTICA DA LEITURA DE TEXTOS IMPRESSOS É QUE:
o impresso não tem permanência, podendo ser facilmente modificado.
VERDADEIRO o leitor pode determinar o ritmo da atividade, controlando a ação intelectiva.
permite que o leitor possa conversar com o autor dos textos no instante em que lê.
a atividade é ligeira e não exige maiores conhecimentos por parte da pessoa que lê.
7. Entre as formas de controle da leitura, um instrumento de poder que tem sido exercido ao longo da história, estão:
o incentivo fiscal à indústria editorial e a projetos educativos.
o investimento no aumento do nível de analfabetismo da população.
a promoção da produção artística e cultural dos vários setores sociais.
VERDADEIRO a apreensão de livros, a censura e o poder econômico.
8. A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DA SOCIEDADE MODERNA SE DÁ POR MEIO DA:
relação com o núcleo familiar imediato, fundamentalmente.
constituição genética que cada um de nós herda dos pais.
personalidade com que nascemos e suas características.
VERDADEIRO totalidade dos vínculos que estabelecemos em função das formas de inserção social.
9. SEGUNDO O CONCEITO ATUAL DA UNESCO, A PESSOA ALFABETIZADA É AQUELA QUE:
mostra-se capaz de escrever e reconhecer o próprio nome.
reconhece as letras do alfabeto e as enuncia em voz alta.
estudou pelo menos até a quarta série do Ensino Fundamental.
VERDADEIRO é capaz de escrever e ler um texto simples com assunto do cotidiano.
10. EDUCAÇÃO REALIZADA NUMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR É AQUELA QUE:
garante que os alunos incorporem corretamente os conceitos e as informações das matérias ensinadas.
VERDADEIRO se faz em função de problematizações, cujas respostas virão do estudo e da pesquisa, com o apoio de várias disciplinas.
usa como exemplo para a fixação do conteúdo informações práticas e de fácil compreensão.
organiza-se de modo que o ensino de cada uma das matérias pressupõe o conhecimento das outras.
Obrigada pela visita e colaboração.
Excluirprova: letramento no Brasil
ExcluirCostuma-se ouvir que a língua é uma instituição Social e um meio de comunicação, mas a língua é, para a pessoa, a manifestação mais evidente de sua subjetividade, constituída na historia e na relação.
Um instrumento para poder se comunicar e se fazer entender,quando utilizada corretamente.
Um instrumento de trabalho que se adquire pelo treinamento pelo conhecimento das regras.
Com os outros ( CORRETA)
Um processo eficiente com ascensão Sociale de crescimento pessoal e profissional.
Alguém poderia me ajudar,com a prova de pedagogia 5
ResponderExcluirde Literatura infanto juvenal.
Gente muito boa tarde alguém ja fez a prova de leitura infanto juvenal pedagogia 5 peri udo
ResponderExcluirboa tarde alguem poderia me ajudar com a prova Leitura e produçao de texto (pedagogia)
ResponderExcluiralguem fez a prova fundamentos filosoficos e sociologicos da educaçaão, pela faculdade anhaguera no mes de junho de 2017? se tiver posta pra mim por favor. preciso pra amanha.
ResponderExcluirDisciplina: 27 - INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
ResponderExcluirAbaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Sobre os elementos do sistema escolar, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao seu conceito.
c )
A programação consiste na previsão das atividades a serem realizadas e das inter-relações a serem
mantidas para que os objetivos sejam alcançados.
QUESTÃO 2
Segundo Estrela, a escola como instituição pode ser caracterizada por uma pirâmide quadrangular, que em
sua base é representada a estrutura da instituição e nas suas faces a dinâmica dessa instituição. Qual a relação
desse esquema com o processo de aprendizagem, alvo da atuação psicopedagógica?
a )
As relações estabelecidas entre a estrutura e a dinâmica caracterizam o clima institucional que, por
sua vez, reflete o posicionamento da escola diante do processo de aprendizagem.
QUESTÃO 3
O Esquema Evolutivo da Aprendizagem, proposto na Epistemologia Convergente, nos traz um conceito de
Matriz de Aprendizagem. Qual sua importância para a aprendizagem?
d )
As primeiras aprendizagens, que se caracterizam na relação vincular com a função materna, configuram
transformações que estabelecerão um molde relacional com o qual o sujeito vai iniciar suas
relações e ampliar sua possibilidade de aprendizagem.
QUESTÃO 4
A ação interventiva do psicopedagogo se caracteriza pela possibilidade de incluir no instrumental do sujeito
da aprendizagem a operatividade. A que se refere esse conceito?
c )
Refere-se a um processo de construção que se configura em um intercâmbio entre o interno e o externo,
porém, nesse processo, o sujeito é passivo.
Como é a contextualiação da família?
c )
A família é um sistema aberto, sendo sua relação com o processo de aprendizagem tanto assistemática
como sistemática.
QUESTÃO 6
Sobre diagnóstico psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.
a )
A proposta do diagnóstico na instituição baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a
compreensão de um fenômeno ? a aprendizagem.
QUESTÃO 7
Assinale a resposta correta em relação à ação psicopedagógica na instituição educacional, que caracteriza a
ampliação dessa ação para além da instituição educacional.
a )
A ação psicopedagógica é direcionada para instituições onde o processo de aprendizagem do sujeito
sofre uma transformação a partir das relações que se estabelecem entre sujeito e instituição.
QUESTÃO 8
Marque a afirmativa correta em relação à explicação do obstáculo funcional, descrito no Modelo Nosográfico
proposto por Visca.
b ) São funções e capacidades isoladas de um sujeito, como a memória, percepção e vocabulário.
QUESTÃO 9
O Esquema Evolutivo da Aprendizagem é um modelo apresentado por Visca para explicar a origem da
aprendizagem. Quais são os níveis que ele estabelece para explicar esse processo?
b ) Protoaprendizagem, deuteroaprendizagem, aprendizagem assistemática e sistemática.
QUESTÃO 10
Em relação às intervenções psicopedagógicas que podem ser utilizadas pelo psicopedagogo, assinale a
alternativa correta..
d ) Interpretação, problematização e informação.
Por que não tem asa respostas
ResponderExcluirPor que não tem as respostas?
ResponderExcluirAs peguntas estão com as respostas assinaladas em outra cor.
ExcluirOLA ,ALGUEM FEZ AS PROVAS DE PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA ? Relações Étnico-Raciais no Brasil?
ResponderExcluirE Filosofia, Comunicação e Ética?
alguém pode me ajudar nessa de fundamentos teóricos do ensino de história?
ResponderExcluirSobre as propostas do RCNEI para a Educação Infantil: natureza e sociedade, é correto afirmar:
Organização de grupos: como crianças estabelecem relação somente dentro da escola.
O aluno fará análises sobre um mesmo conteúdo em diversos pontos de vista.
O desenvolvimento de conteúdos nas ciências humanas e biológicas ou naturais é feito de forma reunida.
O RCNEI propõe o desenvolvimento de três blocos de conteúdos para os estudos de ciências.
OLÁ ESSA QUESTÃO ESTÁ ERRADA
ResponderExcluir2. CONFORME O EXISTENCIALISMO DE JEAN-PAUL SARTRE, A PARTIR DAS PRÓPRIAS ESCOLHAS, O SER HUMANO PODE SER UM "EM-SI" OU UM "SER-PARA-SI".
O “ser-para-si” se caracteriza quando o ser humano:
se forma em um curso superior e passa a refletir.
decide ter autonomia, com a coragem das escolhas conscientes.
se convence da importância de obedecer à “autoridade”.
se acomoda à moral exterior, ao já estabelecido.
A RESPOSTA CORRETA É LETRA B
alguém já fez a prova de gestão escolar na educação básica?
ResponderExcluirQUESTÃO 1
ResponderExcluirO uso dos elementos coesivos (pronomes, conjunções, advérbios, tempos verbais)
a ) permite avaliar o texto, pois verifica a presença de recursos indispensáveis
***b ) confere maior precisão, produzindo articulação entre as partes do texto.
c ) facilita a redação do texto, pois disponibiliza recursos textuais criativos
d ) dá ao texto o padrão das regras prescritas pela gramática da língua portuguesa.
QUESTÃO 2
A prática pedagógica, que propõe superar o âmbito superficial da interpretação de texto, objetiva
***a ) reconhecer o "enredo"
b ) identificar personagens.
c ) explicitar o tema.
d ) localizar informações
QUESTÃO 3
A leitura com objetivo de estudo do texto, articula-se a outra(s) prática(s) pedagógicas(s) como
a ) exercícios no quadro de giz.
b ) tarefas e exercícios para casa.
***c ) produções do texto escrito
d ) exercícios do livro didático.
QUESTÃO 4
Conforme o sentido etimológico do termo, podemos definir alfabetização como:
I. levar o sujeito à aquisição do alfabeto.
II. ensinar o domínio da língua escrita.
III. ensinar a técnica do ler e escrever.
São corretas as afirmativas
a ) I e III, apenas.
b ) II e III, apenas.
c ) I e II, apenas.
***d ) I, II e III.
QUESTÃO 5
Marque a alternativa que traz uma característica correta da linguagem formal.
a ) Tem seu uso, muitas vezes, socialmente discriminado.
***b ) É aceita pelo conjunto da sociedade como modalidade linguística legítima.
c ) É empregada entre pessoas com certa intimidade ou familiaridade.
d ) Não permite acessar o patrimônio científico e cultural da sociedade.
QUESTÃO 6
O processo de ensino-aprendizagem para o domínio de diferentes recursos da linguagem oral objetiva pode tornar o aluno
a ) capaz de falar bastante e o tempo todo.
***b ) capaz de dotar sua fala de argumentos.
c ) incapaz de conversar.
d ) incapaz de falar com estranhos.
QUESTÃO 7
A utilização de textos literários, como material de leitura na alfabetização, oportuniza selecionar textos
a ) que as crianças gostam somente porque são veiculados na mídia.
b ) recreativos, embora não contenham conteúdo cultural ou informativo.
***c ) próprios do universo infantil legados pela tradição cultural.
d ) curtos e de fácil compreensão porque são bem conhecidos pelos alunos.
QUESTÃO 8
A alfabetização pelo método da cartilha privilegia a
***a ) aquisição, pelo aluno, das habilidades de ler e escrever.
b ) produção, pelo aluno, do pensamento científico, cultural e ideológico.
c ) produção, no âmbito da escola, do leitor e escritor competentes.
d ) inserção do aluno nas práticas sociais de leitura e escrita.
QUESTÃO 9
A produção social da necessidade de universalização do domínio da leitura e da escrita pela via do ensino escolar, na nossa cultura ocidental, tem suas raízes no período histórico da
a ) contemporaneidade.
b ) feudalidade.
***c ) modernidade.
d ) antiguidade greco-romana.
QUESTÃO 10
As práticas de novas formas de oralidade, diferentes daquelas exercidas pelo aluno no seu ambiente familiar, são realizadas por meio de
a ) cartas, bilhetes, cartazes e avisos escritos.
b ) desenhos, ilustrações, placas, grafites e murais.
***c ) debates, relatos, recontos, comentários e apresentações.
d ) redações, cópias, ditados e exercícios no caderno.
QUESTÃO 1
ResponderExcluirA produção social da necessidade de universalização do domínio da leitura e da escrita pela via do ensino escolar, na nossa cultura ocidental, tem suas raízes no período histórico da
a ) modernidade.CORRETA
b ) antiguidade greco-romana.
c ) contemporaneidade.
d ) feudalidade.
QUESTÃO 2
A repetição de palavras, frases e/ou informações-marca da oralidade infantil-no texto escrito
a ) deve ser mantida por respeito às características da fala do aluno.
b ) pode ser evitada ou substituída por pronomes ou sinônimos.CORRETA
c ) pode ser eliminada se houver concordância do aluno com a supressão.
d ) deve ser mantida sem maiores problemas para a composição escrita.
QUESTÃO 3
As atividades de reflexão sobre o código caminham
a ) da oralidade para a escrita, de preferência
b ) sempre na mesma direção: da oralidade para a escrita.
c ) sempre na mesma direção: da escrita para a oralidade.
d ) sempre em duas direções: da oralidade para a escrita e da escrita para a oralidade. CORRETA
QUESTÃO 4
O letramento, na etapa inicial da aprendizagem da língua escrita, compreende:
I. participação em eventos variados de leitura e de escrita.
II. desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita nas práticas sociais que envolvam a língua
escrita.
III. desenvolvimento de atitudes positivas em relação às práticas sociais de leitura e escrita.
São corretas as afirmativas
a ) I e III, apenas
b ) I e II, apenas
c ) II e III, apenas
d ) I, II e III.CORRETA
QUESTÃO 5
Os métodos tradicionais de alfabetização, que objetivam apenas ensinar a ler e escrever textos simples, concentram a prática pedagógica no reconhecimento dos elementos
a ) que constituem a textualidade.
b ) da escrita e na reflexão sobre a textualidade
c ) mais simples da escrita: sílabas, letras e fonemas. CORRETA
d ) mais simples da escrita e alguma reflexão textual.
QUESTÃO 6
A reescrita do texto é um procedimento pedagógico
a ) que demanda exercícios de fixação gramatical fora do contexto da produção escrita.
b ) norteado pelos problemas e questões concretas que aparecem nos textos dos alunos.CORRETA
c ) que requer a aprendizagem prévia das regras e princípios gramaticais pelos alunos.
d ) norteado apenas pelos erros, e não pelos acertos que os alunos possam apresentar.
QUESTÃO 7
A concepção de alfabetização, que supera a aquisição da escrita centrada exclusivamente sobre o domínio do código, considera alfabetizado o sujeito capaz de
a ) reconhecer e escrever corretamente as letras do alfabeto
b ) escrever frases simples e ortograficamente corretas.
c ) decodificar frases simples de um texto curto, com certa fluência
d ) realizar uma interlocução discursiva por meio da leitura e da escrita.CORRETA
QUESTÃO 8
A leitura com objetivo de estudo do texto, articula-se a outra(s) prática(s) pedagógicas(s) como
a ) exercícios do livro didático.
b ) tarefas e exercícios para casa.
c ) produções do texto escrito CORRETA
d ) exercícios no quadro de giz.
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
ResponderExcluirQUESTÃO 1
Os padrões atuais de alfabetismo, em que se verificam grandes desigualdades, são uma expressão
a ) do interesse dos políticos em manter a população ignorante, para que votem conforme seu comando.
b ) da desorganização do sistema escolar contemporâneo e do desinteresse e indisciplina dos alunos.
c ) da falta de políticas de atenção às pessoas pobres e da baixa produção da indústria gráfica brasileira.
d ) das necessidades produtivas do sistema econômico e da desigualdade de distribuição dos bens econômicos e culturais em nossa sociedade.
QUESTÃO 2
A redução dos índices de analfabetismo resulta, principalmente,
a ) das campanhas de alfabetização desenvolvidas ao longo do século XX.
b ) a melhoria dos métodos de ensino e dos livros didáticos.
c ) do desenvolvimento econômico, da urbanização e ampliação da demanda pelo escrito.
d ) do esforço pessoal dos interessados porque perceberam sua necessidade.
QUESTÃO 3
A leitura de estudo é uma modalidade de leitura que difere de outras porque
a ) o interessado faz quando e se quiser.
b ) obriga a pessoa a decorar o conteúdo do texto que lê.
c ) é realizada mais frequentemente no tempo livre.
d ) implica um maior grau de monitoramento e de disciplina.
QUESTÃO 4
As etapas que compõem uma atividade de estudos são:
a ) compromisso, envolvimento e autoestima.
b ) controle, obediência e cópia.
c ) inspiração, descontração e prazer.
d ) planejamento, monitoração e revisão/correção.
QUESTÃO 5
A sociedade de cultura escrita se caracteriza por ser uma sociedade em que
a ) a organização jurídica, comercial, cultural e científica é mediada pela escrita.
b ) as pessoas dispõem de grande quantidade de livros e outros impressos em suas casas.
c ) toda a população é necessariamente alfabetizada.
d ) todas as interlocuções são feitas por meio de textos escritos.
QUESTÃO 6
O consumo de livros por habitante no Brasil (1,8 aproximadamente) é considerado baixo. Uma explicação consistente para esse fato seria que
a ) o brasileiro não gosta de ler e, por isso, tem pouco interesse em comprar livros.
b ) as publicações brasileiras são desinteressantes, se comparadas com a de outros países.
c ) o poder aquisitivo da população é baixo e há poucas políticas de acesso ao livro.
d )
a oferta de livros em bibliotecas públicas é suficiente, tornando desnecessária a compra de livros pelas pessoas.
QUESTÃO 7
A ideia de que uma sociedade leitora é também solidária constitui um dos mitos correntes sobre leitura, o qual é facilmente desmontado quando se percebe que
a ) os países que mais leem são exatamente aqueles em que mais se percebe a preocupação em ajudar os pobres.
b ) as pessoas que mais gostam de ler são exatamente aquelas mais caridosas e compreensivas.
c ) os maiores consumidores de livros são os mais ricos, e nem por isso mais solidários e altruístas.
d ) os governantes mais justos e equilibrados são aqueles que mais se interessam em ler.
QUESTÃO 8
A constituição da identidade da sociedade moderna se dá por meio da
a ) relação com o núcleo familiar imediato, fundamentalmente.
b ) constituição genética que cada um de nós herda dos pais.
c ) totalidade dos vínculos que estabelecemos em função das formas de inserção social.
d ) personalidade com que nascemos e suas características.
QUESTÃO 9
Os conceitos de letramento e alfabetização são
a ) expressões sinônimas, que indicam os métodos de ensino da escrita na escola.
b ) complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento.
c ) novas formas de promover e ensinar a leitura e a escrita.
d ) termos contraditórios, que implicam métodos de ensino opostos.
QUESTÃO 10
Escrever ortograficamente significa
a ) seguir a forma convencional, independentemente das várias pronúncias.
b )
organizar a língua falada, evitando as variações de pronúncia.
c ) transcrever para o papel os sons da palavra enunciada.
d ) escrever exatamente da forma como se deve falar.
Alguém tem a prova do 1 semestre de Pedagogia da unimes?
ResponderExcluirAlguém tem a prova do 1 semestre de Pedagogia da unimes?
ResponderExcluirOLa segue algumas questoes de provas que fiz:
ResponderExcluirNo bojo das experiências apresentadas, é possível uma reflexão sobre a formação de professores. À medidaque o enfoque passa a ser centrado no professor, qual, entre as alternativas abaixo, corresponde a uma significativa mudança provocada na formação dos docentes?
RESPOSTA: Os saberes próprios da profissão.
Que aspectos se destacam quando pensamos na trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil?
Resposta: Descontinuidade, desarticulação das ações e falta de políticas públicas específicas para o setor.
Qual das alternativas abaixo relaciona fatores que concorrem para a permanência dos alunos adultos em sala de aula?
Cumplicidade entre educador e educando, que percebe a importância do que está aprendendo.
Por que as cartas podem ser uma boa estratégia metodológica?
ResponderExcluirRESPOSTA: Por ser uma atividade cuja prática funciona como elemento facilitador no processo ensino-aprendizagem,pois envolve o ler, o escrever, o pensar, o criar; ou seja, estabelece relações que revelam o aluno e o seu universo.
Em um processo de formação de jovens e adultos, os formadores devem aproveitar os diferentes aspectosculturais e a própria realidade dos formandos. Com isso, pretende-se
RESPOSTA: criar ações provocadoras de aprendizagem e desenvolver os conceitos a serem transmitidos na escola.
Qual das alternativas abaixo representa um resultado positivo do jornal Fala Comunidade e que está diretamenteligado à aprendizagem da língua escrita?
Resposta: Ultrapassou os limites da sala de aula. Pôde-se perceber que ele contribuiu para a criação de umaambiência de letramento, e foi importante instrumento de valorização das comunidades envolvidas.
Para aquele que está iniciando, o processo de alfabetização não é fácil, sendo de fundamental importânciao papel do professor como mediador. As pessoas, quando escrevem, colocam em jogo tudo o que sabemsobre
RESPOSTA: a situação comunicativa, o sistema de representação de escrita alfabética e o processo de produção textual.
Qual das alternativas abaixo corresponde às estratégias de leitura?
ResponderExcluirRESPOSTA: Seleção, antecipação, inferência e verificação.
Qual a base do pensamento freireano?
RESPOSTA: A Educação como um processo de libertação do educando.
Por que se acredita na inconveniência de afirmar que existe na sociedade indivíduo iletrado?
RESPOSTA: Porque o contexto social possibilita diferentes práticas de leitura e escrita: em uma sociedade letrada,as pessoas estão em situações em que se usam a leitura e a escrita.
Muito obrigada por sua colaboração!.
ExcluirLetramento no Brasil - Faculdade São Luís
ResponderExcluirA constituição da identidade da sociedade moderna se dá por meio da
totalidade dos vínculos que estabelecemos em função das formas de inserção social.
Atividade metacognitiva é aquela que realizamos
refletindo sobre a própria ação intelectual, verificando sua eficiência.
A escrita alfabética é um
sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência exata.
Os conceitos de letramento e alfabetização são
complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento.
Uma boa definição de conhecimento seria:
a compreensão dos processos pelos quais as coisas se organizam dentro de sistemas de valores e princípios.
O caráter escrito do espaço urbano se manifesta, entre outras coisas, pela
organização geométrica em que se verifica a intervenção planejada.
Os padrões atuais de alfabetismo, em que se verificam grandes desigualdades, são uma expressão
das necessidades produtivas do sistema econômico e da desigualdade de distribuição dos bens econômicos e culturais em nossa sociedade.
A ideia de que uma sociedade leitora é também solidária constitui um dos mitos correntes sobre leitura, o qual é facilmente desmontado quando se percebe que
os maiores consumidores de livros são os mais ricos, e nem por isso mais solidários e altruístas.
Segundo o conceito atual da Unesco, a pessoa alfabetizada é aquela que
é capaz de escrever e ler um texto simples com assunto do cotidiano.
A sociedade de cultura escrita se caracteriza por ser uma sociedade em que
a organização jurídica, comercial, cultural e científica é mediada pela escrita.