TEORIAS DE CURRÍCULO
1. FRIEDRICH FROEBEL PROPÔS UMA EDUCAÇÃO QUE RESPEITASSE A ATIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO NATURAL E ESPONTÂNEO DA CRIANÇA,
defendendo a brincadeira como atividade educativa nas instituições educacionais de atendimento a crianças pequenas. Essas instituições ficaram conhecidas como:
- asilos infantis, pois prestavam atendimento assistencial às crianças.
- jardins de infância (kindergarten), em que a professora era comparada à “jardineira” e as crianças a “plantinhas” que deveriam receber cuidado e atenção.
- Educação Infantil, atendendo crianças oriundas das camadas populares da sociedade.
- creches e pré-escolas, considerando, respectivamente, o atendimento a crianças de 0 a 3 anos e de 4 a 6 anos.
2. ALGUNS MATERIAIS SÃO ELABORADOS PARA TRADUZIR E CLARIFICAR PARA OS PROFESSORES O SIGNIFICADO E O CONTEÚDO DO CURRÍCULO PRESCRITO.
A essa prática denomina-se currículo apresentado aos professores e faz parte do esquema proposto por Gimeno para se compreender o processo de desenvolvimento do currículo proposto. Esses materiais que chegam aos professores são:
- somente os livros didáticos.
- toda informação fica a cargo dos PCNs. Antes da década de 1990, não havia a preocupação com a preparação de material.
- livro didático e programa de ensino, como os Guias Curriculares da década de 1970 ou os atuais PCNs.
- cartilhas ilustradas e informações dadas em congressos, sempre em período de recesso escolar.
3. AO SE CONSIDERAREM AS NOVAS ABORDAGENS SOBRE A AVALIAÇÃO ESCOLAR, VERIFICA-SE QUE A AVALIAÇÃO DEVE SERVIR:
- como instrumento de diagnóstico para que o professor verifique os resultados da aprendizagem e o rendimento dos alunos.
- como instrumento para o professor orientar e reorientar a sua prática educativa, organizando os conteúdos curriculares de acordo com o ritmo de aprendizagem de cada aluno.
- para a escola comparar o nível de aprendizagem de seus alunos com as demais escolas.
- para o professor registrar o grau de aprendizagem dos alunos nos diferentes conteúdos trabalhados.
4. NO INÍCIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA, OBSERVA-SE QUE O CURRÍCULO EMPREGADO NO ENSINO PRIMÁRIO TINHA COMO CARACTERÍSTICA BÁSICA,
- independente da disciplina e/ou área, um determinado modelo a seguir. A “decoreba” exacerbada de determinadas noções fez com que esse currículo ficasse conhecido como:
- currículo integrado.
- currículo enciclopédico.
- currículo completo.
- currículo oculto.
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