sábado, abril 02, 2011

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO

Prova concluida com sucesso!!!

Resultado final : 2

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO

1. Um dos procedimentos pedagógicos abaixo não deve ser utilizado para a sistematização de domínio do código.


  • Assinale a alternativa que apresenta esse procedimento.

  • Insistir na apresentação até perceber que os alunos já fazem uma leitura globalizada das palavras, fazendo a correspondência entre aquele grafismo e a expressão oral.
  • Escolher palavras no texto com bom teor referencial: a mais repetida, a que chamou a atenção dos alunos, a que faz parte do título do texto.
  • Apresentar as palavras listadas utilizando apenas o recurso do quadro-de-giz.
  • Decompor as palavras em sílabas e fazer a relação oralidade/escrita, escrita/oralidade com cada sílaba.

2. O processo de alfabetização está centrado em quatro práticas. Indique-as.


  • Produção de textos; análise lingüística; sistematização do código; e decodificação.
  • Leitura e interpretação; produção de textos; análise lingüística; e sistematização do código.
  • Interpretação; decodificação; análise lingüística; e codificação.
  • Codificação; leitura; produção textual; e sistematização do código.

3. Assinale a única alternativa que corresponde à atividade prática de produção de texto escrito.


  • Escrever textos quando os alunos forem capazes de não cometer mais erros.
  • Valorizar a iniciativa do aluno de usar somente as palavras e estruturas frasais que já domina perfeitamente.
  • Promover discussão prévia sobre a organização do texto.
  • Valorizar a forma ao conteúdo dos textos.

4. É fundamental, na alfabetização,


  • desenvolver leituras utilizando textos, que são, segundo a tradição cultural, próprios do universo infantil, tais como:

  • folhetos informativos sobre saúde, meio ambiente e outros assuntos de interesse, verbetes de dicionário e de enciclopédia.
  • cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, poesias, lendas, fábulas, contos de fadas e outros tipos de contos.
  • cartas, correspondência comercial e notícias de imprensa.
  • rótulos, avisos, listas, cartazes publicitários, receitas, manuais e bilhetes informais.

18 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO
    1. [QuestãoID 61135] As atividades de reflexão sobre o código caminham

    sempre na mesma direção: da escrita para a oralidade.
    sempre em duas direções: da oralidade para a escrita e da escrita para a oralidade.
    da oralidade para a escrita, de preferência.
    sempre na mesma direção: da oralidade para a escrita.
    2. [QuestãoID 61127] A prática pedagógica da análise linguística é constituída por

    estudos dos princípios e regras gramaticais.
    descobrimento de princípios e regras gramaticais.
    atividades de reflexão sobre a própria língua.
    exercícios de aplicação da gramática em frases.
    3. [QuestãoID 61187] Observe:


    Na reescrita de texto, com vistas à sistematização do código, é necessário levar em conta que a aprendizagem da grafia correta dos padrões silábicos mais complexos implica atribuir

    pesos diferentes a erros que resultam de graus diferenciados de dificuldade.
    peso diferenciado àquele conteúdo que foi trabalhado anteriormente.
    peso diferenciado àqueles conteúdos que o aluno já deveria ter dominado.
    o mesmo peso a erros que resultam de graus diferenciados de dificuldade.
    4. [QuestãoID 61131] O uso dos elementos coesivos (pronomes, conjunções, advérbios, tempos verbais)

    confere maior precisão, produzindo articulação entre as partes do texto.
    dá ao texto o padrão das regras prescritas pela gramática da língua portuguesa.
    facilita a redação do texto, pois disponibiliza recursos textuais criativos.
    permite avaliar o texto, pois verifica a presença de recursos indispensáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por sua colaboração!.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
    2. preciso das resposta das 4 questões FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO para conferencia. Por favor aguardando

      Excluir
    3. Raquel Luciana, Voce tem as respostas?

      Excluir
    4. As atividades de reflexão sobre o código caminham

      sempre na mesma direção: da escrita para a oralidade.
      sempre em duas direções: da oralidade para a escrita e da escrita para a oralidade. CORRETA corrigida
      da oralidade para a escrita, de preferência.
      sempre na mesma direção: da oralidade para a escrita.

      Excluir
  2. Raquel Luciana, sabe as respostas?

    ResponderExcluir
  3. Alguem sabe as respostas??? Preciso com urgencia

    ResponderExcluir
  4. Resposta da questão 2_(atividades de reflexão sobre a própria língua)

    ResponderExcluir
  5. Questão 1: A prática pedagógica, que propõe superar o âmbito superficial da interpretação de texto, objetiva
    - A resposta correta é: explicitar o tema..

    Questão 2: A prática pedagógica da análise linguística é constituída por
    - A resposta correta é: atividades de reflexão sobre a própria língua..

    Questão 3: A sequência de procedimentos pedagógicos, adotada pelo professor para sistematização do código, é aseguinte: I. registrar o texto previamente selecionado na presença dos alunos. II. acompanhar o registro com a leitura em voz alta, para que os alunos percebam a relação entre osfonemas e o registro gráfico. III. destacar uma ou mais palavras do texto para ser objeto de reflexão sobre o código. São corretas as afirmativas
    - A resposta correta é: I, II e III..

    Questão 4: A reescrita do texto é um procedimento pedagógico
    - A resposta correta é: norteado pelos problemas e questões concretas que aparecem nos textos dos alunos..

    Questão 5: O método proposto pelas cartilhas enfatizava a ortografia e o desenho correto das letras, por meio dos seguintes procedimentos didáticos:
    - A resposta correta é: caligrafia, cópia, ditado e formação de frases..

    Questão 6: O letramento, na etapa inicial da aprendizagem da língua escrita, compreende: I. participação em eventos variados de leitura e de escrita. II. desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita nas práticas sociais que envolvam a línguaescrita. III. desenvolvimento de atitudes positivas em relação às práticas sociais de leitura e escrita. São corretas as afirmativas
    - A resposta correta é: I, II e III..

    Questão 7: Os métodos tradicionais de alfabetização, que objetivam apenas ensinar a ler e escrever textos simples, concentram a prática pedagógica no reconhecimento dos elementos
    = A resposta correta é: mais simples da escrita: sílabas, letras e fonemas..

    Questão 8: Outros recursos da escrita como acentuação, notação léxica e sinal de parágrafo, embora conteúdos aparentemente simples,
    - A resposta correta é: não precisam ser explicados para o aluno, pois sua aprendizagem pode dar-se espontaneamente..

    Questão 9: A concepção de alfabetização, que supera a aquisição da escrita centrada exclusivamente sobre o domínio do código, considera alfabetizado o sujeito capaz de
    - A resposta correta é: realizar uma interlocução discursiva por meio da leitura e da escrita..

    Questão 10: Quando as crianças realizam tentativas de escrita, de acordo com a prática da produção de texto, qual deve ser o ponto de vista pedagógico?
    - A resposta correta é: É aceitável que apresentem inicialmente muitos erros..

    ResponderExcluir
  6. Questão 1: Marque a alternativa que traz uma característica correta da linguagem formal.
    - A resposta correta é: É aceita pelo conjunto da sociedade como modalidade linguística legítima..

    Questão 2: A reescrita do texto é um procedimento pedagógico
    - A resposta correta é: norteado pelos problemas e questões concretas que aparecem nos textos dos alunos..

    Questão 3 - A concepção de alfabetização, que supera a aquisição da escrita centrada exclusivamente sobre o domínio do código, considera alfabetizado o sujeito capaz de
    - A resposta correta é: realizar uma interlocução discursiva por meio da leitura e da escrita..

    Questão 4: A alfabetização pelo método da cartilha privilegia a
    - A resposta correta é: aquisição, pelo aluno, das habilidades de ler e escrever..

    Questão 5: A prática pedagógica da análise linguística é constituída por

    - A resposta correta é: atividades de reflexão sobre a própria língua..

    Questão 6: A utilização de textos literários, como material de leitura na alfabetização, oportuniza selecionar textos
    - A resposta correta é: próprios do universo infantil legados pela tradição cultural..

    Questão 7: A alfabetização, desenvolvida no contexto do letramento, compreende
    - A resposta correta é: processo de aquisição do sistema da escrita, alfabético e ortográfico.

    Questão 8: A leitura com intervenção pedagógica é uma estratégia de ensino-aprendizagem que visa
    - A resposta correta é: desenvolver aspectos da função social do texto, interpretação e outras reflexões..

    Questão 9: A produção social da necessidade de universalização do domínio da leitura e da escrita pela via do ensino escolar, na nossa cultura ocidental, tem suas raízes no período histórico da
    - A resposta correta é: modernidade..

    Questão 10: Quando as crianças realizam tentativas de escrita, de acordo com a prática da produção de texto, qual deve ser o ponto de vista pedagógico?
    - A resposta correta é: É aceitável que apresentem inicialmente muitos erros..

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...