terça-feira, maio 17, 2011

ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA

1. A produção de um texto constitui uma atividade


  • subjetiva, que não sofre determinações externas.
  • socialmente condicionada.
  • de comunicação, que não sofre determinações externas.
  • social, porém não condicionada.

2. Das afirmativas abaixo, escolha aquela que é sugestão de estratégias para reescrita do texto.


  • Cada texto comporta apenas uma forma de reestruturação, que deve ser orientada pelo professor, mostrando aos alunos apenas uma possibilidade de se expressar corretamente.
  • É recomendável enfocar todas as dificuldades numa única vez, no mesmo texto, reestruturando-o a partir dos problemas mais evidentes a serem modificados.
  • É fundamental que os alunos saibam o porquê das alterações realizadas no texto, sendo necessárias várias explicações para que eles entendam as razões das mudanças, apropriando-se progressivamente dos recursos linguísticos.
  • A resposta para alterar a expressão analisada deve sempre emergir do grupo, não sendo nunca prestada pelo professor.

3. Assinale a alternativa correta.


  • As quatro práticas pedagógicas devem ser realizadas separadamente, a fim de não sobrecarregar a atenção dos alunos.
  • As quatro práticas pedagógicas devem, sempre que possível, ser realizadas articuladamente, pois um princípio fundamental da proposta pedagógica é a não fragmentação dos conteúdos e das práticas.
  • As quatro práticas pedagógicas devem ser realizadas separadamente, a fim de não sobrecarregar os alunos com um volume exagerado de informações.
  • As quatro práticas pedagógicas podem ser realizadas articuladamente, pois os conteúdos não são independentes.

4. Sobre a função referencial da linguagem, é correto afirmar que a ênfase encontra-se


  • na mensagem.
  • no referente.
  • no destinatário.
  • no código.


Prova concluida com sucesso!!!

Resultado final : 2.0

ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA

1. Dizer-se que o texto é elemento articulador da prática pedagógica significa que

  • o texto é mera referência a ser considerada eventualmente pelo professor.
  • o texto não assume relevância metodológica na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa.
  • o texto não é conteúdo, mas estratégia da prática pedagógica.
  • se atribui ao texto máxima relevância na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa.

sobre a concepção de História, proposta por Marilena Chauí, é correto afirmar que a História

  • é práxis.
  • comporta elementos de irrealidade.
  • é o mero transcurso do tempo.
  • isola a ação e o produto da ação dos sujeito

3. Sobre texto narrativo, é correto afirmar que

  • é construído numa linguagem fortemente apelativa, já que seu objetivo é convencer o consumidor a adquirir um determinado produto.
  • expõe a análise e interpretação de dados da realidade, valendo-se de conceitos abstratos. É a modalidade típica do discurso científico e filosófico.
  • apresenta os seguintes elementos: enredo, personagens, narrador e ambiente. É marcado pela temporalidade e a sua principal característica é o movimento, ou seja, a sucessão de ações.
  • se caracteriza pelo relato de características de uma pessoa, de um objeto, de uma cena ou situação qualquer

4. Assinale a alternativa correta, em relação aos recursos de coesão e coerência.

  • Esses conteúdos não devem ser trabalhados nas séries iniciais, porque os alunos ainda nem sequer dominaram o código da escrita.
  • Das quatro práticas pedagógicas apenas a última (atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos) é útil para o trabalho com esses conteúdos.
  • A dificuldade de trabalho com esses conteúdos é o fato de que o aluno chega à escola sem nenhuma noção sobre eles.
  • No caso do tratamento desses conteúdos em atividades de leitura e interpretação, o professor poderá ressaltar a função coesiva de determinados recursos utilizados pelo autor do texto.

 

 

 

Prova concluida com sucesso!!!

Resultado final : 2

ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA

1. Assinale a alternativa que corresponde a um texto dissertativo.

  • Meu filho é muito dedicado, tanto ao trabalho como ao estudo.
  • O assaltante mede aproximadamente 1,70m, tem pele clara, cabelos castanhos e aparenta não ter mais que 25 anos.
  • Ela abriu a janela, debruçou-se sobre o parapeito e contemplou, extasiada, aquela maravilha de cenário.
  • O aroma, paladar, coloração, viscosidade e propriedades medicinais do mel estão diretamente relacionados com a fonte de néctar que o originou e também com a espécie de abelha que o produziu.

2. Dizer-se que o texto é elemento articulador da prática pedagógica significa que

  • o texto é mera referência a ser considerada eventualmente pelo professor.
  • o texto não assume relevância metodológica na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa.
  • o texto não é conteúdo, mas estratégia da prática pedagógica.
  • se atribui ao texto máxima relevância na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa.

3. Dois aspectos importantes na construção de um bom texto são a coesão e a coerência. Sobre coesão textual, é correto afirmar que

  • diz respeito às relações de sentido do texto.
  • pode ser tanto no âmbito intratextual, ou seja, no interior do texto, quanto no âmbito extratextual, isto é, entre as ideias do texto e as ideias consensualmente aceitas pelas pessoas.
  • consiste na adequada articulação dos elementos linguísticos presentes no texto.
  • consiste em manter rigorosamente a mesma posição nas atitudes e afirmações posteriores.

4. No que diz respeito à correção da produção do texto escrito, o procedimento pedagógico demanda que o professor

  • destaque apenas os erros e não os acertos que os alunos possam apresentar.
  • proponha exercícios de fixação gramatical fora do contexto da produção escrita.
  • discuta a correção e explique as razões das mudanças que serão realizadas no texto.
  • norteie a discussão pela aprendizagem prévia das regras e princípios gramaticais.

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