segunda-feira, maio 16, 2011

Area de conheicmento Lingua Portuguesa


PROVA N2***
ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA 

[Pessoal não estou verificando se as provas são repetidas estou sem tempo, me desculpem!.]

1. Dizer-se que o texto é elemento articulador da prática pedagógica significa que

  • o texto é mera referência a ser considerada eventualmente pelo professor.
  • o texto não assume relevância metodológica na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa.
  • o texto não é conteúdo, mas estratégia da prática pedagógica.
  • se atribui ao texto máxima relevância na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa.

2. sobre a concepção de História, proposta por Marilena Chauí, é correto afirmar que a História

  • é práxis.
  • comporta elementos de irrealidade.
  • é o mero transcurso do tempo.
  • isola a ação e o produto da ação dos sujeito

3. Sobre texto narrativo, é correto afirmar que

  • é construído numa linguagem fortemente apelativa, já que seu objetivo é convencer o consumidor a adquirir um determinado produto.
  • expõe a análise e interpretação de dados da realidade, valendo-se de conceitos abstratos. É a modalidade típica do discurso científico e filosófico.
  • apresenta os seguintes elementos: enredo, personagens, narrador e ambiente. É marcado pela temporalidade e a sua principal característica é o movimento, ou seja, a sucessão de ações.
  • se caracteriza pelo relato de características de uma pessoa, de um objeto, de uma cena ou situação qualquer

4. Assinale a alternativa correta, em relação aos recursos de coesão e coerência.

  • Esses conteúdos não devem ser trabalhados nas séries iniciais, porque os alunos ainda nem sequer dominaram o código da escrita.
  • Das quatro práticas pedagógicas apenas a última (atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos) é útil para o trabalho com esses conteúdos.
  • A dificuldade de trabalho com esses conteúdos é o fato de que o aluno chega à escola sem nenhuma noção sobre eles.
  • No caso do tratamento desses conteúdos em atividades de leitura e interpretação, o professor poderá ressaltar a função coesiva de determinados recursos utilizados pelo autor do texto.
PROVA 02

1. Assinale a alternativa que corresponde a um texto dissertativo.

  • Meu filho é muito dedicado, tanto ao trabalho como ao estudo.
  • O assaltante mede aproximadamente 1,70m, tem pele clara, cabelos castanhos e aparenta não ter mais que 25 anos.
  • Ela abriu a janela, debruçou-se sobre o parapeito e contemplou, extasiada, aquela maravilha de cenário.
  • O aroma, paladar, coloração, viscosidade e propriedades medicinais do mel estão diretamente relacionados com a fonte de néctar que o originou e também com a espécie de abelha que o produziu.

3. Dois aspectos importantes na construção de um bom texto são a coesão e a coerência. Sobre coesão textual, é correto afirmar que

  • diz respeito às relações de sentido do texto.
  • pode ser tanto no âmbito intratextual, ou seja, no interior do texto, quanto no âmbito extratextual, isto é, entre as ideias do texto e as ideias consensualmente aceitas pelas pessoas.
  • consiste na adequada articulação dos elementos linguísticos presentes no texto.
  • consiste em manter rigorosamente a mesma posição nas atitudes e afirmações posteriores.

4. No que diz respeito à correção da produção do texto escrito, o procedimento pedagógico demanda que o professor

  • destaque apenas os erros e não os acertos que os alunos possam apresentar.
  • proponha exercícios de fixação gramatical fora do contexto da produção escrita.
  • discuta a correção e explique as razões das mudanças que serão realizadas no texto.
  • norteie a discussão pela aprendizagem prévia das regras e princípios gramaticais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...