segunda-feira, maio 09, 2011

COM ALGUMAS RESPOSTAS

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO

1) Atualmente o que implica que uma pessoa é alfabetizada?
A pessoa  alfabetizada é quem sabe ler e escrever pelo menos um bilhete simples.

2) O texto literário por suas características é aquele em cuja forma há, normalmente, maior investimento subjetivo por parte do autor e sua leitura é instrutiva tanto do ponto de vista da descoberta como do conhecimento de mundo, o que justifica sua inserção no universo escolar.Justifique a inserção de textos literários ao estudante, desde as séries iniciais.
São textos que vão alem da imaginação não e deixar o antigo de lada mas sim redefinir  aos critérios com que se tem trabalhado

3) “A correção lingüística sistemática é eficiente não porque defende a língua contra o que chamam de agressões ao idioma, mas porque sustenta uma concepção de língua e um valor lingüístico." Justifique esta citação.
Em outras palavras, sua eficiência não esta em manter a unidade liguistica nacional nem em contribuir para o uso eficiente das formas lingüísticas, mas sim em criar um padrão que reforça uma ideologia cultural que sustenta e reproduz privilégios .

4) Brito, apresenta alguns equívocos em relação a leitura e escrita que ainda perduram em nossos dias. Como ele classifica o ato de ler? Justifique

5 ) O texto literário, por suas características, é aquele em cuja forma há, normalmente, maior investimento subjetivo por parte do autor e sua leitura é instrutiva tanto do ponto de vista da descoberta da escrita como de conhecimento de mundo, o que justifica sua inserção privilegiada no universo escolar. Justifique a inserção de textos literários ao estudante desde as séries iniciais.

6) lingüísticas, abandonando por completo a perspectiva de uma aprendizagem passiva e mecânica de um sistema e de um conjunto de regras. Explique como se deve dar a aprendizagem de uma língua.

7)- Quais as recomendações que o autor Luiz Percival Leme de Brito faz quanto ao livro didático e aos demais materiais didáticos industrializados?
Não podemos banir o livro didático mas redefinir um novo meio de ensinar, que ele não seja suficiente, ele deve ser a base ou roteiro para trabalhar em grupos. O estudante dever ter diversidade de textos como por exemplo : revistas, jornais livros científicos, onde deixara o nosso vocabulário mais rico, a partir da pratica de cada aluno.

8)Quais são os fatores determinantes da ampliação dos índices de alfabetismo no Brasil.justifique.
- Desenvolvimento econômico
- Intenso processo de urbanização – a vida na cidade, socialização e a cultura escrita
- Desenvolvimento da tecnologia – com a ampliação de meios de comunicação, no dia-a-dia, para uma pessoa poder operar essa tecnologia precisa ter domino da leitura e escrita
- A escolarização Universal – A escola é uma instituição central na inserção dos sujeitos no sistema produtivo e no funcionamento da sociedade urbana industrial.

9) A palavra humana faz homens e mulheres,inspirados na ingenuidade de uma criança ,serem capazes de rir ,de conhecer-se,comunicar-se de partilhar e disputar .justifique o papel da linguagem para o ser humano.
A Linguagem faz parte da gente , ela que nos faz ser diferente, conhecer a língua raciocinar sobre seus usos e formas, é uma maneira de conhecer a própria condição humana, suas culturas, sua razão de ser

10) Luiz Percival Leme Brito cita, que são três as praticas de uso da linguagem que devem ser compreendidas como complementares. Quais são essas praticas, e que recomendações ele faz?
Práticas de leitura de texto.Elas correspondem ao um conjunto de atividades de estudos, investigações.,pesquisa de conteúdo a partir de textos, curtos ou longos, informativos, polêmicos aos estudantes.informativos, enfim, aqueles ou possam estar disponíveis ao estudantes.
Práticas de produção de texto:É toda ação de redigir que o estudante ou grupo realize.Os textos vão sendo produzidos, lidos, revisados, e refeitos durante o processo.
Prática de ANALISE lingüística: Saber usar a escrita- para apoiar a oralidade na prática profissional, para ler com organização, para produzir textos escritos e circulação publica, para uso pessoal.
 11)  O texto literário por suas características é aquele em cuja forma há, normalmente, maior investimento subjetivo por parte do autor e sua leitura é instrutiva tanto do ponto de vista da descoberta como do conhecimento de mundo, o que justifica sua inserção no universo escolar.Justifique a inserção de textos literários ao estudante, desde as séries iniciais.
São textos que vão alem da imaginação,, precisam redefinir os critérios com que se tem trabalhado.

12) João Wanderley Geraldi postulou uma concepção de ensino de uma lingua- leitura e de escrita centrada em praticas lingüísticas, abandonando por completo a perspectiva de uma aprendizagem passiva e mecânica de um sistema e de um conjunto de regras. Explique como se deve dar a aprendizagem de uma língua.
E a partir de fazer  coisas com a língua falada e escrita , isso é do seu uso real contextualizando que se produz o conhecimento e a aprendizagem. A escola cumpre  nesse sentido oferece ao estudante mostrando –se familiar com expressões culturais e cientificas, portanto a leitura e a escrita esta ligada as praticas escolares.


13)- A correção lingüística é eficiente não porque defende a língua contra o que chamam de agressões ao idioma, mas porque sustenta uma concepção de língua e um valor lingüístico. Justifique essa citação.
Sua eficiência não esta em manter a unidade da língua nacional, mas sim criar um padrão que reforça uma ideologia cultural que sustenta e reproduz privilégios por isso se manifesta nos locais em que há variações ( uma marca social )

14)– Brito,apresenta alguns equívocos em relação a leitura e escrita que ainda possuem em nossos dias.Como ele classifica o ato de Ler? Justifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...