segunda-feira, maio 16, 2011

Enviado por Eliana P.

Boa tarde, Raquel

Estou enviando provas de colegas que já realizarão para ser colocando no blog como base de estudo e ajuda para outros colegas de estudo.

1. Leia abaixo:
O processo de ensino-aprendizagem dos mecanismos de coerência/incoerência textual não deve assumir uma dimensão moralista de condenação ou reprovação generalizada do texto do aluno porque
* a incoerência nem sempre é um erro ou um comportamento antiético, mas pode resultar da falta de conhecimento sobre uma situação ou assunto.

2. As atividades de sistematização para o domínio do código consistem no estudo
* sistematização dos elementos do código, a partir das dificuldades encontrados na produção textual.

3. Til, cedilha, apóstrofo, hífen são:
* sinais diacríticos ou notações léxicas.

4. Na prática pedagógica de ensino de Língua Portuguesa, o texto é tido como
* elemento articulador porque tem a faculdade de apresentar os recursos da língua.

1. As atividades de leitura e interpretação constituem, ao mesmo tempo, um conteúdo e um recurso de aprendizagem da língua. Sobre a leitura e interpretação, é correto afirmar que
* a leitura e a interpretação se complementam, acontecem de forma articulada, mas não são redutíveis uma à outra

2. Quanto ao sentido das palavras, é correto afirmar que:
* as palavras funcionam como elementos de um código de determinada comunidade e, no seu sentido, refletem as condições de existência dessa comunidade.  

3. A produção de um texto constitui uma atividade
* socialmente condicionada

4. Assinale a alternativa que corresponde à concepção sócio-histórica de linguagem:
* a linguagem humana permite que surja, para o homem, a capacidade de abstração, sem a qual não se poderiam construir conceitos.

1. O trabalho com o nome próprio dos alunos se inscreve no contexto de significação importante,
* em função do reconhecimento da idantidade pessoal

2. Sinais gráficos da escrita, como a convenção espacial da direção da escrita, embora conteúdo aparentemente simples,
* precisam ser explicados para o aluno, pois a sequência dos signos sonoros da oralidade não serve de referência gráfico-visual da escrita.

3. Um importante objetivo da produção oral é oferecer ao aluno a possibilidade de
* adequar a linguagem ao grau de formalidade requerido pela situação de comunicação

4. O argumento pode ser baseado
* em raciocínio lógico

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