quarta-feira, junho 15, 2011

Area de Conhecimento: Língua Portuguesa (questão inédita)

1.            Quanto à intertextualidade, é correto afirmar que
o texto é sempre fechado em si mesmo.
há intertextualidade somente quando o autor cita explicitamente outro texto.
a exploração intencional da intertextualidade só ocorre quando o autor deseja manter o texto fechado em si mesmo.
a intertextualidade pode ocorrer espontaneamente ou ser intencionalmente explorada.

2. O argumento pode ser baseado
no acaso.
na sintaxe.
em raciocínio lógico.
na gramática.

3.            Quanto aos recursos para a produção de sentido, é correto afirmar que
a coesão se refere à articulação dos elementos linguísticos e a coerência às relações de sentido.
a coerência se refere às relações respeitantes à unidade estrutural do texto.
a coesão se refere às relações respeitantes à unidade temática do texto.
a coesão se refere à articulação dos elementos de sentido e a coerência às relações entre elementos linguísticos.
Parte superior do formulário
4.    O trabalho com discriminação de palavras, ainda que isoladas do texto, justifica-se

 porque precisam ser memorizadas mesmo que não compreendidas.
 embora não sejam compreendidas no contexto em que estão inseridas.
 por serem significativas em decorrência do contexto em que são necessárias.
 mesmo que não sejam significativas, pois precisam ser memorizadas.

5.    Quanto às diferenças existentes entre as variedades linguísticas, diz-se que se trata de

 formas adequadas a qualquer situação.
 formas adequadas a qualquer situação.
 meras diferenças, que não constituem erro em relação à variedade padrão.
 erro, nas variedades distintas da variedade padrão.

7.            Leia abaixo:

O processo de ensino-aprendizagem dos mecanismos de coerência/incoerência textual não deve assumir uma dimensão moralista de condenação ou reprovação generalizada do texto do aluno porque

 os alunos podem achar que são pouco inteligentes e não conseguem aprender como construir um bom texto.
 o mecanismo coerência/incoerência é um conteúdo difícil para o aluno, e o professor não deve esperar que o aluno o domine completamente.
 o mecanismo coerência/incoerência estará sempre presente no texto dos alunos por mais que se ensine.
 a incoerência nem sempre é um erro ou um comportamento antiético, mas pode resultar da falta de conhecimento sobre uma situação ou assunto.

9.    Assinale a alternativa que cita corretamente as quatro práticas fundamentais do ensino da Língua Portuguesa.

Leitura interpretativa, produção de textos, análise gramatical e reescrita de textos.
Leitura e interpretação de textos, produção de textos, análise linguística e reescrita de textos.
Leitura e interpretação de textos (orais e escritos), produção de textos (orais e escritos), análise linguística de textos e atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos.
Leitura compreensiva, leitura interpretativa, produção de textos e atividades específicas de sistematização de conteúdos específicos.

10. A alternativa em que há adequação em termos de regência é:
12. "Eu já disse que vou no cinema."
13. "Aspirei longamente o ar daquela tarde perfumada."
14. "Aspirei ao ar e por isso fiquei com alergia."
15. "Dá de eu ir ao cinema?"


2. O texto descritivo se caracteriza

  • por apresentar um narrador que relata uma sucessão de ações.
  • por analisar e interpretar os dados da realidade.
  • por apresentar um personagem que realiza um conjunto de ações sucessivas.
  • pelo relato de características de personagens, objetos ou uma situação qualquer.

Um comentário:

  1. 3. [QuestãoID 73565] Observe os textos a seguir.


    Texto I
    Era meia-noite. O Sol brilhava. Pássaros cantavam pulando de galho em galho. O homem cego, sentado à mesa de roupão, esperava que lhe servissem o desjejum. Enquanto esperava, passava a mão na faca sobre a mesa como se a acariciasse tendo ideias, enquanto olhava fixamente a esposa sentada à sua frente. Esta, que lia o jornal, absorta em seus pensamentos, de repente começou a chorar, pois o telegrama lhe trazia a notícia de que o irmão se enforcara num pé de alface. O cego, pelado com a mão no bolso, buscava consolá-la e calado dizia: a Terra é uma bola quadrada que gira parada em torno do Sol. Ela se queixa de que ele ficou impossível, porque não é o irmão dele que vai receber as honrarias. Ele se agasta, olha-a com desdém, agarra a faca, passa manteiga na torrada e lhe oferece, num gesto de amor. (Esse texto reproduz aproximadamente versão ouvida junto a crianças de Araguari-MG).
    (Koch , Ingedore; Travagl ia, Luiz Carlos.)

    Texto II
    Como conjugar um empresário Acordou. Levantou-se. Aprontou-se. Lavou-se. Barbeou-se. Enxugou-se. Perfumou-se. Lanchou. Escovou. Abraçou. Beijou. Saiu. Entrou. Cumprimentou. Orientou. Controlou. Advertiu. Chegou. Desceu. Subiu. Entrou. Cumprimentou. Assentou-se. Preparou-se. Examinou. Leu. Convocou. Leu. Comentou. Interrompeu. Leu. Despachou. Conferiu. Vendeu. Vendeu. Ganhou. Ganhou. Ganhou. Lucrou. Lucrou. Lucrou. Lesou. Explorou. Escondeu. Burlou. Safou-se. Comprou. Vendeu. Assinou. Sacou. Depositou. Depositou. Depositou. Associou-se. Vendeu-se. Entregou. Sacou. Depositou. Despachou. Repreendeu. Suspendeu. Demitiu. Negou. Explorou. Desconfiou. Vigiou. Ordenou. Telefonou. Despachou. Esperou. Chegou. Vendeu. Lucrou. Lesou. Demitiu. Convocou. Elogiou. Bolinou. Estimulou. Beijou. Convidou. Saiu. Chegou. Despiu-se. Abraçou. Deitou-se. Mexeu. Gemeu. Fungou. Babou. Antecipou. Frustrou. Virou-se. Relaxou-se. Envergonhou-se. Presenteou. Saiu. Despiu-se. Dirigiu-se. Chegou. Beijou. Negou. Lamentou. Justificou-se. Dormiu. Roncou. Sonhou. Sobressaltou-se. Acordou. Preocupou- -se. Temeu. Suou. Ansiou. Tentou. Despertou. Insistiu. Irritou-se. Temeu. Levantou. Apanhou. Rasgou. Engoliu. Bebeu. Rasgou. Engoliu. Bebeu. Dormiu. Dormiu. Dormiu. Acordou. Levantou-se. Aprontou-se...
    (Mino)

    Agora, marque a afirmativa correta.

    O texto II é coerente, apesar de não apresentar elementos coesivos, porque é possível atribuir-lhe uma significação. [correta]
    Os dois textos são incoerentes porque em nenhum deles é possível atribuir significação.
    O texto I é coerente por causa das ligações entre os períodos que formam a pequena narrativa.
    Os segmentos I e II são coerentes, pois apresentam elementos que asseguram a tessitura do texto.

    4. [QuestãoID 73554] Assinale a alternativa correta, a partir da leitura do parágrafo a seguir.

    Para substituir o Grand K, os pesquisadores trabalham com duas possibilidades. A primeira é o uso da chamada balança de watt. Nesse caso, o quilo seria definido pela corrente elétrica necessária para gerar uma força equivalente a esse peso no campo magnético da balança. Todas as peças equilibradas pela mesma corrente teriam 1 quilo. Outra possibilidade é associar o quilo ao número de átomos de silício presentes numa esfera de cristal. Por esse método, qualquer corpo terá massa de 1 quilo quando seu peso for igual ao do total de átomos de silício da esfera. Para quem se pesa ou vai ao açougue, o importante é que 1 quilo volte a ser 1 quilo.
    (Veja, 9 jan. 2008. p. 80.)

    No parágrafo anterior, temos desenvolvimento por definição.
    No parágrafo anterior, a frase-núcleo é desenvolvida por divisão.[correta]
    O parágrafo anterior é desenvolvido por exemplificação.
    Esse é um exemplo de parágrafo informativo: responde as questões o quê, quando, onde, por quê.

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