sábado, junho 18, 2011

Leitura Complementar


AS INVERSÕES DE LETRAS NA ESCRITA
O "FANTASMA" DO ESPELHAMENTO
Prof. Dr. Jaime Luiz Zorzi
CEFAC
2000
Introdução
Tem sido bastante comum encontrar considerações diversificadas a respeito das chamadas inversões ou espelhamentos de letras na escrita. Pais, educadores, psicólogos,
fonoaudiólogos, médicos e todos aqueles que, de alguma forma, acompanham a aprendizagem da escrita por parte das crianças, têm mostrado uma preocupação significativa a respeito de tais ocorrências. Tal preocupação não é gratuita uma vez que as inversões, ou espelhamentos, têm sido consideradas como um indício significativo de possível quadro disléxico, envolvendo dificuldades quanto ao domínio de relações espaciais e temporais ligadas à aprendizagem da escrita., refletindo-se tanto na leitura quanto no traçado de letras e números.
Entre as inversões pode-se considerar os espelhamentos propriamente ditos, nos quais as letras são giradas em relação ao próprio eixo, como é o caso de uma troca entre b e
d, por exemplo. Também pode-se considerar como inversões a ocorrência de mudanças
quanto à posição das letras dentro das palavras, por exemplo na situação em que "espada" é escrita como "sepada", que se caracteriza por uma inversão de posições entre as letras "e " e "s".
O enfoque deste artigo está centrado na ocorrência dos espelhamentos, comuns em
crianças principalmente em idade pré-escolar quando começam, de forma mais sistemática, a interessar-se pela escrita e a tentar reproduzir a forma das letras. Como foi apontado, freqüentemente os educadores, que têm a oportunidade de observar o desenvolvimento das crianças mais de perto, tendem, de uma maneira geral, a interpretar a ocorrência deste fato que, embora seja comum, como algo não esperado, que pode estar revelando uma possível dificuldade de aprendizagem futura. A preocupação e a ansiedade geradas por esta situação podem chegar até os pais e, até mesmo, motivar consultas a especialistas (para continuar lendo clique aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...