sexta-feira, junho 24, 2011

Pesquisa em Educação


PESQUISA EM EDUCAÇÃO

1. NO CONTEXTO DE UMA SOCIEDADE CARACTERIZADA COMO DIGITAL, O PAPEL DA PROFESSORA E DO PROFESSOR SE AMPLIA. ISSO OCORRE PORQUE:


  • os episódios tecnológicos recentes exigem que a professora e o professor sejam detentores do conhecimento a ser ensinado aos alunos de forma genérica.
  • é necessário que a escola apresente uma única visão da realidade, considerando que a internet possui um conteúdo desorganizado e contraditório.
  • os modos de vida contemporâneos demandam que o professor assuma uma postura de pesquisador, em vez de simplesmente transmitir o conteúdo.
  • as informações que os alunos adquirem fora da escola são confusas e algumas vezes equivocadas, fazendo com que a escola fortaleça sua função de transmissora legítima do saber.

2. EM RELAÇÃO AO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA - LEI N. 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990), É CORRETO AFIRMAR QUE:


  • está sendo complementado com base no Código de Menores, que foi pensado e elaborado após a promulgação do ECA.
  • serve de modelo para vários outros países, já que, além de instaurar numerosos avanços e conquistas legais, também foi capaz de melhorar as condições de vida de quase todas as crianças e jovens brasileiros.
  • nele, crianças e jovens passam a ser considerados cidadãos, com direitos pessoais e sociais garantidos, desafiando os governos municipais a implementarem políticas públicas.
  • é um documento jurídico que precisa ser revisto, a fim de passar por alterações em seu conteúdo, já que carece de uma discussão mais atual sobre a infância e a juventude brasileiras.

3. Entre os principais motivos que evidenciam a importância de os professores atentarem para as culturas infantis e juvenis, destaca-se o fato de


  • as formas de vida das crianças e dos jovens se manifestarem somente na escola, que deve priorizar a formação cultural de seus alunos.
  • as culturas infantis e juvenis da contemporaneidade demandarem outras formas de educação que correspondam ao modo de ser, falar, vestir e viver dos dias de hoje.
  • as formas culturais de crianças, jovens e adultos estarem desatualizadas quando comparadas com os avanços tecnológicos.
  • os professores, por meio das práticas pedagógicas escolares, não conseguirem interferir na construção das identidades de crianças e jovens.

4. NO QUE SE REFERE À CONEXÃO ENTRE PESQUISAS PSICOLÓGICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:


  • as pesquisas psicológicas são usadas historicamente como justificativa às ações realizadas nas escolas, oferecendo fundamento científico à Pedagogia.
  • a formação de professores está isenta de discussões psicológicas e a prática deles acaba ficando prejudicada.
  • as práticas pedagógicas rejeitam os fundamentos científicos das pesquisas psicológicas, já que são de outra ordem.
  • a conexão entre pesquisas psicológicas e práticas pedagógicas começou a ocorrer somente no final do século XX.

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