Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, julho 20, 2011

Psicologia do Desenvolvimento

Trabalho realizado pela colega: Andréa Cunha Kron
VALEU MESMO !!!!

Seleção de Provas N2


POR QUAL MOTIVO, FREUD, VIA UMA IMPOSSIBILIDADE NO ATO DE EDUCAR?
(   ) Por causa do poder cultural.
( x ) Por causa do conflito de desejos professor/aluno
(   ) Por causa da insatisfação canalizada
(   )  Por causa do inconsciente pulsional do professor.

PARA ERIKSON, A IDENTIDADE:
(   ) é uma fase que se dá no desenvolvimento biológico do sujeito.
(   ) depende do reconhecimento legal pela comunidade do sujeito.
(   )  depende das condições de vida intra-uterina e da relação materno-infantil.
( x ) depende de uma constante reorganização durante o processo de desenvolvimento.

É CARACTERÍSTICA DO ESTÁGIO DO PERSONALISMO PARA WALLON:
(   ) relação materno-infantil.
(   ) predominância cognitiva.
( x ) formação da personalidade.
(   )  andar e falar.

A ANALOGIA ENTRE A MENTE E O COMPUTADOR É PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO:
(   ) ao uso de instruções mentais fornecidas mecanicamente.
(   ) ao predomínio da consciência.
(   ) ao processamento de informações.
(   ) às transformações tecnológicas maturacionais.

SÃO GRUPOS DE PESQUISADORES DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS:
(   ) psicanalistas e fenomenologistas.
( x ) neuropsicólogos e cientistas cognitivos.
(   ) anatomistas e fisiologistas.
(   ) médicos e bioquímicos.

O DESENVOLVIMENTO CAMINHA DO SOCIAL PARA O INDIVIDUAL. ISSO SIGNIFICA QUE AO NASCER A CRIANÇA:
(   ) já produz conhecimentos inatos.
(   ) elabora os processos inatos.
(   ) está imersa num mundo cultural.
(   ) reproduz conteúdos armazenados.

EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA:
(   ) o conhecimento é absorvido passivamente.
(   ) pela educação, o professor libera a criança para aprender sozinha.
(   ) o professor planeja o desenvolvimento racionaldo aluno.
(   ) as relações de conhecimento são intencionais e planejadas.

O SURGIMENTO DO PENSAMENTO VERBAL E DA LINGUAGEM MOSTRA A PASSAGEM DO:
( x ) biológico para o sociocultural.
(   ) social para o biológico.
(   ) sociocultural para o biológico.
(   ) inato para o biológico.

AS DIFERENÇAS LINGÜÍSTICAS SÃO PRODUZIDAS:
( x ) pelos contextos e culturas variados.
(   ) pela fala específica de cada um.
(   ) pelas construções inatas da fala.
(   ) pelos sons diversos produzidos.

O MODELO DE DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO PROPOSTO POR PIAGET ENVOLVE O INTERCÂMBIO ENTRE:
( x ) o organismo e o ambiente.
(   ) o inato e o biológico.
(   ) o ambiente e os reflexos.
(   ) a aprendizagem e a família.


O PROCESSO PSICOLÓGICO QUE PERMITE A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM FALADA PELOS OUTROS É:
(   ) naturalidade.
(   ) mediação.
(   ) lógica.
( x ) internalização.

QUE TIPOS DE INSTRUMENTO PERMITIRAM QUE O SER HUMANO ATUASSE SOBRE O MEIO?
(   ) Musicais
(   ) Simbólicos
(   ) Materiais
( x ) Materiais e simbólicos

PARA VYGOTSKY, NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO, O HOMEM SE CONSTRÓI:
(   ) pela dualidade corpo-alma.
(   ) pela separação de outros homens.
( x ) pela construção de seu corpo e alma.
(   ) pelas interações feitas com outros homens.

UMA DAS INTELIGÊNCIAS ESTUDADAS POR GARDNER MOSTRA A POSSIBILIDADE DE REPRESENTAR IDÉIAS EM MOVIMENTO, O QUE CARACTERIZA A INTELIGÊNCIA:
(   ) temporal
(   ) musical
(   ) social
( x ) cinestésica

O PENSAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO É CARACTERIZADO:
(   ) pela reversibilidade do pensamento.
(   ) pelo desenvolvimento do inconsciente.
( x ) pelo egocentrismo.
(   ) pelo pensamento lógico.

A PESSOA COM TENDÊNCIAS EXAGERADAS COM LIMPEZA MOSTRA FIXAÇÃO E/OU FRUSTRAÇÕES NA FASE CHAMADA POR FREUD DE:
(   ) verbal.
( x ) anal.
(   ) fálica.
(   ) oral.

QUAL É A TEORIA QUE, ALÉM DE REONHECER AS DIVERSAS E INDEPENDENTES FACETAS QUE  COMPÕEM AS INTELIGÊNCIAS, AINDA PRECONIZA A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE DUAS OU MAIS DELAS?
(   ) Estruturalismo.
( x ) Inteligências múltiplas.
(   ) Genética
(   ) Fenomenológica.

NA TEORIA PIAGETIANA, O CONCEITO DE EQUILIBRAÇÃO É:
(   ) um processo necessário para o equilíbrio motor.
( x ) um processo de organização das estruturas cognitivas em um sistema coerente, que possibilite ao indivíduo uma adaptação à realidade.
(   ) uma lei que regula o aparecimento dos estágios.
(   ) um conceito secundário, que está presente apenas nos primeiros meses de vida

POR QUE AS CIÊNCIAS COGNITIVAS TÊM AJUDADO A COMPREENDER O SER HUMANO HOJE?
(   ) Pelo interesse pelas informações produzidas pelo homem.
(   ) Por dar maior atenção aos idosos com doenças mentais.
(   ) Por estabelecer ligação entre os estágios operatórios.
( x ) Pela busca das relações entre cérebro e mente.


A MAIORIA DAS CRIANÇAS DE QUATRO ANOS DE IDADE SE ENCONTRA EM UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO CARACTERÍSTICO DO ESTÁGIO CHAMADO:
( x ) pré-operatório.
(   ) sensório-motor.
(   ) operatório-formal.
(   ) operatório-concreto.

SÃO CONSIDERADOS MECANISMOS DE DEFESA:
(   ) id, ego e superego.
( x ) negação, projeção e deslocamento.
(   ) complexo de Édipo e castração
(   ) inconsciente, pré-consciente e consciente

NA VISÃO DE WALLON, AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO, OS ASPECTOS EMOCIONAIS E COGNITIVOS SE ALTERNAM. NO COMPORTAMENTO DO BEBÊ PREDOMINA O ASPECTO:
(   ) reflexivo.
(   )  racional.
(   ) social.
( x ) emocional

A FRASE: "DEVE TER CONHECIMENTO DA ORIGEM E DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DE SUA VINCULAÇÃO COM O MODO PELO QUAL A CRIANÇA PENSA E CONSTRÓI OS SEUS CONCEITOS" ESTÁ ANALISANDO O PAPEL:
(   ) da família.
(   ) da sociedade.
(   ) da escola.
( x ) do professor.

PARA A VISÃO INTERACIONISTA, O DESENVOLVIMENTO HUMANO É CONSTRUÍDO:
(   ) por fatores exclusivamente biológicos.
( x ) pela inter-relação entre fatores biológicos e ambientais.
(   ) por fatores exclusivamente ambientais.
(   ) por questões presentes na essência de cada indivíduo.

NESSA FASE DE DESENVOLVIMENTO, POR VOLTA DE 7 ANOS, O REAL E A FANTASIA NÃO SE MISTURAM MAIS. ESSA É UMA CARACTERÍSTICA DO:
(   ) período sensorial.
(   ) período motor e abstrato.
(   ) período de operações formais.
( x )  período operatório concreto

O FENOMENO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL FOI ANALISADO POR WALLON DENTRO DA PERSPECTIVA:
( x ) orgânica, biológica e social, mais as relações entre esses vários fatores.
(   ) social.
(   ) psicológica.
(   )  biológica.

PARA FREUD, O INSTINTO SEXUAL, A MANIFESTAÇÃO DINÂMICA DO QUE NA VIDA MENTAL CHAMAMOS DE LIBIDO, É BÁSICO PARA A CONSTITUIÇÃO DO:
(   ) inconciente.
( x ) eu.
(   ) corpo.
(   ) cérebro.

PARA PIAGET, A AÇÃO É A FONTE DO CONHECIMENTO QUANDO:
(   ) ativa seus reflexos.
( x ) age sobre os objetos.
(   ) se favorece o ambiente para que a criança realize a ação.
(   )  são fornecidos objetos para a criança agir.


EM SUA CONFERÊNCIA NO 2.º CONGRESSO PSICONEUROLÓGICO, VYGOTSKY BUSCOU EXPLICITAR AS BASES DA PSICOLOGIA MATERIALISTA, COM O OBJETIVO DE:
(   ) unir duas visões: a que queria a psicologia como ciência natural (empirista) e a idealista, que acreditava que a vida psíquica não poderia ser alvo de estudo.
( x ) construir uma "nova psicologia", uma teoria marxista do pensamento humano.
(   ) restringir o conceito de psicologia empirista e findar com a idealista.
(   ) dar continuidade a uma forma de psicologia que já havia se estabelecido.

ENTENDE-SE O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO:
(   ) um processo existencial, divino, e sem influência humana.
(   ) um processo comportamental relacionado ao modo de estimulação ambiental fornecido pelo meio.
( x ) um processo construtivo, mediatizado, de múltipla influência entre sujeito e meio, desde a criança até o adulto.
(   ) algo pronto, inato, que apenas aguarda o amadurecimento cerebral para se manifestar.

OS CONCEITOS QUE A CRIANÇA FAZ DOS OBJETOS E QUE SÃO INTERNALIZADOS SÃO:
( x ) apropriados por ela de forma gradual.
(   ) instáveis socialmente.
(   ) componentes inatos de sua linguagem.
(   ) incorporados automaticamente ao léxico cerebral.

A LIBIDO PARA FREUD REPRESENTA:
(   ) a energia aprendida.
(   ) a genital feminina.
(   ) o sexo masculino.
( x ) o instinto sexual.

O MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO PSICANALÍTICA UTILIZADA E LEGITIMADO POR FREUD COMO TÉCNICA:
(   ) da associação compartilhada.
( x ) da associação livre.
(   ) da conceituação interna.
(   ) da transferência psíquica.

GARDNER CONSTRUIU SUA TEORIA SOBRE INTELIGÊNCIA APOIADO NA IDÉIA DA MULTIPLICIDADE DA INTELIGÊNCIA. ISSO SIGNIFICA QUE A MENTE HUMANA:
(   ) depende de estímulos inatos.
(   ) é local da inteligência geral.
( x ) comporta múltiplas inteligências.
(   ) é um sistema único e invariável.

UM PRINCÍPIO BÁSICO DA TEORIA FREUDIANA É A NOÇÃO DE QUE EXISTE:
( x ) uma sexualidade infantil.
(   ) uma função espiritual no indivíduo.
(   ) uma libido feminina.
(   ) uma energia aprendida.

A TEORIA DE SKINNER MOSTRA QUE PARA MANTER UM COMPORTAMENTO USAMOS:
(   ) os estímulos incondicionados.
(   ) a recompensa mental.
( x ) os reforçadores positivos e negativos.
(   ) os reflexos aprendidos.

PARA HOWARD GARDNER, POSSUÍMOS:
(   ) uma grande inteligência organizada no sistema nervoso.
( x ) diferentes inteligências que possuem autonomia e são interdependentes.
(   ) múltiplas heranças genéticas das inteligências desenvolvidas por nossos antepassados.
(   ) muitas inteligências isoladas.


QUANDO NOS RELACIONAMOS COM O MUNDO EXTERNO, NOSSA INTELIGÊNCIA NOS FAZ ESTABELECER:
(   ) relações afetivas com a aprendizagem.
(   ) um padrão único de respostas.
( x ) funções vitais tradicionais.
(   ) relações de adaptação ao ambiente.

PODEMOS DIZER QUE O QUE DISTINGUE O MOVIMENTO DE UM GESTO E O SOM DE UMA PALAVRA É:
( x ) a interpretação dada pelo adulto.
(   ) a cultura nativa.
(   ) o significado apropriado pela criança.
(   ) o cérebro organizado.

PARA PIAGET, O CONHECIMENTO DEPENDE:
( x ) das interações do sujeito com o objeto.
(   ) dos processos reflexos.
(   ) do registro de percepções.
(   ) das possibilidades afetivas.

QUAL A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DO MÉTODO PSICANALÍTICO?
(   ) Controle de variáveis.
(   ) Diagnóstico operatório.
( x ) Associação livre.
(   ) Experimento controlado.

O QUE NOS DISTANCIOU DAS FORMAS DE ATIVIDADE ANIMAL, SEGUNDO VYGOTSKY, FOI:
(   ) os hábitos.
(   ) as atividades mecânicas.
( x ) a linguagem.
(   ) as experiências inatas.

PARA ERICKSON, O MOMENTO CRÍTICO DE INTEGRAÇÃO NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE OCORRE:
(   ) na fase pré-natal.
(   ) na vida adulta.
(   ) na infância.
( x ) na adolescência.

AO TRATAR DA QUESTÃO DA SIGNIFICAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NOS PRIMEIROS MESES DE VIDA:
(   ) o agir da criança é vazio de significado tanto para ela como para o outro que está próximo.
(   ) o outro atribui para a ação da criança um significado que é externo ao significado construído pela criança.
(   ) a criança define o significado da ação e esse significado é apropriado pelo adulto.
( x ) a criança busca, a partir de seu agir, expressar suas necessidades, o que será interpretado pelo outro que está próximo e essa interpretação da vontade da criança pelo outro atribui significação a essa ação e posteriormente a criança construirá para si uma representação da interpretação dada pelo outro.

ENTRE AS QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS QUE FUNDAMENTAM A OBRA DE WALLON, PODEMOS DESTACAR:
(   ) a fundamentação no estruturalismo, uma vez que, para ele, o processo do desenvolvimento é dividido em estágios.
(   ) seu posicionamento contra comparações, pois para ele o ser humano é único.
(   ) os pressupostos fundamentais na medicina.
( x ) a forte presença do materialismo dialético.

UMA MULHER QUE RECUSA-SE A ACEITAR A MORTE DE SEU FILHO, ESTÁ USANDO O MECANISMO DE DEFESA CHAMADO:
(   ) regressão.
(   ) sublimação.
( x ) negação.
(   ) projeção
.
4. O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SIGNIFICA MODELOS QUE:
( x ) simulam situações cognitivas.
(   ) excluem situações cognitivas.
(   ) excluem o mental humano.
(   ) copiam o computador

4 comentários :

  1. não tenho outra palavra para este simulado, está perfeito, obrigado

    ResponderExcluir
  2. Na questão "PODEMOS DIZER QUE O QUE DISTINGUE O MOVIMENTO DE UM GESTO E O SOM DE UMA PALAVRA É:" a resposta correta é: "o significado apropriado pela criança."

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!