quarta-feira, julho 20, 2011

Psicologia do Desenvolvimento

Trabalho realizado pela colega: Andréa Cunha Kron
VALEU MESMO !!!!

Seleção de Provas N2


POR QUAL MOTIVO, FREUD, VIA UMA IMPOSSIBILIDADE NO ATO DE EDUCAR?
(   ) Por causa do poder cultural.
( x ) Por causa do conflito de desejos professor/aluno
(   ) Por causa da insatisfação canalizada
(   )  Por causa do inconsciente pulsional do professor.

PARA ERIKSON, A IDENTIDADE:
(   ) é uma fase que se dá no desenvolvimento biológico do sujeito.
(   ) depende do reconhecimento legal pela comunidade do sujeito.
(   )  depende das condições de vida intra-uterina e da relação materno-infantil.
( x ) depende de uma constante reorganização durante o processo de desenvolvimento.

É CARACTERÍSTICA DO ESTÁGIO DO PERSONALISMO PARA WALLON:
(   ) relação materno-infantil.
(   ) predominância cognitiva.
( x ) formação da personalidade.
(   )  andar e falar.

A ANALOGIA ENTRE A MENTE E O COMPUTADOR É PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO:
(   ) ao uso de instruções mentais fornecidas mecanicamente.
(   ) ao predomínio da consciência.
(   ) ao processamento de informações.
(   ) às transformações tecnológicas maturacionais.

SÃO GRUPOS DE PESQUISADORES DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS:
(   ) psicanalistas e fenomenologistas.
( x ) neuropsicólogos e cientistas cognitivos.
(   ) anatomistas e fisiologistas.
(   ) médicos e bioquímicos.

O DESENVOLVIMENTO CAMINHA DO SOCIAL PARA O INDIVIDUAL. ISSO SIGNIFICA QUE AO NASCER A CRIANÇA:
(   ) já produz conhecimentos inatos.
(   ) elabora os processos inatos.
(   ) está imersa num mundo cultural.
(   ) reproduz conteúdos armazenados.

EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA:
(   ) o conhecimento é absorvido passivamente.
(   ) pela educação, o professor libera a criança para aprender sozinha.
(   ) o professor planeja o desenvolvimento racionaldo aluno.
(   ) as relações de conhecimento são intencionais e planejadas.

O SURGIMENTO DO PENSAMENTO VERBAL E DA LINGUAGEM MOSTRA A PASSAGEM DO:
( x ) biológico para o sociocultural.
(   ) social para o biológico.
(   ) sociocultural para o biológico.
(   ) inato para o biológico.

AS DIFERENÇAS LINGÜÍSTICAS SÃO PRODUZIDAS:
( x ) pelos contextos e culturas variados.
(   ) pela fala específica de cada um.
(   ) pelas construções inatas da fala.
(   ) pelos sons diversos produzidos.

O MODELO DE DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO PROPOSTO POR PIAGET ENVOLVE O INTERCÂMBIO ENTRE:
( x ) o organismo e o ambiente.
(   ) o inato e o biológico.
(   ) o ambiente e os reflexos.
(   ) a aprendizagem e a família.


O PROCESSO PSICOLÓGICO QUE PERMITE A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM FALADA PELOS OUTROS É:
(   ) naturalidade.
(   ) mediação.
(   ) lógica.
( x ) internalização.

QUE TIPOS DE INSTRUMENTO PERMITIRAM QUE O SER HUMANO ATUASSE SOBRE O MEIO?
(   ) Musicais
(   ) Simbólicos
(   ) Materiais
( x ) Materiais e simbólicos

PARA VYGOTSKY, NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO, O HOMEM SE CONSTRÓI:
(   ) pela dualidade corpo-alma.
(   ) pela separação de outros homens.
( x ) pela construção de seu corpo e alma.
(   ) pelas interações feitas com outros homens.

UMA DAS INTELIGÊNCIAS ESTUDADAS POR GARDNER MOSTRA A POSSIBILIDADE DE REPRESENTAR IDÉIAS EM MOVIMENTO, O QUE CARACTERIZA A INTELIGÊNCIA:
(   ) temporal
(   ) musical
(   ) social
( x ) cinestésica

O PENSAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO É CARACTERIZADO:
(   ) pela reversibilidade do pensamento.
(   ) pelo desenvolvimento do inconsciente.
( x ) pelo egocentrismo.
(   ) pelo pensamento lógico.

A PESSOA COM TENDÊNCIAS EXAGERADAS COM LIMPEZA MOSTRA FIXAÇÃO E/OU FRUSTRAÇÕES NA FASE CHAMADA POR FREUD DE:
(   ) verbal.
( x ) anal.
(   ) fálica.
(   ) oral.

QUAL É A TEORIA QUE, ALÉM DE REONHECER AS DIVERSAS E INDEPENDENTES FACETAS QUE  COMPÕEM AS INTELIGÊNCIAS, AINDA PRECONIZA A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE DUAS OU MAIS DELAS?
(   ) Estruturalismo.
( x ) Inteligências múltiplas.
(   ) Genética
(   ) Fenomenológica.

NA TEORIA PIAGETIANA, O CONCEITO DE EQUILIBRAÇÃO É:
(   ) um processo necessário para o equilíbrio motor.
( x ) um processo de organização das estruturas cognitivas em um sistema coerente, que possibilite ao indivíduo uma adaptação à realidade.
(   ) uma lei que regula o aparecimento dos estágios.
(   ) um conceito secundário, que está presente apenas nos primeiros meses de vida

POR QUE AS CIÊNCIAS COGNITIVAS TÊM AJUDADO A COMPREENDER O SER HUMANO HOJE?
(   ) Pelo interesse pelas informações produzidas pelo homem.
(   ) Por dar maior atenção aos idosos com doenças mentais.
(   ) Por estabelecer ligação entre os estágios operatórios.
( x ) Pela busca das relações entre cérebro e mente.


A MAIORIA DAS CRIANÇAS DE QUATRO ANOS DE IDADE SE ENCONTRA EM UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO CARACTERÍSTICO DO ESTÁGIO CHAMADO:
( x ) pré-operatório.
(   ) sensório-motor.
(   ) operatório-formal.
(   ) operatório-concreto.

SÃO CONSIDERADOS MECANISMOS DE DEFESA:
(   ) id, ego e superego.
( x ) negação, projeção e deslocamento.
(   ) complexo de Édipo e castração
(   ) inconsciente, pré-consciente e consciente

NA VISÃO DE WALLON, AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO, OS ASPECTOS EMOCIONAIS E COGNITIVOS SE ALTERNAM. NO COMPORTAMENTO DO BEBÊ PREDOMINA O ASPECTO:
(   ) reflexivo.
(   )  racional.
(   ) social.
( x ) emocional

A FRASE: "DEVE TER CONHECIMENTO DA ORIGEM E DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DE SUA VINCULAÇÃO COM O MODO PELO QUAL A CRIANÇA PENSA E CONSTRÓI OS SEUS CONCEITOS" ESTÁ ANALISANDO O PAPEL:
(   ) da família.
(   ) da sociedade.
(   ) da escola.
( x ) do professor.

PARA A VISÃO INTERACIONISTA, O DESENVOLVIMENTO HUMANO É CONSTRUÍDO:
(   ) por fatores exclusivamente biológicos.
( x ) pela inter-relação entre fatores biológicos e ambientais.
(   ) por fatores exclusivamente ambientais.
(   ) por questões presentes na essência de cada indivíduo.

NESSA FASE DE DESENVOLVIMENTO, POR VOLTA DE 7 ANOS, O REAL E A FANTASIA NÃO SE MISTURAM MAIS. ESSA É UMA CARACTERÍSTICA DO:
(   ) período sensorial.
(   ) período motor e abstrato.
(   ) período de operações formais.
( x )  período operatório concreto

O FENOMENO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL FOI ANALISADO POR WALLON DENTRO DA PERSPECTIVA:
( x ) orgânica, biológica e social, mais as relações entre esses vários fatores.
(   ) social.
(   ) psicológica.
(   )  biológica.

PARA FREUD, O INSTINTO SEXUAL, A MANIFESTAÇÃO DINÂMICA DO QUE NA VIDA MENTAL CHAMAMOS DE LIBIDO, É BÁSICO PARA A CONSTITUIÇÃO DO:
(   ) inconciente.
( x ) eu.
(   ) corpo.
(   ) cérebro.

PARA PIAGET, A AÇÃO É A FONTE DO CONHECIMENTO QUANDO:
(   ) ativa seus reflexos.
( x ) age sobre os objetos.
(   ) se favorece o ambiente para que a criança realize a ação.
(   )  são fornecidos objetos para a criança agir.


EM SUA CONFERÊNCIA NO 2.º CONGRESSO PSICONEUROLÓGICO, VYGOTSKY BUSCOU EXPLICITAR AS BASES DA PSICOLOGIA MATERIALISTA, COM O OBJETIVO DE:
(   ) unir duas visões: a que queria a psicologia como ciência natural (empirista) e a idealista, que acreditava que a vida psíquica não poderia ser alvo de estudo.
( x ) construir uma "nova psicologia", uma teoria marxista do pensamento humano.
(   ) restringir o conceito de psicologia empirista e findar com a idealista.
(   ) dar continuidade a uma forma de psicologia que já havia se estabelecido.

ENTENDE-SE O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO:
(   ) um processo existencial, divino, e sem influência humana.
(   ) um processo comportamental relacionado ao modo de estimulação ambiental fornecido pelo meio.
( x ) um processo construtivo, mediatizado, de múltipla influência entre sujeito e meio, desde a criança até o adulto.
(   ) algo pronto, inato, que apenas aguarda o amadurecimento cerebral para se manifestar.

OS CONCEITOS QUE A CRIANÇA FAZ DOS OBJETOS E QUE SÃO INTERNALIZADOS SÃO:
( x ) apropriados por ela de forma gradual.
(   ) instáveis socialmente.
(   ) componentes inatos de sua linguagem.
(   ) incorporados automaticamente ao léxico cerebral.

A LIBIDO PARA FREUD REPRESENTA:
(   ) a energia aprendida.
(   ) a genital feminina.
(   ) o sexo masculino.
( x ) o instinto sexual.

O MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO PSICANALÍTICA UTILIZADA E LEGITIMADO POR FREUD COMO TÉCNICA:
(   ) da associação compartilhada.
( x ) da associação livre.
(   ) da conceituação interna.
(   ) da transferência psíquica.

GARDNER CONSTRUIU SUA TEORIA SOBRE INTELIGÊNCIA APOIADO NA IDÉIA DA MULTIPLICIDADE DA INTELIGÊNCIA. ISSO SIGNIFICA QUE A MENTE HUMANA:
(   ) depende de estímulos inatos.
(   ) é local da inteligência geral.
( x ) comporta múltiplas inteligências.
(   ) é um sistema único e invariável.

UM PRINCÍPIO BÁSICO DA TEORIA FREUDIANA É A NOÇÃO DE QUE EXISTE:
( x ) uma sexualidade infantil.
(   ) uma função espiritual no indivíduo.
(   ) uma libido feminina.
(   ) uma energia aprendida.

A TEORIA DE SKINNER MOSTRA QUE PARA MANTER UM COMPORTAMENTO USAMOS:
(   ) os estímulos incondicionados.
(   ) a recompensa mental.
( x ) os reforçadores positivos e negativos.
(   ) os reflexos aprendidos.

PARA HOWARD GARDNER, POSSUÍMOS:
(   ) uma grande inteligência organizada no sistema nervoso.
( x ) diferentes inteligências que possuem autonomia e são interdependentes.
(   ) múltiplas heranças genéticas das inteligências desenvolvidas por nossos antepassados.
(   ) muitas inteligências isoladas.


QUANDO NOS RELACIONAMOS COM O MUNDO EXTERNO, NOSSA INTELIGÊNCIA NOS FAZ ESTABELECER:
(   ) relações afetivas com a aprendizagem.
(   ) um padrão único de respostas.
( x ) funções vitais tradicionais.
(   ) relações de adaptação ao ambiente.

PODEMOS DIZER QUE O QUE DISTINGUE O MOVIMENTO DE UM GESTO E O SOM DE UMA PALAVRA É:
( x ) a interpretação dada pelo adulto.
(   ) a cultura nativa.
(   ) o significado apropriado pela criança.
(   ) o cérebro organizado.

PARA PIAGET, O CONHECIMENTO DEPENDE:
( x ) das interações do sujeito com o objeto.
(   ) dos processos reflexos.
(   ) do registro de percepções.
(   ) das possibilidades afetivas.

QUAL A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DO MÉTODO PSICANALÍTICO?
(   ) Controle de variáveis.
(   ) Diagnóstico operatório.
( x ) Associação livre.
(   ) Experimento controlado.

O QUE NOS DISTANCIOU DAS FORMAS DE ATIVIDADE ANIMAL, SEGUNDO VYGOTSKY, FOI:
(   ) os hábitos.
(   ) as atividades mecânicas.
( x ) a linguagem.
(   ) as experiências inatas.

PARA ERICKSON, O MOMENTO CRÍTICO DE INTEGRAÇÃO NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE OCORRE:
(   ) na fase pré-natal.
(   ) na vida adulta.
(   ) na infância.
( x ) na adolescência.

AO TRATAR DA QUESTÃO DA SIGNIFICAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NOS PRIMEIROS MESES DE VIDA:
(   ) o agir da criança é vazio de significado tanto para ela como para o outro que está próximo.
(   ) o outro atribui para a ação da criança um significado que é externo ao significado construído pela criança.
(   ) a criança define o significado da ação e esse significado é apropriado pelo adulto.
( x ) a criança busca, a partir de seu agir, expressar suas necessidades, o que será interpretado pelo outro que está próximo e essa interpretação da vontade da criança pelo outro atribui significação a essa ação e posteriormente a criança construirá para si uma representação da interpretação dada pelo outro.

ENTRE AS QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS QUE FUNDAMENTAM A OBRA DE WALLON, PODEMOS DESTACAR:
(   ) a fundamentação no estruturalismo, uma vez que, para ele, o processo do desenvolvimento é dividido em estágios.
(   ) seu posicionamento contra comparações, pois para ele o ser humano é único.
(   ) os pressupostos fundamentais na medicina.
( x ) a forte presença do materialismo dialético.

UMA MULHER QUE RECUSA-SE A ACEITAR A MORTE DE SEU FILHO, ESTÁ USANDO O MECANISMO DE DEFESA CHAMADO:
(   ) regressão.
(   ) sublimação.
( x ) negação.
(   ) projeção
.
4. O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SIGNIFICA MODELOS QUE:
( x ) simulam situações cognitivas.
(   ) excluem situações cognitivas.
(   ) excluem o mental humano.
(   ) copiam o computador

21 comentários:

  1. não tenho outra palavra para este simulado, está perfeito, obrigado

    ResponderExcluir
  2. Na questão "PODEMOS DIZER QUE O QUE DISTINGUE O MOVIMENTO DE UM GESTO E O SOM DE UMA PALAVRA É:" a resposta correta é: "o significado apropriado pela criança."

    ResponderExcluir
  3. Qual é a contribuição mais importante da Psicologia do Desenvolvimento?

    O aprofundamento no estudo das habilidades motoras do aluno.
    Alertar para a necessidade do professor conhecer a orientação educativa da escola.
    A metodologia da investigação em educação com alunos de camadas populares.
    O conhecimento do processo constitutivo da condição humana. CORRETA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O conhecimento do processo constitutivo da condição humana.

      Excluir
  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
    1. [QuestãoID 68655] Assinale a ordem exata de ocorrência dos instintos humanos.

    • Fase oral, fase anal, fase genital, latência e fálica.
    • Fase oral, fase anal, latência, fase fálica e genital.
    • Fase oral, fase anal, fase fálica, latência e genital.
    • Fase anal, fase oral, fase fálica, latência e genital.
    2. [QuestãoID 68650] Quanto ao desenvolvimento da consciência, Henri Wallon:

    • acredita ser uma questão central a ser trabalhada quando se trata de desenvolvimento da criança.
    • não se preocupa com essa questão e centra-se na questão dos estágios.
    • diz ser uma questão importante, porém não é passível de estudo.
    • não considera aspecto relevante, pois não existem princípios básicos que possam fundamentar essa discussão.
    3. [QuestãoID 68644] O pensamento pré-operatório é caracterizado:

    • pela reversibilidade do pensamento.
    • pelo desenvolvimento do inconsciente.
    • pelo egocentrismo.
    • pelo pensamento lógico.
    4. [QuestãoID 68657] Qual é o processo vivenciado pela criança em que a mãe é o objeto de desejo do filho e o pai é o rival que impede seu acesso ao objeto desejado?

    • (3) Complexo de Édipo.
    • (2) Repressão.
    • (4) Sublimação.
    • (1) Frustração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir
    2. POR FAVOR , MAS QUAL É A RESPOSTA CORRETA?

      Excluir
    3. BOA TARDE, MAS POR GENTILEZA, QUAL É A RESPOSTA CORRETA?

      Excluir
  5. POR FAVOR QUEM TIVER ENVIE QUESTOES E RESPOSTAS SOBRE A MATERIA:PSICOMOTRICIDADE. DESDE JA OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal como recebo muitos e-mails me pedindo orientações, estarei a partir deste mês oferecendo alguns serviços de Tutoria na Área da Pedagogia, isso mesmo, vou auxiliar através da internet ou um pacote de horas fechado, vou disponibilizar serviços de tutoria, correção de trabalhos acadêmicos e revisão, e aulas particulares. Elaboro simulados, resumos, fichamentos, bem como material de apoio a alunos do curso de Pedagogia.
      Para esclarecimentos sobre pacote, horário e preços me enviar mensagem pelo e-mail.
      rmaschetti@hotmail.com

      Excluir
  6. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 2.5
    SOCIOLOGIA


    1. Durkheim estabelece dois tipos de sociedade, regidas por

    • determinações econômicas e culturais.
    • relações comerciais e financeiras.
    • solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. correta
    • determinações feudais e capitalistas.



    2. Em Norbert Elias, a abordagem sociológica pode ser concebida enquanto uma abordagem de caráter

    • simbólico.
    • objetivo.
    • educativo.
    • processual.correta



    3. A respeito dos conceitos fundamentais e principais pressupostos teóricos de Jürgen Habermas, é correto afirmar que

    • o autor analisa unicamente as congruências e pontos positivos da sociedade capitalista, tanto na esfera privada quanto na esfera pública.
    • para Habermas, o conhecimento científico objetivo promove a emancipação, a libertação dos indivíduos e grupos, em especial no contexto da sociedade capitalista moderna.
    • segundo o autor, há a predominância do domínio do carisma e da tradição sobre a racionalidade instrumental nas práticas sociais.
    • Habermas sustenta que um modo de conseguir mais controle sobre o modo de produção capitalista é o reflorescimento da esfera pública, entendida como a própria estrutura da democracia. CORRETA





    4. A respeito das ideias de Talcott Parsons, assinale a alternativa correta.

    • Parsons discorda do pensamento de Max Weber sobre o sentido da ação social, segundo o qual a ação social é sempre orientada e motivada pelos significados e sentidos que o ator social descobre em interação.
    • Para Parsons, o agente pode ser um indivíduo, mas nunca uma coletividade. Assim, as coletividades não "agem", apenas os indivíduos.
    • No pensamento de Parsons há quatro dimensões totalizantes da realidade: 1) sistema social, 2) sistema cultural (sistema de valores), 3) organismo humano e 4) personalidade individual. Em sua teoria, essas dimensões encontram-se em interação. CORRETA
    • Por ser visto como um funcionalista, a questão da integração social não é importante na obra de Parsons.


    ResponderExcluir
  7. Para a visão interacionista, o desenvolvimento humano é construído


    a ) por fatores exclusivamente ambientais.


    b ) pela inter-relação entre fatores biológicos e ambientais.


    c ) por questões presentes na essência de cada indivíduo.


    d ) por fatores exclusivamente biológicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leide bom dia, esta pergunta já foi postada aqui, antes de perguntar segue a dica de pesquisar por materias, pois muitas pergunas já foram colocas com as devidas resposta.
      A resposta é b ) pela inter-relação entre fatores biológicos e ambientais.

      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  8. PODEMOS DIZER QUE O QUE DISTINGUE O MOVIMENTO DE UM GESTO E O SOM DE UMA PALAVRA É:
    ( ) a interpretação dada pelo adulto.
    ( ) a cultura nativa.
    ( X ) o significado apropriado pela criança.
    ( ) o cérebro organizado.

    ResponderExcluir
  9. PODEMOS DIZER QUE O QUE DISTINGUE O MOVIMENTO DE UM GESTO E O SOM DE UMA PALAVRA É:
    ( ) a interpretação dada pelo adulto.
    ( ) a cultura nativa.
    ( x ) o significado apropriado pela criança.
    ( ) o cérebro organizado.

    ResponderExcluir
  10. Confira as questões e, no final, clique em CONFIRMAR:
    QUESTÃO 1
    Que autores estavam envolvidos na trinca?


    d )
    Vygotsky, Luria e Leontiev.


    QUESTÃO 2
    Quando comenta as experiências do indivíduo, Piaget está se referindo


    d )
    às experiência físicas, lógico-matemáticas e sociais.


    QUESTÃO 3
    O processo psicológico que permite a compreensão da linguagem falada pelos outros é


    d )
    internalização.


    QUESTÃO 4
    Qual a principal característica do método psicanalítico?


    c )
    Associação livre.


    QUESTÃO 5
    Na teoria de Piaget, os mecanismos acionados para que ocorra os estados de equilíbrio e desequilíbrio são


    d )
    assimilação e acomodação.


    QUESTÃO 6
    Os conceitos que a criança faz dos objetos e que são internalizados são


    d )
    apropriados por ela de forma gradual.


    QUESTÃO 7
    Ao discutir a formação da consciência humana, Vygotsky apropria-se das ideias de Marx e Engels, pelas quais


    b )
    a consciência seria determinada pelo modo de vida concreto dos sujeitos.


    QUESTÃO 8
    A maioria das crianças de quatro anos de idade se encontra em um processo de desenvolvimento cognitivo característico do estágio chamado

    d )
    pré-operatório.

    QUESTÃO 9
    Em sua conferência no 2.º Congresso Psiconeurológico, Vygotsky buscou explicitar as bases da psicologia materialista, com o objetivo de


    d )
    construir uma ?nova psicologia?, uma teoria marxista do pensamento humano.


    QUESTÃO 10
    Ao tratar da questão da significação, Vygotsky afirma que nos primeiros meses de vida


    c )
    a criança busca, a partir de seu agir, expressar suas necessidades, o que será interpretado pelo outro que está próximo e essa interpretação da vontade da criança pelo outro atribui significação a essa ação e posteriormente a criança construirá para si uma representação da interpretação dada pelo outro.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...