quarta-feira, agosto 17, 2011

SIMULADÃO DE LINGUAGENS E CÓDIGOS


*** MAS UMA VEZ QUERO AGRADER AOS ESFORÇOS DOS COLEGAS E EM ESPECIAL A ANDREA POR ESTE SIMULADO!***



1- O que significa a sigla UNESCO? Qual o seu objetivo?
2- Explique o que é Unitermo.
3- Disserte sobre o domínio do saber:
4- O que são sistemas abertos de aprendizagem?
5- O que é exclusão digital?
6- Qual é o papel do Gestor?
7- O que significa a Sigla www.?
8- O que significa e qual a finalidade da sigla HTML?
9- O que é estações diskless?
10- O que significa a sigla HTTP?
11- Qual a principal função do chat?
12- O que é um grupo de interesse?
13- O que é o conhecimento?
14- Para que serve um site de internet?
15- O que é ambiente virtual?
16- Fale sobre o Capital intelectual:
17- Quais os novos paradigmas da educação?
18- O que é tecnologia da informação?
19- Comente sobre o caso Duke Unversit.
20- O que é cultura corporativa-ativo intangível?
21- Explique a expansão do espaço e o espaço virtual.
22- O que são tecnologias integradas pelo acesso às TICs?
23- Faça um breve relato entre comunicação e cidadania.
24- Explique o desenvolvimento da sociedade da informação?
25- O entende-se por FTP – File Transfer Protocol?
26- Explique os novos paradigmas do conhecimento?
27- O que é Capital Intelectual baseado no conhecimento?
28- Como podemos localizar informações através da internet?
29- Quais as vantagens oferecidas pelo comércio eletrônico?
30- Qual é o objetivo principal da aprendizagem organizacional?
31- Expliquei o que significa a globalização do conhecimento?
32- Quais os benefícios do uso de computadores em sala de aula?
33- Qual a principal característica das organizações bem-sucedidas?
34- Quais são os benefícios do uso da internet para a educação?
35- Por que o ensino não deve estar atrelado às estruturas físicas?
36- O que passa a ser o computador em uma sala de aula. Exemplifique:
37- Quais os tipos de softwares (programas) que podemos usar em sala de aula?
38- Que fator foi fundamental para a chegada da era da informação?
39- Por que o conhecimento é considerado ativo das organizações?
40- Qual a nova forma de aprender com a universalidade do conhecimento?
41- Porque as distâncias sociais são as mais difíceis a serem transpostas?
42- O que pose se dizer, sobre o ensino virtual e o ensino presencial? De exemplos.
43- O que nos mostram as antigas instituições com relação à existência das redes?
44- Por que as organizações começaram a investir em informação como fonte de recurso?
45- Como a tecnologia da informação contribui no nível estratégico das organizações?
46- O que o autor quer dizer com “O Brasil na Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação”?
47- O que é Formação Profissional da Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)?
48- Comente sobre “organizações” e a “aprendizagem”.
49- Explique a importância da escola como articulador dos primeiros contatos com o computador.
50- Como a educação tem contribuído com o processo de globalização por meio da internet?
51- Como a tecnologia da informação participa na condução das funções básicas da organização?
52- Por que é importante selecionar previamente, o conteúdo disponível na mídia para aplicá-lo no ensino?
53- Como a tecnologia da informação vem transformando as relações comerciais entre produtor e consumidor?
54- Quais as 05 disciplinas da aprendizagem organizacional, segundo Peter Senge?
55- Quais os fatores que envolvem a aprendizagem e a aprendizagem organizacional?
56- Títulos educativos em CD-ROM e sites educativos são ferramentas de apoio às atividades didáticas. Gonzaga Junior (2008) apresenta algumas vantagens e desvantagens ao uso dessas ferramentas. Com suas próprias palavras, faça um paralelo entre as vantagens e desvantagens ao uso do CD-ROM e de sites educativos.
57- De acordo com Lévy (apud Gonzaga Junior, 2008), o leitor não é mais visto como um agente passivo no  momento da leitura. Disserte, com suas palavras, como a relação leitor-texto mudou no espaço cibernético.
58- De acordo com Lévy (apud GONZAGA JUNIOR, 2008), a relação leitor-texto mudou bastante no espaço cibernético. Disserte, com suas próprias palavras, como se dá o processo de leitura de um texto nesse espaço.
59- Pierre Lévy chama o docente de “animador da inteligência”, num novo estilo pedagógico. Contextualize.
60- Segundo Pierre Lévy, o ciberespaço amplia, exterioriza e altera funções cognitivas humanas de que forma? Cite exemplos.
61- Conforme Pierre Lévy, os currículos escolares não podem mais ser precisamente definidos. O que sugere o autor quanto a construção de novos modelos do espaço dos conhecimentos.
62- Conforme Pierre Lévy, os currículos escolares, na cibercultura, não podem mais ser precisamente definidos. O que sugere o autor quanto à construção de novos modelos curriculares nessa nova relação com o saber? Responda a pergunta usando suas próprias palavras.
63- Discorra sobre o pensamento de Pierre Lévy de que espaço cibernético emerge a inteligência coletiva e “que toda leitura é uma escrita em potencial”.
64- Pierre Lévy nos diz que as mensagens no cyberspace saem da interação de "Um e Um" para o "Um e Todo", dando origem ao "Todos e Todos", explique.
65- Gonzaga Junior (2008) declara que o desenvolvimento tecnológico tem encurtado algumas distâncias. Disserte, com suas próprias palavras, sobre o encurtamento da distancia geográfica.
66- Gonzaga Jr. declara que o desenvolvimento tecnológico tem encurtado algumas distâncias. Disserte com suas palavras sobre o encurtamento das distâncias linguísticas.
67- Gonzaga Júnior (2008) declara que o desenvolvimento tecnológico tem encurtado algumas distâncias. Disserte, com suas próprias palavras, sobre o encurtamento financeiro da distância.
68- Gonzaga Junior (2008) declara que o desenvolvimento tecnológico tem encurtado algumas distâncias. Disserte, com suas próprias palavras, sobre duas dessas distâncias.
69- Gonzaga Junior (2008) declara que uma das distancias difíceis de serem superadas é a cultural. Disserte sobre o porquê dessa dificuldade
70- Gonzaga Junior (2008) declara que, em um mercado competitivo, o conhecimento passou a ser um diferencial. Diante disso, disserte com suas palavras, sobre a educação corporativa, apresentando o foco dos seus currículos.
71- Gonzaga Junior (2008) apresenta as ferramentas tecnológicas que podem ser usadas em sala de aula. Entre elas ele aponta os diferentes CD-ROM de conteúdo educativo e cultural e os sites educativos. Imagine que, como gestor (a) de uma escola, você tem de decidir entre comprar diferentes títulos de CD-ROM ou ter acesso à internet. Disserte sobre a decisão tomada, apresentando, com suas palavras, as vantagens da ferramenta escolhida e as desvantagens da que não escolheu.
72- Para que a escola passe a se adequar à era da informação ela precisa ser informatizada. Gonzaga Júnior (2008) declara que esse processo de informatização envolve não só aspectos pedagógicos, mais aspectos técnicos também. Disserte, com suas palavras, sobre alguns aspectos técnicos a que os gestores de uma escola precisam estar atentos.
73- Para Geus (apud GONZAGA JUNIOR, 2008), a aprendizagem eficaz leva ao sucesso de uma organização. Disserte, com suas próprias palavras, quais os efeitos da aquisição de novas habilidades no ambiente coorporativo.
74- Gonzaga Júnior (2008) afirma que os sistemas abertos de comunicação levam à quebra do posicionamento prepotente daqueles educadores que se consideram detentores do poder. Disserte, com suas palavras, sobre o papel do professor e do aluno nesse novo ambiente de aprendizagem.
75- Para que a escola passe a se adequar à era da informação ela precisa ser informatizada. Gonzaga Júnior (2008) declara que esse processo de informatização envolve não só aspectos pedagógicos, mais aspectos técnicos também. Disserte, com suas palavras, sobre alguns aspectos técnicos a que os gestores de uma escola precisam estar atentos.
76- Nunes-(Gonzaga Junior-2008) declara que em um processo de informatização muitas escolas podem sentir-se frustradas se seu plano de implementação não bem definido. Disserte os fatores que podem levar os gestores à frustação em um processo de informatização de sua escola
78- Gonzaga Jr. apresenta as ferramentas tecnológicas que podem ser usadas em sala de aula. Entre elas, ele aponta os diferentes CD-ROM de conteúdo educacional e cultural e os sites educativos. Disserte com suas palavras sobre as vantagens e desvantagens de usar os sites educativos em sala de aula
79- Gonzaga Júnior (2008) afirma que os sistemas abertos de comunicação levam à quebra do posicionamento prepotente daqueles educadores que se consideram detentores do poder. Disserte, com suas palavras, sobre o papel do professor e do aluno nesse novo ambiente de aprendizagem.
80- O ambiente escolar vem sendo pressionado a ceder terreno ao espaço virtual, quais as resistências e como ocorrem?
81- Para Gonzaga Junior, há uma única maneira de promover paz entre os povos. Mas que maneira é essa e como pode ser alcançada?
82- Foley e Pastore (apud GONZAGA JUNIOR, 2008) declaram que a internet é um dos novos meios de comunicação que podem ser usados de forma positiva ou negativa no funcionamento da sociedade. Disserte, com suas palavras, como a internet pode ser usada positiva e negativamente na sociedade.
83- Gonzaga Junior 2008 disserte sobre o papel do aluno na era da comunicação
84- Na era da comunicação os educadores precisam mudar de conduta para se adequarem, disserte sobre esta mudança usando suas palavras.
85- Considerando a necessidade de transformação nas instituições de uma pedagogia “lenta e pesada” para uma “rápida e leve”, qual o papel das novas tecnologias?
86-  (MARGARETH) O ensino virtual pode abranger um número maior de pessoas das mais diversas regiões e localidades do país, lugares que nem sempre tem disponibilizado espaços físicos ideais para aulas (escolas) ou até mesmo pela possibilidade de mobilidade do aluno.
87- Em relação a necessidade da expansão das presença. “O corpo verte fora de si as suas funções que vão tentar sua sorte pelo mundo”. Explique.
88- Fale sobre a WEB e os negócios, marketing destacando os pontos positivos e negativos?
89- Quais são os grandes obstáculos frente ao saber?
90- Qual o significado dos termos usados a seguir: Mídia informativa e Mídia como construtora de conhecimento.
91- Como podemos aprender com a integração simétrica? Explique.
92- De que maneira podemos perceber a expansão do espaço virtual?
93- Quais os benefícios conquistados pela educação através da expansão do espaço virtual?
94- O que é monopólio do saber? Exemplifique.
95- Quais os benefícios adquiridos através da “rede”?
96- Quais os caminhos traçados para chegarmos à gestão do conhecimento?
97- Qual a diferença entre ativos tangíveis e ativos intangíveis?
98- Quais são os benefícios do uso da internet para a educação?
99- Quais os recursos tecnológicos que podemos usar em nosso fazer pedagógico diariamente?
100- Como podemos justificar o uso da informatização no mundo do trabalho e na educação, quais são os benefícios e os malefícios de seu uso no ambiente corporativo?
101- Como podemos justificar o uso da informatização no mundo do trabalho e na educação, quais são os benefícios e os malefícios de seu uso no ambiente corporativo?
 102- Aire Geus-Declara que o sucesso de uma organização está relacionado com a eficácia do seu aprendizado sobre as consequências do encorajamento à aprendizagem em uma empresa
103- Descreva sobre os sistemas que atingem a comunidade de forma irrestrita. Exemplifique:
104- Disserte, com suas palavras, sobre alguns aspectos técnicos a que os gestores de uma escola precisam estar atentos.
105- Descreva sobre os sistemas que atingem a comunidade de forma irrestrito. Exemplifique
106- O monopólio do saber assumido por uma pedagogia tradicional defende que a presença do aluno em sala de aula é indispensável. O que podemos observar nesse posicionamento?
107- O ensino tradicional e o ensino virtual partem do mesmo principio o uso conhecimento pelos meios de comunicação, disponíveis. Mas o que os diferenciam?
108- Quais são as vantagens e desvantagens de se usar um cd rom?
109- Disserte com suas palavras como a internet pode ser usada positiva ou negativa na sociedade.
110- Na era da comunicação os educadores precisam mudar de conduta para se adequarem, disserte sobre esta mudança usando suas palavras.
111- Por que os grupos de notícias ou newsgroups foram considerados inovações para o ensino, utilizando a internet?
112- Por que o educador deve ser responsável por identificar a fase certa da inserção do computador em um determinado grupo?
113- Como a tecnologia da informação participa na condução das funções básicas da organização?
114- Como a tecnologia da informação tem modificado o cenário do marketing?
115- Quando a terceirização dos serviços da informação é mais interessante para as organizações?
116- Por que é importante a participação de um profissional na avaliação das necessidades de informatização da organização?
117- Na era da comunicação, métodos pedagógicos centralizadores não mais encontram espaço entre os educandos. Diante disso, os educadores precisam mudar de conduta para se adequarem ao sistema aberto de aprendizagem. Disserte sobre essa mudança, usando suas próprias palavras.
118- Porque a educação é a atividade social que mais sofre com a incapacidade da superação das distâncias?
119- “Sociedade da Informação”. O que acontece na década de 1960? Qual a intensificação do desenvolvimento tecnológico? O que acontece com a informação?
120- Por que a tentativa de monopólio das comunicações por meio da tecnologia pelo poder econômico provoca reações em segmentos da sociedade?
121- Que recursos dispomos para preservar a qualidade do material veiculado na internet, no que diz respeito à integridade dos direitos individuais a corporativos?


Atualização em 09/04/2012
às 18:24h

RESPOSTAS


1- O que significa a sigla UNESCO? Qual o seu objetivo?
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization ou em português: Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, surgiu após a II Guerra mundial pelas Nações Unidas e com uma visão estratégica das defesas para a paz e tem por finalidade a disseminação do conhecimento pelo mundo por meio da tecnologia e assim a busca do equilíbrio entre as nações, entendendo que o conhecimento é a principal arma para a paz.
2- Explique o que é Unitermo.
Unitemo é o mesmo que palavra-chave usada no processo de busca na web, deve ser uma palavra que tenha ligação direta com o assunto do interesse da pesquisa.
3- Disserte sobre o domínio do saber:
O domínio do sabe está diretamente ligado aos interesses das organizações: enquanto instituições como a UNESCO e outras primam pela divulgação do conhecimento como forma de busca por um equilíbrio, outros se preocupam com a possibilidade da divulgação da informação pois, com o conhecimento, podemos unir os povos e diminuir situações críticas do desenvolvimento social que, infelizmente interessam a uma elite dominadora. A necessidade atual do desenvolvimento e da inclusão digital vem forçando os governos e a iniciativa privada a olharem para necessidade da inclusão digital para a difusão do saber.
4- O que são sistemas abertos de aprendizagem?
Sistema no qual a informação da aprendizagem se faz por meio de sistemas disponíveis (abertos) como TV a cabo, rede de computadores, transmissão via telefone, satélites e outros meios de forma aberta a comunidade e usados como formadores de opinião. O rádio foi o primeiro instrumentos, posteriormente seguido pela produção da televisão e a tv a cabo.
7- O que significa a Sigla WWW?
Sigla de World Wide Web, ou seja, endereço mundial na Web.
8- O que significa e qual a finalidade da sigla HTML?
Sigla que significa Hypertext Markup Languagem, ou seja, Linguagem de Marcação de Hipertexto, ferramenta que permite a insersão de imagens e hiperlinks em um arquivo de texto, alterando sua aparência.
10- O que significa a sigla HTTP?
Sigla que significa Hypertext Transfer Protocol, ou seja, Protocolo de Transferencia de Hipertexto, ferramenta que permite o trafego de documentos HTML pela internet.
13- O que é o conhecimento?
Conhecimento é por definição saber, e também por definição, a partir de um ditado antigo, saber é poder; portanto conhecimento é a capacidade de entender, analisar e dominar um determinado tema e, o detentor do conhecimento também é detentor do poder sobre este tema e o espaço ao seu redor. O conhecimento também pode ser usado como instrumento de domínio. O conhecimento pode estar ligado às expectativas de futuro e felicidade como o citado por Sófocles. E ele só é novo no momento em que você o adquiri, mesmo ele podendo estar por aí já a algum tempo.
41- Porque as distâncias sociais são as mais difíceis a serem transpostas?
As distâncias sociais ocorrem em função de todas as outras distâncias e principalmente o aspecto econômico já que a informação acontece privilegiadamente nas classes mais favorecidas, com mais facilidade de acesso. A tecnologia da informação vem se propagando de forma popular e tem servido de forma de popularização do conhecimento nas classes sociais em função do desenvolvimento tecnológico e possibilidade de acesso.
65- Gonzaga Junior (2008) declara que o desenvolvimento tecnológico tem encurtado algumas distâncias. Disserte, com suas próprias palavras, sobre o encurtamento da distancia geográfica.
O telegrafo foi o primeiro passo para o encurtamento, seguido pela telefonia, o satélite que trouxe a imagem. Hoje, as distancias estão se tornando cada vez menor graças ao desenvolvimento da TIC´s. Hoje, podemos estudar à distância, conhecer centenas de pontos turísticos de forma mais realista do que um postal, passear por corredores de museus do mundo, e tudo isto no instante de um clique. Esta distancia também foi reduzida nos serviços diretos como banco, laudos médicos, serviço de informações entre outros.
70- Gonzaga Junior (2008) declara que, em um mercado competitivo, o conhecimento passou a ser um diferencial. Diante disso, disserte com suas palavras, sobre a educação corporativa, apresentando o foco dos seus currículos.
Preparar as pessoas para gerenciar a informação e o conhecimento é a função da Gestão Corporativa. O direcionamento do treinamento é para todos que fazem parte da cadeia de produção da corporação, internos e externos. A busca é de um curriculum fundamentado na cidadania corporativa em seu contexto e encorajando líderes para o foco global vislumbrando vantagens e liderança sob a concorrência.
71- Gonzaga Junior (2008) apresenta as ferramentas tecnológicas que podem ser usadas em sala de aula. Entre elas ele aponta os diferentes CD-ROM de conteúdo educativo e cultural e os sites educativos. Imagine que, como gestor (a) de uma escola, você tem de decidir entre comprar diferentes títulos de CD-ROM ou ter acesso à internet. Disserte sobre a decisão tomada, apresentando, com suas palavras, as vantagens da ferramenta escolhida e as desvantagens da que não escolheu.
Eu escolheria a internet com todo o acervo ilimitado disponibilizado, mesmo com custos de manutenção de rede e segurança, frente à restrição de conteúdo dos CD Roms que teria que comprar e garantir a revisão periódica de conteúdo, tendo em vista que a informação é alterada e revisada a todo momento e o que é verdade hoje pode se tornar ultrapassado amanhã.
84- Na era da comunicação os educadores precisam mudar de conduta para se adequarem, disserte sobre esta mudança usando suas palavras.
Segundo Gonzaga Junior, a maior parte da população não é atingida pelos sistemas abertos de aprendizagem, estando estes serviços monopolizados, dificultando o acesso das camadas mais pobres. Isto pode ser revertido por parte dos educadores que podem buscar atingir a massa estudantil apresentando e disseminando o conhecimento cos recursos tecnológicos, com o contato com materiais pedagógicos variados oferecidos pelos meios de comunicação, o que torna o aprendizado mais atrativo ao aprendiz.
67- Gonzaga Júnior (2008) declara que o desenvolvimento tecnológico tem encurtado algumas distâncias. Disserte, com suas próprias palavras, sobre o encurtamento financeiro da distância.
Inicialmente, as tecnologias eram privilegio de empresas ou das classes mais favorecidas, que tinham mais facilidade de acesso e hoje, com a lei da procura e da oferta e a alta produção de materiais tecnológicos temos exemplos de tecnologias a um custo baixíssimo ou ate presenteado pela aquisição de serviço como no caso da telefonia móvel. Todo este desenvolvimento tanto de hardware quanto de software, popularizou o acesso da tecnologia à sociedade.
66- Gonzaga Jr. declara que o desenvolvimento tecnológico tem encurtado algumas distâncias. Disserte com suas palavras sobre o encurtamento das distâncias linguísticas.
A tecnologia da informação também diminui as distâncias linguísticas, pois os contatos e amizades com a net é viável ao mundo inteiro graças também aos tradutores de textos, não se fazendo necessário conhecer o outro idioma.
69- Gonzaga Junior (2008) declara que uma das distancias difíceis de serem superadas é a cultural. Disserte sobre o porquê dessa dificuldade
As distâncias culturais são diminuídas com a facilidade de acesso à internet facilitando por intercambio a troca de conhecimentos. A comunicação em tempo real faz com que a informação passa a ser mais confiável por ser instantânea como nos casos de guerra
91- Como podemos aprender com a integração simétrica? Explique.
O conhecimento não é privilégio de uma pessoa ou de um grupo em detrimento de outros grupos, todo conjunto pode desenvolver conhecimento e este conhecimento não pode ser privilegiado, absoluto ou verdadeiro e que outros conhecimentos são sem valor; A relação simétrica no processo do conhecimento é um processo que reconhece todas as áreas do conhecimento como importantes e como parte de uma contribuição do saber como um todo. Vemos novos paradigmas sendo criados a todo o momento, mas também o resgate do conhecimento antigo e empírico em estudo para a comprovação da experiência da vida. Os conhecimentos devem se completar para o surgimento de um conhecimento maior. É o processo de respeito entre as partes. É o processo de simetria, entender que mesmo no papel de educador, pode-se aprender com o educando.
89- Quais são os grandes obstáculos frente ao saber?
O ensino historicamente era elitista, baseado num sistema de conhecimento melhor, que dava-lhe mais base para o domínio da sociedade, mas a sociedade vem numa busca pela democratização deste conhecimento, que até então era uma arma, um instrumento de poder para um pequeno grupo da sociedade.
106- O monopólio do saber assumido por uma pedagogia tradicional defende que a presença do aluno em sala de aula é indispensável. O que podemos observar nesse posicionamento?
O grande diferencial da educação a distancia é a disciplina para este método, aprendendo a sistemática, entende que precisa tornar-se um pesquisador, pois não há a presença de um professor e as duvidas que surgem passam a ser sanadas por debates ou pesquisa pessoal. Já no ensino presencial, o fator tempo passa a ser um ponto negativo, pois durante uma aula, tem que ver o conteúdo, o exercício e o debate.
94- O que é monopólio do saber? Exemplifique.
O saber vem sendo usado, historicamente como uma arma, um instrumento de poder para uma fatia da sociedade onde o saber é poder e este saber vem sendo usado no domínio, vinculando seus modelos sociais e econômicos que privilegiam sua sustentabilidade, sendo usado para que determinados segmentos da sociedade se estabeleçam num determinado patamar da sociedade.
90- Qual o significado dos termos usados a seguir: Mídia informativa e Mídia como construtora de conhecimento.
A Mídia Informativa busca direcionar a informação do conhecimento em mão única e que não dá ao receptor a possibilidade de questionamento e até apagando outros conhecimentos; a Mídia como construtora de conhecimento é a que constrói num processo mais sólido e eficaz o conhecimento a partir de uma discussão, na busca de soluções a partir da divergência e na solução do contraditório.
74- Gonzaga Júnior (2008) afirma que os sistemas abertos de comunicação levam à quebra do posicionamento prepotente daqueles educadores que se consideram detentores do poder. Disserte, com suas palavras, sobre o papel do professor e do aluno nesse novo ambiente de aprendizagem.
È fundamental entender que o docente vem à sala de aula para atuar como um orientador, detentor da didática e do conhecimento, mas que o discente também é detentor de outros saberes e, dentro de uma sociedade que muda a todo momento e que em sala de aula aprendemos uns com os outros, dentro do processo de simetria do conhecimento; Ao professor cabe repensar sobre a ação sobre sua pratica pedagógica, se renovar, praticar e apropriar constantemente de novos conhecimentos. Ao aluno o entendimento da necessidade de construção de seu conhecimento, de forma individual e/ou em grupo, junto de seu professor,  não mais de forma passiva mas de forma participativa.
17- Quais os novos paradigmas da educação?
Saberes práticos e teóricos são todos saberes e o intercambio de saberes não discrimina a origem do saber; todos saberes são saberes. Todos somam num conjunto de conhecimento e em sua construção prática sem a fundação teórica fica sujeito a não se perpetuar passando com o grupo de pessoas que tinha o conhecimento mas não perpetuou em teorias. É necessário que se produza uma realidade prática.
21- Explique a expansão do espaço e o espaço virtual.
O homem tem desde a antiguidade a vontade de se comunicar e estar em vários lugares, na busca pela comunicação, num processo que atenda a necessidade de estar em vários lugares. Esta tendência vem desde a antiguidade com seus pergaminhos e monumentos, visando perpetuar sua, em relação ao tempo. Hoje o tempo é apenas mais um insumo onde podemos esta hoje em visibilidade em vários pontos diferentes independente do tempo necessário para estar lá. As músicas, a comunicação e interação de dois locais distintos, e a visualização de diversas pessoas simultaneamente, presentes em locais distintos são exemplos da expansão do espaço virtual.
92- De que maneira podemos perceber a expansão do espaço virtual?
Hoje o tempo é apenas mais um insumo, pois podemos estar hoje visivelmente em vários pontos diferentes independente do tempo necessário para estar lá. As músicas, a comunicação e interação de dois locais distintos, e a visualização de diversas pessoas simultaneamente, presentes em locais distintos são exemplos da expansão do espaço virtual.
87- Em relação a necessidade da expansão das presença. “O corpo verte fora de si as suas funções que vão tentar sua sorte pelo mundo”. Explique.
É um pensamento poético que representa a necessidade do corpo de se expandir ao mundo. Pensamento e necessidade que historicamente vem sendo usado como fonte de inspiração para o desenvolvimento de novas tecnologias.
32- Quais os benefícios do uso de computadores em sala de aula?
A presença do computador na sala de aula amplia o horizonte, torna a presença em outros espaços mais flexível, a informação mais rápida, a historia mais próxima do real o professor passa a ter novo papel promovendo num tempo e num espaço diferente com a produção de um material que pode ser acessado a qualquer momento e local no uso do desenvolvimento.
93- Quais os benefícios conquistados pela educação através da expansão do espaço virtual?
O espaço virtual proporciona a possibilidade de expandir a presença em outros espaços. Este espaço virtual  faz com que não se esteja fisicamente mas que seja percebida a presença virtual . O trabalho com o tempo e com a história também se torna viável numa relação com a informação. Este processo torna a escola mais flexível.
34- Quais são os benefícios do uso da internet para a educação?
As redes como uma forma de interação no processo educativo amplia a ação de comunicação entre aluno e professor e o intercâmbio educacional e cultural. Desta forma, o ato de educar com o auxílio da Internet proporciona a quebra de barreiras, de fronteiras e remove o isolamento da sala de aula, acelerando a autonomia da aprendizagem dos alunos em seus próprios ritmos. Assim, a educação pode assumir um caráter coletivo e tornar-se acessível a todos, embora ainda exista a barreira do preço e o analfabetismo tecnológico.
Ao utilizar o computador no processo de ensino-aprendizagem, destaca-se a maneira como esses computadores são utilizados, quanto à originalidade, à criatividade, à inovação, que serão empregadas em cada sala de aula. A utilização da Internet leva a acreditar numa nova dimensão qualitativa para o ensino, através da qual se coloca o ato educativo voltado para a visão cooperativa. Além do que, o uso das redes traz à prática pedagógica um ambiente atrativo, onde o aluno se torna capaz, através da autoaprendizagem e de seus professores, de poder tirar proveito dessa tecnologia para sua vida. A preocupação de tornar cada vez mais dinâmico o processo de ensino e aprendizagem, com projetos interativos que usem a rede eletrônica, mostra que todos os processos são realizados por pessoas. Portanto, elas são o centro de tudo, e não as máquinas. Consequentemente, não se pode perder isto de vista e tentarmos fazer mudanças no ensino sem passar pelos professores, e sem proporcionar uma preparação para este novo mundo que esta surgindo.
No ensino, o uso da internet possibilita o desenvolvimento educacional com base na sua necessidade profissional. Surgem novas modalidades de cursos. A valorização do conhecimento das pessoas
42- O que pose se dizer, sobre o ensino virtual e o ensino presencial? De exemplos.
O ensino virtual apresenta-se como algo flexível e adequado ao ambiente onde o conhecimento é a principal meta da instituição; o ensino virtual permite o acesso das pessoas que já se encontram no mercado de trabalho para seu desenvolvimento profissional, independente da questão profissional, também podem ajustar seus tempos disponíveis num ambiente volátil. O ensino presencial exige a dedicação de um grande tempo e deslocamento do aluno, o que impede muitas vezes de desenvolver um trabalho profissional simultâneo.
101- Por que a tentativa de monopólio das comunicações por meio da tecnologia pelo poder econômico provoca reações em segmentos da sociedade?
A possibilidade do monopólio da comunicação por meio tecnológico gera em diversos segmentos uma sensação de ameaça pela possibilidade da informação não alcançar as camadas mais diversas e necessitadas, mantendo nas classes mais abastadas o conhecimento, quadro que pode mudar com a popularização da informação por meios tecnológicos, gerando uma melhoria da qualidade de vida geral.
11- Qual a principal função do chat?
Sua principal função é possibilitar a comunicação em tempo real com outras pessoas em qualquer lugar do mundo.
12- O que é um grupo de interesse?
É um grupo que se reune virtualmente em função de um tema de interesse comum. As comunicações geradas ficam registradas e disponíveis na rede através do servidor que hospedam o grupo em questão.
9- O que são estações diskless?
Metodologia de armazenamento de programas e dados num servidor central com a finalidade de proteger uma rede de programas e arquivos indesejáveis. Neste processo, os computadores não possuem HD próprio mas sim um único numa rede central.
25- O entende-se por FTP – File Transfer Protocol?
É um protocolo de transferência de arquivos onde o acesso a uma pasta ou diretório é realizada por meio de senha junto a um provedor de acesso, que libera a possibilidade de transferência de arquivos para outros computadores ou de outro para o nosso.
26- Porque a educação é a atividade social que mais sofre com a incapacidade da superação das distâncias?
A falta de visão sobre a importância da educação e sua desvalorização não permite que ela possa concorrer com outras atividades que disputam espaço na sociedade. Com a mudança desta visão e a priorização da educação como forma de progresso da sociedade, reforça a possibilidade de concorrer pelo acesso aos meios de propagação da sociedade.
29- Quais as vantagens oferecidas pelo comércio eletrônico?
Para o cliente é a possibilidade de pesquisa de mercado sem o dispêndio de tempo e custo para tal, uma relação direta com o fornecedor. Para o fornecedor é a possibilidade de atuar no comercio global, sem ter de dispor de grandes espaços físicos.
30- Qual é o objetivo principal da aprendizagem organizacional?
Desenvolver habilidades e conhecimento que possibilitem as pessoas para compreender e agir de forma eficaz dentro das organizações e, por meio das relações cooperativas, dar força ao conhecimento, experiência e capacidades. Revitalizar as organizações em direção ao sucesso, ampliando a comunicação e aspirações das pessoas.
33- Qual a principal característica das organizações bem-sucedidas?
O investimento constante em conhecimento é a principal característica de uma organização de sucesso, com o conhecimento tem-se um preparo contínuo para as alterações de mercado, as novidades tecnológicas são melhores assimiladas, a produção não sofre com o constante avanço tecnológico que torna obsoleto um produto que tem pouco tempo de mercado.
40- Qual a nova forma de aprender com a universalidade do conhecimento?
Com a disponibilidade do conhecimento pelos meios de comunicação e com o  advento da era virtual, cada vez mais eficiente e disponível, a concorrência com os antigos mestres detentores do conhecimento, o ambiente de aprendizagem passa a ser construído tanto pelos mestres como pelos alunos.
38- Que fator foi fundamental para a chegada da era da informática?
O desenvolvimento tecnológico foi o fator fundamental para o surgimento da atividade de informática, que possibilitou a transmissão de conhecimentos e informações e permitindo a expansão da presença humana.
35- Por que o ensino não deve estar atrelado às estruturas físicas?
Com a capacidade de libertação das estruturas físicas geradas pelo ambiente virtual, a aprendizagem passa a estar pronta para transitar pelos meios disponíveis para alcançar o objetivo de obtenção do conhecimento.
43- O que nos mostram as antigas instituições com relação à existência das redes?
As antigas instituições já apresentavam uma necessidade de informações e comunicação em rede, mas esta se apresentava de forma pesada e lenta; Com a modernização da tecnologia, todo este sistema tornou-se mais rápido e leve, cumprindo eficientemente a missão de integração global.
39- Por que o conhecimento é considerado ativo intangível das organizações?
Porque não é possível medir o valor de uma carteira de clientes, do conhecimento tecnológico, da marca, dos processos de produção entre outros bens, que determinam o valor real de uma organização.
28- Como podemos localizar informações através da internet?
Em sites de busca utilizando uma palavra chave que tenha a ver com o assunto que pesquisamos
44- Por que as organizações começaram a investir em informação como fonte de recurso?
A facilidade de troca de informação entre as diversas áreas sociais e a possibilidade de acesso à informações no ambiente competitivo levaram as empresas a investir na formação e informação para poderem estar a frente de seus concorrentes, desenvolver produtos com base num mercado consumidor.
105- Que recursos dispomos para preservar a qualidade do material veiculado na internet, no que diz respeito à integridade dos direitos individuais a corporativos?
O principal recurso é a legislação existente em vigência, aplicável a todos os meios de comunicação ou a  responsabilização do autor do material vinculado, este sim, com mais dificuldade inclusive por parte do provedor de acesso.
111- Por que os grupos de notícias ou newsgroups foram considerados inovações para o ensino, utilizando a internet?
Porque as universidades americanas começaram a promover encontros virtuais entre pesquisadores, alunos e professores e a discussão e troca de informações de um interesse comum passou a configurar os primeiros grupos de noticias ou newsgroups.
112- Por que o educador deve ser responsável por identificar a fase certa da inserção do computador em um determinado grupo?
Porque o educador possui a formação profissional  para avaliar o grau de desenvolvimento de cada grupo e também avaliar o material disponível na mídia, adequando a utilização nas atividades.
49- Explique a importância da escola como articulador dos primeiros contatos com o computador.
A correta educação para o uso da tecnologia da informação permite um uso adequado das informações no futuro deste cidadão, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Com base nesta afirmação, a escola passa a ser o melhor local para o aprendizado desta tecnologia.
50- Como a educação tem contribuído com o processo de globalização por meio da internet?
A distância geográfica era, antes da internet difundida, um grande ponto a ser superado, o que envolvia custo e tempo. Como a necessidade de troca de informações e conhecimento é uma necessidade básica das instituições de ensino, este processo se desenvolveu muito com a propagação  da internet, inclusive globalizando estas informações.
52- Por que é importante selecionar previamente, o conteúdo disponível na mídia para aplicá-lo no ensino?
Para proteger e preservar a estrutura da rede de contaminação pelo uso de programas indesejáveis
57- De acordo com Lévy (apud Gonzaga Junior, 2008), o leitor não é mais visto como um agente passivo no  momento da leitura. Disserte, com suas palavras, como a relação leitor-texto mudou no espaço cibernético.
Antes era o leitor e seu livro, numa leitura passiva; Hoje temos uma leitura ativa no espaço cibernético. O texto pode mudar de direção, não sendo mais estático, variando conforme a movimentação do leitor.
72- Para que a escola passe a se adequar à era da informação ela precisa ser informatizada. Gonzaga Júnior (2008) declara que esse processo de informatização envolve não só aspectos pedagógicos, mais aspectos técnicos também. Disserte, com suas palavras, sobre alguns aspectos técnicos a que os gestores de uma escola precisam estar atentos.
Cabe ao gestor escolar entendimento de que a informatização de uma escola demandam gastos, planejamento e alterações nas estruturas internas e até externas. È necessário estar atento ao inicio do projeto e a conclusão do mesmo. Isto envolve desde o planejamento do dimensionamento conforme o local e uso, a disponibilidade e capacidade física do local, orçamentos, pessoal capacitado e treinamento de equipe para a manutenção, compra de materiais e equipamentos e a disponibilidade de conexão. Também cabe um planejamento dos métodos de ensino, a disponibilidade e aplicabilidade dos CD-ROMs . As seguranças das instalações físicas e virtuais também devem estar no projeto.
45- Como a tecnologia da informação contribui no nível estratégico das organizações?
O planejamento estratégico e a tomada de ações em uma empresa é elaborada a partir de diversos indicadores como os financeiros, de qualidade e produção entre outros; estes indicadores para serem estabelecidos dependem de informação e a tecnologia permite a agilidade destas informações.
51- Como a tecnologia da informação participa na condução das funções básicas da organização?
O desenvolvimento de softwares específicos nas diversas atividades empresariais, administrativos e de produção ou serviço, contribui de forma determinante para a agilidade e desempenho das funções básicas dentro das empresas.
53- Como a tecnologia da informação vem transformando as relações comerciais entre produtor e consumidor?
A conquista e manutenção de um cliente passa pela garantia da qualidade do produto ou serviço que o mesmo esta adquirindo. Este padrão de qualidade é determinado por ele no momento da aquisição  e o aceite deste padrão exigido da-se no momento do contrato de venda. A informática, quando corretamente aplicada, é uma forma de facilitar a garantia do atendimento deste padrão contratado, evitando o envio de produto que não atenda as expectativas do cliente. Todo este processo deve ser desenvolvido por profissionais juntamente com os usuários do processo para garantir um completo atendimento às necessidades.
114- Como a tecnologia da informação tem modificado o cenário do marketing?
Hoje, com as tecnologias disponíveis, o consumidor não fica mais preso ao comércio de um local restrito, mas sim aberto à concorrência mundial, um contato virtual com fornecedores diversos independente da localização geográfica. Isto obrigatoriamente muda a visão de concorrência e marketing das empresas.
75- Por que é importante a participação de um profissional na avaliação das necessidades de informatização da organização?
A oneração de uma produção causada pelo superdimensionamento ou não produzir de forma adequada pelo subdimensionamento, são prejudiciais à organização. Um profissional esta capacitado para avaliar a necessidade de investimento garantindo o melhor resultado nas relações de custo benefício.
115- Quando a terceirização dos serviços da informação é mais interessante para as organizações?
Todas as vezes em que manter uma estrutura interna para soluções de TI tornam-se inviáveis para uma empresa. Isto vai depender da atividade fim da empresa. O suporte externo pode ser mais viável para a contratação do que manter uma estrutura interna com possível pouco uso.
5- O que é exclusão digital?
Num cenário onde a tecnologia deixou de ser um bem acessório e passou a ser um bem imprescindível ao desenvolvimento, e em função de desigualdades sociais, econômicas, culturais, ou ainda nos casos de razões geograficamente separadas, surge uma realidade denominada exclusão digital ou infoexclusão, devido a falta de acesso às tecnologias de comunicação e informação representada principalmente pela internet.

6- Qual é o papel do Gestor?
Gestor é o profissional, devidamente treinado para o cargo, que atua no nível gerencial das organizações em áreas específicas que necessitam assegurar desempenho especial para atingir os objetivos da organização e, com base nesta necessidade, este profissional possui um treinamento especifico teórico e prático, conhecimento conceituais de administração de empresas e suas ferramentas além de conhecimento em comunicação, gestão de pessoal, analise estratégica, controle dos processos, qualidade e relacionamento interpessoal entre outros.
14- Para que serve um site de internet?
Antes do advento da internet, uma pesquisa de dados precisava ser realizada em documentos escritos como livros, revistas ou jornais. Todo este volumoso material era comumente encontrado nas bibliotecas e a consulta era feita de forma presencial. Com a internet, a criação de sites proporciona ao usuário ter informações especificas sobre os mais diversos temas, além da possibilidade da presença virtual em museus, instituições educacionais, empresas, pontos turísticos entre outros. Isto ocorre conforme o interesse de discriminação de informação, leva às instituições ou organizações a montarem seus próprios sites (páginas) onde descrevem e informam todo conteúdo adequado à aquela instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...