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segunda-feira, setembro 05, 2011

ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA



N1 - Area de Conhecimento: Matemática


1 -  Descreva uma atividade citando o material necessário para descoberta de características dos sólidos geométricos por meio de modelos que representam formas.
Ao introduzir Geometria, o professor poderá se apoiar em objetos que tem a forma dos sólidos geométricos conhecidos tais como: cubo (dado), paralelepípedo (caixa de sapatos), cilindro (lata de óleo), cone (casquinha de sorvete), esfera (bola) e pirâmide (torre de igreja).
Em seguida deverá relacionar as formas das figuras com as de objetos familiares ou com o próprio material do aluno.
Sugerimos montar com a classe uma exposição de objetos trazidos pelas crianças que lembrem as formas dos sólidos, como: caixas pequenas de formas variadas, latas, esferas, funis, chapéu de aniversário, potes, frascos, etc.
Levar a turma à percepção das formas das bases dos sólidos, se apoiando em tampas das caixas (retângulos, quadrados, etc).
Usar peças do material dourado, para trabalhar a complementação dos sólidos como cubo e paralelepípedo, usando apenas cubinhos.
– Escreva atividade envolvendo o aprendizado de matemática e de arte para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material :
a) número 3,33
b) a número 2,67
c) a adição 3,33+2,67

3- Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.


4- Explique  porque medir é comparar.
3- descreva o tangram e para que serve
crie situações em que pode ser utilizado o material dourado
1-Desenhe a representação utilizando o material dourado: a- 68 b-59 e c-68-59


2- descreva 1 atividade no geoplano para explorar a area.
4-descreva 1 atividade citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de formas geométricas.
2- O que é um sistema de numeração?
1- Considerando o material dourado, represente utilizando desenho das peças desse material os seguintes valores:
a- O número 68
b- O número 59
c- A subtração 68-59
- Descreva uma atividade no geoplano  para explorar o conceito de área.

enumere alguns motivos que tornam o material dourado indicado para o trabalho com quatro operações.

descreva uma atividade citando o material necessário para o estabelecimento da diferença entre poliedros e demais sólidos geométricos.

3qual a diferença entre volume e capacidade?

4)quais são as peças (formas geométricas) que compõem o tangram
1 – Descreva uma atividade citando o material necessário para a descoberta de característica dos sólidos geométricos por meio de modelos que representam formas. Pg 198 / 200











2- Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
a-  o número 5,67
b- a número 1,53
c- a adição 5,67 + 1,53

3- Descreva uma atividade no geoplano para explorar figuras geometricas planas.

4- se perguntarmos a mil pessoas "o que é arte?", obteremos mil respostas diferentes. A arte pode ser manifestada
de muitas maneiras, e entre elas, por manifestações de um grupo cultural, pelo trabalho de um artesão, pela fotografia, pintura, escultura, música e cinema.
A arte e a matemática estiveram juntas nas primeiras manifestaçãoes do Homem e por motivos que não podem ser discutidos aqui elas foram separadas. Cabe a nós professores do sec. XXI restabelecer essa ligação. Escreva uma atividade envolvendo o aprendizado da Matemática e da arte para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Prova 5
1 – Como se dá a idéia de medida
2 – Que diferença fundamental vemos no material dourado nos números naturais com os números decimais?
3 – Descreva uma atividade citando o material necessário para descoberta de características dos sólidos geométricos por meio de modelos que representam formas.
4 – Escreva atividade envolvendo o aprendizado de matemática  e de arte para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
MAIS ESSA!
1)O que significa base de um sistema de numeração?
Base de um sistema é a quantidade escolhida no processo de agrupar e reagrupar os elementos de um conjunto, um exemplo disso é o nosso sistema de numeração, cuja base é 10.


1 – Descreva uma atividade citando o material necessário para a descoberta de característica dos sólidos geométricos por meio de modelos que representam formas. Pg 198 / 200

SOLIDO GEOMETRICO – é basicamente uma porção de espaço limitada por superfícies planas e ou curvas. É, portanto, uma figura tridimensional compacta.
Materiais: embalagens diversas ( caixas vazias de fósforo, creme dental, sabonete, frascos, copo de iogurte, copinho de café etc., sempre solicitado previamente pelo professor. Iniciar o estudo de sólidos geométricos com sucatas ( que são representações de sólidos), esse material todo é muito fácil de achar. Na sala de aula, as crianças devem se reunir em equipe e organizar grupos para identificar as embalagens que conseguiram trazer. Essa classificação deve ser de acordo com as semelhanças e diferenças entre as embalagens. Seja qual for o critério escolhido, é importante que as crianças possam depois indicar ao restante da sala o que foi encontrado. As crianças após a separação da sucata, identificarão com uma linguagem mais simples: formas redondas, quadradas ou ainda pontudas. O professor neste momento deverá instigar os alunos a procurar na sala de aula figuras que se pareçam com o matérial-sucata que separam. Depois o professor poderá propor uma atividade de montagem de brinquedos com a sucata, poderão montar carros, casinhas, pistas, qualquer coisa que a imaginação deixar.
- Material: Uma caixinha de papelão (pode ser creme dental, sabonete, remédio etc)
- Descrição: as crianças escolhem uma caixa e procuram abri-la totalmente, descolando as bordas sem rasgar. A seguir estender a caixa aberta sobre a cartira e observar bem as suas partes: o que é que as separa das outras? (uma dobra). Recostar as partes supérfluas e finalmente montar a caixa, usando fita adesiva (durex) para fixar as partes.


1) CONSIDERANDO NO MATERIAL DOURADO O CUBO COMO UNIDADE UTILIZANDO DESENHOS DAS PEÇAS DESSE MATERIAL:
a) o número 3,33
b) o número 2,67
c) a adição 3,33+2,67

2) EXPLIQUE PORQUE MEDIR É COMPARAR:

3) DESENHE UM GEOPLANO E FAÇA A CONSTRUÇÃO DE UMA FIGURA COM 5 LADOS:

4) O QUE SIGNIFICA BASE DE UM SISTEMA DE NUMERAÇÃO?
ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
1. QUANDO A PROPOSTA É UTILIZAR A MODELAGEM MATEMÁTICA:


 não se prevê claramente os conteúdos matemáticos envolvidos, mas
eles surgem com as decisões tomadas e com as simplificações realizadas
em busca de soluções.
2. As crianças de 5 a 8 anos, acerca do conceito de probabilidade, apresentam


 .
 extensão parcial.
3. UTILIZANDO-SE O MATERIAL DOURADO PARA O TRABALHO COM OS NÚMEROS
DECIMAIS, PRECISAREMOS DE QUAIS PEÇAS PARA REPRESENTAR A QUANTIDADE
1,08?


 1 cubo e 8 barras.
 .
4. Os problemas desafiadores podem


 colaborar para fazer o aluno pensar produtivamente.


Área do Conhecimento Matemática


1 O que significa base de um sistema de numeração?

Base de um sistema é a quantidade escolhida no processo de agrupar e reagrupar os elementos de um conjunto, um exemplo disso é o nosso sistema de numeração, cuja base é 10.

2) Considerando o material dourado, o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material

a)      Numero 3,33

3 cubos grandes, 3 placas e 3 barras

b)      Numero 2,67

2 cubos grandes, 6 placas e 7 barras

c)      A adição 3,33+2,67

6 cubos grandes

3) Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com cinco lados.

Fiz um geoplano de 5x5 como o do livro e desenhei a figura.

4) Explique porque medir é comparar

Medir é comparar uma grandeza com uma outra da mesma natureza, tomada como padrão.

5) Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados paralelos medindo respectivamente 6cm e 7,5cm.

A= 6x7,5
A= 45 cm²

6) Escreva os decimais das seguintes frações 1/8, 1/9 e 4/9.

1/8= 1:8= 0,125
1/9=1:9= 0,111...
4/9= 4:9= 0,444...

7) Descreva o tangram e para que serve.

O tangram é uma espécie de quebra cabeças formado por 7 peças com formas geométricas bem conhecidas, como triângulos, quadrados e paralelogramo. Ele tem sido utilizado nas aulas de matemática para desenvolver o raciocínio geométrico, percebendo formas, representando figuras geométricas, construindo e criando, é possível criar várias figuras como animais, objetos, números e etc.

8) Crie situações em que pode ser utilizado o material dourado.

O material dourado pode auxiliar na compreensão das operações com os números naturais e também com decimais.
Primeiro é preciso que o aluno relacione o material com os números, para a partir daí fazer representações por quantidades e possam fazer contas utilizando o material dourado.

9) Desenhe a representação utilizando o material dourado.

a)      68

Seis barras e oito cubinhos

b)      59

Cinco barras e nove cubinhos

c)      68-59

Fiz a representação seis barras e oito cubinhos e cinco barras e nove cubinhos e coloquei o resultado final 9 cubinhos.

10) Descreva uma atividade no geoplano para explorar a área.

Fazer figuras geométricas no geoplano e depois calcular o perímetro e a área obtidos. Depois o aluno pode registrar tudo o que fez no geoplano em um papel quadriculado.
Entregar aos alunos algumas figuras geométricas e pedir que as represente no geoplano e calcule sua área.

11) O que é sistema de numeração?

Sistema de numeração é o conjunto de regras utilizado para escrever números.

12) Descreva uma atividade citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de formas geométricas.

Uma ótima maneira para ensinar o reconhecimento de formas geométricas e utilizar sólidos geométricos.
Como atividade podemos pedir que os alunos tragam diferentes embalagens e simular que são sólidos geométricos e então pedir que os alunos classifiquem esse material de acordo com semelhanças e diferenças. Enquanto os alunos explicam porque classificaram o material de uma determinada forma o professor deve fazer o papel de questionador estimulando os alunos a levantar várias possibilidades para a separação de embalagens.

13) Como se dá a idéia de medida?

A idéia de medida se dá através da comparação de grandezas de mesma natureza.

14) Que diferença fundamental vemos no material dourado nos números naturais com os números decimais.

O material dourado com os números naturais é utilizado o sistema de numeração decimal, porque a contagem é feita na base 10. As peças são dispostas da seguinte maneira: o cubo é o milhar, a placa é a centena, a barra é a dezena e o cubinho é uma unidade.
O material dourado com números decimais tem a disposição de peças diferentes, o cubo é uma unidade, a placa é o décimo, a barra é o centésimo e o cubinho é o milésimo.

15) Descreva uma atividade citando o material necessário para a descoberta de características de sólidos geométricos por meio de modelos que representam formas.

Pedir para os alunos trazerem caixinhas de papelão. A atividade consiste em pedir que as crianças abram a caixa totalmente descolando a borda sem rasgar. Abrir a caixa na carteira para poder observar por exemplo as suas partes, o que separa umas das outras, pode pedir para remontar a caixa pelo avesso e observar quais partes poderiam ser retiradas sem alterar a forma da caixa, se possível retirar essas partes e remontar a caixa no mesmo formato colando suas partes.

16) Escreva uma atividade envolvendo o aprendizado de matemática e de arte para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

Cantar com as crianças músicas que envolvam números ex: Mariana Conta, depois fazer perguntas como escrever os números que aparecem na letra da música, qual o maior número que aparece na música, qual número vem depois do 3, escrever como se lê cada um dos números que aparecem na letra entre outras perguntas desse tipo.


Matemática para responder


Área n1
1-      O que significa base de um sistema de numeração?

2-Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material :
a) número 3,33
b) a número 2,67
c) a adição 3,33
+2,67

3-Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.
2-       
4-Explique porque medir é comparar.
Para medir um comprimento comparamos com outro comprimento,para medir um volume, comparamos com outro volume.ex. alguns meninos e menians estão jogando futebol, na praia,eles querem que a marca do gol, tenha o mesmo comprimento para o dois times, mas não dispõe de fita métrica ..entao eles devem medir com passos...a linha do gol.






N1 area
1-Desenhe a representação utilizando o material dourado: a- 68 b-59 e c-68-59
2- descreva 1 atividade no geoplano para explorar a area.
3-o que é sistema de numeração?
4-descreva 1 atividade citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de formas geométricas

3- descreva o tangram e para que serve
Para medir um comprimento comparamos com outro comprimento,para medir um volume, comparamos com outro volume.ex. alguns meninos e menians estão jogando futebol, na praia,eles querem que a marca do gol, tenha o mesmo comprimento para o dois times, mas não dispõe de fita métrica ..entao eles devem medir com passos...a linha do gol.

4- crie situações em que pode ser utilizado o material dourado

 (Área de conh
1). O que significa base de um sistema de numeração?
É a quantidade escolhida no processo de agrupar e reagrupar os elementos de um conjunto. Por exemplo, no sistema de numeração decimal, a base é dez.

 2). Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.

3). Considerando no Material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
Ex...Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada por 10 barras e a barra é formada por 10 cubinhos. Este material baseia-se em regras do nosso sistema de numeração.
o número 3,33


a)            3 cubos,    3 placas,     3 barras

1 cubo representa 1 inteiro, então 3 cubos,+ 3 dezenas,+3 unidades.
Então = 3 cubos,   3 barras,    3 cubinhos

b)            a número 2,67
então = 2 cubos, 6 barras,  6 cubinhos


c) a adição 3,33+2,67
4). Explique por que medir é comparar.
A necessidade de avaliar, comparando, deve ser algo que surgiu nos primórdios de qualquer civilização. Logo que se atingiu a capacidade de comunicar, e o interesse na permuta de bens, deve ter sido imprescindível tratar de avaliar as equivalências. Não só se tornou pertinente estabelecer um método equitativo que permitisse satisfazer os diversos intervenientes no incipiente comércio, como também avaliar distâncias e tempo.
Hoje estamos habituados a que existam uns padrões de medida quase que universais. Ninguém discute a medição do tempo em segundos, minutos, horas, dias, etc. Os mais habilitados falam, com aparente à-vontade tanto em nanossegundos como em anos-luz, sendo este último um padrão híbrido de velocidade (da luz) e de distâncias siderais. Fica a noção de que, progressivamente, os padrões que fixam as medidas se tornam indiscutíveis e longe dos caprichos de uma pessoa qualquer que assim decidiu, mesmo que a sua identificação tenha-se diluído no tempo.
Quando a base de partida para um padrão, como é o caso do metro, deixou de se poder considerar rigoroso, procurou-se lhe dar um aval mais científico. Mas sempre regressamos ao ponto de partida, que não é outro do que aceitar um padrão, venha ele de onde vier.


1 - O que é moda e mediana?
2- Escreva os decimais das seguintes frações: 1/8; 1/9 e 4/9.
3- Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados paralelos  medindo respectivamente 6cm e 7,5cm.
4- De acordo com a Teoria de Piaget de como as crianças aprendem matemática, comente o que diz sobre esse assunto Constance Kamii.
Ao estudar o desenvolvimento humano, Piaget salienta que existe um certo
equilíbrio do homem com o meio ambiente e através dele desenvolve-se a
inteligência. Segundo Piaget isso é feito por adaptação e organização.
a assimilação e a acomodação. Na
assimilação, o indivíduo usa as estruturas psíquicas que já possui. Porém se elas
não forem suficientes, é necessário construir novas estruturas e assim é
desenvolvida a acomodação.
Na assimilação e na acomodação pode-se reconhecer a correspondência
prática daquilo que serão mais tarde a dedução e experiência. Todavia na
organização há uma articulação dos processos com as estruturas existentes e
reorganiza todo o conjunto. Desse modo compreende-se que o individuo constrói e
reconstrói continuamente as estruturas que o tomam cada vez mais apto ao
equilíbrio. contribuem para a evolução do raciocínio

ELE DAVA IMPORTANCIA TANTO Á INFORMAÇÃO SENSORIAL COMO Á RAZÃO ,MAS RECAIU SOBRE O RACIONALISMO, PROVOU A INAQUALIDADE DOIMPIRISMO APRESENTANDO PROVAS DE CONSERVAÇÃO NAS CRIANÇAS PIAGET, É CONTRARIO A TEORIA QUE DIZ QUE O CONCEITO É DE NUMEROS QUE POSSA SER ENSINADO POR TRANSMISSÃO SOCIAL.
Fund.1- o que é classificação, de exemplo
2- escreva os decimais das frações 1/4, 1/6 e 4/6
3 - de a mediana e a moda dos numeros 10, 12,15,15,15,20,24,32
4- de a area de um retangulo de 5 e 6,4cm.

Area de conhecimento
1-Desenhe a representação utilizando o material dourado: a- 68 b-59 e c-68-59
2- descreva 1 atividade no geoplano para explorar a area.
 3-o que é sistema de numeração?
4-descreva 1 atividade citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de formas geométricas.

Fundamentos
1- o que é classificação, de exemplo
Ex. crianças costumam colecionar pedrinhas, conchinhas, tampinhas.etc.naturalmente elas classificam ou seriam algumas dessas coleções, o mais adquado são os blocos lógicos são peças com quatro características cor, tamanho, espessura, e forma geométrica. Elas aprendem melhor por meio de suas própria ação podem classificar as peças quanto a cor, espessura forma e tamnho..

2- escreva os decimais das frações 1/4, 1/6 e 4/6
¼ = 0,25     1/6 = 0,166...     4/6 = 0,666...   

3 - de a mediana e a moda dos numeros 10, 12,15,15,15,20,24,32
ME =10+ 12+15+15+15+20+24+32  ME= 15+15 / 2  ME=30 / 2  ME =  15

MO=10+ 12+15+15+15+20+24+32  / 8 = MO =15
 4- de a area de um retangulo de 5 e 6,4cm.
A=B x H
A= 5 X 6,4
A= 32,0
Area de conhecimento
1-Desenhe a representação utilizando o material dourado: a- 68 b-59 e c-68-59
2- descreva 1 atividade no geoplano para explorar a area.
 3-o que é sistema de numeração?
4-descreva 1 atividade citando o material necessário para o ensino do reconhecimento de formas geométricas.

1)      Enumere alguns motivos que tornam o material dourado indicado para o trabalho com quatro operações
Pág 306
2)      Descreva uma atividade citando o material necessário para o estabelecimento da diferença entre poliedro e demais sólidos geométricos.
Pág.202 3 203

area1 – Como se dá a ideia de medida
2 – Que diferença fundamental vemos no material dourado nos números naturais com os números decimais?
3 – Descreva uma atividade citando o material necessário para descoberta de características dos sólidos geométricos por meio de modelos que representam formas.
4 – Escreva atividade envolvendo o aprendizado de matemática  e de arte para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

1-Desenhe a representação utilizando o material dourado: a- 68
b-59 e
c-68-59
a)68 = 6barras e 8cubinhos 

b)59 = 5barras e 9cubinhos

c)68-59 =09
68
59 -
¨¨¨¨¨¨
09
temos que retira 9unidades de 18unidades e 5dezenas de 5dezenas, ficamos com 09 unidades.



area1- O que significa base de um sistema de numeração?

A base de um sistema de numeração é a quantidade de algarismos dispinivel na representação. A base 10 é hoje a mais usualmente empregada , embora não seja a única utilizada.


2-Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material :
a) número 3,33
b) a número 2,67
 c) a adição 3,33+2,67

a)3,33 são: 3 cubos grandes , 3 placas e 3 barras


B) 2,67 são: 2 cubos grandes 6 placas 7 barras


A soma são 6 cubos grandes


3-Desenhe um geoplano e faça a construção de uma figura com 5 lados.

..(O geoplano eu retirei da net....)mais não foi possivel anexar aqui...


Explique porque medir é comparar.


Medir é comparar uma grandeza com uma outra da mesma natureza,tomada como padrão.

ÁREA DE C
1. QUANTO À APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA, É CORRETO AFIRMAR QUE PRIMEIRO OS ALUNOS:

 aprendem a reconhecer as formas globalmente e depois analisam as propriedades relevantes.

2. Quais as unidades de medida de um ângulo?

Radiano e grau.
3. Dado o conjunto Z = {P, Q, R}, o grupo de permutação simples dado pela fórmula (Pn = n!) é:

.
 Pn = {PQR, PRQ, QPR, QRP, RPQ, RQP} = 6! = 720.

4. A figura abaixo tem




 quatro eixos de simetria.

 10
3. Se o fatorial de um número qualquer é dado pela fórmula: n! = n . (n-1) . (n-2)..., então é correto afirmar que

 1! = 0.

1) A seguir aparecem as idades de algumas pessoas
10,20,15,12,32,15,24,15.
calcule.
a) A média aritimética das idades
b) A moda (ou mediana) das idades.
a) 10 + 20 + 15 + 12 + 32 + 15 + 24 + 15 / 8 =
 143 / 8 = 17 anos
b) 15 anos

2) Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados
paralelos
medindo respectivamente 4cm e 3, 5cm.
A (área) = L (lado) * L (lado)
A = 4,0 cm X 3,5 cm
A = 14,0 cm²

3) Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados
paralelos medindo respectivamente 8cm e 6,5cm.
A (área) =L (lado) * L (lado)
A = 8,0 cm X 6,5 cm
A = 52,0 cm²

4) O que é seriar? Dê exemplos.
R: Seriar é ordenar diferenças, distinguir objetos com características
diferentes. Ex: Organizar a fila por tamanho (menor para o maior),
ordenar os brinquedos da sala de aula.

5) Escreva os decimais das seguintes frações: 1/3; 1/7 e 4/7.
1/3 = 0,333.....
1/7 = 0,142
4/7 = 0,571

6) A média aritmética das idades de quatro pessoas é 16 anos. Três
dessas pessoas tem respectivamente 20, 25 e 15 anos. Qual a idade da
quarta pessoa?
15+20+25+X / 4 = 16
15+20+25+X = 16 * 4
 60 + X = 64
X = 64 – 60 = 4

7) Escreva os decimais da seguinte fração: 1/2, 1/5, 4/5
1/2 = 0,5
1/5 = 0,2
4/5 = 0,8

8) Quais as propriedades fundamentais da seriação? Exemplifique cada
uma
usando o conjunto de números naturais.
R: Transitividade - Ex: Se 6 é menor que 7 e 7 é menor que 8, então 6
é menor que 8.
 Reciprocidade – Ex: Se 4 é menor que 5, então 5 é maior que 4.

9) Classificar é "juntar" por semelhanças e "separar" por diferenças.
Dê um exemplo de cada tipo de classificação.
R: Podemos exemplificar uma classificação de separação por semelhança
quando dizemos: “gosto de doces", pois estamos “juntando” alimentos
que apresentam algumas qualidades, “separando-os” de outros que não
tem. Outro exemplo pode ser “cidades litorâneas”, onde estou
“juntando” cidades que estão localizadas próximas do mar, e
“separando” daquelas localizadas distantes do mar.

10) Escreva os decimais das seguintes frações: 1/8; 1/9 e 4/9.
1/8 = 0,125
1/9 = 0,111...
4/9 = 0,444...

11) Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados
paralelos medindo respectivamente 6cm e 7,5cm.
A (área) = L (lado) * L (lado)
A = 6,0 cm X 7,5 cm
A = 45,0 cm²

12) O que é moda e mediana?
R: Moda é o valor que ocorre com maior freqüência em uma série de
valores, e mediana é o número que se encontra no centro de uma série
de valores, sendo que estes devem estar dispostos me ordem crescente
ou decrescente.

13) De acordo com a Teoria de Piaget decomo as crianças aprendem
matemática, comente o que diz sobre esse assunto Constance Kamii.
R: Para Piaget, as crianças adquirem o conhecimento lógico-matemático
por um processo de construção, ação, de dentro para fora. Pg.43 (não
sei se está correta)

14) O que é classificação? Dê exemplo.
R: Classificação é uma operação lógica, fundamental no desenvolvimento
do pensamento, sendo que sua importância não se refere apenas a sua
relação com o conceito de número, pois intervem na construção de todos
os conceitos que constituem a estrutura intelectual humana. Ex: Gosto
de cães.

15) Escreva os decimais das frações 1/4, 1/6 e 4/6
1/4 = 0,25
1/6 = 0,16
4/6 = 0,66.

16) Dê a área de um retângulo de 5 e 6,4cm.
32 cm²


1 – Descreva uma atividade citando o material necessário para a descoberta de característica dos sólidos geométricos por meio de modelos que representam formas. Pg 198 / 200



SOLIDO GEOMETRICO – é basicamente uma porção de espaço limitada por superfícies planas e ou curvas. É, portanto, uma figura tridimensional compacta.

Materiais: embalagens diversas ( caixas vazias de fósforo, creme dental, sabonete, frascos, copo de iogurte, copinho de café etc., sempre solicitado previamente pelo professor. Iniciar o estudo de sólidos geométricos com sucatas ( que são representações de sólidos), esse material todo é muito fácil de achar. Na sala de aula, as crianças devem se reunir em equipe e organizar grupos para identificar as embalagens que conseguiram trazer. Essa classificação deve ser de acordo com as semelhanças e diferenças entre as embalagens. Seja qual for o critério escolhido, é importante que as crianças possam depois indicar ao restante da sala o que foi encontrado. As crianças após a separação da sucata, identificarão com uma linguagem mais simples: formas redondas, quadradas ou ainda pontudas. O professor neste momento deverá instigar os alunos a procurar na sala de aula figuras que se pareçam com o matérial-sucata que separam. Depois o professor poderá propor uma atividade de montagem de brinquedos com a sucata, poderão montar carros, casinhas, pistas, qualquer coisa que a imaginação deixar.

- Material: Uma caixinha de papelão (pode ser creme dental, sabonete, remédio etc)

- Descrição: as crianças escolhem uma caixa e procuram abri-la totalmente, descolando as bordas sem rasgar. A seguir estender a caixa aberta sobre a cartira e observar bem as suas partes: o que é que as separa das outras? (uma dobra). Recortar as partes supérfluas e finalmente montar a caixa, usando fita adesiva (durex) para fixar as partes.





N1 - Area de Conhecimento: Matemática

1- Descreva uma atividade citando o materila necessário para o ensino da classificação de objetos segundo a forma.
 3B)Descevreca uma atividade citando o material necessário para o ensino de reconhecimento de formas geométricas.

2- Considerando no material dourado o cubo como unidade represente utilizando desenhos das peças desse material:
a-  o número 5,67
b- a número 1,53
c- a adição 5,67 + 1,53

3- Descreva uma atividade no geoplano para explorar figuras geometricas planas.

4- se perguntarmos a mil pessoas "o que é arte?", obteremos mil respostas diferentes. A arte pode ser manifestada
de muitas maneiras, e entre elas, por manifestações de um grupo cultural, pelo trabalho de um artesão, pela fotografia, pintura, escultura, música e cinema.
 A arte e a matemática estiveram juntas nas primeiras manifestaçãoes do Homem e por motivos que não podem ser discutidos aqui elas foram separadas. Cabe a nós professores do sec. XXI restabelecer essa ligação. Escreva uma atividade envolvendo o aprendizado da Matemática e da arte para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

1) A seguir aparecem as idades de algumas pessoas
10,20,15,12,32,15,24,15.
calcule.
a) A média aritimética das idades
b) A moda (ou mediana) das idades.
 a) 10 + 20 + 15 + 12 + 32 + 15 + 24 + 15 / 8 =
   143 / 8 = 17 anos
b) 15 anos

2) Calcule o valor da área de um retângulo que  possui os lados
paralelos
medindo respectivamente 4cm e 3, 5cm.
A (área) = L (lado) * L (lado)
 A =  4,0 cm X 3,5 cm
A = 14,0 cm²

3) Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados
paralelos medindo respectivamente 8cm e 6,5cm.
A (área) =L (lado) * L (lado)
A =  8,0 cm X 6,5 cm
A = 52,0 cm²

4) O que é seriar? Dê exemplos.
R: Seriar é ordenar diferenças, distinguir objetos com características
diferentes. Ex: Organizar a fila por tamanho (menor para o maior),
ordenar os brinquedos da sala de aula.

5) Escreva os decimais das seguintes frações: 1/3; 1/7 e 4/7.
1/3 = 0,333.....
1/7 = 0,142
4/7 = 0,571

6) A média aritmética das idades de quatro pessoas é 16 anos. Três
dessas pessoas tem respectivamente 20, 25 e 15 anos. Qual a idade da
 quarta pessoa?
15+20+25+X  / 4 =  16
15+20+25+X = 16 * 4
 60 + X = 64
X = 64 – 60 = 4

7) Escreva os decimais da seguinte fração: 1/2, 1/5, 4/5
1/2 = 0,5
1/5 = 0,2
4/5 = 0,8

8) Quais as propriedades fundamentais da seriação? Exemplifique cada
 uma
usando o conjunto de números naturais.
R: Transitividade -  Ex: Se 6 é menor que 7 e 7 é menor que 8, então 6
é menor que 8.
   Reciprocidade – Ex: Se 4 é menor que 5, então 5 é maior que 4.

9) Classificar é "juntar" por semelhanças e "separar" por diferenças.
 Dê um exemplo de cada tipo de classificação.
R: Podemos exemplificar uma classificação de separação por semelhança
quando dizemos: “gosto de doces", pois estamos “juntando” alimentos
que apresentam algumas qualidades, “separando-os” de outros que não
 tem. Outro exemplo pode ser “cidades litorâneas”, onde estou
“juntando” cidades que estão localizadas próximas do mar, e
“separando” daquelas localizadas distantes do mar.

10) Escreva os decimais das seguintes frações: 1/8; 1/9 e 4/9.
 1/8  =  0,125
1/9 = 0,111...
4/9 = 0,444...

11) Calcule o valor da área de um retângulo que possui os lados
paralelos medindo respectivamente 6cm e 7,5cm.
A (área) = L (lado) * L (lado)
A =  6,0 cm X 7,5 cm
 A = 45,0 cm²

12) O que é moda e mediana?
R: Moda é o valor que ocorre com maior freqüência em uma série de
valores, e mediana é o número que se encontra no centro de uma série
de valores, sendo que estes devem estar dispostos me ordem crescente
 ou decrescente.

13) De acordo com a Teoria de Piaget decomo as crianças aprendem
matemática, comente o que diz sobre esse assunto Constance Kamii.
R: Para Piaget, as crianças adquirem o conhecimento lógico-matemático
 por um processo de construção, ação, de dentro para fora.  Pg.43 (não
sei se está correta)

14)  O que é classificação? Dê exemplo.
R: Classificação é uma operação lógica, fundamental no desenvolvimento
do pensamento, sendo que sua importância não se refere apenas a sua
 relação com o conceito de número, pois intervem na construção de todos
os conceitos que constituem a estrutura intelectual humana. Ex: Gosto
de cães.

15)  Escreva os decimais das frações 1/4, 1/6 e 4/6
1/4 = 0,25
 1/6 = 0,16
4/6 = 0,66.

16)    a área de um retângulo de 5 e 6,4cm.
32 cm²


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