domingo, setembro 04, 2011

N2 NOVAS LINGUAGEN EM EDUCAÇÃO

OLÁ PESSOAL, 
DEVIDO AO POUCO TEMPO NÃO ESTOU CONFERINDO SE AS PERGUNTAS SÃO REPETIDAS APENAS POSTANDO SE ALGUÉM PUDER VERIFICAR E FILTRAR O ARQUIVO, FICO GRATA, SEI QUE APÓS TIRAR AS REPETIDAS FICA MAIS FÁCIL PARA ESTUDAR, MAS REALMENTE ESTOU SEM ESTE TEMPO NESTE MOMENTO.



SEGUE AS PROVAS:



Prova 01

1. Em relação às mídias audiovisuais:

  • I. as novas gerações estão habituadas às linguagens audiovisuais, que exploram os sentidos e a emoção.
    II. é objetivo do governo, por meio do Projeto TV Escola do MEC, oportunizar que cada cidadão brasileiro tenha uma TV Digital portável.
    III. as mídias audiovisuais desempenham, ainda que indiretamente, um papel pedagógico relevante, pois educam sem pretender educar.
    Estão corretas as afirmativas

  • I, II e III.
  • II e III.
  • I e III.
  • I e II.

2. Em relação às inteligências múltiplas,

  • I. a teoria afirma que há várias inteligências e cada um deve descobrir a sua.
    II. a teoria oportuniza ao professor perceber que, como há diferentes inteligências, também é importante trabalhar de maneira diversificada.
    III. uma forma de trabalhar com os alunos é propor desafios que os levem a buscar novas informações e, a partir delas, construir novos conhecimentos.
    Estão corretas as afirmativas

  • I, II e III.
  • II e III. ***CORRETA****
  • I e III.
  • I e II.

3. Além de aspectos de conteúdos, os jogos aplicados na Educação podem auxiliar no desenvolvimento de

  • I. discriminação visual, auditiva e temporal.
    II. lateralidade e coordenação visomotora.
    III. raciocínio lógico.
    Está(ão) correta(s)

  • apenas a afirmação II.
  • apenas a afirmação III.
  • apenas a afirmação I.
  • I, II e III.

4. Em um hipertexto, dois conceitos são importantes:

  • nodo e ligação, de forma que informações sejam interligadas, possibilitando uma leitura não linear.
  • texto e imagem, de forma que a mensagem possa ser bem ilustrada, para favorecer sua compreensão.
  • linguagem e escrita, pois a forma como as pessoas falam e escrevem determinam o hipertexto que produzem.
  • escritor e leitor, pois o escritor deve dirigir o leitor durante toda a leitura do seu texto.

Prova 02

 
1. Entre os princípios do Governo Eletrônico (E-Gov) destaca-se:



·         I. a Inclusão Digital é indissociável do E-Gov.
II. o Software Livre é um recurso estratégico para a implantação do E-Gov.
III. o E-Gov é instrumento de propaganda da máquina pública.
Estão corretas as afirmativas

·          II e III.
·          I e III.
·          I e II.
·          I, II e III.
2. Leia abaixo:



·         Em uma sociedade globalizada, interconectada, Bernardo Toro propõe um conjunto de competências (Códigos da Modernidade) para formar cidadãos mais atuantes e produtivos na Era Digital, destacando:
I. capacidade para compreender criticamente os meios de comunicação.
II. capacidade para programar computadores.
III. capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
Estão corretas as afirmativas

·          I, II e III.
·          II e III.
·          I e III.
·          I e II.
3. Em relação aos softwares para visualização de imagens por satélite, como o Google Earth, é correto afirmar que

·          as imagens são desenhos de alta resolução criados por computador.
·          as imagens são capturadas e disponibilizadas instantaneamente, em tempo real.
·          as imagens são fotos tiradas há algum tempo, disponíveis em um servidor.
·          é possível obter uma imagem de alta resolução de qualquer lugar do mundo.
4. Ao formatar o plano de fundo de um slide do Microsoft® PowerPoint 2003, é possível colocar



·         I. uma cor sólida.
II. uma textura.
III. uma imagem.
Os itens corretos são

·          somente I e III.
·          somente I e II.
·          somente II e III.
·          I, II e III

Prova 03


1. Em relação aos softwares para visualização de imagens por satélite, como o Google Earth, é correto afirmar que

  • as imagens são fotos tiradas há algum tempo, disponíveis em um servidor.
  • é possível obter uma imagem de alta resolução de qualquer lugar do mundo.
  • as imagens são desenhos de alta resolução criados por computador.
  • as imagens são capturadas e disponibilizadas instantaneamente, em tempo real.
2. Alvin Toffler coloca que, em função de suas características, é possível dividir as sociedades em três ondas civilizatórias. São elas:

  • sociedade oriental, sociedade ocidental e sociedade mista.
  • Idade Antiga, Idade Média e Idade Contemporânea.
  • Era Agrícola, Era Industrial e Era Digital.
  • Pré-História, História Antiga e História Moderna.
3. Leia abaixo:


  • Em uma sociedade globalizada, interconectada, Bernardo Toro propõe um conjunto de competências (Códigos da Modernidade) para formar cidadãos mais atuantes e produtivos na Era Digital, destacando:
    I. capacidade para compreender criticamente os meios de comunicação.
    II. capacidade para programar computadores.
    III. capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
    Estão corretas as afirmativas

  • II e III.
  • I e III.
  • I, II e III.
  • I e II.
4. Entre os meios de comunicação característicos da Era Industrial estão

  • o rádio e a internet.
  • a TV digital e a internet.
  • o jornal e a internet.
  • o jornal e o rádio.


NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

Parte superior do formulário

1. Em relação às mídias impressas e radiofônicas:

I. Livros - devem ser utilizados apenas os livros-texto, pois são os únicos de verdadeiro valor pedagógico já que apresentam as informações necessárias para o desenvolvimento do sujeito.

II. Jornais e revistas - devem ser utilizados na educação tanto como fontes de informações atualizadas, como também para discussão sobre a confiabilidade e completude de tais informações.

III. Rádios comunitárias - sua programação deve considerar público-alvo, adequando formato e conteúdo ao público que pretendem atender.
Estão corretas as afirmativas

·         I e II.

·         I, II e III.

·         I e III.

·         II e III.


Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

2. A primeira rede de computadores surgiu no final da década de 1960 por iniciativa da Agência de Projetos Avançados de Pesquisa dos Estados Unidos.

·         O projeto inicial pretendia conectar computadores para possibilitar a comunicação de dadoscomerciais.

·         militares.

·         acadêmicos.

·         demográficos.



Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

3. Além de aspectos de conteúdos, os jogos aplicados na Educação podem auxiliar no desenvolvimento de

I.              discriminação visual, auditiva e temporal.

II.            lateralidade e coordenação visomotora.

III.           Raciocínio lógico.
Está(ão) correta(s)

·         apenas a afirmação I.

·         I, II e III.

·         apenas a afirmação III.

·         apenas a afirmação II.


Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

4. Ao receber uma mensagem de correio eletrônico, você pode responder aos usuários indicados no

·         Para e no Cco.

·         Para, no Cc e no Cco.

·         Cc e no Cco.

·         Para e no Cc.



5. Segundo Perrenoud, entre as competências esperadas para o professor no uso de tecnologias está:

I. utilizar editores de texto.
II. comunicar-se a distância por meio da telemática.
III. utilizar ferramentas multimídia no ensino.
Estão corretas



·          apenas as afirmativas I e III.

·          I, II e III.

·          apenas as afirmativas I e II.

·          apenas as afirmativas II e III.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

2. São exemplos de tecnologias assistivas





·         I. softwares para navegação na internet.
II. softwares para leitura da tela de computador.
III. softwares de reconhecimento de voz.
Estão corretas as afirmativas



·          II e III.

·          I e III.

·          I, II e III.

·          I e II.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

3. Ao utilizar um elemento das AutoFormas (formas básicas e textos explicativos), no software Microsoft® Word 2003, é possível




I. trocar a cor de preenchimento, da linha e do texto.
II. acrescentar sombra ou efeitos 3D.
III. ordenar em ordem alfabética.


Estão corretas as afirmativas



·          II e III.

·          I, II e III.

·          I e II.

·          I e III.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

4. Os produtos multimídia interativos são interessantes do ponto de vista cognitivo, pois



·          aprendem com o usuário, interagindo em linguagem natural, incorporando exemplos e linguagem coloquial na apresentação dos assuntos.

·          permitem uma navegação não linear, prevendo associações entre informações, de forma mais próxima à atividade cognitiva natural.

·          apresentam todas as combinações de informação possíveis, de forma que o usuário possa esclarecer todas as suas dúvidas.

·          todas as informações são apresentadas, simultaneamente, nos formatos de texto, vídeo e som, reforçando a mensagem que apresenta.





NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

Parte superior do formulário

1. É um exemplo de uso correto dos recursos audiovisuais na Educação



·         utilizar um vídeo que tenha sido indicado por um colega, mesmo que não o tenha visto, para dinamizar a aula.

·         trabalhar com vídeos atuais, independentemente de seus conteúdos, pois trazem informações que a turma conhece.

·         passar vídeos para a turma quando o professor falta, de forma que não percam a aula e possam aprender o conteúdo.

·         utilizar um vídeo para simular/visualizar, por exemplo, situações históricas ou experiências de risco.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

2. Entre os meios de comunicação característicos da Era Industrial estão



·         o jornal e a internet.

·         a TV digital e a internet.

·         o rádio e a internet.

·         o jornal e o rádio.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

3. Ao criar uma apresentação multimídia com o Microsoft® PowerPoint 2003, é possível





·         I. modificar o plano de fundo, colocando uma cor ou uma figura, por exemplo.
II. desenhar à mão livre com a ferramenta lápis, localizada na barra de desenho.
III. acrescentar efeitos de transição entre um slide e outro.

Os itens corretos são



·         I e II.

·         II e III.

·         I e III.

·         I, II e III.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

4. Em relação à Educação, assinale a alternativa que representa uma nova necessidade na sociedade digital.



·         A educação formal deve estar centrada na família, com informações transmitidas de geração para geração, buscando o desenvolvimento da inteligência de forma individual, a partir da convivência com a própria família.

·         A educação formal deve ser cada vez mais especializada em disciplinas, com professores ministrando aulas, objetivando formar alunos capazes de dar respostas em conformidade aos modelos apresentados.

·         A educação formal deve privilegiar o desenvolvimento de competências linguísticas e lógico-matemáticas, cabendo aos professores preocuparem-se com o desenvolvimento da expressão verbal e da resolução de problemas científicos e tecnológicos.

·         A educação formal deve buscar a interdisciplinaridade, com professores mediadores, objetivando formar alunos ativos na construção do conhecimento, que possam aplicar os conhecimentos construídos em novos contextos.

Parte inferior do formulário





NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

Parte superior do formulário

1. Na escola, uma das formas de contribuir efetivamente para o desenvolvimento das inteligências múltiplas dos sujeitos é trabalhar



  • com projetos definidos conjuntamente pelo grupo de alunos e professores, com orientação contínua e variados recursos ao alcance.
  • todas as aulas com o mesmo tipo de recurso e uma mesma dinâmica, para que o aluno estabeleça um esquema mental de como a aula ocorre e não tenha problemas de adaptação à forma de trabalho.
  • de forma livre e variada, de modo que cada um dos alunos possa estudar conforme seus interesses, sem cobranças dos orientadores.
  • com listas de exercícios elaboradas pelo professor, que favoreçam a fixação dos conteúdos apresentados nas aulas.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

3. A linguagem Logo

  • I. é conhecida como a "linguagem da tartaruga".
    II. toma por base a "geometria do corpo".
    III. auxilia no desenvolvimento de estratégias de raciocínio.
    Estão corretas

  • apenas as afirmações II e III.
  • apenas as afirmações I e III.
  • apenas as afirmações I e II.
  • I, II e III.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

4. Em relação aos campos de preenchimento para envio de uma mensagem eletrônica (e-mail) é correto afirmar que

  • o campo Anexo serve para selecionar e enviar, junto à mensagem, arquivos variados.
  • no campo Para só é possível colocar um endereço eletrônico de destinatário.
  • Cc e Cco são sinôminos, ou seja, são dois nomes possíveis para um mesmo campo.
  • o campo Assunto apresenta uma lista de temas prontos e fixos para seleção.

NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

1. Os fóruns de discussão na web são


  • páginas que transcrevem debates acontecidos em seminários presenciais, do qual vários autores participaram e expuseram suas opiniões.
  • espaços virtuais para as pessoas expressarem suas opiniões, registrando-as e podendo ler, concordar, confrontar e novamente se posicionar.
  • recursos para construção coletiva de discussões que levem à elaboração de um texto final com as conclusões de consenso daquele fórum.
  • textos escritos por um autor para confrontar opiniões de diversos teóricos, sem espaço para outras pessoas escreverem.

2. O Projeto Rived, do MEC, consiste no desenvolvimento de


  • programas televisivos para formação de professores.
  • animações e simulações para fins pedagógicos.
  • programas radiofônicos para divulgação da cultura popular.
  • textos de jornal para divulgação dos projetos do Ministério.

3. Marque a alternativa que apresenta a afirmativa correta em relação ao domínio na internet.


  • O final "br" significa Brasil e o "eu" refere-se aos Estados Unidos.
  • O final "gov.br" refere-se a instituições governamentais brasileiras.
  • O domínio "org.br" refere-se a organizações comerciais brasileiras.
  • O domínio não tem nenhuma relação com a natureza da instituição.

4. Em relação às inteligências múltiplas,



  • I. a teoria afirma que há várias inteligências e cada um deve descobrir a sua.
    II. a teoria oportuniza ao professor perceber que, como há diferentes inteligências, também é importante trabalhar de maneira diversificada.
    III. uma forma de trabalhar com os alunos é propor desafios que os levem a buscar novas informações e, a partir delas, construir novos conhecimentos.
    Estão corretas as afirmativas

  • I e III.
  • I e II.
  • I, II e III.
  • II e III.



NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

1. Em relação aos softwares para visualização de imagens por satélite, como o Google Earth, é correto afirmar que

        * é possível obter uma imagem de alta resolução de qualquer lugar do mundo. 
        * as imagens são capturadas e disponibilizadas instantaneamente, em tempo real.
         * as imagens são desenhos de alta resolução criados por computador.
         * as imagens são fotos tiradas há algum tempo, disponíveis em um servidor.

2. Analisando o endereço www.uergs.edu.br é possível afirmar que

  • I. a extensão "edu" refere-se a um domínio educacional.
    II. a extensão "br" refere-se ao país, no caso o Brasil.
    III. se trata de um endereço de e-mail.
    Estão corretas:
          * I, II e III.
          * I e III.
          * I e II.

          * II e III.

3. Entre os princípios do Governo Eletrônico (E-Gov) destaca-se:

  • I. a Inclusão Digital é indissociável do E-Gov.
    II. o Software Livre é um recurso estratégico para a implantação do E-Gov.
    III. o E-Gov é instrumento de propaganda da máquina pública.
    Estão corretas as afirmativas
            * I, II e III.
            * II e III.
            * I e II.

            * I e III.

4. Um telecentro é

       * uma loja virtual para aquisição de computadores subsidiados.
       * um centro de tecnologia de ponta, para pesquisa de cientistas.
       * um ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância.

       * um local de acesso a computadores e internet que serve a uma comunidade.

1. Em relação ao rádio, assinale a alternativa correta.


·          Nas programações, não apresenta possibilidade de interatividade com o ouvinte.
·          Sua programação deve estar alinhada com os interesses políticos vigentes.
·          Pode alcançar localidades distantes, onde nem mesmo jornais costumam chegar.
·          Não apresenta potencial educativo, mas apenas de entretenimento.

2. No estudo da geometria plana, tanto com um software de geometria dinâmica, como o Cabri, quanto no trabalho com lápis e papel, é possível a


·          construção de figuras.
·          deformação de figuras.
·          animação de figuras.
·          movimentação de figuras.

3. As transformações necessárias para qualificar a Educação são complexas, abrangendo




·         I. a reestruturação dos currículos.
II. a formação adequada de professores.
III. a inserção das diversas tecnologias da informação e da comunicação.

Estão corretas

·          somente I e III.
·          somente II e III.
·          somente I e II.
·          I, II e III.

4. A Informática na Educação oportuniza a




·         I. qualificação da aprendizagem.
II. criação de uma cultura tecnológica de base.
III. formação de cidadãos capazes de programar os computadores.
Estão corretas as afirmativas

·          I e II.
·          I e III.
·          I, II e III.
·        

Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

1. Na área da Informática na Educação, o que é um objeto concreto-abstrato?


·          É aquele que existe no mundo físico, podendo ser tocado, criado a partir de uma descrição gerada por computador.
·          É aquele que existe na tela do computador, podendo ser manipulado, criado a partir da representação de construções mentais.
·          É uma nova designação para os softwares de programação e simuladores, adequada à sociedade do conhecimento.
·          É uma nova designação para softwares educacionais, atualizando a nomenclatura antes utilizada.

2. Os editores de texto apresentam maiores benefícios para a Educação quando são utilizados para


·          encaminhar atividades textuais de gramática e ortografia, para que os alunos realizem em horário extraclasse.
·          desonerar o professor do trabalho enfadonho de correção, graças ao potencial dos corretores gramaticais e ortográficos.
·          levar os alunos a laboratórios de informática para passar a limpo suas produções textuais, previamente prontas e corrigidas.
·          que o professor acompanhe e faça orientações durante a construção textual dos alunos em aula ou laboratório de informática.

3. Entre os meios de comunicação característicos da Era Industrial estão


·          o jornal e o rádio.
·          o jornal e a internet.
·          a TV digital e a internet.
·          o rádio e a internet.

4. Ao formatar o plano de fundo de um slide do Microsoft® PowerPoint 2003, é possível colocar




·         I. uma cor sólida.
II. uma textura.
III. uma imagem.
Os itens corretos são

·          somente I e II.
·          I, II e III.
·          somente I e III.
·          somente II e III.
·          
1. São exemplos de tecnologias assistivas
  • I. softwares para navegação na internet.
    II. softwares para leitura da tela de computador.
    III. softwares de reconhecimento de voz.
    Estão corretas as afirmativas-   
  • II e III
2. A SciELO é um exemplo de
  • biblioteca de artigos científicos.
  • mecanismo de busca de sites.
  • portal educacional.
  • enciclopédia on-line livre e editável.
3. Em relação às inteligências múltiplas, são exemplos
  • I. bailarinos e atletas, de sujeitos com boa inteligência corporal-cinestésica.
    II. pintores e escultores, de sujeitos com boa inteligência intrapessoal.
    III. jornalistas e escritores, de sujeitos com boa inteligência linguística.
    Estão corretas as afirmativas-
  • I  e III

4. Os editores gráficos permitem a
  1. interação com jogos que respondem às intervenções do usuário.
  2. representação gráfica a partir de equações matemáticas.
  3. construção de diversos textos e correção ortográfica.
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
Parte superior do formulário
1. Em relação ao uso de jornais e revistas na Educação, eles

  • devem ser utilizados apenas aqueles que apresentam a mesma linha ideológica compartilhada pelos professores, evitando situações de confrontamento de ideias.
  • não devem ser utilizados, pois não são fontes seguras de informação, podendo induzir os alunos a pensar conceitos de forma errada.
  • devem ser utilizados, tanto como fontes de informações atualizadas como também para discussão sobre a confiabilidade e completude de tais informações.
  • devem ser utilizados como fontes de informações atualizadas, pois todas elas são confiáveis e trazem assuntos relevantes.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Para pesquisar sobre um determinado tema na internet, por meio de ferramentas de busca, como o Google, há recursos que permitem definir
I. palavras ou expressões relevantes.
II. domínios onde se quer pesquisar.
III. formato de arquivo desejado.
Estão corretos

  • somente os itens I e II.
  • somente os itens II e III.
  • somente os itens I e III.
  • I, II e III.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Sobre os editores de texto, como o Microsoft® Word 2003, é correto afirmar que

  • oferecem ideias de temas sobre os quais escrevem.
  • trazem corretores gramaticais 100% confiáveis.
  • permitem deslocar fragmentos de texto, reorganizando-o.
  • ensinam o aluno a redigir corretamente um texto.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Em relação às inteligências múltiplas,


  • I. a teoria afirma que há várias inteligências e cada um deve descobrir a sua.
    II. a teoria oportuniza ao professor perceber que, como há diferentes inteligências, também é importante trabalhar de maneira diversificada.
    III. uma forma de trabalhar com os alunos é propor desafios que os levem a buscar novas informações e, a partir delas, construir novos conhecimentos.
    Estão corretas as afirmativas

  • I e II.
  • I, II e III.
  • I e III.
  • II e III.
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
Parte superior do formulário
1. Em relação ao uso de jornais e revistas na Educação, eles

  • devem ser utilizados apenas aqueles que apresentam a mesma linha ideológica compartilhada pelos professores, evitando situações de confrontamento de ideias.
  • não devem ser utilizados, pois não são fontes seguras de informação, podendo induzir os alunos a pensar conceitos de forma errada.
  • devem ser utilizados, tanto como fontes de informações atualizadas como também para discussão sobre a confiabilidade e completude de tais informações.
  • devem ser utilizados como fontes de informações atualizadas, pois todas elas são confiáveis e trazem assuntos relevantes.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Para pesquisar sobre um determinado tema na internet, por meio de ferramentas de busca, como o Google, há recursos que permitem definir
I. palavras ou expressões relevantes.
II. domínios onde se quer pesquisar.
III. formato de arquivo desejado.
Estão corretos

  • somente os itens I e II.
  • somente os itens II e III.
  • somente os itens I e III.
  • I, II e III.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Sobre os editores de texto, como o Microsoft® Word 2003, é correto afirmar que

  • oferecem ideias de temas sobre os quais escrevem.
  • trazem corretores gramaticais 100% confiáveis.
  • permitem deslocar fragmentos de texto, reorganizando-o.
  • ensinam o aluno a redigir corretamente um texto.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Em relação às inteligências múltiplas,


  • I. a teoria afirma que há várias inteligências e cada um deve descobrir a sua.
    II. a teoria oportuniza ao professor perceber que, como há diferentes inteligências, também é importante trabalhar de maneira diversificada.
    III. uma forma de trabalhar com os alunos é propor desafios que os levem a buscar novas informações e, a partir delas, construir novos conhecimentos.
    Estão corretas as afirmativas

  • I e II.
  • I, II e III.
  • I e III.
  • II e III.
4.      representação do mundo real através do simbólico



NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
Parte superior do formulário
1. Em relação ao uso de jornais e revistas na Educação, eles

  • devem ser utilizados apenas aqueles que apresentam a mesma linha ideológica compartilhada pelos professores, evitando situações de confrontamento de ideias.
  • não devem ser utilizados, pois não são fontes seguras de informação, podendo induzir os alunos a pensar conceitos de forma errada.
  • devem ser utilizados, tanto como fontes de informações atualizadas como também para discussão sobre a confiabilidade e completude de tais informações.
  • devem ser utilizados como fontes de informações atualizadas, pois todas elas são confiáveis e trazem assuntos relevantes.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Para pesquisar sobre um determinado tema na internet, por meio de ferramentas de busca, como o Google, há recursos que permitem definir
I. palavras ou expressões relevantes.
II. domínios onde se quer pesquisar.
III. formato de arquivo desejado.
Estão corretos

  • somente os itens I e II.
  • somente os itens II e III.
  • somente os itens I e III.
  • I, II e III.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Sobre os editores de texto, como o Microsoft® Word 2003, é correto afirmar que

  • oferecem ideias de temas sobre os quais escrevem.
  • trazem corretores gramaticais 100% confiáveis.
  • permitem deslocar fragmentos de texto, reorganizando-o.
  • ensinam o aluno a redigir corretamente um texto.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Em relação às inteligências múltiplas,


  • I. a teoria afirma que há várias inteligências e cada um deve descobrir a sua.
    II. a teoria oportuniza ao professor perceber que, como há diferentes inteligências, também é importante trabalhar de maneira diversificada.
    III. uma forma de trabalhar com os alunos é propor desafios que os levem a buscar novas informações e, a partir delas, construir novos conhecimentos.
    Estão corretas as afirmativas

  • I e II.
  • I, II e III.
  • I e III.
  • II e III.
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

1. Leia abaixo:

  • Em uma sociedade globalizada, interconectada, Bernardo Toro propõe um conjunto de competências (Códigos da Modernidade) para formar cidadãos mais atuantes e produtivos na Era Digital, destacando:
    I. capacidade para compreender criticamente os meios de comunicação.
    II. capacidade para programar computadores.
    III. capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
    Estão corretas as afirmativas
  • I e II.
  • I e III.
  • II e III.
  • I, II e III.

2. Em relação à televisão, uma abordagem pedagógica correta é

  • limitar o número de horas em frente à TV em uma hora diária, pois é um tipo de informação que não deve ser utilizada em demasia.
  • estimular que os sujeitos a assistam tanto quanto puderem, pois terão mais informações que aqueles que a assistem menos.
  • desprezar sua utilização, pois não há informações acadêmicas/científicas e não constitui uma fonte segura.
  • trabalhar a recepção crítica das informações veiculadas, para que não se confunda "o fato" com "uma versão do fato".

3. No trabalho com Tabelas, em softwares como o Microsoft® Word 2003, é possível

  • I. adicionar novas linhas e colunas a uma tabela já criada.
    II. definir o alinhamento da tabela na folha e do conteúdo nas células.
    III. ordenar a tabela em ordem alfabética.
    Está(ão) correta(s)
  • apenas a afirmativa II.
  • apenas a afirmativa I.
  • apenas a afirmativa III.
  • I, II e III.

4. Em relação às ferramentas virtuais de comunicação, é possível afirmar que

  • I. não há ferramentas que suportem transmissão/recepção de vídeo em tempo real.
    II. permitem a comunicação entre pessoas próximas e distantes.
    III. ferramentas de e-mail e de chat são exemplos de ferramentas virtuais de comunicação.
    Estão corretas as afirmativas
  • I e II.
  • I, II e III.
  • II e III.
  • I e III.

NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
Parte superior do formulário
1. Em relação às ferramentas virtuais de comunicação, é possível afirmar que


  • I. não há ferramentas que suportem transmissão/recepção de vídeo em tempo real.
    II. permitem a comunicação entre pessoas próximas e distantes.
    III. ferramentas de e-mail e de chat são exemplos de ferramentas virtuais de comunicação.
    Estão corretas as afirmativas

  • I e III.
  • II e III.
  • I e II.
  • I, II e III.

2. No ambiente escolar,


  • I. enciclopédias e almanaques devem estar ao alcance dos alunos, para aprofundarem seus conhecimentos.
    II. livros-texto auxiliam o professor a ministrar seus conteúdos, com sequências didáticas organizadas.
    III. livros de literatura e histórias em quadrinhos não têm valor pedagógico, por distraírem os alunos.
    Estão corretas as afirmativas

  • I, II e III.
  • I e III.
  • II e III.
  • I e II.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Marque a alternativa que apresenta a afirmativa correta em relação ao domínio na internet.

  • O domínio não tem nenhuma relação com a natureza da instituição.
  • O final "br" significa Brasil e o "eu" refere-se aos Estados Unidos.
  • O final "gov.br" refere-se a instituições governamentais brasileiras.
  • O domínio "org.br" refere-se a organizações comerciais brasileiras.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. O programa brasileiro de reciclagem de computadores visa

  • dar assistência técnica gratuita a toda a população brasileira, utilizando para tanto mão de obra de cursos públicos profissionalizantes.
  • captar máquinas do governo, recondicioná-las e doá-las a pessoas de baixa renda, com recursos obtidos através do governo.
  • captar máquinas da iniciativa privada, recondicioná-las e recolocá-las em órgãos estratégicos do governo, com recursos obtidos de doadores.
  • receber máquinas doadas por órgãos do governo e instituições privadas, recondicioná-las e encaminhá-las para projetos de inclusão digital.

NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

1. Além de aspectos de conteúdos, os jogos aplicados na Educação podem auxiliar no desenvolvimento de



  • I. discriminação visual, auditiva e temporal.
    II. lateralidade e coordenação visomotora.
    III. raciocínio lógico.
    Está(ão) correta(s)

  • apenas a afirmação I.
  • apenas a afirmação II.
  • I, II e III.
  • apenas a afirmação III.

2. Em relação aos softwares livres, é possível afirmar que



  • I. estão disponíveis para serem copiados, redistribuídos e modificados.
    II. o governo tem incentivado seu uso.
    III. facilitam a expansão do processo de inclusão digital.
    Estão corretas

  • apenas as alternativas I e III.
  • apenas as alternativas II e III.
  • apenas as alternativas I e II.
  • I, II e III.

3. Em relação aos softwares para visualização de imagens por satélite, como o Google Earth, é correto afirmar que


  • as imagens são capturadas e disponibilizadas instantaneamente, em tempo real.
  • é possível obter uma imagem de alta resolução de qualquer lugar do mundo.
  • as imagens são desenhos de alta resolução criados por computador.
  • as imagens são fotos tiradas há algum tempo, disponíveis em um servidor.

4. Escolha a alternativa em que as ferramentas de comunicação estão devidamente classificadas em relação à questão temporal.


  • O chat e a lista de discussão são síncronos.
  • O chat e a lista de discussão são assíncronos.
  • O correio eletrônico e o fórum de discussão são assíncronos.
  • O correio eletrônico e o fórum de discussão são síncronos.

NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

1. No trabalho com Tabelas, em softwares como o Microsoft® Word 2003, é possível



  • I. adicionar novas linhas e colunas a uma tabela já criada.
    II. definir o alinhamento da tabela na folha e do conteúdo nas células.
    III. ordenar a tabela em ordem alfabética.
    Está(ão) correta(s)

  • I, II e III.
  • apenas a afirmativa I.
  • apenas a afirmativa III.
  • apenas a afirmativa II.

2. A Teoria das Inteligências Múltiplas tem implicações educacionais, cabendo à escola reconhecer que


  • cada sujeito deve ter liberdade de estudar apenas aquilo em que tem interesse, para ter um diferencial.
  • cada sujeito é único e por isso não é possível desenvolver inteligências que o sujeito não tem.
  • as inteligências mais desenvolvidas de cada aluno devem ser melhoradas, deixando de lado as demais
  • todas as inteligências podem ser potencialmente desenvolvidas por meio de atividades diferenciadas.

3. Alvin Toffler coloca que, em função de suas características, é possível dividir as sociedades em três ondas civilizatórias. São elas:


  • Pré-História, História Antiga e História Moderna.
  • Idade Antiga, Idade Média e Idade Contemporânea.
  • Era Agrícola, Era Industrial e Era Digital.
  • sociedade oriental, sociedade ocidental e sociedade mista.

4. Em uma apresentação multimídia elaborada no Microsoft® PowerPoint 2003, é possível inserir

I. imagens, sons e filmes.
II. tabelas e gráficos.
III. autoformas e wordart. 
Os itens corretos são
  •  somente II e III.
  • somente I e III.
  • somente I e II.
  • NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
    1. Para pesquisar informações sobre assuntos variados na internet, é possível acessar, por exemplo,

  • simuladores e ambientes de programação.
  • ferramentas de busca e enciclopédias virtuais.
  • ferramentas de e-mail e enciclopédias multimídia.
  • bibliotecas virtuais e traçadores gráficos.
2. A internet

  • é controlada pela ONU, garantindo que a expansão da rede seja avaliada conjuntamente pelo grupo de países que compõem a entidade.
  • não tem controle explícito, sendo formada por um conjunto de órgãos governamentais, universidades, empresas e pessoas físicas que possuem computador.
  • é gerenciada por um grupo internacional de universidades, que desenvolve tecnologias e define os tipos de serviços que podem ser oferecidos pela rede.
  • é controlada pelo governo americano, responsável por acompanhar o crescimento da rede e garantir sua qualidade na disponibilização de informações.
3. Howard Gardner apresenta a Teoria das Inteligências Múltiplas, assim algumas dessas inteligências são:

  • linguística, interpessoal e política.
  • lógico-matemática, linguística e corporal-cinestésica.
  • espacial, musical e artística.
  • intrapessoal, interpessoal e emocional.
4. São exemplos de tecnologias instrumentais:

  • escrita, impressora e jornal.
  • linguagem, rádio e telefone.
  • calculadora, aparelho de TV e de DVD.
  • hipertexto, computador e internet
  •  
  •  
  • NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
  • 1. Com os editores gráficos como o Paint e o TuxPaint


  • I. é possível desenhar formas geométricas.
    II. é possível colorir o desenho criado.
    III. não é possível apagar parte da figura.
    IV. não é possível escrever.
    Estão corretas as afirmativas

  • I e II.
  • I e III.
  • III e IV.
  • II e IV.
2. Na escola, uma das formas de contribuir efetivamente para o desenvolvimento das inteligências múltiplas dos sujeitos é trabalhar

  • todas as aulas com o mesmo tipo de recurso e uma mesma dinâmica, para que o aluno estabeleça um esquema mental de como a aula ocorre e não tenha problemas de adaptação à forma de trabalho.
  • com listas de exercícios elaboradas pelo professor, que favoreçam a fixação dos conteúdos apresentados nas aulas.
  • com projetos definidos conjuntamente pelo grupo de alunos e professores, com orientação contínua e variados recursos ao alcance.
  • de forma livre e variada, de modo que cada um dos alunos possa estudar conforme seus interesses, sem cobranças dos orientadores.
3. No trabalho com Tabelas, em softwares como o Microsoft® Word 2003, é possível


  • I. adicionar novas linhas e colunas a uma tabela já criada.
    II. definir o alinhamento da tabela na folha e do conteúdo nas células.
    III. ordenar a tabela em ordem alfabética.
    Está(ão) correta(s)

  • apenas a afirmativa I.
  • I, II e III.
  • apenas a afirmativa III.
  • apenas a afirmativa II.
4. Assinale a alternativa que aponta as afirmativas corretas.


  • I. Na Era Agrícola, o poder está, principalmente, nas mãos dos detentores de terra.
    II. Na Era Industrial, a produção de informação e cultura é massificada.
    III. Na Era Digital, a avaliação escolar baseia-se na memorização de informações.
    Estão corretas as afirmativas

  • II e III.
  • I, II e III.
  • I e III.
  • I e II.
  • I, II e III.


NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

1. O Projeto Rived, do MEC, consiste no desenvolvimento de


  • programas radiofônicos para divulgação da cultura popular.
  • textos de jornal para divulgação dos projetos do Ministério.
  • animações e simulações para fins pedagógicos.
  • programas televisivos para formação de professores.

2. Em relação aos computadores nas escolas é correto afirmar que


  • são desnecessários, visto o crescente número de residências que já possuem computadores.
  • são mantidos por associações, já que não há programas de governo para implantação de laboratórios.
  • é preciso propiciar uma cultura tecnológica de base, com políticas públicas para inclusão.
  • servem para premiar os melhores alunos, com horas de utilização extraclasse.

3. Marque a alternativa que apresenta a afirmativa correta em relação ao domínio na internet.


  • O domínio "org.br" refere-se a organizações comerciais brasileiras.
  • O final "br" significa Brasil e o "eu" refere-se aos Estados Unidos.
  • O domínio não tem nenhuma relação com a natureza da instituição.
  • O final "gov.br" refere-se a instituições governamentais brasileiras.

4. Marque a alternativa que apresenta a afirmativa correta em relação aos endereços na internet.


  • x@domínio é o formato de um endereço de correio eletrônico.
  • x@domínio é o formato de um endereço de ftp.
  • x@domínio pode ser formato de endereço de site, de correio e de ftp.
  • x@domínio é o formato de um endereço de um site.


22 comentários:

  1. Esse blog tem me ajudado bastante na hora de estudar para as minhas provas.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. alguma coisa sobre didática e design?

    ResponderExcluir
  3. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
    1. [QuestãoID 71288] No software Microsoft® Word 2003, são exemplos de ferramentas para trabalhar com efeitos diferenciados de texto:

    capitular e WordArt.
    configurar página e propriedades.
    idioma, ortografia e gramática.
    tela inteira e zoom.
    2. [QuestãoID 66074] Em relação à produção de vídeo educacional, pode-se afirmar que

    o importante é o conteúdo - especialistas devem descrever o conteúdo em toda a sua complexidade, em uma linguagem científica, cobrindo todos os detalhes sobre o tema enfocado.
    o importante é a forma - a dinâmica de apresentação é o ponto principal para que o material não seja monótono, deixando o conteúdo em segundo plano.
    o fundamental na produção de vídeo é buscar patrocinadores para o seu desenvolvimento, que podem ter, em contrapartida, sua marca divulgada no vídeo.
    forma e conteúdo são importantes - é preciso estar atento desde o planejamento até a edição final, procurando harmonizar conceitos e recursos para apresentar o tema.
    3. [QuestãoID 71290] O programa brasileiro de reciclagem de computadores visa

    captar máquinas do governo, recondicioná-las e doá-las a pessoas de baixa renda, com recursos obtidos através do governo.
    receber máquinas doadas por órgãos do governo e instituições privadas, recondicioná-las e encaminhá-las para projetos de inclusão digital.
    dar assistência técnica gratuita a toda a população brasileira, utilizando, para tanto, mão de obra de cursos públicos profissionalizantes.
    captar máquinas da iniciativa privada, recondicioná-las e recolocá-las em órgãos estratégicos do governo, com recursos obtidos de doadores.
    4. [QuestãoID 71285] Em relação à televisão, uma abordagem pedagógica adequada é

    estimular que os sujeitos a assistam tanto quanto puderem, pois terão mais informações que aqueles que a assistem menos.
    desprezar sua utilização, pois não há informações acadêmicas/científicas e não constitui uma fonte segura.
    trabalhar a recepção crítica das informações veiculadas, para que não se confunda ?o fato? com ?uma versão do fato?.
    limitar o número de horas em frente à TV em uma hora diária, pois é um tipo de informação que não deve ser utilizada em demasia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hércules muito obrigada por sua colaboração.
      Abraços e bons estudos!.

      Excluir
  4. qual é a resposta da 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. forma e conteúdo são importantes - é preciso estar atento desde o planejamento até a edição final, procurando harmonizar conceitos e recursos para apresentar o tema.

      Excluir
  5. Parabéns pelo blog, está me ajudando muito!

    ResponderExcluir
  6. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
    1. [QuestãoID 66087] Tecnologias assistivas


    implementam serviços de assistência a pessoas carentes.
    permitem assistir a programas de televisão em alta resolução.
    levam tecnologia a comunidades geograficamente distantes.
    possibilitam que deficientes possam acessar o computador.
    2. [QuestãoID 66078] Os jogos de computador


    devem ser utilizados na escola de acordo com as estratégias pedagógicas estabelecidas, tendo ou não conteúdos educacionais explícitos.
    devem ser utilizados na escola apenas se tiverem conteúdos educacionais explícitos, pois distraem os alunos dos conteúdos escolares.
    não devem ser utilizados no ambiente educacional, pois não são considerados atividades concebidas com caráter pedagógico.
    devem ser utilizados apenas em datas ou momentos especiais na escola, já que são altamente motivadores, para premiar os alunos que se destacam.
    3. [QuestãoID 66071] Em relação aos livros, no ambiente escolar deve-se utilizar


    os livros-texto, os de consulta e os de literatura, através de propostas variadas de trabalho que permitam o desenvolvimento integral do sujeito.
    apenas os livros de literatura, pois estes colaboram para desenvolver a imaginação e a criatividade do aluno, competências essenciais no mundo contemporâneo.
    apenas os livros de consulta, pois estes ampliam as possibilidades de construção do conhecimento, enquanto que os livros-texto limitam o acesso ao conhecimento.
    apenas os livros-texto, pois são os únicos de verdadeiro valor pedagógico já que apresentam as informações necessárias para o desenvolvimento do sujeito.
    4. [QuestãoID 71290] O programa brasileiro de reciclagem de computadores visa


    dar assistência técnica gratuita a toda a população brasileira, utilizando, para tanto, mão de obra de cursos públicos profissionalizantes.
    receber máquinas doadas por órgãos do governo e instituições privadas, recondicioná-las e encaminhá-las para projetos de inclusão digital.
    captar máquinas da iniciativa privada, recondicioná-las e recolocá-las em órgãos estratégicos do governo, com recursos obtidos de doadores.
    captar máquinas do governo, recondicioná-las e doá-las a pessoas de baixa renda, com recursos obtidos através do governo.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber a resposta da nº 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a pergunta?
      Tendo em vista que foram anexadas novas perguntas aos comentários.
      Abraços e obrigada pela visita.

      Excluir
  8. 2. [QuestãoID 66078] Os jogos de computador


    devem ser utilizados na escola de acordo com as estratégias pedagógicas estabelecidas, tendo ou não conteúdos educacionais explícitos.

    ResponderExcluir
  9. pergunta e resposta correta

    1. [QuestãoID 66071] Em relação aos livros, no ambiente escolar deve-se utilizar
    os livros-texto, os de consulta e os de literatura, através de propostas variadas de trabalho que permitam o desenvolvimento integral do sujeito.
    2. [QuestãoID 66078] Os jogos de computador
    devem ser utilizados na escola de acordo com as estratégias pedagógicas estabelecidas, tendo ou não conteúdos educacionais explícitos.
    3. [QuestãoID 66081] Uma apresentação multimídia é composta por um conjunto de
     slides com mídias e efeitos variados.
    4. [QuestãoID 66073] É um exemplo de uso correto do vídeo na Educação:
     utilizar um vídeo, por exemplo, para simular/visualizar situações, como o passar dos anos ou experiências perigosas.

    ResponderExcluir
  10. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
    1. [QuestãoID 71284] Uma boa programação radiofônica em rádios comunitárias deve considerar

    equipamentos sofisticados que transmitam a programação a longas distâncias.
    linguagem, utilizando a norma culta e palavras corretas segundo a gramática.
    o público-alvo, adequando formato e conteúdo ao público que pretendem atender.
    a programação, que busque legitimar o pensamento dos líderes da comunidade.
    2. [QuestãoID 66073] É um exemplo de uso correto do vídeo na Educação:

    passar vídeos para a turma quando o professor falta, de forma que não percam a aula e possam aprender o conteúdo.
    trabalhar com vídeos atuais, independentemente de seus conteúdos, pois trazem informações que a turma conhece.
    utilizar um vídeo, por exemplo, para simular/visualizar situações, como o passar dos anos ou experiências perigosas.
    utilizar um vídeo que tenha sido indicado por um colega, mesmo que não se tenha visto, para dinamizar a aula.
    3. [QuestãoID 71283] A partir da teoria das inteligências múltiplas, é possível dizer que cada pessoa

    possui múltiplas inteligências, que atuam isoladamente na resolução de problemas.
    tem uma inteligência única, diferente da inteligência de outras pessoas.
    tem um tipo de inteligência, agrupada em uma das categorias das diversas inteligências.
    tem várias inteligências, que atuam de maneira articulada na resolução de problemas.
    4. [QuestãoID 66082] Ao criar uma apresentação multimídia com o Microsoft® PowerPoint 2003, é possível


    I. modificar o plano de fundo, colocando uma cor ou uma figura, por exemplo.
    II. desenhar à mão livre com a ferramenta lápis localizada na barra de desenho.
    III. acrescentar efeitos de transição entre um slide e outro.

    Os itens corretos são

    Apenas I e III.
    I, II e III.
    Apenas II e III.
    Apenas I e II.

    ResponderExcluir
  11. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
    1. [QuestãoID 71284] Uma boa programação radiofônica em rádios comunitárias deve considerar

    equipamentos sofisticados que transmitam a programação a longas distâncias.
    linguagem, utilizando a norma culta e palavras corretas segundo a gramática.
    o público-alvo, adequando formato e conteúdo ao público que pretendem atender.
    a programação, que busque legitimar o pensamento dos líderes da comunidade.
    2. [QuestãoID 66073] É um exemplo de uso correto do vídeo na Educação:

    passar vídeos para a turma quando o professor falta, de forma que não percam a aula e possam aprender o conteúdo.
    trabalhar com vídeos atuais, independentemente de seus conteúdos, pois trazem informações que a turma conhece.
    utilizar um vídeo, por exemplo, para simular/visualizar situações, como o passar dos anos ou experiências perigosas.
    utilizar um vídeo que tenha sido indicado por um colega, mesmo que não se tenha visto, para dinamizar a aula.
    3. [QuestãoID 71283] A partir da teoria das inteligências múltiplas, é possível dizer que cada pessoa

    possui múltiplas inteligências, que atuam isoladamente na resolução de problemas.
    tem uma inteligência única, diferente da inteligência de outras pessoas.
    tem um tipo de inteligência, agrupada em uma das categorias das diversas inteligências.
    tem várias inteligências, que atuam de maneira articulada na resolução de problemas.
    4. [QuestãoID 66082] Ao criar uma apresentação multimídia com o Microsoft® PowerPoint 2003, é possível


    I. modificar o plano de fundo, colocando uma cor ou uma figura, por exemplo.
    II. desenhar à mão livre com a ferramenta lápis localizada na barra de desenho.
    III. acrescentar efeitos de transição entre um slide e outro.

    Os itens corretos são

    Apenas I e III.
    I, II e III.
    Apenas II e III.
    Apenas I e II.

    ResponderExcluir
  12. Em relação às bibliotecas virtuais disponíveis na internet, como a BibVirt, é correto afirmar que.. auguem sabe a resposta desta??

    ResponderExcluir
  13. Boa noite! Estou vendo sua pagina, pois estou fazendo uma prova online e estar me ajudando muito, você esta de parabéns é muito bom, só que eu estou com uma duvida nessa pergunta (A partir da Teoria das Inteligências Múltiplas, é possível dizer que). Pois na sua resposta são duas no meu caso tem que ser só uma resposta você poderia me ajudar obrigada. Dinê
    a ) cada pessoa tem várias inteligências, que atuam de maneira articulada na resolução de problemas.
    b ) cada pessoa tem um tipo de inteligência, agrupada em uma das categorias das diversas inteligências.
    c ) cada pessoa tem uma única inteligência, diferente da inteligência de outras pessoas.
    d ) cada pessoa possui múltiplas inteligências, que atuam isoladamente na resolução de problemas.

    ResponderExcluir
  14. boa tarde preciso de ajuda para responder este questionario
    3) No que se refere à utilização do rádio como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem a distância, assinale a alternativa CORRETA:

    a) O procedimento mais utilizado na EaD, com o apoio do rádio, é a gravação e edição de aulas e conferências que podem ser retransmitidas várias vezes. b) A leitura de textos radiofônicos, constituídos com recursos sonoros, é uma estratégia de aprendizagem identificada à transmissão de conteúdo, em razão da monotonia decorrente desse tipo de prática, que não incita a imaginação dos alunos ouvintes. c) Os programas educativos transmitidos ao vivo ou em tempo real possibilitam a participação do público e de especialistas convidados, tornando o rádio um meio de comunicação bidirecional. Contudo, em razão de seu elevado custo de produção, a utilização deste recurso no processo de ensino aprendizagem é inviável. d) As principais características do rádio, como meio de comunicação, são bidirecionalidade, instantaneidade, simultaneidade, plurissensorialidade e interatividade restrita. e) Os programas radiofônicos possibilitam transmitir sensações, conceitos e representações, contudo, diferentemente das transmissões audiovisuais, eles não são capazes de personificar o espaço físico.

    Com o desenvolvimento tecnológico, diversos tipos de mídias vêm sendo utilizados no processo de ensino-aprendizagem a distância, com as mais variadas funções, possibilitando a transmissão de mensagens de forma textual, auditiva ou visual. Acerca desse tema, assinale a alternativa CORRETA:

    a) Na EaD, a mídia impressa foi inicialmente usada nos cursos por correspondência, tendo propiciado uma interatividade, em geral, muito lenta, razão pela qual esse tipo de mídia não é mais utilizado nos cursos de EaD. b) Por meio do material impresso especificamente destinado à EaD, é fundamental que se consiga estabelecer uma comunicação que pressuponha as dificuldades do estudante, dando-se ênfase mais à aprendizagem do que ao ensino, com o objetivo de desenvolver um aprendiz ativo e seguro em relação ao caminho por ele percorrido. c) A videoconferência constitui um formato de curso que exige diferentes espaços físicos; as interações entre professor e alunos acontecem como se todos estivessem juntos em uma mesma sala de aula, sendo, por isso, dispensados o uso de textos e as atividades que requerem CD-ROM, material impresso ou consulta a sítios da Web. d) Denomina-se curso baseado em computador o curso que usa o computador como meio de entrega de conteúdo a ser ensinado ao aluno, oferecendo grande possibilidade de interação entre os alunos e entre o aluno e o professor. e) O curso que utiliza a internet possibilita ao aluno acessá-lo a qualquer momento e em qualquer lugar, onde haja computador conectado à internet. Porém, somente é oferecido para um pequeno número de alunos, a fim de propiciar a participação ativa do professor e do aluno no processo de aprendizagem e interação rápida entre os alunos e entre professor e aluno.

    5) O advento das tecnologias tem alterado o perfil do professor tanto no ensino presencial como no ensino a distância. Dentre as competências que compõem o perfil ideal de um professor a distância, não pode faltar a habilidade de

    a) ater-se à exposição do conteúdo programático. b) enfatizar a aprendizagem individual. c) centralizar-se no processo de comunicação. d) lidar com as noções de espaço e tempo. e) ater-se aos alunos que não tenham dificuldades de acesso às TICs.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...