quinta-feira, setembro 22, 2011

Organização do Trabalho Pedagógico

COLABORAÇÃO DA ALUNA ANDREA KRON 

PS: em vermelho não achei a resposta e a que tem alternativa

em verde é porque discordo com a correção da unicid!
Provas n2


Leia a descrição abaixo. (pag 53)
Não há comunicação entre professor e aluno, o educador faz "comunicados" e depósitos que os educandos recebem pacientemente, memorizam e repetem; nessa distorção da visão de educação não há saber.
Essa tendência pedagógica relaciona-se com a concepção de:
( x )educação bancária.
( )pedagogia liberal tecnicista.
( )educação problematizadora.
( )pedagogia progressista crítico-social dos conteúdos.

O documento que propicia uma visão clara do que, de quando e por quanto tempo vai ser estudado, assim como quais os objetivos, conteúdos e a profundidade do estudo, é o: (pag 129)
( )projeto político-pedagógico.
( x )plano de estudos.
( )plano de trabalho do professor.
( )plano de aula.

Leia o texto a seguir escrito pelo educador Danilo Gandin. (pag 104)
decidir que tipo de sociedade e de homem que se quer e que tipo de ação educacional é necessário para isso; verificar a que distância se está desse tipo de ação e até que ponto está se contribuindo para o resultado final que se pretende; propor uma série orgânica de ações para diminuir essa distância e para contribuir mais para o resultado final estabelecido; executar, agir em conformidade com o que foi proposto e avaliar revisar sempre cada um desses momentos e cada uma das ações, bem como cada um dos documentos deles derivados." nesse parágrafo, o autor refere-se ao:
( )plano.
( x )planejamento.
( )projeto político pedagógico.
( )diagnóstico.

Sobre a relação entre a tecnologia da informação e o letramento o que é correto afirmar?
( x )projetos devem ser estruturados para que os alunos percebam a realidade social retratada pela tecnologia.
( )não é necessário que os alunos sejam direcionados para que exista um desenvolvimento adequado.
( )o hipertexto não está disponível para qualquer aluno, só aqueles que possuem softwares.
( )é importante que os alunos tenham liberdade para perceber o que há de precioso na internet.

A frase "envolve os conteúdos complementares escolhidos por cada sistema de ensino e estabelecimentos escolares" refere-se a qual destas alternativas?
( )vida cidadã.
( )áreas de conhecimento.
( )base nacional comum.
( x )parte diversificada.

A avaliação será formativa quando:
( )apenas relacionar os conteúdos científicos às experiências dos sujeitos.
( )preocupar-se com os conteúdos que o professor deve trabalhar em sala de aula.
( )classificar os alunos por notas.
( x )concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo.


Para Hall, a identidade plenamente unificada, completa, segura e coerente é (pag 197)
( )uma construção individual.
( )possível de ser alcançada
( x )uma fantasia.
( )uma realidade

O conhecimento de que se dispõe sobre os processos de aprendizagem,
Sobre a finalidade do ensino e sobre como formar integralmente as pessoas para que sejam capazes de compreender e intervir na sociedade, com o objetivo de melhorá-la, leva a entender que:
( )é função da escola oferecer meios e condições de ensino bons e recursos pedagógicos e tecnológicos atuais para os alunos corresponderem ao que a disciplina exige.
( )basta planejar com os alunos a forma de trabalhar em sala de aula, sem preocupação de estabelecer inter-relação com os tópicos do conteúdo e com as diferentes áreas do saber.
( )é suficiente considerar o programa emitido pelos órgãos superiores para que o professor cumpra o seu dever.
( x )os professores, em sua prática docente, devem organizar os seus conteúdos a partir de um enfoque globalizador.

O referencial curricular nacional para a educação infantil, os PCN e os temas transversais reforçam e institucionalizam
( )o intercâmbio entre as diferentes culturas.
( )uma prática consciente e problematizadora
( )a transmissão de conteúdos.
( x )a transmissão de conteúdos e uma única cultura.

Leia o depoimento a seguir:
As aulas são expositivas e nelas tudo é sintetizado e explicado de forma que possam, passivamente, receber as informações e anotá-las, pensando que suas anotações, uma vez memorizadas, podem ser transformadas em notas. Triste realidade. Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas?
( )abordagem humanista
( )abordagem sociocultural
( )pedagogia relacional.
( x )pedagogia diretiva.


Para Vygotsky, os mecanismos de mudanças individuais teriam suas raízes na cultura e sociedade, sendo a linguagem um processo extremamente
( )cultural.
( x )social
( )individual
( )dialético.

Na área da educação, o que significa currículo?
( )conjunto dos conteúdos metacognitivos
( x )compêndios dos conhecimentos e valores que identificam o processo social
( )caminho percorrido das atividades de uma pessoa
( )montagem de conhecimento.

Leia o depoimento a seguir:
"esta abordagem consiste nas tendências ou enfoques que ressaltam o sujeito, dando ênfase a relações interpessoais e à vida psicológica e emocional do indivíduo. É o chamado 'ensino centrado no aluno'." (pag 73)
Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas?
( )abordagem tradicional.
( )abordagem comportamentalista.
( X )abordagem humanista.
( )pedagogia não-diretiva.

Leia o trecho a seguir.
É a diretriz orientadora das ações educativas na escola, expressando as concepções de homem, sociedade, educação, conhecimento, escola, dentre outras, que justifiquem e fundamentem as práticas da instituição. (pag 109)
O texto é o conceito de:
( X )projeto político-pedagógico.
( )plano escolar.
( )planejamento político.
( )marco situacional

Segue abaixo:
As tendências pedagógicas definem o papel da educação e do homem no mundo, na sociedade e na escola, o que repercute na prática docente em sala de aula através dos elementos constitutivos que envolvem o ato de ensinar e de aprender. Leia o parágrafo abaixo e assinale a qual pedagogia ele se refere.
A escola modela o comportamento humano através de técnicas específicas que organizam o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos para que os indivíduos se integrem no sistema social global. (pag 59)
( X )pedagogia liberal tecnicista.
( )pedagogia liberal tradicional.
( )pedagogia liberal renovada progressivista.
( )pedagogia liberal renovada não-diretiva

Sobre as críticas voltadas aos pcn, o que é correto afirmar? (pag 262)
( )o abandono escolar, repetência, entre outros problemas devem ser resolvidos dentro das escolas.
( )as propostas realizadas nos pcn são totalmente coerentes com os problemas que surgem na atualidade.
( )a evasão curricular, a repetência, as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas ao currículo estipulado pelos pcn.
( X )temas transversais foram excluídos dos currículos e ignorados nas práticas sociais e escolares.

Assinale a alternativa que completa corretamente o trecho a seguir.
Para lévy, o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções __________ humanas. (pag 273)
( )culturais.
( )sociais.
( )linguísticas.
( X )cognitivas.
O que é correto afirmar sobre o multiculturalismo? (do grupo)
( )são as culturas estudadas na escola.
( )trata-se de um currículo fixo.
( X )são múltiplas vozes no espaço educativo.
( )nos auxilia na fabricação de identidades.

A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática como condição para sua realização.
Marque a alternativa que corresponde à prática pedagógica repetitiva. (pag 21)
( )visa a compreender a realidade sobre a qual vai atuar, refletindo sobre a transformação desta.
( )propicia um caráter criador à prática social, o qual define e orienta a ação pedagógica.
( )não aplica sobre a realidade em que atua um modelo previamente elaborado.
( X )
tem por base leis e normas estabelecidas, bastando ao professor subordinar-se a elas.

O que é correto afirmar sobre o ensino em uma concepção construtivista? (pag 94)
( )considerar apenas as relações diretas da prática e seus problemas.
( X )as situações de ensino devem ter coerência com todas as áreas.
( )o aluno deve vivenciar, de perto, a realidade na qual está inserido.
( )o ensino deve se adequar ao momento contemporâneo.

Leia o trecho que segue.
É a "apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas relativas à ação a realizar". (Luckesi, 1984, p. 211 apud Vasconcellos, 2000, p. 80). Essa afirmação define (pag 107) (!!!)
( )avaliação.
( )currículo.
( X )plano.
( )diretriz.

Para Silva, o nexo íntimo e estreito entre educação e identidade social, entre escolarização e subjetividade, é assegurado precisamente pelas seguintes experiências corporificadas no currículo:
( )culturais e cognitivas. (pag 198)
( )culturais e afetivas.
( X )cognitivas e afetivas.
( )sociais e culturais.

A educação continuada deve estar voltada para (pag 34/35)
( )o tradicionalismo cultural e social de um período.
( X )as necessidades socioculturais, econômicas e tecnológicas.
( )o perfil do professor, essencialmente.
( )ser adaptada somente à realidade escolar.

Sobre as diretrizes curriculares nacionais, o que é correto afirmar? (pag 126)
( )são as organizações das práticas pedagógicas e de seus planejamentos educacionais.
( )possuem como pano de fundo, alguns princípios e fins da educação regional.
( )são fundamentos e procedimentos na educação fundamental, segundo a ceb 4/98, expressas pelo conselho nacional de educação.
( X )são construídas a partir de níveis de ensino, das áreas do conhecimento e dos aspectos da vida cidadã.

A creche e a escola de educação infantil são espaços (pag 211)
( X )socializadores.
( )que disciplinam.
( )que cuidam das crianças.
( )para divertir as crianças.
2. Observe abaixo: (pag 37)
Para Libâneo, é necessário ter preparo teórico-prático para superar a visão fragmentada do ensino em prol de uma visão interdisciplinar, exigindo-se para isso várias habilidades.
A habilidade descrita abaixo relaciona-se com quais exigências apontadas pelo autor?
"capacidade de problematizar situações, de pensar crítico, de aplicar conceitos como forma de apropriação dos objetos de conhecimento a partir de um enfoque totalizante da realidade."
(X )ensinar a pensar criticamente. (prova Raquel)
( )conhecer estratégias do ensinar a pensar, ensinar o aprender a aprender.
( )desenvolver capacidade comunicativa.
( )integrar no exercício docente a dimensão afetiva.

3. Os PCN buscam salientar que a escola é socialmente onipotente e que fracassa na sua missão educativa devido, exclusivamente, aos seus problemas (pag 262)
( X ) internos.
( ) internos e externos.
( ) com alunos.
( )externos.

Leia o depoimento a seguir.
Como trabalho final, os alunos precisam construir um texto. Escolhem o tema, a forma de desenvolver o artigo, as obras a serem pesquisadas, o problema a ser levantado e a hipótese a ser defendida ou negada. Esses alunos têm a possibilidade de criar, de serem autores. Em suas próprias vidas é isso que precisam constantemente fazer.
Esse depoimento expressa qual das tendências pedagógicas abaixo relacionadas? (pag. 69)
( )pedagogia diretiva.
( X )pedagogia relacional.
( )pedagogia não-diretiva.
( )abordagem tradicional.

O currículo que se concretiza nos parâmetros curriculares nacionais e em documentos é o currículo
( )social.
( X )formal. (pag 176)
( )em ação.
( )oculto.

Sobre a pedagogia liberal, assinale a alternativa correta. (pag 58)
( X )na pedagogia liberal renovada e progressivista, o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social.
( )na pedagogia liberal renovada não-diretiva, o papel da escola é se organizar de forma a retratar a vida.
( )na pedagogia liberal tecnicista, o papel da escola é formar os alunos intelectual e moralmente.
( )na pedagogia liberal tradicional, o papel da escola é se centrar na formação de atitudes.

Para Ariès, o sentimento de família, o sentimento de classe e o sentimento de raça surgem como manifestações de uma mesma preocupação, (pag 208)
( X )a uniformidade.
( )a fraternidade.
( )o respeito à diversidade.
( )o respeito às culturas.
O que é realismo? (pag 51)
( )é a doutrina que considera todos os objetos de conhecimento e suas representações.
( X )é a doutrina que considera os objetos de conhecimento independentes da nossa consciência.
( )é a doutrina ligada a toda existência, a todas as ideias existentes na vida humana.
( )é a doutrina que, quando subordinada ao pensamento, revela o objeto em questão.

Leia abaixo:
A instituição escolar não pode fazer de conta que o mundo é harmonioso, que não existem a devastação do meio ambiente, as guerras, a fome, a violência, porque tudo isso está presente e traz consequências para o momento em que vivemos e para os momentos futuros. Diferentemente, a escola deve trazer para dentro de seus espaços o mundo real, do qual crianças e professores fazem parte. Fazendo isso, (pag 89/90)
( )desvincula sua função social da problemática mundial, econômica, social, pedagógica e psicológica.
( )determina que formar cidadãos é tarefa apenas da escola, e que outras esferas formativas podem ser desconsideradas.
( )revela que formar e orientar o cidadão se dá na família, porque esta favorece o convívio em sociedade.
( X )mostra clareza da própria função social, do homem que quer formar e do tipo de prática pedagógica correspondente

Com os projetos de trabalho, pretende-se percorrer o caminho que vai da informação ao(s)
( )desconhecido.
( )inesperado.
( X )conhecimento. (pag 227)
( )conteúdos mínimos.

Considerando as competências necessárias para a prática do professor, Nóvoa enumera e valoriza duas competências, que são: (pag 39)
( X )organizar e compreender o conhecimento.
( )ser decidido e estar em segurança.
( )reconhecer o impacto das tecnologias e saber como aplicá-las.
( )ensinar a pensar criticamente e desenvolver comportamento ético.

Atualmente, a preocupação elementar da didática diz respeito às condições e aos modos de melhorar e potencializar a aprendizagem dos alunos.
Na concepção de Libâneo, a didática baseia-se na: (pag 15)
( )articulação das proposições teóricas com a prática escolar.
( X )concepção de homem e sociedade.
( )concretização da concepção teórica de educação.
( )transformação da teoria pedagógica em prática pedagógica.

O que caracteriza a construção da identidade profissional do professor? (pag 17)
( )significação das tradições, reafirmação das redes de relações entre pessoas, revisão social da profissão e das tradições e afirmação das práticas tradicionais
( )revisão de situações de cunho técnico e prático, significação e revisão social da tradição, verificação da cultura atual, revisão constante dos significados sociais da profissão.
( )significação social da profissão e da atividade docente, significação de práticas culturais, afirmação das tradições consagradas e rede de relações com outros professores.
( X )significação e revisão social da profissão, revisão das tradições, reafirmação das práticas consagradas culturalmente, significação da visão de mundo do professor e rede de relações.


Sobre os três modelos pedagógicos e epistemológicos desenvolvidos por Fernando Becker, assinale a alternativa correta: (pag 69)

( X )a pedagogia relacional é aquela que acredita que tudo que o aluno construiu em sua vida auxilia na construção de novos conhecimentos
( )pedagogia diretiva é aquela em que o aluno consegue, por si mesmo, aprender o conteúdo.
( )a pedagogia não-diretiva é aquela em que o professor transmite, mesmo que indiretamente, o conteúdo.
( )a pedagogia diretiva acredita em um processo de conhecimento que se dá através da interferência do meio físico

Para se estruturar um currículo, é importante a apropriada administração do tempo: (pag 171)
( )do ambiente escolar, do ano letivo e dos alunos.
( X )da escola, dos alunos e dos professores.
( )da escola, do ano letivo e dos alunos.
( )da escola, dos alunos e do ambiente escolar.

O plano de aula constitui-se da proposta de trabalho do professor para uma determinada aula, ou conjunto de aulas. Isso significa que o plano de aula (pag 132)
( )relaciona-se com o projeto de trabalho.
( )é indicado para os professores que não possuem experiência docente.
( )e o projeto político pedagógico podem ser tomados como sinônimos.
( X )configura o maior detalhamento e objetividade do planejamento do professor.

Observe abaixo:
Professores, toda a equipe técnica e funcionários da escola devem dispor de momentos para discutir concepções individuais com o coletivo da escola, para que todos trabalhem numa mesma direção, garantindo o cumprimento da função social da instituição. Posto isso, conclui-se que (pag 91)
( )o cumprimento da função social da escola é destacadamente de responsabilidade da equipe gestora, não envolvendo professores.
( X )o professor deve estar atento às novidades e consciente de que está contribuindo para que a escola cumpra o seu papel na sociedade.
( )o planejamento global da escola é importante, porém não pode constituir uma linha comum, pois o que vale é o que cada um pensa e o jeito de ensinar de cada um, sem haver conexão entre disciplinas.
( )a formação profissional ainda se pauta num modelo centralizador, no qual a compreensão da função social da escola e da prática pedagógica é assunto para ser internalizado com o passar do tempo.

Como é definida a identidade de um indivíduo? (pag 194/198)
( )biologicamente.
( X )historicamente.
( )unificadamente.
( )coerentemente.

Como é o ensino na tendência pedagógica relacional? (pag. 70 quadro)
( )o aluno decide por si mesmo, definindo o lugar que irá estudar. (pedag. não diretiva)
( )o professor ensina para que o aluno aprenda. (pedag. Diretiva)
( X )o conteúdo é completamente interativo.
( )o professor decide como vai trabalhar. (pedag. Diretiva)

A aprendizagem era controlada pela avaliação diagnóstica na fase : (pag 145)
( )do planejamento regulamentado.
( )do planejamento participativo.
( X )instrumental.
( )do planejamento descritivo.

Sobre o planejamento curricular, o planejamento educacional e o plano de ensino, assinale a alternativa verdadeira. (pag 106)
( )planejamento curricular é aquele tem como objetivo realizar um processo de abordagem de acordo com os níveis educacionais.
( )o plano de ensino é aquele que organiza o sistema de relações lógicas e psicológicas dentro de um campo de conhecimento.
( X )planejamento educacional é o processo de abordagem racional e científica dos problemas de educação.
( )o planejamento curricular realiza a previsão de situações especificas entre aluno e professor

Para Fernando Hernández, os projetos de trabalho refletem uma nova maneira de pensar e fazer educação, currículo e diversidade. Nesse contexto, o tema está vinculado ao emergente, a uma concepção _____________ do conhecimento. A palavra que preenche a lacuna é
( )mediadora.
( )multidisciplinar.
( )transdisciplinar.
( )dialética.

Sobre a modernidade tecnológica, assinale a alternativa correta.
( )a partir do século XIX uma nova dinâmica cultural começou a se instaurar, criando discursos sobre a tecnologia.
( )a modernidade desestruturou os conceitos de infância, família, classe social, entre outros.
( )as máquinas que surgiram com a modernidade não revelam a sociedade com transparência.
( )a modernidade trouxe com ela um imenso consumismo entre pessoas que buscam liberdade.

Projeto de trabalho ou metodologia de projetos é o tipo de proposta de trabalho que (gabarito)
( )aborda, sobretudo, temas das áreas das ciências naturais e sociais. As propostas concretas são apresentadas pelos alunos e a decisão sobre o que se vai estudar é tomada por votação na sala de aula.
( )sugere três etapas de aprendizagem: observação pessoal e direta das coisas por meio das ciências; associação das coisas observadas ao tempo e espaço; e expressão do pensamento por meio da linguagem oral e escrita, do desenho, do corpo, da modelagem e de outros trabalhos manuais.
( )determina ser o professor é o único informante, com o papel de dar as respostas certas e cobrar sua memorização.
( X )oportuniza mais participação do aluno no processo de aprendizagem, pois permite o questionamento, a tomada de decisão e o desenvolvimento do pensamento crítico.

O que é necessário para que a informação descrita abaixo se concretize? (pag 32)
"em sala de aula, essa identidade traduz-se em desenvolver no aluno a sua criticidade através do diálogo, no confronto de ideias e práticas, na capacidade de ouvir, ouvir-se e autocriticar-se."
( )o professor deve preocupar-se com a sua prática docente unicamente.
( )o professor deve desconsiderar as variáveis externas à escola, uma vez que o ato de ensinar e aprender aconteceu em sala de aula.
( )o professor deve voltar-se a modelos pedagógicos nos quais o papel fundamental é do aluno.
( X )o professor, para melhorar o seu desempenho, deve dar ênfase ao processo crítico-reflexivo.

Um comentário:

  1. 1. QUAL CURRÍCULO É CONSTITUÍDO POR TODOS AQUELES ASPECTOS DO AMBIENTE ESCOLAR QUE CONTRIBUEM, DE FORMA IMPLÍCITA, PARA APRENDIZAGENS SOCIAIS RELEVANTES?

    • O currículo oculto. CORRETA
    • O currículo integrado.
    • O currículo em ação.
    • O currículo formal.
    2. NEIL POSTMAN AFIRMOU QUE ASSIM COMO A INFÂNCIA FOI INVENTADA, ELA PODERIA DEIXAR DE EXISTIR.


    • Quais são as questões sociais, segundo esse autor, que contribuiriam para a atual mudança da infância vivida pelas crianças?

    • Processo de escolarização e a televisão.
    • As relações sociais e o processo de escolarização.
    • A influência de um novo modelo educacional nas escolas e nas famílias, perpassado pela sociedade.
    • A televisão, as relações sociedade-criança, pais-filhos, o processo de escolarização e, principalmente, a homogeneização. CORRETA
    3. O CONHECIMENTO DE QUE SE DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM,


    • sobre a finalidade do ensino e sobre como formar integralmente as pessoas para que sejam capazes de compreender e intervir na sociedade, com o objetivo de melhorá-la, leva a entender que:

    • é função da escola oferecer meios e condições de ensino bons e recursos pedagógicos e tecnológicos atuais para os alunos corresponderem ao que a disciplina exige.
    • os professores, em sua prática docente, devem organizar os seus conteúdos a partir de um enfoque globalizador. CORRETA
    • basta planejar com os alunos a forma de trabalhar em sala de aula, sem preocupação de estabelecer inter-relação com os tópicos do conteúdo e com as diferentes áreas do saber.
    • é suficiente considerar o programa emitido pelos órgãos superiores para que o professor cumpra o seu dever.
    4. A AVALIAÇÃO SERÁ FORMATIVA QUANDO:

    • classificar os alunos por notas.
    • concebida como um meio pedagógico para ajudar o aluno em seu processo educativo. CORRETA
    • preocupar-se com os conteúdos que o professor deve trabalhar em sala de aula.
    • relacionar os conteúdos científicos às experiências dos sujeitos, apenas.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...