domingo, setembro 18, 2011

PROVA ***N2 *** EDUCAÇÃO INCLUSIVA


1.A função da escola em buscar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades para o exercício da cidadania fez com que se definisse o termo "necessidades educacionais especiais", que
  • se consolida com o pensamento elitista da sociedade.
  • aponta para uma maior qualidade do ensino.
  • se constrói como uma modalidade de ensino.
  • se originou em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.

2. Quais os aparelhos utilizados para a ampliação de letras?

  • Scanners e impressoras.
  • Televisores e lupas.
  • Vídeos ampliadores e lupas.
  • Regletes e punção.

3. O USO DA TERMINOLOGIA "NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS" ERRADICOU OS RÓTULOS ANTIGOS:

  • excepcionais, subnormais, superdotados, entre outros, e ainda contribuiu para o processo de inclusão porque coloca o foco do problema:
  • nas respostas educacionais que eles demandam.
  • no aluno como responsável pela diversidade.
  • no campo da psicologia escolar.
  • nas expressões anteriormente utilizadas.

4. A MULTISSERIAÇÃO VEM SENDO CONSTRUÍDA EM ESPAÇOS CIRCUNSTANCIAIS, ATENDENDO, PRINCIPALMENTE, AO ENSINO FUNDAMENTAL.

  • Essa responsabilidade fica nas mãos dos governos:
  • municipais e estaduais.
  • estaduais e federal.
  • somente municipais.
  • municipais e federal.

1.             O debate entre o inato e o adquirido, que deram origem às
discussões sobre o conhecimento da inteligência humana, foi propiciado
pelas ideias de

 Sócrates e Galileu.
 Platão e Sócrates.
 Aristóteles e Galileu.
 Platão e Aristóteles.(CERTA)


2. O conhecimento das diferentes necessidades educacionais facilita

 na aceitação do aluno.
 ao se indicar o tratamento necessário.
 no momento do diagnóstico.(CERTA)
 ao se estabelecer relações sociais.


3. QUAL É O PRINCIPAL ASPECTO DA CULTURA SURDA?

 Linguagem de sinais.
 Língua de sinais.(CERTA)
 Oralidade.
 Leitura labial.


4. O ATENDIMENTO DA ESCOLA ÀS CONDUTAS TÍPICAS DEVE OBSERVAR ALGUMAS
CARACTERÍSTICAS FACILITADORAS DA INCLUSÃO DESSE ALUNO.
Marque a alternativa que indica ser o aspecto facilitador da inclusão.

 Executar tarefas que exijam concentração.
 Mapear as competências desejáveis.(CERTA)
 Propor atividades complexas.
 Desenvolver atividades com muitas instruções.

1. Uma proposta que chegou à escola e tem provocado muitas discussões - os ciclos - poderia estar contribuindo para


  • camuflar os índices de evasão e de repetência.
  • encobrir as falhas do sistema educacional.
  • encontrar caminhos para a educação continuada.
  • desqualificar propostas de mudança educacional.

2. Um aluno portador de paralisia cerebral possui algumas limitações no processo de ensino-aprendizagem que

  • impossibilitam sua aprendizagem.
  • impedem um relacionamento solidário.
  • indicam recursos adaptativos.
  • são passageiras.

3. Os mitos criados em relação aos portadores de altas habilidades/superdotação têm contribuído para


  • superar os obstáculos que circundam os portadores de altas habilidades.
  • dificultar as estratégias de atendimento aos portadores de altas habilidades.
  • alavancar as discussões em torno do conceito sobre altas habilidades.
  • buscar saídas para o trabalho com portadores de altas habilidades.

4. Qual é o melhor tipo de texto para trabalhar o conhecimento do aluno surdo?


  • Um texto que não chame a atenção do aluno.
  • Um texto do livro didático.
  • Um texto sem vinculação nenhuma.
  • Um texto de cunho social.

47 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 3.0
    DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
    1. Leia o trecho abaixo e em seguida assinale a frase que o explica resumidamente.


    "Parece-nos que a grande barreira ainda tem sido a falta de tradição que acomete a maioria dos educadores em procurar recursos visando desenvolver de forma mais abrangente seu fazer profissional e ou atualizar-se no exercício da profissão. Às vezes, pela própria dificuldade relativa aos baixos salários, em outras, às atividades escolares estressantes do cotidiano profissional, levam o educador a assumir um discurso presente no social, uma postura derrotista onde pensa que nada vai dar certo, que não adianta investir."


    Parece-nos que a grande barreira ainda está em colocar alunos com deficiências nas escolas de ensino regular.

    Parece-nos que a grande barreira ainda são as famílias que não aceitam seus filhos.

    (CORRETA)Parece-nos que a grande barreira ainda está na pouca atualização do professor que o impede de ter uma visão mais crítica sobre as possibilidades de fazer diferente.
    Parece-nos que a grande barreira ainda é o governo que não dá condições para que o professor pense diferente.

    2. Segundo Stainback, a fase da exclusão corresponde à

    acolhida a pessoa com deficiência na sociedade e escola dando direitos iguais.
    (CORRETA)indignação da educação escolar.
    mesma da inclusão.
    mesma da integração.

    3. No processo do luto pelo filho desejado é comum que os pais

    convivam com a dor de ter um filho com deficiência, sem sofrimento.
    fiquem calmos e não tenham sentimentos de angústia.
    fiquem numa atmosfera de conforto e sem conflito.
    (CORRETA)sofram a perda da criança desejada, esperada, que não veio e aos poucos se adaptem à situação.

    4. Como a escola de ensino regular deve se organizar para receber a criança com deficiência intelectual?


    I. Buscar conhecer a deficiência intelectual, observar as particularidades de cada aluno como singular, oferecer um ambiente estimulante, preocupar-se com a qualidade da mediação oferecida, fazer as adaptações necessárias, manter relações afetivas, e respeitar seu ritmo de desenvolvimento.
    II. Pensar em não prejudicar os demais alunos, não optando por adaptações curriculares, pois as normas devem ser iguais. O professor decide quando o aluno não está acompanhando, para que ele repita a série.
    III. Estabelecer as normas que o aluno deverá seguir, entender que o tempo de resposta a estímulos desse aluno é totalmente diferente, atribuir atividades diversificadas.

    De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.


    As afirmativas II e III estão corretas.
    As afirmativas I, II e III estão corretas.
    As afirmativas I e III estão corretas.
    (CORRETA) A afirmativa I está correta.

    ResponderExcluir
  2. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 10.0
    EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    1. Existe uma lei de ensino que explicita uma filosofia para a Educação Especial e, de acordo com seu conteúdo, pode-se afirmar que ela é

    • inovadora, pois obriga o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais somente em escolas regulares de ensino.
    • tradicional, pois defende o atendimento de alunos com somente alguns tipos de necessidades educacionais especiais na escola regular.
    • contraditória, porque continua aceitando o ensino segregacionista, se o processo pedagógico assim o recomendar.
    • ousada, em virtude de reconhecer a existência de alunos portadores de diversas necessidades educacionais especiais.
    2. O Sistema Braille é o método criado para a escrita e a leitura de pessoas com

    • visão subnormal.
    • deficiência auditiva.
    • deficiência visual de modo geral.
    • deficiência visual total.
    3. Como eram educados os alunos com deficiência visual nas escolas especiais?

    • Tinham contato com os alunos do Ensino Regular, porém, aprendiam de modo diferenciado.
    • Tinham a mesma educação que um aluno do Ensino Regular, interagindo com todos os outros alunos.
    • Ficavam em escolas especiais, também frequentadas por outros alunos do Ensino Regular.
    • Eram internados e isolados das demais pessoas, sendo educados através de métodos e sistemas especiais.
    4. Quais os sentidos mais utilizados pelos deficientes visuais?

    • Olfato e paladar.
    • Olfato e audição.
    • Tato e audição.
    • Tato e paladar.

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde, obrigada por sua colaboração.
    Quais são as corretas?
    Abraços e bons estudos.

    ResponderExcluir
  4. 1. Qual termo define a atitude do aprendiz diante da aprendizagem, que trata das múltiplas maneiras de perceber e processar a informação no aprender?



    Interatividade no ambiente escolar.
    Arquitetura mental.
    Estilo de aprendizagem.
    Habilidades cognitivas.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, por gentileza tem como enviar o livro em PDF: INCLUSAO DA CRIANCA COM AUTISMO NA EDUCACAO INFANTIL DA Fernanda de Araujo Binnatti. O mais rapido possivel. obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria que alguém me respondesse algumas respostas sobre a avaliação na educacao especial não tenho muita experiência neste assunto e estou confusa mas respostas.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria que alguém me respondesse algumas respostas sobre a avaliação na educacao especial não tenho muita experiência neste assunto e estou confusa mas respostas.

    ResponderExcluir
  8. gostaria que me respondesse quais dessas estão certas?
    4. Qual é o melhor tipo de texto para trabalhar o conhecimento do aluno surdo?

    Um texto que não chame a atenção do aluno.
    Um texto do livro didático.
    Um texto sem vinculação nenhuma.
    Um texto de cunho social.

    ResponderExcluir
  9. QUESTÃO 1
    Um conceito para AH/SD pode ser exemplificado por aquela criança que tem talentos, potencialidades específicas e um modo não convencional de resolver problemas.


    As ideias da afirmativa acima estão



    a ) parcialmente corretas.
    b ) totalmente descontextualizadas.
    c ) totalmente corretas
    d ) totalmente incorretas
    QUESTÃO 2
    Assinale a alternativa que completa a frase sobre a deliberação da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2024

    "________________,para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência,transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o ____________________à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente, na rede _________________de ensino, com a ________________ de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados,
    públicos ou conveniados."

    a ) proporcionar-método-inserção-alternativa
    b ) generalizar-acesso-regular-garantia
    c ) universalizar-acesso-regular-garantia
    d ) universalizar-método-regular-alternativa
    QUESTÃO 3
    Assinale a opção que expressa o significado amplo de acessibilidade.
    a ) Desconsiderar os serviços de acesso essenciais
    b ) Eliminar barreiras, obstáculos do cotidiano da vida de todas as pessoas.
    c ) Acessibilidade para cada situação é algo circunstancial.
    d ) Providências individuais são priorizadas na acessibilidade
    QUESTÃO 4
    Quais são os três domínios que interagem de acordo ao modelo de inteligência proposto por Sternberg?
    a ) Talento-criatividade-envolvimento.
    b ) Analítico-prático-criativo.
    c ) Educacional-familiar-social.
    d ) Social-histórico-cultural.
    QUESTÃO 5
    O que Isabel Alarcão (2001) apresenta como essência do processo de humanização e alavanca da nova racionalidade do século XXI no Brasil?
    a ) A produtividade.
    b ) A educação
    c ) O autoconhecimento.
    d ) A interatividade social.
    QUESTÃO 6
    Cabani (2004) em referência aos enfoques de aprendizagem de Entwistle (1998), descreve o enfoque de aprendizagem como a...
    a ) organização que o aprendiz faz das informações.
    b ) compreensão do aprendiz para dar sentido às informações.
    c ) memorização que o aprendiz faz das informações.
    d ) intenção que orienta a atividade do aprendiz.
    QUESTÃO 7
    O pressuposto é que a educação exerce função essencial na humanização dos sujeitos e da sociedade. Na escola, compete ao professor ocupar o lugar de interlocutor do aluno.


    As ideias da afirmativa acima estão

    a ) totalmente incorretas.
    b ) totalmente corretas.
    c ) totalmente descontextualizadas.
    d ) parcialmente corretas
    QUESTÃO 8
    Qual o foco atual da educação inclusiva no processo ensino-aprendizagem?
    a ) Reeducar as capacidades laborais para o mercado de trabalho
    b ) Reeducar o comportamento e a atitude do aluno.
    c ) Potencializar habilidades e competências do aluno.
    d ) Trabalhar as incapacidades e os déficits do aluno.
    QUESTÃO 9
    Qual dimensão de acessibilidade visa eliminar as barreiras do preconceito, do medo e da ignorância?
    a ) Comunicacional.
    b ) Instrumental.
    c ) Arquitetônica.
    d ) Atitudinal.
    QUESTÃO 10
    Qual termo define a atitude do aprendiz diante da aprendizagem, que trata das múltiplas maneiras de perceber e processar a informação no aprender?

    a ) Estilo de aprendizagem.
    b ) Habilidades cognitivas
    c ) Interatividade no ambiente escolar.
    d ) Arquitetura mental

    ResponderExcluir
  10. Para se trabalhar com pessoas Sudocegas,e necessario o que ?

    ResponderExcluir
  11. 5. Incluir é garantir o acesso e permanência de todos nas escolas de ensino comum, considerando a especificidade de cada um. Por isso, a escola inclusiva está fundamentada na educação como direito de todos, na igualdade de oportunidades, na transformação através do convívio social e na:
    a) Avaliação diferenciada.
    b) Valorização da diversidade.
    c) Homogeneidade das salas de aula na escola.
    d) Diferenciação do currículo.

    preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  12. Quais são os três domínios que interagem de acordo ao modelo de inteligência proposto por Sternberg?

    ResponderExcluir
  13. algem sabe essa resposta?
    QUESTÃO 7
    O pressuposto é que a educação exerce função essencial na humanização dos sujeitos e da sociedade. Na escola, compete ao professor ocupar o lugar de interlocutor do aluno.


    As ideias da afirmativa acima estão

    a ) totalmente incorretas.
    b ) totalmente corretas.
    c ) totalmente descontextualizadas.
    d ) parcialmente corretas

    ResponderExcluir

  14. Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    O termo necessidades educativas especiais significa quaisquer necessidades do aluno para o aprender, já o caráter especial exige respostas específicas e adequadas a determinada proposta educacional.

    As ideias da afirmativa acima estão

    a )
    totalmente incorretas.
    b )
    totalmente corretas.
    c )
    parcialmente corretas.
    d )
    totalmente descontextualizadas.
    QUESTÃO 2
    Qual é a dimensão da acessibilidade que atua por meio de programas e práticas de sensibilização e de conscientização das pessoas em geral e da convivência na diversidade humana, resultando em quebra de preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminação?

    a )
    Comunicacional.
    b )
    Instrumental.

    c )
    Arquitetônica.
    d )
    Atitudinal.
    QUESTÃO 3
    Maria Mossato (2000) define a escola como

    a )
    corpo biológico.
    b )
    extensão da família
    c )
    instituição interativa.
    d )
    organismo vivo.
    QUESTÃO 4
    O pressuposto é que a educação exerce função essencial na humanização dos sujeitos e da sociedade. Na escola, compete ao professor ocupar o lugar de interlocutor do aluno.


    As ideias da afirmativa acima estão

    a )
    totalmente incorretas.
    b )
    totalmente descontextualizadas.
    c )
    parcialmente corretas
    d )
    totalmente corretas.
    QUESTÃO 5
    São inúmeras as tendências pedagógicas que, historicamente, influenciam os processos de ensino e aprendizagem e interferem nas práticas educacionais escolares, na formação docente e na sala de aula.

    As ideias da afirmativa acima estão

    a )
    totalmente incorretas.
    b )
    totalmente corretas.
    c )
    totalmente descontextualizadas.
    d )
    parcialmente corretas.
    QUESTÃO 6
    Dos aspectos apresentados abaixo, qual melhor destaca o reconhecimento da AH/SD

    a )
    Modo não convencional de resolver problemas
    b )
    Dificuldades de aprendizagem e de comportamento
    c )
    Características de personalidade.
    d )
    Contexto sociocultural de convivência
    QUESTÃO 7
    A afirmação "A escola deve adaptar-se às especificidades dos alunos, e não os alunos às especificidades da escola, independente das diferenças individuais" aparece descrita numa carta de intenções à educação como direito de todos.

    Assinale a alternativa que cita o documento que contempla essa afirmação.

    a )
    Declaração de Jomtien.
    b )
    Declaração Universal dos Direitos Humanos.
    c )
    Declaração de Madri.
    d )
    Declaração de Salamanca.
    QUESTÃO 8
    Assinale a alternativa que melhor traduz o Aprender a ser como um dos conteúdos dos Quatro Pilares da Educação, que confere ao ser humano autonomia nos argumentos, liberdade no pensar e intervir.

    a )
    A educação tradicional já trabalhava nessa direção.
    b )
    Reafirmar a condição naturalizante de todos os seres humanos
    c )
    Traz uma visão de plenitude em que se garante às pessoas o direito de igualdade de todos os cidadãos.
    d )
    A personalidade não recebe a interferência do aprender a ser no seu desenvolvimento.
    QUESTÃO 9
    Qual termo define a atitude do aprendiz diante da aprendizagem, que trata das múltiplas maneiras de perceber e processar a informação no aprender?

    a )
    Habilidades cognitivas
    b )
    Estilo de aprendizagem.
    c )
    Interatividade no ambiente escolar.
    d )
    Arquitetura mental
    QUESTÃO 10
    Quais são os três domínios que interagem de acordo ao modelo de inteligência proposto por Sternberg?

    a )
    Talento-criatividade-envolvimento.
    b )
    Educacional-familiar-social.
    c )
    Analítico-prático-criativo.
    d )
    Social-histórico-cultural.

    ResponderExcluir
  15. Conforme o processo histórico da deficiência, assinale a alternativa cujo período corresponde à realidade da época, com relação à deficiência.

    A)
    Nenhuma das alternativas.

    B)
    A Idade Moderna corresponde à fase da inclusão

    C)
    A Idade Média corresponde à fase da eliminação

    D)
    Antiguidade corresponde à fase da institucionalização

    ResponderExcluir
  16. O que é “Atividade motora excessiva”?
    A atividade motora que caracteriza as crianças hiperativas e que deu nome ao distúrbio manifesta-se por meio de uma atividade corporal excessiva e desorganizada que, com frequência, não tem um objetivo concreto. É exatamente essa ausência de finalidade que
    Resposta correta!
    ________________________________________
    Questão 2
    Qual é a função das políticas de ação afirmativa?
    Combater todas as formas de discriminação.
    Resposta correta!
    ________________________________________
    Questão 3
    O novo paradigma educacional procura fazer com que todos os alunos
    portadores de deficiência, independentemente do comprometimento, tenham
    acesso à educação de qualidade, prioritariamente, na rede regular de ensino, pro-
    curando a melhor forma de desenvolver suas capacidades.
    Assinale a alternativa correta.
    Todas estão corretas.
    Resposta correta!
    ________________________________________
    Questão 4
    Conforme o que a legislação define, podemos incluir no elenco das NEE, pessoas com?
    condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e sensoriais diferenciadas, entre outras.
    Resposta correta!

    ResponderExcluir
  17. Questão 5
    A função da escola em buscar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades para o exercício da cidadania fez com que se definisse o termo "necessidades educacionais especiais", que:
    Se originou em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.
    Resposta correta!
    ________________________________________
    Questão 6
    Professores capacitados são os que atuam em classe comum e comprovam sua for-
    mação em nível médio ou superior, pela inclusão de conteúdos sobre Educação Especial
    adequadas ao desenvolvimento de competências e valores para:
    I- perceber as necessidades educacionais especiais dos alunos e valorizar a educação inclusiva;
    II- flexibilizar a ação pedagógica nas diferentes áreas de conhecimento de modo adequado
    às necessidades especiais de aprendizagem;
    III- avaliar continuamente a eficácia do processo educativo para o atendimento de neces-
    sidades educacionais especiais;
    IV- atuar em equipe, inclusive com professores especializados em Educação Especial.

    Quais alternativas acima estão corretas?
    Todas estão corretas.
    Resposta correta!
    ________________________________________
    Questão 7
    Podemos identificar como distúrbios de comportamento: certas condutas que afetam a relação do indivíduo com seu meio ambiente e interferem negativamente em seu desenvolvimento; que constituem sintomas, mas não se organizam em forma de síndrome, ocorrendo de forma isolada ou em combinações muito limitadas; que não são em si patológicas, sendo que o caráter patológico advém do exagero, déficit ou sua persistência além das idades em que podem desempenhar um papel adaptativo; que são estáveis e mais resistentes à intervenção que os distúrbios situacionais transitórios, mas menos que a psicose, neurose e outros distúrbios profundos.

    Para poder identificar quando uma criança apresenta tal distúrbio, é necessário:

    I – Reconhecer a existência de padrões condutuais que têm caráter transitório e não envolvem uma evolução psicopatológica
    II – Avaliar até que ponto as alterações condutuais estão interferindo ou dificultando a aquisição ou desenvolvimento de certas capacidades e habilidades cognitivas e sociais da criança
    III – Conhecer o desenvolvimento normal da criança

    Está correto o que se afirma em:
    Todas estão corretas
    Resposta correta!
    ________________________________________
    Questão 8
    O que são as necessidades educativas especiais?
    São as necessidades de alunos que apresentam o domínio das aprendizagens curriculares escolares, que são de alguma forma diferentes das dos demais alunos. Isso traz a necessidade de “adaptações curriculares” e de recursos pedagógicos específicos.
    Resposta correta!
    ________________________________________
    Questão 9
    Assinale VERDADEIRO e FALSO, com as respectivas letras V e F, as alternativas abaixo.

    ( ) Deficiência mental: Há redução ou perda total da capacidade de ver com o melhor
    sensorial visual olho e, mesmo após a melhor correção ótica, manifesta-se
    como cegueira ou visão reduzida (subnormal).
    ( ) Deficiência física motora: Constitui-se em uma variedade de condições que afetam as pessoas comprometendo-lhes a mobilidade, a coordenação motora geral ou a fala, em virtude de lesões neurológicas, neuromusculares e ortopédicas, ou malformações congênitas ou adquiridas, amputados, poliomielite, entre outras.
    ( ) Deficiência física sensorial visual: O funcionamento intelectual geral situa-se significativamente abaixo da média, comprometendo duas ou mais áreas da conduta adaptativa ou da capacidade para responder, de forma adequada, às demandas da sociedade.
    ( ) Deficiência múltipla: Ocorre a asssociação, na mesmoa pessoa, de duas ou mais deficiências (mental/auditiva/física), com comprometimentos que determinam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade de adaptação.
    F-V-F-V
    Resposta correta!

    ResponderExcluir
  18. Assinale a alternativa que completa a frase sobre a deliberação da Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014/2024

    "________________,para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência,transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o ____________________à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente, na rede _________________de ensino, com a ________________ de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados,
    públicos ou conveniados."

    a ) universalizar-acesso-regular-garantia (CORRETA)
    b ) proporcionar-método-inserção-alternativa
    c ) generalizar-acesso-regular-garantia
    d ) universalizar-método-regular-alternativa

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...