quinta-feira, setembro 22, 2011

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO [prova N2]

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

1. Leia abaixo:


  • Entender que a escola deve organizar-se por uma qualidade de ensino que promova a apropriação de valores humanos que contribuam para uma nova forma de ver e agir no mundo refere-se à tarefa humanizadora da escola. Essas ideias estão de acordo com Vygotsky, que define a escola como espaço

  • de convivência social.
  • de mediação.
  • de aprendizagem.
  • disciplinador.

2. Lev Vygotsky teve colaboradores importantes nos estudos que realizou. Quais são os nomes dos seus dois mais importantes colaboradores?


  • Luria e Leontiev.
  • Leontiev e Marx.
  • Gomel e Kharkov.
  • Luria e Engels.

3. Henri Wallon propõe quatro campos funcionais como determinantes do desenvolvimento humano. Assinale a alternativa que expõe todos eles.


  • Afetividade, movimento, relação e a formação da pessoa total.
  • Afetividade, cognição, desenvolvimento orgânico e psíquico.
  • Afetividade, movimento, inteligência e a formação do eu.
  • Cognição, movimento, alegria e caracterização do não eu.

4. A adolescência traz a oportunidade de ressignificar a identidade pessoal. A partir disso, podemos afirmar que


  • a identidade pessoal está centralizada na identidade coletiva, a qual acompanha as modificações da atualidade.
  • para o adolescente a identidade pessoal está centralizada na autossuficiência e em dar conta das dificuldades.
  • a identidade pessoal está centralizada no ser necessário para o eu, com isolamento, intimidade e integridade do eu.
  • a consciência do eu individual como um ser no mundo começa com a noção da individualidade do corpo.
***************************************************************************** 

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

1. Segundo Maria Estrela, o termo disciplina tem, historicamente, diferentes significações:


  • ler, escrever e fazer as quatro operações.
  • experiências, informação e também o contexto.
  • punição, direção moral e regra de conduta.
  • valor moral, higiene pessoal e matéria escolar.

2. Henri Wallon propõe quatro campos funcionais como determinantes do desenvolvimento humano. Assinale a alternativa que expõe todos eles.


  • Afetividade, movimento, inteligência e a formação do eu.
  • Cognição, movimento, alegria e caracterização do não eu.
  • Afetividade, cognição, desenvolvimento orgânico e psíquico.
  • Afetividade, movimento, relação e a formação da pessoa total.

3. Quando estudamos as relações interpessoais e o grupo na escola, devemos contemplar alguns aspectos como:


  • vivenciar, sentir e perceber as experiências.
  • adaptação, assimilação e acomodação ao meio.
  • sociabilidade, papel e grupo social.
  • indivíduo, família e escola.

4. Assinale as crises psicossociais que, segundo Erik Erikson, ocorrem durante a adolescência e preparam as pessoas para serem adultos saudáveis.


  • Confiança e autonomia, iniciativa e o sentimento de culpa.
  • Isolamento e intimidade, integridade do eu e desintegração.
  • Predomínio oral e predomínio anal, falocentrismo e latência.
  • Identidade e confusão de papéis, intimidade e solidariedade.
--**************************************************************

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

1. Qual o significado da proposição freudiana para os estudos da época sobre a personalidade humana?


  • Ocupar-se com o ser humano por inteiro.
  • Investigar experimentalmente o comportamento humano.
  • Destacar os processos psicológicos básicos do comportamento humano.
  •  Mergulhar no rigor da ciência.

2. Leia abaixo:


  • Das leis de Wallon, destacamos a que se refere à sucessão entre as três dimensões, sendo que cada dimensão prepondera, alternadamente ao longo do desenvolvimento humano. Essa afirmação refere-se a qual lei?

  • Sucessão.
  • Integração.
  • Alternância.
  • Preponderância.

3. Leia abaixo:


  • A afirmação "repetições periodicamente realizadas de um dado procedimento. Só será habitual aquilo que tiver o caráter de repetição, não podendo ser classificado de hábito o que se modifica a cada novo agir". Refere-se

  • ao sucesso escolar.
  • às habilidades de estudo.
  • ao ato de estudar.
  • à disciplina escolar.

4. Qual o conceito proposto pelo autor Donald Winnicott essencial para o progresso do desenvolvimento do bebê?


  • Handling.
  • Empower.
  • Mediação.
  • Holding
 
****************************************************************
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
Parte superior do formulário

1. O que se entende por diversidade humana?


  • A popularidade que o indivíduo pode desfrutar entre seus semelhantes.
  • Um conceito antropológico que nos apresenta uma sociedade plural.
  • Capacidade política de os candidatos conquistarem o seu eleitorado.
  • Uma grande dificuldade encontrada para realizar tarefas complexas.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

2. Para Osório, a sexualidade guarda que tipo de relação com a identidade do adolescente?


  • Mediador.
  • Facilitador.
  • Estruturador.
  • Inserção.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

3. Leia abaixo:

  • A afirmação "o erro da criança passa a ser considerado como uma etapa necessária do processo de construção do conhecimento e não como uma inaptidão por parte do aprendiz" diz respeito aos estudos de qual autor?
  • Jean Piaget.
  • Lev Vygotsky.
  • Sigmund Freud.
  • Henri Wallon.
.

      Um comentário:

      1. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

        1. Leia abaixo:

        Quando nos referimos às capacidades de autocontrole, organizacionais, motivacionais e às necessárias para uma aprendizagem eficiente, dizemos que isso remete ao ato de
        Resp. estudar.


        2. Sobre o conhecimento espontâneo, assinale a alternativa correta.
        Rsp. Relaciona-se com o bom senso.

        3. Leia abaixo:


        Entender que a escola deve organizar-se por uma qualidade de ensino que promova a apropriação de valores humanos que contribuam para uma nova forma de ver e agir no mundo refere-se à tarefa humanizadora da escola. Essas ideias estão de acordo com Vygotsky, que define a escola como espaço
        Resp. de aprendizagem.


        4. Segundo Nagel, "o sujeito sem identificação com seus pares torna-se incapaz de dimensionar e/ou perceber alguém que não seja ele próprio".

        Pode ser melhor descrita como uma educação pautada

        Resp. nos direitos humanos.

        ResponderExcluir

      Deixe seu comentário!

      LinkWithin

      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...