quinta-feira, setembro 15, 2011

Questionário de Psicologia /Para aqueles que queiram responder


1. Qual a importância dos estudos do desenvolvimento infantil?

2. Como a Psicologia soviética de Vygotsky define o processo de formação da consciência humana?

3. Quais motivos levaram Vygotsky a se interessar por Psicologia?

4. Quais as características da Psicologia materialista defendida por Vygotsky?

5. De acordo com a perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, como ocorre a construção da inteligência?

6. Para Vygotsky, como a criança interioriza o mundo ao seu redor?

7. Explique o que Vygotsky quer dizer com “formas típicas do comportamento humano”.

8. O que são comportamentos instintivos? Cite exemplos.

9. Vygotsky considerava que os comportamentos humanos correspondentes à história da evolução das espécies são chamados de filogênese. Explique.

10. Qual estágio representa um momento expressivo no desenvolvimento do bebê?

11. O brinquedo foi um instrumento elaborado historicamente para criança brincar e também traz modas aparentes nas suas representações.
Descreva os significados simbólicos dos brinquedos:
a) boneca Barbie;
b) boneca Africana.
Como esses podem ser usados na educação?

12. Por que os signos são considerados instrumentos psicológicos na teoria de Vygotsky?

13. Qual o significado da zona de desenvolvimento proximal (ZDP) na teoria de Vygotsky? Cite um exemplo.

14. Qual o significado da escola para a sociedade?

15. Qual era o pensamento de Vygotsky em a relação entre escola e educação?

16. Resuma a vida de Piaget descrevendo quais foram os motivos que o levaram ao interesse pela Psicologia

17. No desenvolvimento infantil, busque exemplos de situações reais em que a criança tem uma compreensão do mundo diferente do adulto – por exemplo,

18. Por que os professores precisam estar atentos aos estágios do desenvolvimento de seus alunos?

19. Para Piaget, de que forma o desenvolvimento das noções de moral e respeito começam a se manifestar no período operatório concreto?

20. Piaget considerava que a inteligência era herdada geneticamente? Justifique.

21. Qual a definição de Piaget para as experiências físicas das crianças?

22. Por que a teoria walloniana tem como características marcantes a discussão dos conflitos, das contradições e das turbulências no processo de desenvolvimento humano?

23. Como Wallon considera a emoção?

24. Releia as leis reguladoras e exemplifique de que forma elas se dão na relação entre mãe e filho nos primeiros seis meses de vida.

25. Quais os motivos da teoria de Sigmund Freud ser polêmicas desde a sua época até os tempos atuais?

26. Quais as primeiras descobertas de Freud em relação às doenças mentais?

27. Freud considerava que a noção de instinto para os homens era diferente da noção de instinto nos animais. Explique essa afirmativa.

28. Quais foram as modificações realizadas por Freud da primeira teoria do aparelho psíquico para a segunda teoria?

29. O que são mecanismos de defesa na teoria freudiana?

30. O que significa projeção na teoria freudiana?

31. Analise a frase “Para Freud, a educação deveria ser fonte de prazer, de satisfação, e não de castração ou recalque”. Como seria possível fazer isso nos dias de hoje e como a Psicanálise pode contribuir?

32. Qual a formação universitária de Erik Erickson e quais os motivos que o levaram a estudar a questão da identidade?

33. Quais os dois conceitos mais importantes da teoria de Erikson que facilitaram a compreensão da psique humana?

34. Qual a diferença entre o behaviorismo e a Psicologia cognitiva?

35. Quais as analogias que são realizadas na Psicologia cognitiva entre o modo de operacionalização do computador e da mente humana?

36. Quais as características gerais do cérebro humano e as principais funções por ele executadas?

37. De que forma a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner concebe a cognição humana?

38. Quais são os tipos de inteligência descritos por Howard Gardner?

39. A teoria triárquica de Sternberg exalta o fato de a inteligência ser governada por três princípios. Quais? Explique cada um deles.

40. Quais as considerações da teoria de Sternberg para a Educação?

41. Quais as características da teoria piagetiana nos estudos sobre desenvolvimento infantil?

42. Crie uma lista de sugestões que podem ser relevantes para a melhoria do processo educativo, levando em consideração a Psicologia do Desenvolvimento.

43. Conceitue o desenvolvimento da linguagem e suas funções na construção da pessoa na teoria de Wallon e na constituição social da mente de Vygotsky.

44. Howard Gardner propõe uma mudança radical no conceito de inteligência. Defina essa mudança.

45. Conceitue e explique:
Equilibração:
Conservação:
Adaptação:
Acomodação:
Assimilação:

46. Discuta conceitualmente a seguinte afirmação:
“A inteligência não começa pelo conhecimento do eu nem pelo conhecimento das coisas enquanto tais, mas pelo conhecimento de sua interação orientando-se simultaneamente para os 02 polos desta interação, a inteligência organiza o mundo, organizando-se a si mesma.” (Piaget apud Fevereiro, 2001).

47. Qual a contribuição da teoria das inteligências múltiplas para o trabalho do professor em sala de aula?

48. Qual o conceito de inteligência para Gardner e qual impacto deste conceito para educação?

49. Qual é a função da emoção na teoria de Wallon? Como desenvolver a afetividade a partir dos trabalhos com emoções

50. Escreva o conceito de inteligência proposta por Gardner e defina as diferentes inteligências proposta pelo autor

51. Escolha quatro mecanismos de defesa, propostos pela psicanálise freudiana, conceitualize e dê exemplos.

52. O brinquedo é um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança. Este conceito é central para qual teoria psicológica? Explique-o e exemplifique.

53. Apresente duas linhas do pensamento psicológico, destaque os conceitos centrais e seus principais representantes.

54. Discuta o conceito de consciência para Wallon, aponte seu processo de constituição e destaque sua importância para o desenvolvimento do indivíduo.

55. Discuta conceitualmente a partir da teoria de Wallon a seguinte afirmação de Marroney e Ramalho (2002): A pessoa está em constante processo.

56. Quais a concordâncias e as discordâncias entre a teoria de Piaget e Wallon?

57. Discuta o uso de instrumentos e a inteligência prática na teoria elaborada por Vygotsky.

58. Analise o caso das meninas-lobo Amala e Kamala a partir da teoria sociocultural de Vygotsky, destaque a questão da cultura.

59. Segundo a teoria freudiana, contextualize quatro mecanismos de defesa e dê exemplos.

60. Conceitualize os estágios do desenvolvimento para Piaget e para Wallon descrevendo-os.

61. De acordo com a teoria de Wallon comente a frase: O Homem é um ser em constante processo.

62. Comente duas correntes psicológicas, contextualize e aponte o seu principal representante.

63. Articule as condições históricas e a teoria de Freud. Aponte suas maiores contribuições para a psicologia e para a educação.

64. Quais os impactos ou contribuições da psicanálise freudiana para a aprendizagem e a educação.
                                                                                                     
65.  O que são comportamentos instintivos? Cite exemplos.     


4 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 1.5
    PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
    1. PODEMOS DIZER QUE O QUE DISTINGUE O MOVIMENTO DE UM GESTO E O SOM DE UMA PALAVRA É:



    o significado apropriado pela criança.
    o cérebro organizado.
    a cultura nativa.
    a interpretação dada pelo adulto.

    2. A FRASE:


    "É um ser que precisa ser trabalhado no sentido de fazer com que ele reprima suas pulsões relacionadas à sexualidade, para que elas possam a vir a ser modeladas para os fins sociais que representam." refere-se:


    aos professores.
    à sociedade.
    ao educando.
    aos pais.

    3. É CARACTERÍSTICA DO ESTÁGIO DO PERSONALISMO PARA WALLON:

    formação da personalidade.
    andar e falar.
    predominância cognitiva.
    relação materno-infantil.

    4. QUAL O TERMO USADO NA PSICOLOGIA PARA DESIGNAR A PESSOA HUMANA COMO CONSCIENTE DE SI (EU) E QUE AJUDA A NÃO AGIR PELOS IMPULSOS?

    Ego.
    Id.
    Superego.
    Alter ego.

    ResponderExcluir
  2. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 1.5
    PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
    1. PODEMOS DIZER QUE O QUE DISTINGUE O MOVIMENTO DE UM GESTO E O SOM DE UMA PALAVRA É:



    o significado apropriado pela criança.(certo
    o cérebro organizado.
    a cultura nativa.
    a interpretação dada pelo adulto.

    2. A FRASE:


    "É um ser que precisa ser trabalhado no sentido de fazer com que ele reprima suas pulsões relacionadas à sexualidade, para que elas possam a vir a ser modeladas para os fins sociais que representam." refere-se:


    aos professores.
    à sociedade.
    ao educando.(certo)
    aos pais.

    3. É CARACTERÍSTICA DO ESTÁGIO DO PERSONALISMO PARA WALLON:

    formação da personalidade.(certo)
    andar e falar.
    predominância cognitiva.
    relação materno-infantil.

    4. QUAL O TERMO USADO NA PSICOLOGIA PARA DESIGNAR A PESSOA HUMANA COMO CONSCIENTE DE SI (EU) E QUE AJUDA A NÃO AGIR PELOS IMPULSOS?

    Ego.(certo)
    Id.
    Superego.
    Alter ego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "ESS FOI A PROVA QUE REALIZEI NO PORTAL NO DIA 03/11/12.

      Excluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...