quinta-feira, setembro 22, 2011

Questionário

***só respondi algumas quem quiser mandar as outras me envia que postarei.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA - QUESTIONÁRIO PARA ESTUDO
  1. Conceitue educação especial segundo a literatura do módulo.
É uma modalidade de educação escolar, oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino é oferecida para educandos portadores de necessidades especiais.

  1. Quais os principais objetivos da educação especial.
Atender portadores de deficiências em escolas próximas de suas residências; ampliar o acesso desses alunos nas classes comuns; fornecer capacitação aos professores propiciando um atendimento de qualidade; favorecer uma aprendizagem na qual as crianças possam adquirir conhecimentos juntas, porém, tendo objetivos e processos diferentes; desenvolver no professor a capacidade de usar formas criativas com alunos portadores de deficiência física, a fim de que a aprendizagem se concretize.

  1. Cite 2 princípios encontrados na educação especial.

  1. Qual a importância da inclusão educacional?
Entre os diversos motivos relevantes da inclusão educacional da pessoa portadora de deficiência, destacam-se os princípios de justiça e igualdade, considerando que todos tem direito a oportunidade de acesso a educação, nas mesmas condições. A observância deste preceito proporcionará, aos deficientes físicos, uma participação social integrada aos demais membros da comunidade.

  1. Que lei garante que a educação especial seja oferecida preferencialmente na rede regular de ensino?
9.394/96

  1. Quais as conseqüências que a "rotulação" na subjetividade dos indivíduos pode acarretar?
O individuo passa a se ver e a ser visto a partir de um rotulo, perdendo-se de vista, tudo o que se relaciona ao seu referencial sociocultural, a riqueza de sua subjetividade, de seus valores, de sua individualidade, de sua particularidade, acabando por se tornar um excluído social por se diferenciar dos demais membros da sociedade.

  1. Segundo a literatura estudada, quem são os alunos com necessidades educacionais especiais?

* alunos que apresentem, dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, compreendidas em dois grupos:
* aquelas não vinculadas a uma causa orgânica específica;
* aquelas relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências.
* dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando adaptações de acesso ao currículo, com utilização de linguagens e códigos aplicáveis;
* altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente os conceitos, os procedimentos e as atitudes e que, por terem condições de aprofundar e enriquecer esses conteúdos, devem receber desafios suplementares em classe comum, em sala de recursos ou em outros espaços definidos pelos sistemas de ensino, inclusive para concluir, em menor tempo, a série ou etapa escolar.

  1. Que  problemas  podem ocorrer  diante  do  desequilíbrio  entre  teoria  e  pratica apresentados pelos educadores da  educação  inclusiva? Comente

  1. Descreva  uma  das principais  características  da  Deficiência  sensorial  física.


  1. Descreva  uma  das principais  características da  deficiência intelectual (mental)
  2. Descreva  uma das principais  características  da  deficiência  sensorial  auditiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...