terça-feira, outubro 04, 2011

ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA



ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
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1. A leitura interpretativa possibilita ao aluno

·          captar o conteúdo implícito do texto.
·          compreender as palavras lidas.
·          decodificar e interpretar o texto.
·          analisar o conteúdo profundo do texto.
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2. A seleção do texto de leitura e interpretação obedece a alguns critérios.



·         I. Qualidade textual e riqueza vocabular.
II. Conteúdo relevante e atrativo para a faixa etária.
III. Nível de complexidade/dificuldade compatível com a capacidade de compreensão/interpretação dos alunos.

São corretas as afirmativas:

·          I e III.
·          I, II e III.
·          I e II.
·          II e III.
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3. A alternativa cujas características enumeradas pertencem ao texto informativo é:

·          plurissignificação, intangibilidade, prevalência da função estética, prevalência da conotação, relevância do plano estético.
·          prevalência da função utilitária, relevância do plano estético, plurissignificação, intangibilidade, unidade de sentido.
·          prevalência da conotação, plurissignificação, unidade de sentido, intangibilidade, prevalência da função utilitária.
·          prevalência da função utilitária, relevância do plano da informação, tangibilidade, prevalência da denotação, unidade de sentido.
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4. Leia abaixo:



·         O processo de ensino-aprendizagem dos mecanismos de coerência/incoerência textual não deve assumir uma dimensão moralista de condenação ou reprovação generalizada do texto do aluno porque

·          o mecanismo coerência/incoerência é um conteúdo difícil para o aluno, e o professor não deve esperar que o aluno o domine completamente.
·          a incoerência nem sempre é um erro ou um comportamento antiético, mas pode resultar da falta de conhecimento sobre uma situação ou assunto.
·          o mecanismo coerência/incoerência estará sempre presente no texto dos alunos por mais que se ensine.
·          os alunos podem achar que são pouco inteligentes e não conseguem aprender como construir um bom texto.
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1. Sobre a função referencial da linguagem, é correto afirmar que a ênfase encontra-se


  •  na mensagem.
  •  no referente.
  •  no código.
  •  no destinatário.

2. Sob o ponto de vista de Luria, pode-se afirmar que


  •  a escola não tem um papel relevante na educação das crianças.
  •  a escola desempenha um papel importante na formação das crianças.        PERGUNTA INÉDITA)
  •  o papel educativo da escola é meramente informativo.
  •  só há verdadeira educação na escola.

3. Assinale a alternativa correta.


  •  A língua é um sistema fechado, um produto acabado que não admite modificações.
  •  Língua é a linguagem que se realiza por meio de formas linguísticas organizadas em um sistema não fixo.
  •  Toda forma de linguagem é sinônimo de língua.
  •  A língua se estrutura com signos, ícones e sinais.

4. Assinale a alternativa em que se fez uso do discurso direto.


  •  É possível que ele volte logo, pois disse que iria à farmácia.
  •  Se eu for, não volto, disse ele.
  •  Falou que vai, mas não tenho certeza.
  •  Ficaram com medo, pois ele deu a entender que sabia o que havia acontecido.  (PERGUNTA INÉDITA)

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