domingo, outubro 09, 2011

PROVA ***N2 *** AREA DE CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA

1. As palavras têm seu sentido dado


  • pelo dicionário.
  • pela gramática.
  • pela visão de mundo dos falantes e pelo contexto de uso.
  • pelo dicionário e pela gramática.

2. Em relação aos objetivos da produção oral, é correto afirmar que


  • o professor deve priorizar a experiência linguística adquirida em contextos informais e familiares.
  • ao se trabalhar com a linguagem oral, não se deve levar em conta as diversas formas de expressão que os alunos trazem de sua comunidade.
  • a produção oral deve possibilitar a aquisição da linguagem coloquial na oralidade, assim como na escrita.
  • a produção oral deve propiciar o ensino-aprendizagem do uso de diferentes recursos da linguagem oral, adequando-os às diversas situações, ao grau de formalidade necessária e aos objetivos pretendidos.

3. Um importante objetivo da produção oral é oferecer ao aluno a possibilidade de


  • dotar sua fala de espontaneidade, estabelecendo conversas informais ainda que sem argumentos.
  • conversar com desenvoltura, em meio à fala dos colegas e do professor na sala de aula.
  • adequar a linguagem ao grau de formalidade requerido pela situação de comunicação.
  • ampliar a fala com as características adquiridas em contextos comunicativos coloquiais e familiares.

4. Sob o ponto de vista de Luria, pode-se afirmar que


  • a escola desempenha um papel importante na formação das crianças.
  • só há verdadeira educação na escola.
  • o papel educativo da escola é meramente informativo.
  • a escola não tem um papel relevante na educação das crianças.


Questão recebida em 23/04/2012 - INÉDITA-

3. Quanto ao sistema gráfico da Língua Portuguesa, é correto afirmar que consiste


  • em um sistema misto: alfabético-ideográfico.
  • em um sistema biunívoco.
  • no sistema alfabético. CORRETA
  • no sistema ideográfico.

 

Enviada pela colega: Solange Facioli

1. A compreensão de que a escrita é o "desenho" da fala humana pressupõe que


  • I. para "desenhar" a fala utilizamos as letras e os sinais gráficos próprios do código.
    II. para decodificar os sinais da escrita precisamos conhecer a sua relação com os fonemas e demais sinais do código.
    III. portanto, precisamos identificar a relação entre a oralidade e a escrita.

    São corretas as afirmativas:

  • II e III.
  • I e II.
  • I e III.
  • I, II e III.

2. No enunciado "Perdi meu meio de transporte: roubaram minha bicicleta", é correto afirmar que ocorre coesão


  • por reiteração, pois "bicicleta" relaciona-se à ideia mais ampla de "meio de transporte".
  • referencial, pois "meu" é da mesma classe que "minha".
  • por substituição, pois "bicicleta" substitui "meio de transporte".
  • por reiteração, pois perder não é o mesmo que roubar.

3. Observe.


  • Todos se agitaram. Ouvia-se, ao longe, o rumor do trem que se aproximava. Levantei e fui à janela, tomado pela ansiedade. Algum tempo depois, alguém entrou na sala e falou, numa voz quase inaudível:
    - Ninguém desembarcou...

    O texto acima é classificado como

  • dissertativo.
  • narrativo.
  • descritivo.
  • jornalístico.

4. A seleção do texto de leitura e interpretação obedece a alguns critérios.



  • I. Qualidade textual e riqueza vocabular.
    II. Conteúdo relevante e atrativo para a faixa etária.
    III. Nível de complexidade/dificuldade compatível com a capacidade de compreensão/interpretação dos alunos.

    São corretas as afirmativas:

  • I e II.
  • I e III.
  • II e III.
  • I, II e III.

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