1. Para que o professor possa incorporar adequadamente recursos de informática como elemento pedagógico, ele deve
- frequentar um curso técnico, para programar suas aulas.
- ter computador com acesso à internet em casa.
- ter o hábito de usar tecnologias do seu cotidiano.
- conhecer alguns softwares e como utilizá-los na Educação.
1. Marque a alternativa que apresenta a afirmativa correta em relação ao domínio na internet.
ResponderExcluirO final "gov.br" refere-se a instituições governamentais brasileiras. CERTA
O domínio não tem nenhuma relação com a natureza da instituição.
O final "br" significa Brasil e o "eu" refere-se aos Estados Unidos.
O domínio "org.br" refere-se a organizações comerciais brasileiras.
2. Em relação às mídias audiovisuais,
I. a televisão é hoje o meio de informação mais difundido, por sua credibilidade e isenção na apresentação dos fatos.
II. apenas os programas com caráter educacional explícito devem ser utilizados em atividades pedagógicas.
III. um vídeo pode ser utilizado em sala de aula para ilustrar/aproximar os estudantes de realidades distantes.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
III. CERTA
II.
apenas as afirmações I e III.
apenas as afirmações I e II.
3. A informática na Educação visa
ao desenvolvimento das habilidades científicas, qualificando os processos de resolução de problemas complexos.
à formação de cidadãos que sejam capazes de programar os computadores, pois eles estão em todas as partes do mundo.
à qualificação da aprendizagem (papel pedagógico) e à criação de uma cultura tecnológica de base (papel social). CERTA
à preparação dos cidadãos para serem autônomos na utilização de seus equipamentos, identificando problemas de hardware.
4. São exemplos de utilização correta dos recursos audiovisuais na Educação
I. os filmes, quando a turma está muito cansada, para renovar a atenção.
II. os documentários, para motivar os alunos a estudarem um dado assunto.
III. os materiais audiovisuais indicados por alunos, para criar empatia na turma.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I e II.
I e III.
I.
II certa
NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
ResponderExcluir1. O potencial educacional dos jornais deve-se à forma como abordam os temas, caracterizada pela
• completude e profundidade.
• variedade e atualidade.
• leveza e diagramação.
• imparcialidade e correção.
2. Entre os meios de comunicação característicos da Terceira Onda estão
• o jornal e a internet.
• o rádio e a internet.
• o jornal e o rádio.
• a TV digital e a internet.
3. Em relação aos recursos de Informática na Educação,
I. os editores gráficos podem ser utilizados em atividades lúdicas, mas não trazem ganhos pedagógicos.
II. os editores de texto podem ser utilizados no ambiente escolar, para motivar/apoiar a produção escrita.
III. os jogos de computador não devem ser utilizados no ambiente escolar, pois não são concebidos para esse fim.
4. Em relação às inteligências múltiplas, são exemplos
I. bailarinos e atletas, de sujeitos com boa inteligência corporal-cinestésica.
II. pintores e escultores, de sujeitos com boa inteligência intrapessoal.
III. jornalistas e escritores, de sujeitos com boa inteligência linguística.