segunda-feira, outubro 17, 2011

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO:                                                        última Atualização 12/04/2012   19:02h
1) QUAL A CARACTERÍSTICA DA AVALIAÇÃO SEGUNDO A TEORIA PIAGETIANA?
2) SEGUNDO WALLON, QUAIS SÃO AS DUAS LIÇÕES IMPORTANTES DO PAPEL DO PROFESSOR? EXPLIQUE-AS.
3) QUAIS SÃO OS TRÊS ELEMENTOS QUE SE RELACIONAM NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER?
4) DESCREVA AS PRINCIPAIS DESCOBERTAS DA PSICANÁLISE.

1-Articule  as  condições  históricas  e  a teoria  de Freud  aponte  suas  maiores contribuições para  a  psicologia  e  para  a educação
2-Qual Conceito  de  Inteligência  para  Gardner  e  qual  o  impacto  desse conceito para  a  Educação?
3)Concentualize  os estágios do desenvolvimento  para Piaget e apara Wallon descrevendo-os.
4- Discuta  o  uso  e  instrumentos e  a  inteligência  praticada  na  teoria  elaborada  por  Vygotsky
5-Articule o desenvolvimento e aprendizagem para Piaget e Vygostky.
6-O brinquedo é um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança
Este conceito é central para qual teoria psicológica?Explique e exemplifique.
7- Discuta conceitualmente, a partir da Teoria de Wallon, a seguinte afirmação de Marroney e Ramalho (2000): “A pessoa está em constante processo”.
8-Qual o conceito de inteligência para Gardner e defina as diferentes inteligências
propostas pelo autor
9 - Qual a contribuição da teoria das inteligências múltiplas para o trabalho do professor?
10 - Quais as concordâncias e discordâncias entre a teoria de Wallon e Piaget?
11 - Relacione a psicanálise freudiana com a educação.
12 - Quais os impactos ou contribuições da psicanálise freudiana para a aprendizagem e a Educação?
13-      Qual é a função da emoção na teoria de Wallon? Como desenvolver a afetividade a partir dos trabalhos com emoções
14 -     Escreva o conceito de inteligência proposta por Gardner e defina as diferentes inteligências proposta pelo autor.
15-      Conceitue o desenvolvimento da linguagem e suas funções na construção da pessoa na teoria de Wallon e na constituição social da mente de Vygotsky.
16-      Howard Gardner propõe uma mudança radical no conceito de inteligência. Defina essa mudança.
17 -     Conceitue e explique:
Equilibração:  Conservação:  Adaptação:  Acomodação:  Assimilação:
18 -Discuta conceitualmente a seguinte afirmação:
“A inteligência não começa pelo conhecimento do eu nem pelo conhecimento das coisas enquanto tais, mas pelo conhecimento de sua interação orientando-se simultaneamente para os 02 pólos desta interação, a inteligência organiza o mundo, organizando-se a si mesma. (Piaget apud Fevereiro, 2001).
19)Apresente duas linhas do pensamento psicológico, destaque os conceitos centrais e seus principais representantes.
20)Escolha quatro mecanismos de defesa, propostos pela psicanálise freudiana, conceitualize e dê exemplos.
21)       Discuta o conceito de consciência para Wallon, aponte seu processo de constituição e destaque sua importância para o desenvolvimento do indivíduo.
22)       Analise o caso das meninas Anala e Kamala a partir da teoria sócio-cultural de Vygotsky, destaque a questão da cultura.
23) Por que a indisciplina é o maior mal da educação moderna, segundo Tiba?

A colega SANDRA REGINA nos enviou e disse que são inéditas:
1 - Qual a relação existente na teoria de Vygotsky entre brincadeira, desenvolvimento e aprendizagem?
2 - Segundo Prestes na vida do adolescente existem diferentes tipos de desenvolvimento: físico, psíquico, intelectual e social. Qual a importância do desenvolvimento social para o adolescente na escola?
3- O desempenho escolar satisfatório é muito importante para a integração da personalidade infantil e o desenvolvimento da auto-estima. Contudo, existem fatores que provocam um estado de inquietação, descreva quais são esses fatores.
4- Quais são as experiência significativas para a estruturação da personalidade na adolescência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...