PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: última Atualização 12/04/2012 19:02h
1) QUAL A CARACTERÍSTICA DA AVALIAÇÃO SEGUNDO A TEORIA PIAGETIANA?
2) SEGUNDO WALLON, QUAIS SÃO AS DUAS LIÇÕES IMPORTANTES DO PAPEL DO PROFESSOR? EXPLIQUE-AS.
3) QUAIS SÃO OS TRÊS ELEMENTOS QUE SE RELACIONAM NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER?
4) DESCREVA AS PRINCIPAIS DESCOBERTAS DA PSICANÁLISE.
1-Articule as condições históricas e a teoria de Freud aponte suas maiores contribuições para a psicologia e para a educação
2-Qual Conceito de Inteligência para Gardner e qual o impacto desse conceito para a Educação?
3)Concentualize os estágios do desenvolvimento para Piaget e apara Wallon descrevendo-os.
4- Discuta o uso e instrumentos e a inteligência praticada na teoria elaborada por Vygotsky
5-Articule o desenvolvimento e aprendizagem para Piaget e Vygostky.
6-O brinquedo é um elemento fundamental para o desenvolvimento da criança
Este conceito é central para qual teoria psicológica?Explique e exemplifique.
7- Discuta conceitualmente, a partir da Teoria de Wallon, a seguinte afirmação de Marroney e Ramalho (2000): “A pessoa está em constante processo”.
8-Qual o conceito de inteligência para Gardner e defina as diferentes inteligências
8-Qual o conceito de inteligência para Gardner e defina as diferentes inteligências
propostas pelo autor
9 - Qual a contribuição da teoria das inteligências múltiplas para o trabalho do professor?
10 - Quais as concordâncias e discordâncias entre a teoria de Wallon e Piaget?
11 - Relacione a psicanálise freudiana com a educação.
12 - Quais os impactos ou contribuições da psicanálise freudiana para a aprendizagem e a Educação?
13- Qual é a função da emoção na teoria de Wallon? Como desenvolver a afetividade a partir dos trabalhos com emoções
14 - Escreva o conceito de inteligência proposta por Gardner e defina as diferentes inteligências proposta pelo autor.
15- Conceitue o desenvolvimento da linguagem e suas funções na construção da pessoa na teoria de Wallon e na constituição social da mente de Vygotsky.
16- Howard Gardner propõe uma mudança radical no conceito de inteligência. Defina essa mudança.
17 - Conceitue e explique:
Equilibração: Conservação: Adaptação: Acomodação: Assimilação:
18 -Discuta conceitualmente a seguinte afirmação:
“A inteligência não começa pelo conhecimento do eu nem pelo conhecimento das coisas enquanto tais, mas pelo conhecimento de sua interação orientando-se simultaneamente para os 02 pólos desta interação, a inteligência organiza o mundo, organizando-se a si mesma. (Piaget apud Fevereiro, 2001).
19)Apresente duas linhas do pensamento psicológico, destaque os conceitos centrais e seus principais representantes.
20)Escolha quatro mecanismos de defesa, propostos pela psicanálise freudiana, conceitualize e dê exemplos.
21) Discuta o conceito de consciência para Wallon, aponte seu processo de constituição e destaque sua importância para o desenvolvimento do indivíduo.
22) Analise o caso das meninas Anala e Kamala a partir da teoria sócio-cultural de Vygotsky, destaque a questão da cultura.
23) Por que a indisciplina é o maior mal da educação moderna, segundo Tiba?
A colega SANDRA REGINA nos enviou e disse que são inéditas:
A colega SANDRA REGINA nos enviou e disse que são inéditas:
1 - Qual a relação existente na teoria de Vygotsky entre brincadeira, desenvolvimento e aprendizagem?
2 - Segundo Prestes na vida do adolescente existem diferentes tipos
de desenvolvimento: físico, psíquico, intelectual e social. Qual a
importância do desenvolvimento social para o adolescente na escola?
3-
O desempenho escolar satisfatório é muito importante para a integração
da personalidade infantil e o desenvolvimento da auto-estima. Contudo,
existem fatores que provocam um estado de inquietação, descreva quais
são esses fatores.
4- Quais são as experiência significativas para a estruturação da personalidade na adolescência?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!