sábado, novembro 05, 2011

MODELOS DE GESTÃO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE



1. Localize nas alternativas as palavras que completam a frase:



  • "Acrescentamos a essa citação, a importância de uma gestão democrática, pois a Administração se constitui em processo democrático de decisões, no qual o papel do diretor está na ________________ do processo educativo, sendo de sua competência essa responsabilidade, uma vez que a razão de ser da escola, segundo Prais (1996), está na _________________. Busca-se Prais, em Makarenko, para afirmar que o diretor, antes de ser um administrador, deve ser um ____________________, como ela diz, um educador por excelência."

  • gerência, transmissão do saber acumulado culturalmente, gerenciador do saber.
  • centralização, prestação de serviços, gestor.
  • liderança, valorização da função educativa, educador.
  • organização, coordenação do saber educativo culturalmente adquirido, líder.

2. Almejando a qualidade em educação, capacitadora da construção da cidadania, como pode acontecer a construção de uma "nova escola"?


  • Mantendo a estrutura político-pedagógica já existente.
  • Coletivamente, com concepção política e pedagógica, explicitada no seu Projeto Político Pedagógico.
  • Elaborando o Projeto Político Pedagógico pela direção em busca da meta a que esta se propõe.
  • Construindo-a a partir de uma nova visão de educação, iniciando sua história a partir do estabelecimento da mesma, ignorando a história passada.

3. Qual é o papel do educando no processo de produção pedagógica?


  • Seguir as orientações da docência para adquirir conhecimento.
  • Decorar e reproduzir o que aprendeu.
  • Ser participante ativo de sua própria educação, enquanto objeto e sujeito da educação.
  • Ser receptor do conhecimento.

4. Leia abaixo:



  • Para implantar a qualidade total na escola, é necessário engajar todos os elementos envolvidos no processo educacional à Gestão da Qualidade Total (GQT) e aplicar as diretrizes estabelecidas por Deming, englobando 14 pontos. Assinale a alternativa que contém algum dos pontos a serem cuidados.

  • Manutenção dos resultados conquistados.
  • Filosofia de qualidade.
  • Hipótese de propósitos.
  • Usar o preço como modulador da qualidade do produto em questão.

Prova concluída com sucesso!!!

Resultado final : 2

MODELOS DE GESTÃO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

1. Na construção da gestão democrática, deve haver o incentivo dos profissionais envolvidos em determinados aspectos.



  • Assinale a alternativa que corresponde a esses incentivos.

  • Crescimento pessoal, intelectual e técnico, possibilitando autonomia de ação e garantindo o aumento de eficiência do coletivo.
  • Incentivo financeiro e capacitação profissional, que leva a um crescimento profissional e pessoal.
  • Capacitação para constante atualização acerca dos avanços das ciências e adequações curriculares, possibilitando maior diversidade de ação dos profissionais.
  • Manutenção do conhecimento adquirido, com possibilidade de participação nas decisões pertinentes à sua ação no contexto escolar.

2. Assinale a alternativa que responde sobre o que Pedro Demo acredita ser indispensável para que a Qualidade ao ser humano realmente ocorra.


  • Um Projeto Político Pedagógico bem estruturado.
  • Uma estrutura física pedagógica de qualidade.
  • Consciência crítica e capacidade de ação.
  • Consciência reflexiva e capacidade de planejamento.

3. Leia abaixo:



  • A teoria administrativa do século XX está respaldada no desenvolvimento de três escolas, sendo uma delas a escola clássica, representada por três movimentos, que são:

  • a Administração Científica de Henri Fayol, que estabelece o caráter científico dos processos produtivos e a eficiência na empresa, estabelecendo a eficácia funcional como instrumento fundamental ao sucesso; a Administração como Ciência, de Taylor, que propõe a previsão, a organização, a supervisão e o controle funcional como seus fatores fundamentais; a Administração Burocrática de Max Weber, propondo uma estrutura de influência, defendia a necessidade de uma hierarquia com funcionalidade autogerenciável.
  • a Administração Científica de Taylor, que estabelece o caráter administrativo da produtividade; a Administração como Ciência, de Henri Fayol, que estabelece padrões comportamentais de relacionamentos interpessoais para o sucesso empresarial; a Administração Burocrática de Max Weber, estabelecendo uma estrutura de cadeia produtiva com definições hierárquicas autogerenciáveis.
  • a Administração Científica de Henri Fayol, que estabelece o caráter científico dos processos produtivos e a eficiência na empresa; a Administração como Ciência, de Taylor, que propõe a previsão, a organização, o comando, a coordenação e o controle como suas fases fundamentais, apresentando também os princípios da divisão de trabalho; a Administração Burocrática de Max Weber, propondo uma estrutura de poder e autoridade, ou seja, defendia a necessidade de uma hierarquia definida e governada por regulamentos e linhas de autoridade claramente definidos.
  • a Administração Científica de Taylor, que estabelece o caráter científico dos processos produtivos e a eficiência na empresa; a Administração como Ciência, de Henri Fayol, que propõe a previsão, a organização, o comando, a coordenação e o controle como suas fases fundamentais, apresentando também os princípios da divisão de trabalho; a Administração Burocrática de Max Weber, propondo uma estrutura de poder e autoridade, ou seja, defendia a necessidade de uma hierarquia definida e governada por regulamentos e linhas de autoridade claramente definidos.

4. Por que a educação deve ser para todos?


  • Porque é através da educação que pode haver a formação do cidadão.
  • Porque é lei.
  • Porque a disciplina deve imperar na atualidade, frente à tanta violência.
  • Porque todos entenderiam igualmente o que devem ser e fazer.

12 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    MODELOS DE GESTÃO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE

    1. Qual o motivo que levou à transformação dos conceitos acerca da gestão?
    - A necessidade do mercado capitalista.
    - O interesse particular de alguns políticos.
    - O interesse da maioria dos políticos.
    - As mudanças do contexto social. (CORRETA)

    2. A implantação e manutenção da gestão democrática necessita, entre outros, que se eleja o Planejamento Participativo como veículo para sua efetivação,
    pois este constitui-se:
    - apenas em uma concepção teórica que deve estar no projeto político-pedagógico.
    - em uma abordagem política assumida somente pela direção, coordenação e supervisão.
    - em uma maneira de planejar a ação de cada colaborador individualmente, para não haver conflitos de ideias e que todos possam ser ouvidos pela direção.
    - em um processo político, com um propósito coletivo, e máxima participação dos envolvidos na instituição escolar. (CORRETA)

    3. De que ramo da ciência vem a definição de Qualidade, utilizada pela Qualidade Total aplicada à educação?
    - Das teorias administrativas. (CORRETA)
    - Da Psicologia.
    - De teorias do desenvolvimento humano.
    - Da evolução da educação.

    4. Como é a filosofia da Qualidade Total?
    - Procura a excelência por meio da sensibilização e da capacitação dos recursos humanos. (CORRETA)
    - Procura a qualidade das relações.
    - Procura a excelência da aprendizagem por meio de um material didático de qualidade.
    - Procura conquistar a qualidade por meio de uma gestão mais rígida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MODELOS DE GESTÃO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
      1. Para surgir uma equipe comprometida e não apenas envolvida ao fazer educacional, o gestor deve garantir o compartilhamento de três questões, que são:

      • amizade, coerência e confiança.
      • objetivos, confiança e coerência.
      • objetivos, valores e compromissos.
      • respeito, confiança e honestidade.
      2. Leia abaixo:

      • A teoria administrativa do século XX está respaldada no desenvolvimento de três escolas, sendo uma delas a escola clássica, representada por três movimentos, que são:
      • a Administração Científica de Henri Fayol, que estabelece o caráter científico dos processos produtivos e a eficiência na empresa; a Administração como Ciência, de Taylor, que propõe a previsão, a organização, o comando, a coordenação e o controle como suas fases fundamentais, apresentando também os princípios da divisão de trabalho; a Administração Burocrática de Max Weber, propondo uma estrutura de poder e autoridade, ou seja, ........
      • a Administração Científica de Henri Fayol, que estabelece o caráter científico dos processos produtivos e a eficiência na empresa, estabelecendo a eficácia funcional como instrumento fundamental ao sucesso; a Administração como Ciência, de Taylor, que propõe a previsão, a organização, a supervisão e o controle funcional como seus fatores fundamentais; a Administração Burocrática de Max Weber, propondo uma estrutura de influência,........
      • a Administração Científica de Taylor, que estabelece o caráter administrativo da produtividade; a Administração como Ciência, de Henri Fayol, que estabelece padrões comportamentais de relacionamentos interpessoais para o sucesso empresarial; a Administração Burocrática de Max Weber, estabelecendo uma estrutura .....
      • a Administração Científica de Taylor, que estabelece o caráter científico dos processos produtivos e a eficiência na empresa; a Administração como Ciência, de Henri Fayol, que propõe a previsão, a organização, o comando, a coordenação e o controle como suas fases fundamentais, apresentando também os princípios da divisão de trabalho; a Administração Burocrática de Max Weber, propondo uma estrutura de poder e autoridade, ou seja, defendia a necessidade de uma hierarquia definida e governada por regulamentos e linhas de autoridade claramente definidos.
      3. Assinale a alternativa que corresponde às consequências sobre a gestão, de acordo com o seguinte cenário geral:

      • "Ampliação do controle social pela população, implicando maior cobrança da sociedade pela qualidade dos serviços públicos". Publicado por Maria Aglacê de Medeiros Machado.
      • A formação do gestor implica diretamente sua concepção de eficiência dos serviços públicos.
      • A gestão está diretamente ligada ao gestor e à sua concepção de sociedade.
      • A gestão converte-se em recurso crítico e estratégico para o avanço de qualquer sociedade.
      • A gestão torna-se um fator, entre vários, que possibilita um maior controle social.
      4. Leia abaixo:

      • A avaliação institucional é hoje vista como necessária, pois é um instrumento de grande valia, que pode ser construído e implantado por uma instituição de ensino para produzir um conhecimento da realidade, daquilo que se deseja, bem como do indesejável do interior da organização, no intuito de fornecer subsídios ao planejamento para a melhoria da qualidade. Com tal entendimento, assinale a alternativa que explica a utilização desse instrumento.
      • Ferramenta administrativa para mensuração de resultados quantitativos, a fim ....
      • Ferramenta de gestão para efetivar projetos mediante resultados de qualidade.
      • Instrumento administrativo que permite revelar os resultados alcançados, frente às proposta .....
      • Instrumento de gestão que permite repensar o compromisso da escola com a sociedade na qual está inserida.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Minha contribuição

      1. Sob quais escolas a teoria administrativa do século XX está respaldada?

      Escola Clássica, Escola Tradicional ou Nova Escola.
      Escola Política, Escola Cultural e Escola Social.
      Escola Clássica, Escola Psicossocial e Escola Contemporânea. CORRETA
      Escola Parisiense, Escola Americana e Escola Européia.

      2. Tendo em vista a sociedade atual, quais os desafios que a escola deve enfrentar para se chegar à qualidade desejada?

      O tradicional (disciplina) e o moderno (liberalismo).
      O construtivo (capacidade de iniciativa, autonomia e criação) e o participativo (democracia). CORRETA
      O político e o financeiro.
      As metodologias e as políticas educacionais.

      3. Qual é o papel do educando no processo de produção pedagógica?

      Seguir as orientações da docência para adquirir conhecimento.
      Decorar e reproduzir o que aprendeu.
      Ser participante ativo de sua própria educação, enquanto objeto e sujeito da educação. CORRETA
      Ser receptor do conhecimento.

      4. O que se entende por qualidade?

      É o balizador do que é bom ou ruim.
      É um conceito de mensuração.
      Conceito que envolve a dimensão humana; é o fator humano aplicado à quantidade. CORRETA
      É um conceito que envolve a dimensão humana, pois é a definição que damos frente a um produto.

      Excluir
    2. Obrigada por sua colaboração!.
      Um forte abraço e bons estudos.

      Excluir
  3. Resultado final : 4.0

    MODELOS DE GESTÃO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
    1. [QuestãoID 14226] Um dos instrumentos fundamentais à construção da gestão democrática é a educação continuada, refletindo na escola como


    valorização da pessoa (todos os colaboradores da escola) em seu desenvolvimento individual e em prol do coletivo.
    meio de avaliar o nível intelectual do corpo docente.
    melhor qualidade das aulas e conteúdos transmitidos e conseqüentemente, boa qualidade educacional.
    valorização do corpo docente em busca do saber e da transmissão do conhecimento.
    2. [QuestãoID 14219] Que tipo de formação a escola democrática deve viabilizar?


    De agentes governados pela elite política e, tal como o povo, transmissores de saberes historicamente construídos e mantidos.
    De transformadores de uma sociedade em prol de si e de seu desenvolvimento pessoal.
    De cidadãos autônomos, críticos e governantes, promovendo inclusão social, sendo participante de um processo construtivo.
    De cidadãos cumpridores de seus deveres, governados por pessoas politicamente mais competentes, sendo servidores da sociedade estabelecida por eles.
    3. [QuestãoID 14217] Qual é o caminho trilhado pela gestão no âmbito educacional, frente às mudanças da sociedade?


    De uma postura de mercado em desenvolvimento.
    De uma postura administrativa para uma educacional.
    De uma postura teórica para uma prática.
    De uma postura autoritária para uma participativa.
    4. [QuestãoID 14211] Independente de que qualidade em educação se almeja, qual é a premissa básica que deve fundamentar a proposta educacional da escola?


    Que intenção política se deseja estabelecer.
    Que homem e que sociedade se desejam construir.
    Até quanto o mercado capitalista deve evoluir.
    A que sociedade o homem deve se submeter.

    ResponderExcluir
  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    MODELOS DE GESTÃO: QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
    1. [QuestãoID 14196] Pelas mudanças que estão ocorrendo em nossa sociedade e na economia, houve a necessidade de abandonar as práticas educativas tradicionais.


    Deixou-se, então, de enfatizar as hierarquias estruturais para


    organizar e planejar individualmente.
    correta----- incorporar a coordenação e a motivação como métodos de trabalho.
    incentivar a autocracia e o despotismo.
    pregar a competitividade e a individualidade.

    2. [QuestãoID 14221] A estruturação e a implantação da gestão democrática no contexto educacional,


    de acordo com Bordignon, devem estar sustentadas por quatro alicerces, sendo eles


    estrutura física, estrutura técnico-administrativa, políticas e metodologias tradicionais.
    participação, supervisão, avaliação e políticas educacionais.
    correta----- autonomia, participação, clima e estrutura organizacional.
    sustentação política, proposta político-pedagógica, avaliação e metodologia.

    3. [QuestãoID 14198] O papel e a postura do administrador devem ser de um

    educador, orientando e conduzindo o trabalho escolar.
    correta educador, coordenando e organizando o trabalho escolar com todos.
    executor, coordenando o cumprimento do trabalho.
    executor, orientando o trabalho.

    4. [QuestãoID 14194] Sob quais escolas a teoria administrativa do século XX está respaldada?

    Escola Política, Escola Cultural e Escola Social.
    Escola Clássica, Escola Tradicional ou Nova Escola.
    Escola Parisiense, Escola Americana e Escola Européia.
    correta Escola Clássica, Escola Psicossocial e Escola Contemporânea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir
  5. minha contribuição:
    Para implantar a Qualidade Total na escola, é necessário engajar todos os elementos envolvidos no processo?14 pontos. Assinale a alternativa que contém um dos pontos a serem cuidados para a implantação da
    GQT.

    a ) Implantação de um estudo sobre a necessidade de treinamento.
    b ) Instituição da liderança----CORRETA
    c ) Aperfeiçoamento constante.
    d ) Realizar manutenção de clima de tensão para autoanálise constante.

    ResponderExcluir
  6. MINHA CONTRIBUIÇÃO:
    Rensis Likert desenvolveu um estudo sobre os quatro sistemas administrativos, levando em conta os perfis?instituição educacional; tendo em vista que possuem as mesmas variáveis das demais organizações, pode-se?de acordo com quatro variáveis diferentes, que são:

    a )
    sistemas de recompensa e de punições, processo administrativo, processo hierárquico e relacional e?processo decisorial.

    b ) processo comunicacional, processo motivacional, processo gerencial e estrutura financeira.
    c ) processo administrativo, processo motivacional, estrutura hierárquica e relações interpessoais.
    d )
    processo decisorial, os sistemas de comunicação, os relacionamentos interpessoais e os sistemas de?recompensas e de punições-----CORRETA

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...