quarta-feira, novembro 16, 2011

Resumo: Area de Conhecimento Matemática


PEDAGOGIA PELA UNICID MÓDULO- 07
ÀRE A DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
AULA 01 – GEOPLANO

Resumo elaborado por Raquel Maschetti

Apresentação do Geoplano, que consiste em uma placa de madeira com pregos dispostos em forma de malha, acompanhados de um jogo de elásticos.
O geoplano é originalmente contituído de um pedaço de madeira, com aproximadamente 20cm de largura e 20cm de altura, com pregos cravados a meia altura formando um quadriculado. A distância de um prego até o outro é sempre a mesma, tanto na horizontal quanto na vertical:
O geoplano é um objeto concreto que permite uma melhor assimilação de alguns conceitos matemáticos tais como área, perímetro, vértice, lado e etc. Os polígonos são formados por atilhos como mostra a figura abaixo:






O geoplano descrito acima recebe o nome de quadricular, devido à sua malha formada por quadrados.




Também podemos ter um geoplano com uma malha formada por triângulos equiláteros, este geoplano é chamado isométrico:
Se a malha for formada por circuferências concêntricas chamamos geoplano circular:

 





O geoplano é um modelo matemático que permite traduzir  ou sugerir idéias matemáticas, constitui-se em um suporte para a representação mental um recurso que leva a realidade ideias abstratas.
Além do geoplano é possível usar o papel pontilhado representando o trabalho com geoplano. É importante deixar os alunos usarem livremente o geoplano.

A atividade do desenho com o geoplano e papel pontilhado vem reforçar alguns aprendizados realizados no ensino fundamental, como por exemplo, explorar as localidade, interior x exterior, direita x esquerda e fronteira.

EX: Quantos pregos têm no interior da fronteira desta figura.




INTRODUÇÃO AOS POLIGONOS:

Outro trabalho a ser realizado seria a introdução aos polígonos, onde através do geoplano representaríamos os polígonos.
 
É possível através Do geoplano estudar e classificar os triângulos:

Podemos definir o triângulo como um polígono formado por três segmentos de retas que se cruzam duas a duas, formando três vértices, três ângulos e três lados.
Os triângulos se classificam quanto ao tamanho da medida dos seus lados e quanto à medida de seus ângulos.

Classificação de um triângulo quanto à medida de seus lados.

Triângulo equilátero: possui os três lados com medidas iguais.
Triângulo isósceles: possui dois lados com medidas iguais.
Triângulo escaleno: possui os três lados com medidas diferentes.




Classificação de um triângulo quanto à medida de seus ângulos:

Triângulo acutângulo: possui todos os ângulos com medidas menores que 90º.
Triângulo retângulo: possui um ângulo com medida igual a 90º.
Triângulo obtusângulo: possui um ângulo obtuso, maior que 90º.


       acutângulo                                               retângulo                                                         obtusângulo


CONCEITO DE PERIMETRO DE ÁREA:


O geoplano é um excelente material para o trabalho com área e perímetro. Ele favorece a compreensão da diferença entre esses dois conceitos.
A princípio, deve-se tomar como unidade linear a distância entre dois pregos:

E a região limitada por quatro pregos como a unidade de área:

Uma questão importante para um bom entendimento do significado de uma medida é a boa compreensão do processo envolvido. Para isso, é necessário que as crianças realizem medições utilizando medidas informais. O geoplano é um dos materiais apropriados para essa experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...