PEDAGOGIA PELA UNICID MÓDULO- 07
ÀRE A DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA
AULA 01 – GEOPLANO
Resumo elaborado por Raquel Maschetti
Apresentação do Geoplano, que consiste em uma placa de madeira com pregos dispostos em forma de malha, acompanhados de um jogo de elásticos.
O geoplano é originalmente contituído de um pedaço de madeira, com aproximadamente 20cm de largura e 20cm de altura, com pregos cravados a meia altura formando um quadriculado. A distância de um prego até o outro é sempre a mesma, tanto na horizontal quanto na vertical:
O geoplano é um objeto concreto que permite uma melhor assimilação de alguns conceitos matemáticos tais como área, perímetro, vértice, lado e etc. Os polígonos são formados por atilhos como mostra a figura abaixo:
O geoplano descrito acima recebe o nome de quadricular, devido à sua malha formada por quadrados.
Também podemos ter um geoplano com uma malha formada por triângulos equiláteros, este geoplano é chamado isométrico:
Se a malha for formada por circuferências concêntricas chamamos geoplano circular:
O geoplano é um modelo matemático que permite traduzir ou sugerir idéias matemáticas, constitui-se em um suporte para a representação mental um recurso que leva a realidade ideias abstratas.
Além do geoplano é possível usar o papel pontilhado representando o trabalho com geoplano. É importante deixar os alunos usarem livremente o geoplano.
A atividade do desenho com o geoplano e papel pontilhado vem reforçar alguns aprendizados realizados no ensino fundamental, como por exemplo, explorar as localidade, interior x exterior, direita x esquerda e fronteira.
EX: Quantos pregos têm no interior da fronteira desta figura.
INTRODUÇÃO AOS POLIGONOS:
Outro trabalho a ser realizado seria a introdução aos polígonos, onde através do geoplano representaríamos os polígonos.
É possível através Do geoplano estudar e classificar os triângulos:
Podemos definir o triângulo como um polígono formado por três segmentos de retas que se cruzam duas a duas, formando três vértices, três ângulos e três lados.
Os triângulos se classificam quanto ao tamanho da medida dos seus lados e quanto à medida de seus ângulos.
Os triângulos se classificam quanto ao tamanho da medida dos seus lados e quanto à medida de seus ângulos.
Classificação de um triângulo quanto à medida de seus lados.
Triângulo equilátero: possui os três lados com medidas iguais.
Triângulo isósceles: possui dois lados com medidas iguais.
Triângulo escaleno: possui os três lados com medidas diferentes.
Classificação de um triângulo quanto à medida de seus ângulos:
Triângulo acutângulo: possui todos os ângulos com medidas menores que 90º.
Triângulo retângulo: possui um ângulo com medida igual a 90º.
CONCEITO DE PERIMETRO DE ÁREA:
O geoplano é um excelente material para o trabalho com área e perímetro. Ele favorece a compreensão da diferença entre esses dois conceitos.
A princípio, deve-se tomar como unidade linear a distância entre dois pregos:
E a região limitada por quatro pregos como a unidade de área:
Uma questão importante para um bom entendimento do significado de uma medida é a boa compreensão do processo envolvido. Para isso, é necessário que as crianças realizem medições utilizando medidas informais. O geoplano é um dos materiais apropriados para essa experiência.
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