segunda-feira, julho 25, 2011

NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO


PROVA N1


1) A Teoria das inteligências múltiplas aponta 7 inteligências, como a educação poderá possibilitar o desenvolvimento dessas inteligências? Em que medida as tecnologias da educação podem auxiliar nesse desenvolvimento?


2) Quais as mudanças na prática docente decorrente do uso de mídia na Educação? Das mídias que foram apresentadas no livro aponte 4 e desenvolva seu uso em sala de aula.

3) As competências exigidas até o fim do século XIX dizia respeito a capacidade técnica, atualmente temos novo elenco de competências, articule o uso das técnicas com essas exigências do mercado.

4) As tecnologias da informação possibilitam acesso de todos à informação. Discuta esta afirmativa e aponte questões.

quinta-feira, julho 21, 2011

ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES **N2**



ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

1. A definição "é qualquer lugar possível de uma ‘atuação teatral’ de um ator.E tal lugar pode ser um salão, uma rua, uma casa, uma igreja etc."refere-ao


  • teatro.
  • ambiente.
  • palco.
  • cinema.

2. Logo após Shakespeare, que francês despontou como mais um dos expoentes da nossa cultura?


  • Corneille.
  • Drury Lane.
  • Edward Dayes.
  • Molière.

3. Como é chamada a arte de anotar, sobre o papel, os passos e as regras do bailado, os gestos, os movimentos, a localização no palco?


  • Ensaio.
  • Interpretação.
  • Planejamento.
  • Coreografia.

4. Quais são os principais elementos de uma música?


  • Ritmo, intensidade e volume.
  • Harmonia, timbre e altura.
  • Cores, melodia e ritmo.
  • Melodia, harmonia e ritmo.
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

1. A escultura, em suas manifestações máximas, sobretudo nos retratos, adquire um caráter


  • idealista.
  • materialista.
  • realista.
  • subjetivo.

2. Nos séculos XV e XVI surgiu uma nova visão de mundo segundo a qual o homem era o centro do universo. Quem representava essa visão?


  • O Renascentismo.
  • O Barroquismo.
  • O Modernismo.
  • O Antropocentrismo.

3. O quadro abaixo, chamado A Deposição de Cristo, é uma obra de Caravaggio, um dos gênios do Barroco italiano.


  • Quais são as principais características da arte barroca?

    I. Apelo às emoções do observador.
    II. Mitologia grega como tema.
    III. Privilegiamento da profundidade e dos volumes.
    IV. Uso dos efeitos impactantes das cores.

    Os itens corretos são:

  • I, II, III e IV.
  • somente I, III e IV.
  • somente II, III e IV.
  • somente I, II e III.

4. Quantos elementos constituem a linguagem visual?


  • Cinco.
  • Sete.
  • Seis.
  • Quatro.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Pode-se dizer que música é a arte dos sons,


  • combinados de acordo com as variações da altura, proporcionados segundo a sua duração e ordenados sob as leis da estética. A música é composta de quantos elementos fundamentais?

  • Quatro.
  • Dois.
  • Três.
  • Cinco.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Logo após Shakespeare, que francês despontou como mais um dos expoentes da nossa cultura?

  • Molière.
  • Edward Dayes.
  • Drury Lane.
  • Corneille.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. O quadro abaixo, chamado A Deposição de Cristo, é uma obra de Caravaggio, um dos gênios do Barroco italiano.


  • Quais são as principais características da arte barroca?

    I. Apelo às emoções do observador.
    II. Mitologia grega como tema.
    III. Privilegiamento da profundidade e dos volumes.
    IV. Uso dos efeitos impactantes das cores.

    Os itens corretos são:

  • somente II, III e IV.
  • somente I, III e IV.
  • somente I, II e III.
  • I, II, III e IV.
Parte inferior do formulário

ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Parte superior do formulário
1. O quadro abaixo é uma obra de Claude Monet (1840-1926), artista francês do século XIX, representante máximo do movimento chamado Impressionismo.


  • Quais são as principais características do Impressionismo?

  • Expressar emoções fortes, distorcendo a forma das coisas em favor do que o artista quer expressar.
  • Expressar ideias e sentimentos em formas, independentemente das imagens da natureza.
  • Captar a impressão das cenas pintadas, ou seja, suas cores, sua vida, seu movimento, através de pinceladas rápidas.
  • Captar a impressão do mundo, ou seja, com desenho preciso e descritivo.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. As duas obras abaixo são representantes da arte renascentista (séc. XV a XVI).


  • Quais são algumas novidades da arte renascentista em relação à arte medieval?

·  I. Retomada dos temas e valores clássicos (greco-romanos).
II. Os temas cristãos continuam, mas a forma é clássica, com a valorização do corpo e da anatomia humana.
III. Desenvolvimento do uso da perspectiva na pintura (noção de profundidade).
IV. Rebuscamento do trabalho, procurando causar um impacto dramático no observador.

Os itens corretos são:
  • I, II, III e IV.
  • somente I e IV.
  • somente I, II e III.
  • somente II e III.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. O quadro a seguir é de Wassily Kandinsky (1866-1944), o pai da arte abstrata ou abstracionismo.


  • Qual é a definição de arte abstrata?

  • Uma arte que explora os ícones da cultura de massa como uma forma de crítica a essa cultura.
  • Uma arte de impacto que usa dos efeitos da luz, das sombras e dos volumes para atingir a emoção.
  • Uma arte que abandona a descrição das formas da natureza, expressando suas ideias em formas e cores.
  • Uma arte que registra a impressão que o artista tem do mundo: a incidência da luz, o movimento e as cores.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Em que área ocorreu a principal expressão do gótico?

  • Na pintura.
  • Na arquitetura.
  • No teatro.
  • Na escultura.
ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

1. Na obra As Meninas, de Velázquez,


  • quem são aqueles que aparecem refletidos no espelho, no fundo, e quase no centro do quadro, ou seja, quem o pintor está pintando?

  • O rei e os acompanhantes.
  • As meninas e a rainha.
  • O rei e a rainha.
  • As meninas e as acompanhantes.

2. As duas obras abaixo são representantes da arte renascentista (séc. XV a XVI).


  • Quais são algumas novidades da arte renascentista em relação à arte medieval?



  • I. Retomada dos temas e valores clássicos (greco-romanos).
    II. Os temas cristãos continuam, mas a forma é clássica, com a valorização do corpo e da anatomia humana.
    III. Desenvolvimento do uso da perspectiva na pintura (noção de profundidade).
    IV. Rebuscamento do trabalho, procurando causar um impacto dramático no observador.

    Os itens corretos são:






    • I, II, III e IV.
    • somente II e III.
    • somente I e IV.
    • somente I, II e III.

    3. As primeiras manifestações artísticas do homem, que remontam à era paleolítica, consistiram em


    • rudimentares instrumentos musicais.
    • pedaços de cerâmica coloridas.
    • imagens de animais e mãos humanas desenhadas em paredes das cavernas.
    • vestígios de tecidos coloridos que provavelmente serviram às antigas comunidades em seus rituais de dança.

    4. A maior característica do século XX foi a diversidade de manifestações


    • culturais.
    • políticas.
    • sociais.
    • artísticas.
    ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    1. Explicar ou tentar explicar o significado ou a razão do viver sempre foi a primeira tentativa da


    •  manifestação teatral.
    •  expressão teatral.
    •  manifestação cultural.
    •  criação cinematográfica.

    2. Como é chamada a arte de anotar, sobre o papel, os passos e as regras do bailado, os gestos, os movimentos, a localização no palco?


    •  Interpretação.
    •  Planejamento.
    •  Ensaio.
    •  Coreografia.

    3. O que ocorreu no começo da segunda metade do século XIX, quando, então, Isadora Duncan revolucionou toda a dança?


    •  A decadência da dança clássica.
    •  A ascensão do balé romântico.
    •  A decadência do balé romântico.
    •  A ascensão da dança clássica.

    4. Com o fim do Império Romano do Ocidente, uma nova maneira de viver organizou-se na Europa.


    • Esse mundo fragmentado tinha apenas uma organização, cuja estrutura nasceu em Roma e que manteve uma precária unidade. Essa organização era

    •  o Congresso.
    •  o Império.
    •  o Senado.
    •  a Igreja Católica.
    QUESTÕES DIFERENTES DA PROVA ACIMA
    ***PROVA N2***
    ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    1. Leia abaixo:

    • O teatro não é uma invenção grega, ele é uma manifestação artística presente na cultura de muitos povos e desenvolveu-se espontaneamente em diferentes civilizações. O teatro de qual país foi o que mais influenciou o teatro grego?
    • Do Egito.
    • Da China.
    • Da Itália.
    • Da Índia.

    2. O quadro abaixo é uma obra de Claude Monet (1840-1926), artista francês do século XIX, representante máximo do movimento chamado Impressionismo.

    Quais são as principais características do Impressionismo?

    • Captar a impressão das cenas pintadas, ou seja, suas cores, sua vida, seu movimento, através de pinceladas rápidas.
    • Captar a impressão do mundo, ou seja, com desenho preciso e descritivo.
    • Expressar emoções fortes, distorcendo a forma das coisas em favor do que o artista quer expressar.
    • Expressar ideias e sentimentos em formas, independentemente das imagens da natureza.

    3. A definição "é qualquer lugar possível de uma ‘atuação teatral’ de um ator.E tal lugar pode ser um salão, uma rua, uma casa, uma igreja etc."refere-ao

    • cinema.
    • ambiente.
    • teatro.
    • palco.

      ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

      1. O cinema foi a última das artes a aparecer. Por isso, é chamado de "A Sétima Arte".



    • Quais foram as condições tecnológicas que possibilitaram o aparecimento do cinema no final do século XIX?

      I. O aparecimento da animação computadorizada.
      II. O desenvolvimento da fotografia.
      III. A descoberta da eletricidade.
      IV. O desenvolvimento das imagens sequenciadas, que geram a ilusão do movimento.

      Os itens corretos são:

    • somente II, III e IV.
    • I, II, III e IV.
    • somente I, II e III.
    • somente I, III e IV.

    2. Entre os principais nomes do teatro ocidental, encontram-se:


    • Harold Bloom, Sigmund Freud, Philip Kotler.
    • Vivaldi, Goethe, Sófocles.
    • Velásquez, Kandinski, Monet.
    • William Shakespeare, Molière e Brecht.

    3. O homem pré-histórico não foi apenas pintor, mas também


    • engenheiro.
    • arquiteto.
    • decorador.
    • escultor.

    4. Entre os elementos citados abaixo, assinale a alternativa que corresponde a alguns elementos formadores do som.


    • Notas, agudo, grave.
    • Intensidade, densidade, grave.
    • Altura, densidade, agudo.
    • Altura, duração, timbre.
    ARTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    1. As primeiras manifestações artísticas do homem, que remontam à era paleolítica, consistiram em


    • vestígios de tecidos coloridos que provavelmente serviram às antigas comunidades em seus rituais de dança.
    • rudimentares instrumentos musicais.
    • pedaços de cerâmica coloridas.
    • imagens de animais e mãos humanas desenhadas em paredes das cavernas.

    2. Quais são os principais elementos de uma música?


    • Harmonia, timbre e altura.
    • Cores, melodia e ritmo.
    • Melodia, harmonia e ritmo.
    • Ritmo, intensidade e volume.

    3. Syd Freld, ao dizer que "tem uma forma original; não é um romance nem peça de teatro, mas combina elementos contidos em ambos", está se referindo ao


    • roteiro teatral.
    • ensaio teatral.
    • ensaio cinematográfico.
    • roteiro cinematográfico.

    4. Segundo alguns historiadores, qual foi a manifestação artística que mais progrediu no Renascimento?


    • O teatro.
    • O cinema.
    • A escultura.
    • A pintura.
    •  

        LinkWithin

        Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...