segunda-feira, abril 09, 2012

Questionário para Estudo [Provas N1]

Gestão e Organização Escolar

Qual relação a ser estabelecida entre o contexto social e econômico da atualidade e a Gestão da Educação?
Configura-se em um contexto mundial que penetra na vida das pessoas através da tecnologia e meio de comunicação em suas formas evoluídas e envolvendo as pessoas. Sempre que há mudanças na sociedade e em suas bases econômicas, sociais e tecnológicas passam a ser ecibidas novas atribuições na escola. A escola e sua gestão está inserida na sociedade global refletindo os impactos e exigindo novos conteúdos de formação de organização de gestão da educação dando um novo significado a pratica da administração da educação.

Explique a responsabilidade sobre a Gestão da Educação dentro do contexto moderno a partir dos impactos e demandas econômicas, políticas e sociais, culturais e tecnológicas.
As políticas e a gestão da educação no Brasil caracteriza politicas do governo, a importância dessa disciplina é justificada pelo seu compromisso e formação do cidadão. Vários desafios são colocados para sociedade uma vez que o contexto educacional é mediado pelo contento político econômico, social e cultural. É necessária as condições da oferta de ensino de qualidade, organização do trabalho escolar compatível com os objetivos educativos da instituição, há necessidade de formação de professores que vão trabalhar com esses alunos no sentido de desenvolver a sociedade um novo cidadão mais completo e lúcido, mas em condição de atuar na sociedade contribuindo para o seu enriquecimento. São necessários mecanismos de informação e da comunicação entre todos os segmentos da escola, gestão democrática, participação de diversos grupos e pessoas nas atividades e espaços educativos.

Existem alguns valores de fundamental importância para a educação na atualidade, eleja 05 valores e justifique sua escolha
1 - Diálogo = valor enquanto troca de ideias, compreensões, troca de experiência que possibilitam a consiencia coletiva, que possibilita superar o individualismo, superar bloqueios e os escudos que as pessoas colocam se defendendo; 2 - Capacidade de convivência = valor que desenvolve no educando a capacidade de viver em comunidade, na escola, na família, nas igrejas, nos parques, enfim, em todos os lugares onde se concentram pessoas de modo a garantir uma convivência harmoniosa. 3 - Respeito mútuo = valor que leva alguém a tratar com outro alguém com grande atenção, consideração e com muito respeito. 4 - Tolerância = valor que se manifesta nos outros maneira de pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmo opostos a nossa. 5 - Igualdade de direito = valor onde todos os homens são submetidos à lei e gozam dos mesmos direitos e obrigações.

O que faz de um estabelecimento de ensino uma escola de qualidade?
A escola de qualidade tem como principio a ser cumprido uma educação comprometida com os domínios de conteúdo que habilitem ao mundo do trabalho, comprometida com a sabedoria de viver em sociedade respeitando as diferenças, comprometida com a construção de um mundo mais justo e humano para todos independentemente de raça, cor credo ou opção de vida. A gestão da educação na atualidade necessita, pois ser compreendida a partir dos impactos e demandas econômicas, políticas, sociais, culturais e tecnológicas.

Qual a real importância da participação coletiva no direcionamento dos destinos de uma escola?
Trabalhar coletivamente para defender e ampliar a democracia, formas cidadões por meio de conteúdos não materiais, preparar todos os indivíduos para exercer a cidadania, favorecer o crescimento dos indivíduos como cidadãos e o crescimento da sociedade enquanto sociedade democrática, fazer da escola publica um valor nacional.

Elabore uma situação problema que tenha o foco o papel da organização escolar no mundo globalizado, levando em consideração a formação de cidadania.
A escola precisa estar organizada, ter uma meta, um objetivo, um horizonte a ser alcançado de forma que transponha ,vá além do universo ideal da cidadania que a teoria vinculadas a organização do espaço escolar, cidadania, qualidade de ensino, gestão democrática, entre outros faça parte da rotina diária da escola e daqueles que são sujeitos no espaço escolar .É importante refletir que não é somente o papel da escola (educação),buscar mecanismo que propiciem ideais democráticos que conduzem a uma sociedade mais justa, solidaria e humana.
A administração da educação no texto dessas transformações que se operam no mundo globalizado e na chamada sociedade do conhecimento atravessa também uma fase profunda de transformação que se constitui num conjunto de diferentes medidas e construções que objetivam alargar o conceito da escola, reconhecer e reforçar sua autonomia e promover a associação entre escola e sua integração em territórios educacionais mais vastos, e adotar modalidades de gestão especificas e adaptadas a diversidade das situações existentes e esta também

Relacione e explique 10 características de um bom professor
Qualificação profissional- está apto a exercer a profissão.
Dedicação aos alunos.
Amor a profissão acolher com amor
Está aberto a aprender com os alunos
Busca continua para aprender, de conhecimento
Se inteirar de tudo que acontece  no interior e exterior para resolver alguns problemas
Esta sempre atualizada.
Aprender a conhecer, a pensar ,fazer e ser junto om os alunos

Descreva os componentes da cultura escolar.
Valores, crenças e pressupostos ,relação teórica pratica ,os significados no ensino ,na escola e o aprendizado dos alunos .Cultura escolar é tudo como se dão as coisas no interior da escola

Quais as características de um processo formativo que considere a complexidade da educação brasileira e a realidade social vigente.
Educação brasileira é fruto de todo um contexto histórico. Transformações ocorridas pelas necessidades políticas econômicas e sociais no momento que todo o ocorrido na educação teve razão de ser. Hoje a complexidade da educação brasileira escolar publicas principalmente no ensino fundamental e médio, é a violência e o bulling que é praticada pelos responsáveis do alunos que estão preocupados com a segurança A falta de professores no ensino publico por causa desse problema faz com que se contratem professores mal preparados

Conceitue “Escola Democrática” a partir da ideia de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico.
Escola democrática é a participação de todos no seu PPP, o gestor, os professores, os funcionários, os alunos e da comunidade.  É a construção coletiva do PPP  numa escola democrática e se dá com a participação de todos opinando, refletindo, avaliando, executando e reconstruindo. Partindo da realidade da comunidade, valorizando sua identidade, cada um de seus componentes, estando aberta às opiniões e experiências de vida.

Quais os desafios a que é chamada a escola considerando as atuais condições do mundo do trabalho globalizado?
A escola é responsável pela formação integral dos educandos preparando-os para vida em sociedade e para o mercado de trabalho (suas exigências). Hoje no mundo globalizado, é preciso que o aluno saiba se comunicar claramente dominando as tecnologias e consiga conviver em sociedade, respeitando as diferenças. Na escola tudo deve ser proporcionado, assim as desigualdades diminuirão no mercado de trabalho.

Segundo os estudos mais recentes responda. O que faz de um estabelecimento de ensino uma escola de qualidade?
Faz-se por meio da participação de toda equipe escolar, definindo o projeto e o trabalho pedagógico de todos os profissionais com intuito de promover a aprendizagem continua dos alunos. Discutir e implementar formas de avaliação, obter um diagnostico que responda as necessidades  de cada aluno para que avaliação seja para reforçar os pontos fracos e se necessários corrigir seus rumos, que efetivamente consiga que os alunos aprendam mesmo o que são desprivilegiados socialmente.

Profundas transformações no mundo do trabalho e nas relações sociais vem causando impacto desestabilizando a humanidade .Novos conteúdo de formação, formas de organização  da gestão da educação passam a ser exigidas da escola

Quais as transformações necessárias para a atuação da escola na construção da cidadania dos agentes que nela atuam?
É necessário que a escola esteja aberta a participação da comunidade (todos os envolvidos) no processo escolar na execução dos seus projetos, nos planejamentos, na elaboração respeitando as diferenças entre todos e a pluralidade de ideias, para que cada um encontre o seu papel e o exerça, passando a sentir/fazer parte do processo.

Segundo Kuenzer (1999, p.175) um dos eixos a serem contemplados na formação dos professores do Ensino Médio e Profissional é o eixo da Ética. Comente esta afirmativa.
Esse eixo é muito importante e relevante pois a ética deve estar presente em todos os campos de nossa vida; principalmente no ambiente escolar onde os indivíduos estão se preparando para sua vida futura. E os professores educadores serão referencia para essa formação, devem estar preparados e exercer o seu papel da melhor maneira. Os educadores tem que dar o exemplo e sermos espelhos para os alunos.

Quais são os principais desafios na atualidade para a administração escolar?
Podemos dizer desde já que vivemos uma época de paradoxos e poucas são as certezas. Cabe ressaltar que a gestão escolar é uma dimensão ,um enfoque de atuação um meio e não um fim. Deve-se nessa administração, se aprofundar uma serie de contratos, o contrato entre educadores e entre eles os estudantes. Construir e mostrar o regimento escolar, as normas legais e de convivência. Despertar o compromisso dos professores com a aprendizagem. Também desenvolver, liderança, valorização e motivação. Enfim as escolas atuais necessitam de lideres capazes de trabalhar e facilitar a resolução de problema em grupo ,capazes de trabalhar juntos com os professores e colegas ,ajudando-os a identificar suas necessidades de capacitação

Quais são as ações que desencadeiam uma ampliação horizontal e vertical dos valores de democracia dentro da escola?
Os gestores precisam trabalhar com os professores a concepção das escolas que desejam implementar e de acordo com a concepção como definirá o projeto pedagógico da escola e o trabalho pedagógico de todos os profissionais. A instalação de um clima favorável ao trabalho é a aprendizagem, a redução da dependência vertical, com a construção da autonomia e a ampliação da integração horizontal, pela participação conjunto nas decisões e consequente a assunção das responsabilidades. A busca da melhoria da qualidade do trabalho escolar. Assim podemos dizer que a educação baseada em estrutura verticalizada, é rigidamente hierarquizada não abriga espaços significativos para mudanças, participação e criatividade

A liderança é um atributo importante na atuação do gestor escolar. A partir desta afirmação relacione cinco atitudes que demonstram a atuação de um líder
Tomada de decisões com condições objetivas. Possibilitar um ambiente de solidariedade humana, respeito cooperação dividir a autoridade e responsabilidade entre todos os setores da escola. Ter uma  postura de acordo com as constantes mudanças e avanços do mundo atual visando concretizar um ensino com mais criatividade deixado prevalecer a qualidade do processo de ensino –aprendizagem. Ser democrático com a comunidade escolar ,permitir o dialogo aberto, ajudar a suprir as necessidades e procurar atingir seus objetivos propostos. Ser competente para desenvolver sua habilidade e construir uma escola participativa.

A partir dos estudos feitos sobre gestão participativa elabore uma situação problema que tenha como foco o papel da organização escolar no mundo globalizado, considerando a formação da cidadania.
A escola deixou de ser apenas um local de aprendizagem sistemática, ela passou a ser de grande importância para o desenvolvimento social do indivíduos , a atuação da escola tem saído dos muros  e chegado as famílias ,hoje temos na escola um local para trabalharmos junto com a família e comunidade à qual a escola está inserida ,problemas do cotidiano  como drogas ,violência sexual, entre outras coisas  um grande exemplo disso é a mobilização contra bulling onde as escolas se mobilizam para acabar e denunciar  este problema.

 “A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos que inicia com um processo de transformação da natureza, criando um mundo humano, o mundo da cultura” (SAVIANI, 1991). A partir desta afirmativa, explique o que significa a produção do trabalho material e trabalho não material produzido pelo homem.
A produção de trabalho material é tudo aquilo  feito e criado pelo homem que é palpável que podemos tocar com as mãos .Já o trabalho “não material” é aquele produzido pelo conhecimento .ou seja, trata-se do capital intelectual e este não pode ser medido ou tocado

Quais as medidas que você, como gestor, tomaria para tornar uma escola democrática?
Levaria os alunos as buscarem conhecimento de uma forma mais ativa ao invés de receberem passivamente dos professores. Resolveria os problemas de forma reflexiva. Tomaria decisões firmes, porém com sabedoria Não permitiria que os muros da escola fossem o limite ou seja faria ações para integrar escola, aluno, família comunidade. Tentaria transformar a escola em uma escola participativa

Cite 3 formas efetivas de participação coletiva em uma gestão escolar.
É preciso proporcionar um melhor conhecimento dos objetivos e metas e favorecer uma aproximação maior entre alunos, pais e professores através de conselho escolar, associação de pais e mestres e conselho de classe.

4 comentários:

  1. obrigado por tudo...vcs são luzes q brilham
    no meio das trevas.

    ResponderExcluir
  2. OLÁ TBÉM RESOLVI COLABORAR, VCS ME AJUDARAM MUUUUUUUUUIIITO.

    PROVA PROJETOS INTERDISCIPLINARES.


    1. Refere-se às características do trabalho com projetos:


    (x)aplicação de capacidades em situações reais e significativas; as crianças terão oportunidade de aplicar as capacidades desenvolvidas na instrução sistemática.
    o desejo da criança de trabalhar para o professor e de obter recompensas, isto é, as crianças trabalham com vistas à avaliação externa feita pelo professor sobre o desempenho do aluno.
    a motivação é gerada pela necessidade da criança de se apropriar dos conhecimentos acumulados pela humanidade.
    o professor seleciona atividades de aprendizagem e fornece materiais em um nível de instrução adequado.

    2. É um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, entre outros.




    É um processo interno, configurado com padrões próprios da instituição:


    avaliação profissional.
    avaliação de aprendizagem.
    (x) avaliação institucional.
    avaliação do desenvolvimento infantil.

    3. O que é portfólio?


    (x)É uma coleção de itens selecionados em forma de álbum, que revela, conforme o tempo passa, diferentes aspectos do crescimento de cada projeto, do trabalho coletivo da classe e/ou do desenvolvimento da aprendizagem de cada criança.
    É uma narrativa de ficção organizada em ordem cronológica e ilustrada pelas crianças.
    É um livro ou álbum feito pela equipe diretiva para apresentar aos visitantes a história da Escola, desde sua fundação aos dias atuais.
    É um álbum de imagens fotográficas que mostram a evolução do desenvolvimento físico da criança, incluindo apontamentos referentes ao seu ganho de peso e altura.

    4. Refere-se a um trabalho de campo, onde o aluno vai em busca do conhecimento para além dos muros da escola:


    (x) visita de estudos.
    exposições.
    atividades de construções.
    divulgação dos resultados da pesquisa.

    ResponderExcluir
  3. Mais algumas questões:

    1. Qual modelo de concepção de criança e de infância tem Maria Montessori como expoente?

    • Concepção de que a criança é co-construtora de seu conhecimento, sua identidade e sua cultura.
    • Concepção científica de criança e de infância. CORRETO
    • Concepção romântica de criança e de infância.
    • Concepção de que a criança deve reproduzir a cultura vigente na sociedade contemporânea.
    2. Abordagem metodológica de ensino que tinha como concepção a ideia de que um tema, assunto central, deveria corresponder aos interesses das crianças.


    • Qual tema de interesse fazia convergir todas as atividades
    desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento?

    • Currículo por Atividades.
    • Centro de Interesses. CERTO
    • Arte-educação.
    • Tema Gerador.
    3. É objetivo da pedagogia de projetos

    • captar o tema da realidade imediata do educando e tem como objetivo a conscientização política do aluno para a transformação da sociedade. Inicia-se uma busca conjunta entre professor e aluno das palavras e dos temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
    • avaliar as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas no âmbito da escola e sua relação com a comunidade circundante.
    • desenvolver as capacidades mentais da criança, em especial, no que se refere à resolução de problemas, oferecendo oportunidades de aprofundar conhecimentos acerca da experiência imediata de aprendizagem. CERTO
    • experimentar de forma ilimitada as possibilidades inventivas da arte para o desenvolvimento da capacidade criadora, nesse contexto, a infância era valorizada pela sua criatividade ligada ao natural e ao espontâneo, não associada a aprendizagens prévias vistas como condutoras e condicionadoras do fazer artístico.
    4. Refere-se a um trabalho de campo, onde o aluno vai em busca do conhecimento para além dos muros da escola:

    • divulgação dos resultados da pesquisa.
    • exposições.
    • visita de estudos.
    • atividades de construções.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Postagem em destaque

Entre em contato e peça um orçamento!.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...